discovery 300tdi ou Mitsu Pajero 2.5 td longo?

O motor 2500 Tdi teve duas designações o 200 e o 300, e em relação ás diferenças elas eram tantas como a caroçaria do Discovery 200 e 300. O motor foi estremamente melhorado, tanto a nivel de insonorização, como potência (ganhou 2 cv) como de agradabilidade. A origem deste motor remonta aos Series I Diesel dos anos 50, mas vai um oceano de um motor até ai outro. De realçar que apesar de outras marcas utilizarem a designação Tdi, apenas a Land Rover tinha motores de injecção directa na altura.

Edit: A designação 200 e 300 não significa a cilindrada, apenas uma designação do motor e como este estava aplicado entre outros no Discovery, é comum designar-se o Discovery 200, e o Discovery 300. O 200 nasceu em 1989 e acabou em 1994 (Fevereiro/Março) Em Portugal o meu foi um dos primeiros 300 Tdi tendo na altura a matricula DM. Tendo terminado a sua produção em 1998 aquando da sua substituição pelos Discovery TD5, posteriormente designados de Series II (cerca de 199/2000) com o emblema na tampa da mala a fazer lembrar os Sereies I, II, e III, mas desta vez em plástico e não aluminio![8)]

Não, os motores 200TDi e 300TDi são de facto diferentes, não em termos de cilindrada, pois são ambos 2500cc. A diferença passa plea potencia, enquanto que um debita 112cv o 300TDi debita 122cv masi o respectivo binário.

Depois temos ainda os V8 com as cilindradas 3.5 e posteriormesnte as do seu irmão Range, o belissimo 3.9....

Cumprimentos,

Já agora esclareçam-me uma coisa; houve apenas no Discovery I o motor 2500TDi, com as respectivas derivações 200TDi e 300TDi?

O Disco nunca chegou a montar motores VM?

citação:Originalmente colocada por estebes

O motor 2500 Tdi teve duas designações o 200 e o 300, e em relação ás diferenças elas eram tantas como a caroçaria do Discovery 200 e 300. O motor foi estremamente melhorado, tanto a nivel de insonorização, como potência (ganhou 2 cv) como de agradabilidade. A origem deste motor remonta aos Series I Diesel dos anos 50, mas vai um oceano de um motor até ai outro. De realçar que apesar de outras marcas utilizarem a designação Tdi, apenas a Land Rover tinha motores de injecção directa na altura.

Edit: A designação 200 e 300 não significa a cilindrada, apenas uma designação do motor e como este estava aplicado entre outros no Discovery, é comum designar-se o Discovery 200, e o Discovery 300. O 200 nasceu em 1989 e acabou em 1994 (Fevereiro/Março) Em Portugal o meu foi um dos primeiros 300 Tdi tendo na altura a matricula DM. Tendo terminado a sua produção em 1998 aquando da sua substituição pelos Discovery TD5, posteriormente designados de Series II (cerca de 199/2000) com o emblema na tampa da mala a fazer lembrar os Sereies I, II, e III, mas desta vez em plástico e não aluminio![8)]

E foi precisamente em 94 que entrou esta nova designação. :D A tua explicação está excelente. :)

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por JeTBoy

Já agora esclareçam-me uma coisa; houve apenas no Discovery I o motor 2500TDi, com as respectivas derivações 200TDi e 300TDi?

Exacto, para além dos V8. :)

Um abraço,

citação:Originalmente colocada por migueldefender

citação:Originalmente colocada por JeTBoy

Exacto, para além dos V8. :)

Um abraço,

Na Land Rover apenas o Range Rover teve esse cancro!:D:D

citação:Originalmente colocada por migueldefender

E foi precisamente em 94 que entrou esta nova designação. :D A tua explicação está excelente. :)

Cumprimentos,

;)

Na Land Rover apenas o Range Rover teve esse cancro!:D:D

Já agoram qual é a origem dos motores VM? Eram Rover ou vinham de fora?
De qualquer forma para mim Range dessa altura tem de ser V8. [:X]

Cumprimentos,

Dentro desses 2 optaria pelo Discovery.
Mas se algum dia tivesse que comprar u jipe, comprava o supra-sumo Patrol GR.
Então se pudesse importar um, seria o colossal V8.

VM é uma marca italiana que fornecia para além da Land Rover, o Opel Frontera com o 2800 e 2300, o Ford Scorpio, o Rover 825 Sdi, etc. Mas recentemente forneceu os motores dos Grand Cherokee 3100, e Chrysler Voyager. Actulmente fornece motores a alguém, mas neste momento não me lembro quem! Estamos a falar de motores diesel.

VM é uma marca italiana que fornecia para além da Land Rover, o Opel Frontera com o 2800 e 2300, o Ford Scorpio, o Rover 825 Sdi, etc. Mas recentemente forneceu os motores dos Grand Cherokee 3100, e Chrysler Voyager. Actulmente fornece motores a alguém, mas neste momento não me lembro quem! Estamos a falar de motores diesel.

Estebes, o 2300 e 2800 dos Frontera são respectivamente Opel e Isuzu. VM nos Frontera foi o 2.5TDS.

Os Jeep Cherokee e Grand Cherokee 2.5 e Voyager 2.5 também são VM. Existem também carros do grupo Fiat dos anos 80 com estes motores, bem como o Toyota Land Cruiser anterior aos KZJ70.

Os diesel dos Scorpio e 825sdi não tenho a certeza, mas vou investigar isso.

Actualmente a VM Motori fabrica os 2.0 de 150cv do Chevrolet Captiva que vai também equipar o novo Frontera.

citação:Originalmente colocada por Kerosin

Estebes, o 2300 e 2800 dos Frontera são respectivamente Opel e Isuzu. VM nos Frontera foi o 2.5TDS.

Os Jeep Cherokee e Grand Cherokee 2.5 e Voyager 2.5 também são VM. Existem também carros do grupo Fiat dos anos 80 com estes motores, bem como o Toyota Land Cruiser anterior aos KZJ70.

Os diesel dos Scorpio e 825sdi não tenho a certeza, mas vou investigar isso.

Actualmente a VM Motori fabrica os 2.0 de 150cv do Chevrolet Captiva que vai também equipar o novo Frontera.

Pois, então foi um deslize meu.;)
P.S.: obrigado pela correcção!

Sempre tive dúvida em relação a que motor equipava o Rover 825SD, está agora esclarecida.:)

Da VM era também o motor diesel do Rover SD1 2000 SDTurbo. Não sei se esse motor VM se se comportaria tão mal como os restantes, o que é certo é que ainda há dias vi um na zona da Figueira da Foz. Tinha 102cv salvo erro.

Dada a economia e agradabilidade (bom binário para a época) foi muitas vezes colocada em questão porque é que a Rover não utilizou o motor Tdi de sua autoria nos Rover 800 ao envés de comprar o bloco á VM! Infelizmente nunca se concretizou, mas pode-se especular que este motor faria milagres naquele carro ao nivel dos consumos!

Provavelmente, por ter sido concebido para um TT, seria de difícil adaptação ao 800, e seria necessário desenvolver uma nova caixa. Deve ter saído mais barato adaptar o VM.

A questão prende-se essencialmente em relação a isso mesmo, pois o bloco VM tb foi realizado a pensar em veiculos TT/pesados e não ligeiros.

Back