Tópico dos erros mais comuns!

Há um tipo de erros muito comum, mas não é propriamente ortográfico, que é chamar TDI a tudo o que se mova a gasóleo - mas isso é mais nos stands! [8][8][8]

citação:Originalmente colocada por manucas

Acho este trópico um bocado sem sentido mas gostei muito de um "erro" que li aqui à uns tempos (que me desculpe o autor, nem sei quem foi): ao querer dizer que "os transeuntes viram..." e colocou "os veraneantes viram..."

Há - sempre que se refira ao verbo ser/existir ou a um dado período de tempo! ;)

citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

Acho este trópico um bocado sem sentido mas gostei muito de um "erro" que li aqui à uns tempos (que me desculpe o autor, nem sei quem foi): ao querer dizer que "os transeuntes viram..." e colocou "os veraneantes viram..."

Há - sempre que se refira ao verbo ser/existir ou a um dado período de tempo! ;)

Esse também é muito frequente, mas nem o acho muito grave.

citação:Originalmente colocada por bpacheco

citação:Originalmente colocada por EL PAKITO

Alguem já pensou que certas palavras podem ser apenas tecladas com velocidade a mais..

Isso não quer dizer necessáriamente que sejam analfabetos ... :(

Errei em alguma palavra ---??

:D:D

Mas a ideia nem é apanhar erros ortográficos "normais", nem apontar erros aos participantes. A ideia é apanhar erros comuns de palavras (ligadas ao "automobilês") que quem as escreve acha que está a escrever bem, mas que... nem por isso.

Como por exemplo: tunning. Aposto que 99% das pessoas que escrevem com dois "n" não é por causa da rapidez ou menor atenção a teclar, mas sim pq acha que leva mesmo os dois "n".

P.S.: e sim, deste um erro. "necessáriamente" não tem acento. Se quiseres, como regra, podes fixar que toda e qualquer palavra terminada em "mente" não leva acento, nunca.

Tu não perdoas mesmo....

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Ele é que perguntou... [:p]

É pá, mas é assim que se aprende!!!

No caso em questão, era algo que eu sempre tinha dúvidas.

Nunca sabia se extraordinariamente, necessariamente, etc. e tal, tinham acento ou não.

Até que um dia, uma pessoa entendida em português me disse que todas as palavras acabadas em "mente" (na altura até me deu a explicação técnica para isto), nunca tinham acento. Com este "truque", nunca mais tive dúvidas nestas palavras ;)

Na minha modesta opinião, é gravíssimo, pois revela que não se distingue um verbo de uma contracção (preposição com artigo).

citação:Originalmente colocada por ClioII

Na minha modesta opinião, é gravíssimo, pois revela que não se distingue um verbo de uma contracção (preposição com artigo).

concluo e contextualizo:

Esse também é muito frequente, mas nem o acho muito grave, comparado com outros.

citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

"hambiente" e foi escrito por um moderador!!!

Para se ser moderador não se pode errar? Qualquer dia abre vagas na universidade para o curso de moderador aqui do fórum.. :D

Tenho uma sugestão!! Vamos desabafar quando alguém dá um erro ortográfico??

pelo menos naqueles que vemos que são flagrantes.

Eu não digo nada pois tenho algum receio que me levem a mal...mas acho que só estávamos a contribuir para melhorar a nossa língua

Voltar
Superior