ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Pois,... "só que não", isso não corresponde minimamente à verdade! Tu não consegues ir à tomada e encher um jerrican com cinco litritos de electricidade para, no limite, atestares em qualquer parte do caminho, pois não? Um CI consegue, também no caso de ocorrer o mais improvável que é... não haver estações de serviço disponíveis ao alcance onde, em cinco minutos, consegues carregar a autonomia total do teu CI. Onde é que consegues isso no EV?...

Flexibilidade e EV não são, por enquanto, sinónimos (por assim dizer, "arredondando" o significado...), nem lá perto e nem tão cedo!

Ademais, constata-se reiteradamente, esta é uma discussão "fútil", sendo que a resposta à pergunta inicial é (tã, tã, tã, tã...)...: Faz o sentido que quem vai comprar achar que é a escolha certa em função das suas necessidades, gostos e convicções!

Ninguém aqui vai mudar a opinião de ninguém, independentemente dos argumentos de sustentação respectiva, com base em convicções e/ou registos científicos, que cada um apresente!

Também se não refuta a necessidade de transição para combustíveis mais limpos, apenas se diverge na via para alcançar esse desiderato.

A verdade é que hoje em dia o que não faltam são jerricans de energia. Mas são caros e não se justifica andar com nenhum. Tal como num ICE nunca andei com jerrican.

Sobre os VE, é necessário adaptação e ajuste a um outro modo de mobilidade. E isso é certo que nem todos estarão nesse registo, ou sequer terão condições de o fazer.

Tens a flexibilidade de carregar em casa mais lento ou rápido fora, em supermercados, áreas de serviço, etc... Nenhum ICE te permite atestar na garagem por mais lento que seja.
:confused:

Quando referi flexibilidade quis significar versatilidade, o mesmo é dizer que se atesta em qualquer lugar (...), em minutos e não é necessário escolher carregamento lento ou rápido, porque é sempre rápido (em condições normais).

Atestar na garagem? É simples, no último atesto encheste também o tal "amigo" jerrican com uns litritos de "gasoil" que te dão para 100kms, combustível que vai vai apagar a luz de reserva e atestar as necessidades até à bomba onde completas o procedimento em cinco "míseros" minutos, nos quais "carregas" a autonomia total!... [;)]

A verdade é que hoje em dia o que não faltam são jerricans de energia. Mas são caros e não se justifica andar com nenhum. Tal como num ICE nunca andei com jerrican.

Sobre os VE, é necessário adaptação e ajuste a um outro modo de mobilidade. E isso é certo que nem todos estarão nesse registo, ou sequer terão condições de o fazer.

Claro! No caso, falei do jerrican em alusão a uma situação limite e porque tenho um, há décadas, que comprei aquando dos meus primeiros carros e que usei, penso, quiçá uma vez ou duas, apenas por mera "juventude" de então, altura desde a qual deixei até de saber onde ele anda...

E, sem dúvida, os VE "obrigam" a um modo diferente de utilização para o qual nem todos estão sintonizados, por diverso registo ou ausência de condições, impondo a necessidade de uma adaptação aos "caprichos" do modo eléctrico para o qual não haviam hábitos. Será certo que muitos compradores ajustar-se-ão às novas exigências e até as preferirão, mas, estou em crer, outros tantos terão dificuldades nesse sentido...

Quando referi flexibilidade quis significar versatilidade, o mesmo é dizer que se atesta em qualquer lugar (...), em minutos e não é necessário escolher carregamento lento ou rápido, porque é sempre rápido (em condições normais).

Atestar na garagem? É simples, no último atesto encheste também o tal "amigo" jerrican com uns litritos de "gasoil" que te dão para 100kms, combustível que vai vai apagar a luz de reserva e atestar as necessidades até à bomba onde completas o procedimento em cinco "míseros" minutos, nos quais "carregas" a autonomia total!... [;)]

A partir do momento em que a solução para atestares em casa que comparas a um VE é andares de jerrican está tudo dito. [:D]

Uma questão, uma viagem Torres Novas Lisboa, pela A1 ida e volta (cerca de 220km) a uma velocidade de 140km/h que VE me faz isso sem ter de carregar e com AC ligado?

É algo que faço muita vez.

andar a 140km/h um EV é "um crime" (só se pode andar até 100-110km/h)
(e nos outros tambem é acima dos 120kms)

já agora estive a ver o novo megane EV , e já existe versao Boost charge 40kw para carga rapida, e em França com o apoio do estado de 6000€ fica +/- a 30k essa versão (autonomia 300-350km)

Uma questão, uma viagem Torres Novas Lisboa, pela A1 ida e volta (cerca de 220km) a uma velocidade de 140km/h que VE me faz isso sem ter de carregar e com AC ligado?

Façam sempre a conta ao consumo espectável e depois é só multiplicar pelos km da viagem, não vão entrar pelas cidades a 140kmh, logo esses percurso não são todos a 140, embora possa variar muito mas considerar entre 20/25kwh aos 100, deve englobar a maioria dos carros.

A 25kwh/100 para fazer 220km o carro gasta 55kwh, logo qualquer coisa com uma bateria de 60kwh ou mais faz esse percurso na boa.

Baterias mais pequenas já é melhor ver caso a caso.

Diria que qualquer carro com bateria acima de 60kwh conseguirá fazer isso. Mas uma coisa é fazer todos os dias e outra é de vez em quando. Se for para fazer todos os dias, diria que seria melhor algo acima dos 80Kwh para criar menos stress na bateria. Se for para fazer uma vez por semana ou menos, então o de 60Kwh já irá cumprir.

Falo obviamente de hatch ou sedan, e não de SUV e afins com consumos acima da média, onde aí, os 80Kwh serão sempre o mínimo.

Não leste o meu post imediatamente acima daquele que usaste para me citar, pois não?... [:p] [;)]

Não tinha visto, mas a questão nem é essa, é mesmo uma comparação que não faz sentido, ires buscar algo a um sítio não é o mesmo que teres esse bem infinitamente (desde que não te cortem a luz [:D]) em casa.

E o que dizes de um VE obrigar a uma utilização diferente o mesmo pode ser dito de um ICE se estiveres habituado a um VE, tipo ter de travar sem ser regeneração, ou acordar todos os dias sem o depósito cheio quando foste dormir com ele vazio...

Não tinha visto, mas a questão nem é essa, é mesmo uma comparação que não faz sentido, ires buscar algo a um sítio não é o mesmo que teres esse bem infinitamente (desde que não te cortem a luz [:D]) em casa.

E o que dizes de um VE obrigar a uma utilização diferente o mesmo pode ser dito de um ICE se estiveres habituado a um VE, tipo ter de travar sem ser regeneração, ou acordar todos os dias sem o depósito cheio quando foste dormir com ele vazio...

Continuo a preferir, claramente, a por enquanto ainda imbatível versatilidade dos abastecimentos oferecida pelos CI...

Saiam dos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto) e caiem por terra muitos dos paradigmas aqui mencionados. Nem mesmo em algumas (muitas) zonas do Porto há onde carregar na rua, quanto mais em casa, quando as casas nem sequer garagem tem. Quem conhece o Porto conhece bem esta realidade.

Depois gostava de saber quem é o português médio que tem 35k para comprar um Ev novo. Creio que o utilizador comum aqui do fórum deverá sofrer de alguma "décalage" face à real "realidade" do país em termos sócio-económicos.

Continuo a preferir, claramente, a por enquanto ainda imbatível versatilidade dos abastecimentos oferecida pelos CI...

E eu respeito isso.

A questão é, já andaste uma semana pelo menos com elétrico para comparar? É que diria que 99.9% das pessoas que anda hoje de VE já andou de ICE e não conheço nenhuma que tenha voltado. Quem fala sem experiência própria é sempre difícil ter uma opinião fundamentada.

Diria que qualquer carro com bateria acima de 60kwh conseguirá fazer isso. Mas uma coisa é fazer todos os dias e outra é de vez em quando. Se for para fazer todos os dias, diria que seria melhor algo acima dos 80Kwh para criar menos stress na bateria. Se for para fazer uma vez por semana ou menos, então o de 60Kwh já irá cumprir.

Falo obviamente de hatch ou sedan, e não de SUV e afins com consumos acima da média, onde aí, os 80Kwh serão sempre o mínimo.
E quanto custa um com bateria dessa capacidade?

Eu próximo será eléctrico, não tenho dúvidas mas se momento não me senti confortável para essa mudança.

Pois de facto a unica virtude do CI em relação ao EV é o carregamento rapido, já ficamos apenas com esse argumento?

Nem eu quis dizer que os problemas actuais têm a ver com os EVs.

Mas quando constrois uma casa nao comecas pelo telhado. E nao há qualquer plano para acomodar a mobilidade eletrica, como se quer, em 2035. E é por isso que esta nova lei da EU em 2026 vai pelos ares, muito provavelmente.

Quanto ao topico do limite de combustivel, tens petroleo suficiente para todos. Até sobra. Era permitir a partir de 2035 apenas veiculos Euro6D ou mais recente e teríamos um impacto gigantesco no clima com pouquíssimo impacto na industria e sociedade.

Basta olhares para o hidrogénio, não vais construir postos de abastecimento sem teres carros na rua, nos EVs podes começar a casa pelo telhado porque a versatilidade de carregamento é enorme, por isso é que o parque automovel cresce todos os dias e nem por isso se vê os postos com a mesma dinâmica de crescimento e mesmo assim não os vês entupidos, isto acontece porque a maioria carrega em casa ou no trabalho, os postos de rua são para situações esporádicas, é aqui que não se pode comparar as tecnologias, o EV é muito mais flexivel neste aspeto.
A mudança para o EV não vai ser pela legislação, vai ser mesmo pelo menor preço de custo de utilização, não conheço ninguém que a medio longo prazo não pense em mudar para EV.

A maioria não faz contas e acha que dar 50k por um, perdoem-me o termo, chaco qualquer vem algum dia a compensar.

Para quem anda tipo taxi, sem duvida, para muita gente, nao compensa.

E, compensando, muitas vezes é apenas ao fim de 8 anos. Alguém tem interesse em retorno a 8 anos? O risco é muito maior que o possível retorno.

Mas cada um sabe de si. Quando tiver de comprar EV, compro,... para a minha utilização faria bastante sentido, mas não ao preço idiota que estão.

Para não ir mais longe e referir que financeiramente é muito pior dar um bolo grande inicial e depois ir pagando pouco do que o contrário. Mas muito pior.

Voltar
Superior