Bem falando como jovem, que sou, tenho 22 anos, acabei o meu 12º com dificuldade, filho de pais separados, tive de fazer o 10º e 11º ano de secundário do curso de informática sem ter uma calculadora gráfica (tinha eu no 10º 15 anos) , problemas graves com a separação dos meus pais fizerem com que eu e a minha mãe partisse-mos para uma nova vida com a roupa do corpo, sem um simples garfo ou almofada para dormir ou lençol para nos aquecer, e com algumas ameaças de morte a acontecerem no dia-a-dia, lá ultrapassa-mos esta barreira, a minha mãe com muita força continuou no mesmo emprego que ainda tem (Vendedora numa empresa), e eu continuei a estudar no secundário, com uma ajuda dos unicos familiares que tenho, que ainda querem saber que eu existo

( avós e tios maternos ) as coisas foram-se compondo, um emprestimo ao banco, uma casa para os dois e uma vida nova a surgir com um sem fim de problemas que apareciam todos os dias, com isto eu fui trabalhando nas férias do verão em cafés e fiz o meu 12º ano em regime noturno para poder trabalhar de dia a fazer páginas web, era muito urgente colocar algum dinheiro em casa para aguentar-mos o mês, acabei o 12º ano, sai da empresa em que estava, pois a empresa "meteu água" e ainda fiquei sem alguns ordenados, consegui arranjar trabalho numa empresa de materiais de construção na parte comercial ( papelada e arquivos ) as coisas foram de endireitando, a minha mãe conseguiu um divorcio letigioso que demorou alguns anos e consegiui passar a casa para nome dela que tinha comprado em nome de uma pessoa amiga, parecia que as coisas começavam a melhorar, no entanto o meu emprego na empresa de mat. de construção não correu como eu estava a espera, deixei de ter vida própria para trabalhar, entrava mais cedo e saia muito mais tarde, e não havia o minimo de respeito e agradecimento, pensei " ainda sou novo posso procurar melhor " e foi assim despedi-me, enviei curriculos de dia e noite e ia a todo o lado procurar, mas 12º ano sem formação em cursos nem ensino superior era sempre um inutil que não servia para nada, mas o ensino superior foi logo opção que coloquei de parte aquando da separação dos meus pais, era impossivél tentar fazê-lo com as dificuldades financeiras existentes, entretanto e por mero acaso entrei em contacto com uma pessoa amiga já de longa data que tinha na altura uma loja onde eu era cliente desde os 12 anos, na altura eu tinha 20 quando falei com essa pessoa, que por acaso ia abrir uma loja nova e estava a fazer entrevistas, e mesmo em tom de brincadeira me entrevistou nesse mesmo dia.
Passado 3 dias fui ter formação de um programa de gestão e posto de venda e passado 5 dias no total comecei a trabalhar para essa pessoa no armazem da empresa, equanto a loja nova não abria.
A loja nova abriu e o colega que estava na loja antiga foi para lá e eu fiquei responsavél pela loja antiga, função que ainda desempenho hoje com um orgulho e satisfação enormes.
Concluindo, depois deste testamento e da história da minha vida nestes ultimos 12 anos, arranjei emprego, as coisas estão a correr bem a empresa ja conta com 5 lojas e vai a caminho da 6, eu entretanto comprei um carro, e á 6 meses comprei uma casa e juntei-me com a minha "mais que tudo" que me acompanha nestas batalhas desde os meus 15 anos, tenho um nivel de vida de posso considerar estavél agora, no momento em que estou a escrever isto, pois não sei o que se pode passar nos minutos seguintes, como nenhum de nos sabe, mas considero, este meu ainda curto tempo de vida, numa fase estavél, sou responsavel de loja ( trato de tudo desde vendas, stocks, marcações de preços, controlo de facturas, limpezas etc ) a minha "maria" é responsavel de armazem na Mango, e estamos os dois efectivos, não que isso nos valha de muito, mas pelo menos não estamos a contratos da "treta".
Posso com isto concluir que com força de vontade e um pouco de sorte ( no meu caso considero me sortudo pois tenho uma mãe e uma mulher espectaculares ) tudo se consegue, não vale a pena é ficar em casa sentado a espera que venha alguem bater á porta e pergutar " Quer emprego? " .
Desculpem o testamento, mas queria deixar o meu "jovem" testemunho.
Abraço.