Salvo erro é um 1000 3 cilindros com 72 CV.
Para o que lhe foi exigido, cumpriu bastante bem. Gostei dos bancos aquecidos que eram usados diariamente.
Obviamente que nas duas ou três subidas que apanhei, notam-se as limitações deste motor.
Ganda consumo !
Como se porta o 0.9 TCE no Captur?
No meu Sandero II portava-se mt bem, mas tb era levezinho.
Como tenho dito muitas vezes, não aprecio o motor. Todavia, tenho que reconhecer que em estrada aberta e AE é muito interessante porque demonstra uma boa disponibilidade para desenvolver. Em cidade e para arranca é um motor chato porque em baixos regimes é um bocado bruto.
Imagino a gasolina... :sh)
O mito que quantas menos rpms menos se gasta ......[]
Acerca do tema "Cidade", que é um conceito pouco consensual, pois há transito citadino e transito caótico...dou o meu exemplo com uma Kia Carens 1.7 Crdi:
Amadora-Hospital Estefânia indo pelo eixo N/S, entrecampos, 5 outubro, MAC, Picoas, sede PJ às 12h. Cheguei lá com 9,4 de média.
Regresso pela Alameda, Av. Gago Coutinho, 2ª Circular, cheguei a casa com 8.0 de média, mas em Arroios chegou a andar com 9,6.
Ou seja, transito intenso com muitos semáforos e arranques constantes, seja gasolina, seja diesel, não há milagres...
Deve ser verdade! Empurrando o carro com o motor desligado você não gasta nada. []
Falando sério, ontem fiz um teste no Polo 9N 1.4TDI Bluemotion observando o consumo instantâneo na 3a, 4a e 5a numa rua plana.
70km/h em 3a marcha @ 2400rpm: 3.8L / 100km
70km/h em 4a marcha @ 1600rpm: 3.1L / 100km
70km/h em 5a marcha @ 1250rpm: 2.7L / 100km
Mas este teste não é muito representativo.
Porque para manter uma velocidade de 70km/h em terreno plano precisa de quanta potência, 5 - 7 cv?
Na prática não uso quase nunca a 5a marcha a 70km/h. Porque quando você aumenta a carga do motor tem demais vibração e na menor subida ou para ultrapassar voce tem que reduzir marcha. Simples não tem muito potência disponível abaixo de ~1500rpm.
Enfim acredito que não é só um questão de economia mas de conforto e desgaste também. Acho que cada motor tem um alcance duma dada marcha / carga onde está “contente” e simplesmente é melhor ficar dentro disso.
Acerca do tema "Cidade", que é um conceito pouco consensual, pois há transito citadino e transito caótico...dou o meu exemplo com uma Kia Carens 1.7 Crdi:
Amadora-Hospital Estefânia indo pelo eixo N/S, entrecampos, 5 outubro, MAC, Picoas, sede PJ às 12h. Cheguei lá com 9,4 de média.
Regresso pela Alameda, Av. Gago Coutinho, 2ª Circular, cheguei a casa com 8.0 de média, mas em Arroios chegou a andar com 9,6.
Ou seja, transito intenso com muitos semáforos e arranques constantes, seja gasolina, seja diesel, não há milagres...