Reportagem em francês sobre a carta por pontos

K2000

New member
Depois dos tópicos que tivemos sobre a carta por pontos espanhola, lembrei-me de gravar uma reportagem sobre a carta por pontos francesa.

(Sim, é em fancês, nem todos percebem...)

Fala-se do impacto que teve, das vidas que poupou, das maneiras mais ou menos legais que as pessoas arranjam para voltar a recuperar os pontos, fala também de um taxista que andou vários meses sem carta.
E fala ainda do caso espanhol em que é possível comprar e vender os nossos pontos por quantias algo elevadas.

Quem quiser dar uma olhadela, é por aqui:

http://video.google.com/videoplay?docid=-6355925158699093607&hl=en

A ir para a frente vai aparecer uma nova espécie de contrabando em PT: Contrabando de pontos.......[}:)][}:)][}:)]
O tuga depois desenrasca aí uns pontinhos ao cunhado da irma do primo do amigo que é geninho lá em celourico das azebrunheiras!

Mas se "dispensares" os teus pontos, ficas tu sem eles! Mas como o povo tuga é incrivelmente previsível, podes apostar que se isso for avante, esquemas desses é coisa que não deve de faltar.

citação:Originalmente colocada por K2000

Mas se "dispensares" os teus pontos, ficas tu sem eles! Mas como o povo tuga é incrivelmente previsível, podes apostar que se isso for avante, esquemas desses é coisa que não deve de faltar.

Agora disseste tudo.... já estou a imaginar, os kinzés juntam-se para jogar poker lá na casa de pasto das azinhagas e há falta de € vao uns pontinhos!!!

Poxa mas será que foi só a mim que meteu nojo ver aqueles policias com o radar escondido a lixar os condutores[xx(][xx(][xx(]
Poxa porcaria de leis quanto a mim,a velocidade tem muito que se lhe diga mas ninguém se convence disso...[xx(][xx(]
Viva a Inglaterra e Alemanha...

citação:Originalmente colocada por rubenvalente

Poxa mas será que foi só a mim que meteu nojo ver aqueles policias com o radar escondido a lixar os condutores[xx(][xx(][xx(]
Poxa porcaria de leis quanto a mim,a velocidade tem muito que se lhe diga mas ninguém se convence disso...[xx(][xx(]

Que tem a Inglaterra e Alemanha?!
Lá não há multas?!

Acho que o sistema de pontos é bom e vi, há algum tempo atrás, uma reportagem sobre isso, mas em Espanha (que "copiaram" o sistema francês) e também diziam que, com este sistema tinha reduzido a sinistalidade!

Ele está é a dizer que lá como cá há a caça à multa, ou seja, os polícias colocam-se em locais estratégicos, não necessariamente os mais perigosos, mas sim os mais "rentáveis" e "fáceis".

Radares tudo bem... Caça? Nem aos patos (aqueles com asas)...

Continuam a investir na punição (lucro fácil e imediato), em vez de começar na raiz do problema: no ensino para a vida em sociedade/formação cívica, sendo também necessário uma reforma nas escolas de condução.

Mas claro, isto não traz lucro (pelo menos imediato, dá muito trabalho e os nossos governantes estão muito ocupados .

citação:Originalmente colocada por ASAS

Lá não há multas?!

Acho que o sistema de pontos é bom e vi, há algum tempo atrás, uma reportagem sobre isso, mas em Espanha (que "copiaram" o sistema francês) e também diziam que, com este sistema tinha reduzido a sinistalidade!
Boas, eu concordo com o sistema embora tenham que rever alguns pontos.
Quanto a isso de reduzirem a sinistralidade, até pode ser verdade, mas é daquelas coisas, não devia ser desta maneira...é o mesmo que tentar reduzir o défice das contas publicas aumentando os impostos, que dá resultados até dá, mas é o mais correcto e melhor....pois...
Na inglaterra não sei se se lembram mas até houve uma revolta por causa do governo andar a encher tudo de radares escondidos, o pessoal andava a partir os radares...
E a mim desculpem mas eu sou contra isso, sim gosto de acelerar mas onde vejo que posso, e digam lá voçês se já tentaram cumprir os limites na integra...onde temos um limite de 50km/h prai 80% das vezes deveria ser 70, onde é 90km/h prai em 50% das vezes poderia ser 100..110 dependendo do transito e muita outra coisa.
Na alemanha além de terem a Autobahn têm como na inglaterra leis muito mais desenvolvidas pelo menos em pontos que eu conheço e que me dizem muito.
Na frança além desta caça aos pontos, o máximo que podes por exemplo meter num carro é um filtro de rendimento e pouco mais, enfim as pessoas que estão lá em cima deviam estar por dentro da matéria mas nunca estão.[xx(]

citação:Originalmente colocada por ASAS

Lá não há multas?!

Boas, eu concordo com o sistema embora tenham que rever alguns pontos.
Quanto a isso de reduzirem a sinistralidade, até pode ser verdade, mas é daquelas coisas, não devia ser desta maneira...é o mesmo que tentar reduzir o défice das contas publicas aumentando os impostos, que dá resultados até dá, mas é o mais correcto e melhor....pois...
Na inglaterra não sei se se lembram mas até houve uma revolta por causa do governo andar a encher tudo de radares escondidos, o pessoal andava a partir os radares...
E a mim desculpem mas eu sou contra isso, sim gosto de acelerar mas onde vejo que posso, e digam lá voçês se já tentaram cumprir os limites na integra...onde temos um limite de 50km/h prai 80% das vezes deveria ser 70, onde é 90km/h prai em 50% das vezes poderia ser 100..110 dependendo do transito e muita outra coisa.
Na alemanha além de terem a Autobahn têm como na inglaterra leis muito mais desenvolvidas pelo menos em pontos que eu conheço e que me dizem muito.
Na frança além desta caça aos pontos, o máximo que podes por exemplo meter num carro é um filtro de rendimento e pouco mais, enfim as pessoas que estão lá em cima deviam estar por dentro da matéria mas nunca estão.[xx(]

Pois, mas tens que ver que os condutores ingleses, alemães, franceses e portugueses; são todos muito diferentes, e daí, a maneira como as forças de segurança actuam, ser diferente!

Se assim é o que se vê, imagina se fossem mais "brandos"..........

Voltar
Superior