José Hermano Saraiva em entrevista

Realmente é impossivél ficar indiferente a tão grande ser humano, é realmente fascinante ouvir o Professor a falar, e cada fez que me lembro dele ou ouço falar dele só me vem á ideia o que ele poderia ter feito de melhor pelo nosso pais se tivesse seguido a politica e a vontade de governar.

Abraço.

(em voz baixinha) Viva Portugal (como o professor diz, ser patriota parece mal.)

citação:Originalmente colocada por J.R.

Mas que tópico tão pouco controverso[:0].
Vamos lá deitar umas achas para a fogueira...

Concordo com todos os elogios e considerações feitos neste tópico ao Sr.;).

Querem lá ver ...

extintor.jpg

Estou atento e de prevenção.

:D :D
;)

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por worldvision

Já ouvi muitos historiadores dizerem que é pouco rigoroso na versão da história que conta..
prazer ouvi-lo:).

x2

apesar de gostar do homem, ele dá sempre a sua visão da historia, muitas vezes sem se apoiar em nada, que vê os programas dele sabe que é assim, muitas vezes ele proprio diz que o que está escrito nos livros não é bem assim e depois diz "eu acho ..... " ou seja, dá a opinião dele.

um historiador é como um jornalista, deve descrever factos reais sem dar a opinião dele.

Acho-o um bom contador de historias, com uma grande cultura geral e um conhecimento como ninguem da historia de portugal, mas o facto de ele conhecer como niguem a nossa historia, não o faz um bom historiador, por isso é que no meio académico as obras dele não são muito famosas, digamos que pecam no rigor cientifico.

"José Hermano Saraiva
Gostava de ter sido apóstolo, companheiro de Jesus"

Temos que compreender que quando uma pessoa chega à idade dele tem que ir preparando o caminho para a grande viagem e nada como passar a dizer boas coisas do caseiro lá do sítio.

nem discuto o valor do senhor, mas tá visto que ninguém se preocupa que ele tenha sido ministro do regime do salazar... eu para mim é indiferente.

citação:Originalmente colocada por JDEM

nem discuto o valor do senhor, mas tá visto que ninguém se preocupa que ele tenha sido ministro do regime do salazar... eu para mim é indiferente.

Não foi só ele.

Ele foi ministro da educação.

Isso altera o valor do homem ?

e não sei até que ponto dar aulas sem compêndio escolar é uma boa prática.
Quanto à qualidade do manual isso já é outra questão.

quando andava na escola tive um professor de história que também não precisavamos do livro. As aulas resumiam-se a ele estar a ditar, um aluno a escrever no quadro, e os outros a passarem para o caderno. O interessante é que ele ditava o texto que estava no livro.

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt
Quando esse Grande Português fala eu tenho verdadeiro orgulho em ser Português.

Diz-me lá onde é que se arranja, racionalmente, factos para se ter orgulho em ser português? [}:)]

É que desde o séc. XV que, bem, é melhor não falar [}:)]

citação:Originalmente colocada por worldvision

e não sei até que ponto dar aulas sem compêndio escolar é uma boa prática.
Quanto à qualidade do manual isso já é outra questão.

quando andava na escola tive um professor de história que também não precisavamos do livro. As aulas resumiam-se a ele estar a ditar, um aluno a escrever no quadro, e os outros a passarem para o caderno. O interessante é que ele ditava o texto que estava no livro.

Patético! [:0]

Apesar de algumas opiniões e pontos de vista controversos, não posso deixar de elogiar José Hemano Saraiva.

Quem diria que o antigo ministro de um dos Governos mais odiados da História Portuguesa poderia reunir tanto consenso e admiração?

É um comunicador nato. Adora a História e adora conta-la. Por vezes incorre numa ou noutra imprecisão...adora as lendas, os mitos, as histórias recambolescas que nunca ninguém sabe muito bem se é verdade ou mentira.

Mas é um gosto ouvi-lo.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Gosto particularmente da "ditadura onde não houve um morto". É bom em história mas mau em matemática. :)

Ou talvez nao, quanto tempo e que aguantavam vivos nas ditaduras de Franco, Mussolini, Estaline, Castro ou Pinochet opositores como por ex. Alvaro Cunhal ou Mario Soares nem tinha tempo de fugir para o estrageiro.

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Gosto particularmente da "ditadura onde não houve um morto". É bom em história mas mau em matemática. :)

Ou talvez nao, quanto tempo e que aguantavam vivos nas ditaduras de Franco, Mussolini, Estaline, Castro ou Pinochet opositores como por ex. Alvaro Cunhal ou Mario Soares nem tinha tempo de fugir para o estrageiro.

É-me indiferente se o Álvaro Cunhal ou o Mário Soares teriam outra sorte noutro regime.

O José Hermano Saraiva é um homem com as suas convicções - tal como Álvaro Cunhal o era - e vai levá-las para a cova. Podem não ser as mais correctas, mas são nelas em que ele acredita. :)

Afirmar "É o único caso de uma ditadura em que não houve um morto..." é uma imprecisão histórica de todo o tamanho, mas cada um tem as suas crenças e infelizmente as crenças dele não o deixam ver de forma objectiva uma parte da história contemporânea portuguesa. São afirmações destas que me chocam, ver um "educador" a dizer estas coisas, e ainda me choca mais haver quem acredite e que não olhe para elas com espírito crítico.

Back