[Política] guerra na palestina

Até fico enjoado. E vêm os típicos teóricos do sofá como sempre tentar argumentar racionalmente como agir com gente desta.

Absurdo.

Então critica-se os palestinianos e bem por agirem como animais, e depois apela-se ao animalesco que há dentro de nós para bombardear milhões de pessoas como animais...
Claro que se deve agir racionalmente, se agirmos como animais somos iguais a eles.

Até fico enjoado. E vêm os típicos teóricos do sofá como sempre tentar argumentar racionalmente como agir com gente desta.

Absurdo.

Esse vídeo já fez correr muita tinta. Não apenas nas redes mas em jornais de renome sendo que, até ontem, era inconclusivo pelo jornal Libération e Le Monde.

Não tinha sido confirmado e espero que seja desmentido porque é de uma atrocidade inqualificável.

Mas por outro lado, se for desmentido demonstra bem o poder das notícias falsas.

Não estou a dizer que é falso. Isto é um debate e estou a opinar sobre a divulgação da notícia e impacto na manipulação da opinião pública no caso de ser.

Última edição:
é de uma atrocidade inqualificável.

Toda esta operação é de uma atrocidade inqualificável. Eles tinham como objetivo matar e raptar civis, mataram pessoas desarmadas de forma indiscriminada.

Sabem o que me está a enojar? A reação de grande parte do mundo árabe perante esta carnificina. Eles apoiam a matança de civis desarmados. Eles apoiam o terrorismo.

Esse vídeo já fez correr muita tinta. Não apenas nas redes mas em jornais de renome sendo que, até ontem, era inconclusivo pelo jornal Libération e Le Monde.

Não tinha sido confirmado e espero que seja desmentido porque é de uma atrocidade inqualificável.

Mas por outro lado, se for desmentido demonstra bem o poder das notícias falsas.

Não estou a dizer que é falso. Isto é um debate e estou a opinar sobre a divulgação da notícia e impacto na manipulação da opinião pública no caso de ser.

Nao preciso do video, nem de bebés decapitados para escrever exatamente o que escrevi. O resto é pior que péssimo também.

• Gosto
Reações: eu
Independemente do vídeo ser ou não verdadeiro, a verdade é que os terroristas andaram 48/72horas quase livremente em certas zonas de Israel matando tudo e todos os que apareceram à frente, desde idosos até bebés.
O exército de Israel esteve ao nível de um exército tuga, houve zonas que em 24horas ninguém apareceu lá, só não morreram mais porque os terroristas assim não quiseram.
Diria que é um terrorismo que já não se usa (se é que se pode dizer isto), terrorismo estilo idade média.

Isto também mostra o ódio que existe naquela gente sobre Israel, não me parece que seja só porque sim, por muito que aquelas cabeças sejam moldadas, estamos a falar de milhares de jovens, alguns com 16 anos ou pouco mais. E por isto, acabando ou não o Hamas, o futuro será sempre de problemas, de lutas e guerras, há demasiada gente com ódio a Israel, mesmo que acredito uma maioria só queira paz e sossego.
Na parte norte na Cisjordânia acredito que com o passar do tempo essas tensões vão sendo ultrapassadas, quem tem paz não quer guerra, nem mortes.

• Gosto
Reações: eu
Toda esta operação é de uma atrocidade inqualificável. Eles tinham como objetivo matar e raptar civis, mataram pessoas desarmadas de forma indiscriminada.

Sabem o que me está a enojar? A reação de grande parte do mundo árabe perante esta carnificina. Eles apoiam a matança de civis desarmados. Eles apoiam o terrorismo.

Convido-te a ver o comentário do Varoufakis em relação a isso... e não é árabe.

A "não reprovação" do ataque do Hamas tem alguma popularidade em certos sectores da extrema esquerda.
Eu penso que não é opinião para este acto em particular mas resulta de uma narrativa previamente existente e estruturada.

Não é uma questão de apoio, eles não apoiam o terrorismo. Eles consideram que o terrorismo é causado pela opressão e que os culpados são o opressor.

Mais uma vez: eu não defendo nada disso. Só estou a relatar no que li. É análise apenas.

​​​​​​

Última edição:
Egito avisou Israel de que "algo grande" ia acontecer mas foi ignorado

Funcionário dos serviços secretos egípcios revela que país tinha sido avisado.

Oficiais egípcios fizeram saber, esta segunda-feira, que já tinham sido feitos vários avisos - todos eles ignorados - de que estaria em marcha um plano de ataque de grandes dimensões contra Israel. A alegação surge numa altura em que muito se questiona a incapacidade dos serviços secretos israelitas para antecipar e preparar um ataque surpresa do Hamas.

https://www.noticiasaominuto.com/mu...que-algo-grande-ia-acontecer-mas-foi-ignorado
Dá que pensar.

Podes em detalhe explicar o que é "agir racionalmente" com animais que não são racionais?

É matar os terroristas minimizando a morte de civis, seja lá isso o que for.
E é por exemplo deixar entrar comida e medicamentos para Gaza para os hospitais funcionarem.
Mesmo num extremismo mostrar que se é melhor que os terroristas, senão então é tudo terroristas.

Eu não tenho solução porque eu não sou governante nem da Palestina nem de Israel.
Mas a solução passará sempre por negociações, e ambos os lados cederem bastante.
Ceder neste caso significaria para o lado de Israel recuar de uma parte dos territórios ocupados, realojar dezenas de milhares de pessoas, muitas delas fanáticas, não parece viável. Para os Palestinianos, ceder significaria aceitar o estado de Israel, e a perda de território definitivamente.

Mas quando Israel decidiu retirar meia dúzia de colonos judeus fanáticos da faixa de gaza já foi um problema enorme, tiveram que ser tirados à força.
Sinceramente não estou a ver como pode ser resolvido num tempo próximo.

Em 75 anos não houve acordo de paz que funcionasse. Portanto não há negociação possível, pelo menos enquanto o Hamas governar a faixa de Gaza.

Dá que pensar.

Pois dá, não me admirava que houvesse lá uns maluquinhos fanáticos nos serviços secretos e no governo Israelita que preferiram deixar andar para depois terem motivos para tornar o país mais ditatorial, e ao mesmo tempo atacar os palestinianos e alargar ainda mais o território de Israel.
É preciso ver que Israel tem vivido tempos conturbados, com muitas manifestações contra o processo em curso para transformar o país numa ditadura encabeçada pelo corrupto Netanyahu, que é outro como o Trump ou o Bolsonaro. É mais uma democracia em perigo por causa de alucinados, e aqui parece que vai mesmo em frente, e para isso deu muito jeito este ataque.
Claro que provavelmente nunca imaginariam um ataque desta escala e a carnificina que houve.​

Convido-te a ver o comentário do Varoufakis em relação a isso... e não é árabe.

A "não reprovação" do ataque do Hamas tem alguma popularidade em certos sectores da extrema esquerda.
Eu penso que não é opinião para este acto em particular mas resulta de uma narrativa previamente existente e estruturada.

Não é uma questão de apoio, eles não apoiam o terrorismo. Eles consideram que o terrorismo é causado pela opressão e que os culpados são o opressor.

Mais uma vez: eu não defendo nada disso. Só estou a relatar no que li. É análise apenas.

​​​​​​

é vergonhoso. O próprio BE promoveu e esteve envolvido numa manif ontem onde defendiam que para a resistência palestiniana todos os métodos de luta eram justificáveis. Que qualquer tipo de violência é justificável.

isto é abismal e muito preocupante num partido que tem representação parlamentar. Isto mostra bem o nível civilizacional e humanístico destas criaturas.

é completamente asqueroso defender que degolar bebés é equivalente a bombardear instalações do Hamas (mesmo que haja danos civis colaterais).

só pessoas com perturbações mentais muito graves podem achar que é comparável ataques a alvos militares (depois de se avisar as populações para deixarem a área) com um grupo de assassinos sanguinários que vão de comunidade em comunidade e chacinam todos os civis que encontram pela frente. Que encontram um festival de música e chacinam toda a gente. Que matam, degolam, violam, exibem e cospem em cadáveres.

repito, só alguém MUITO DOENTE acha que é uma violência comparável ou é uma resposta admissível.

como é óbvio, nem toda a violência é admissível e justificável como resposta a uma agressão, por isso é que existe a convenção de genebra, o tribunal internacional, crimes contra a humanidade, etc etc etc - já não estamos na idade média, nem nas trevas.

Deus vos livre que um dia o BE tenha maioria parlamentar, e tenham de conhecer a verdadeira essência daqueles lunáticos.

não me admirava que houvesse lá uns maluquinhos fanáticos nos serviços secretos e no governo Israelita que preferiram deixar andar para depois terem motivos para tornar o país mais ditatorial, e ao mesmo tempo atacar os palestinianos e alargar ainda mais o território de Israel.​
Facto: Hamas chacina pessoas.
Teoria: Israel é responsavel.

DOENTE.

É matar os terroristas minimizando a morte de civis, seja lá isso o que for.
E é por exemplo deixar entrar comida e medicamentos para Gaza para os hospitais funcionarem.
Mesmo num extremismo mostrar que se é melhor que os terroristas, senão então é tudo terroristas.

é isto, sim.

o Hamas tem de ser completamente neutralizado e destruído, mas tem de se fazer o máximo para limitar as baixas civis.

Facto: Hamas chacina pessoas.
Teoria: Israel é responsavel.

DOENTE.

Doente porquê?
Eu não disse que era responsável pelos atos dos terroristas, ou disse?
Mas é responsável pela segurança dos seus cidadãos, ou não é? Se de facto foram avisados e não reagiram e não fizeram o necessário para garantir a segurnaça dos seus cidadão, não são responsáveis? E pior ainda se não foi apenas incompetência, mas sim propositado para obter dividendos politicos, que é o que eu desconfio.

Vocês partem sempre do pressuposto que só há terroristas de um lado e que do lado de Israel é só vitimas e santinhos. Aquilo do lado de Israel está cheio de fanáticos e maluquinhos que também fazem o que for preciso para atingir os sue objetivos, é isto que vocês querem ignorar para poderem ver o mundo a preto e branco, bonzinhos contra maus, o nosso lado contra o outro lado, o ocidente contra o mundo não-ocidental, etc.

Independemente do vídeo ser ou não verdadeiro, a verdade é que os terroristas andaram 48/72horas quase livremente em certas zonas de Israel matando tudo e todos os que apareceram à frente, desde idosos até bebés.
O exército de Israel esteve ao nível de um exército tuga, houve zonas que em 24horas ninguém apareceu lá, só não morreram mais porque os terroristas assim não quiseram.
Diria que é um terrorismo que já não se usa (se é que se pode dizer isto), terrorismo estilo idade média.

Isto também mostra o ódio que existe naquela gente sobre Israel, não me parece que seja só porque sim, por muito que aquelas cabeças sejam moldadas, estamos a falar de milhares de jovens, alguns com 16 anos ou pouco mais. E por isto, acabando ou não o Hamas, o futuro será sempre de problemas, de lutas e guerras, há demasiada gente com ódio a Israel, mesmo que acredito uma maioria só queira paz e sossego.
Na parte norte na Cisjordânia acredito que com o passar do tempo essas tensões vão sendo ultrapassadas, quem tem paz não quer guerra, nem mortes.

Isto fez-me lembra que Portugal teve algo similar em Angola em 1961:

https://www.publico.pt/2011/03/15/so...-e-cru-1484923
Angola 1961: o terror maciço e cru

(...)
"uma boa síntese" dos acontecimentos por Dalila Cabrita Mateus e Álvaro Mateus, autores do recém-editado Angola 61: Guerra Colonial, Causas e Consequências, o 4 de Fevereiro e o 15 de Março (Texto Editora). "Como nos tempos remotos das grandes barbáries, são assassinados homens, mulheres, velhos e crianças, autoridades administrativas, agentes da ordem, brancos, negros e mestiços; ou fuzilados; ou queimados dentro de casas e cubatas: ou esquartejados, e degolados; ou serrados vivos", escreveu o embaixador.

"Ao longo do caminho vimos enorme morticínio de pessoas brancas e pretas, sem braços sem pernas e sem olhos"

Última edição:
é isto, sim.

o Hamas tem de ser completamente neutralizado e destruído, mas tem de se fazer o máximo para limitar as baixas civis.

Podes acabar com Hamas, a seguir aparece outra organização qualquer.

É repetir o mesmo acto e esperar resultados diferentes.

Quantas vezes o ocidente já exterminou grupos terroristas? Várias.
Morrem sempre milhares de civis colaterais, o ódio é amplificado e aparecem outros grupos.

O problema deve ser resolvido na causa e não pode ser resolvido por nenhuma partes interessadas. É a ONU que deve actuar. Talvez capacetes azuis.

Voltar
Superior