COMBATE AOS PREÇOS ALTOS DO COMBUSTIVEL

Eu abasteço sempre na Cepsa aos domingos, porque pago menos 5 cêntimos
por litro. As "grandes" podem ir apanhar no pacote que de mim não levam
nada há muito tempo. Grandes merdas, grandes xulos!

Por acaso na minha Zona o que nao falta sao bombas de gasolina e prefiro meter na Cepsa tambem..
é pena nao estar a par do preço que se pratica nas diferentes marcas mas mesmo assim opto pela Cepsa em desfavor da GALP E B.P. que quando tenho que meter lá saiu com a sensaçao que fui xulado.

cumprts

É boa ideia, mas continua a ser complicada!

Que tal tirar uma marca à sorte e NUNCA abastecer nessa até que baixe o preço???
Assim que baixasse o preço nessa marca, escolhiamos outra a ficar de quarentena... é capaz de ser mais facil!

cumps,
[dio]

isso é tudo muito bonito, mas na pratica as coisas poderão não funcionar, isto porque claro que as pessoas querem pagar menos pelos combustiveis, mas também querem "comodismo", e aqui falo por mim. é que costumo passar aos domingos por uma bomba da CEPSA, e aquilo mete dó. chegam a demorar até meia-hora na fila para poderem abastecer (eu nunca lá fui por causa disso). e esta iniciativa, a dar certo, será muito provavelmente o que vai acontecer. certamente a companhia/bomba escolhida será a de uma marca pouco relevante no sector em Portugal, com praí 2 ou 3 bombas por DISTRITO, se o pessoal aderir em massa a isso, não só vão perder logo a vontade quando chegarem à bomba e virem a fila, como depois a bomba vai ficar sem gota e vão ter de recorrer na mesma às habituais.

Não se esqueçam que há muitas cidades em que pouca ou nenhuma concorrência existe, ou seja, o poder de escolha é nulo.

Eu pessoalmente aproveito os talões de desconto do modelo, acabo por por sempre combustivel tão ou mais barato do que as bombas de hipermercado.

citação:Originalmente colocada por AF147

isso é tudo muito bonito, mas na pratica as coisas poderão não funcionar, isto porque claro que as pessoas querem pagar menos pelos combustiveis, mas também querem "comodismo", e aqui falo por mim. é que costumo passar aos domingos por uma bomba da CEPSA, e aquilo mete dó. chegam a demorar até meia-hora na fila para poderem abastecer (eu nunca lá fui por causa disso). e esta iniciativa, a dar certo, será muito provavelmente o que vai acontecer. certamente a companhia/bomba escolhida será a de uma marca pouco relevante no sector em Portugal, com praí 2 ou 3 bombas por DISTRITO, se o pessoal aderir em massa a isso, não só vão perder logo a vontade quando chegarem à bomba e virem a fila, como depois a bomba vai ficar sem gota e vão ter de recorrer na mesma às habituais.

Sim, as filas na Cepsa são um desespero. Mas se forem por volta da
1 da manhã (da noite de Sábado para Domingo) safam-se bem.
Há dias em que até chego a ir lá às 5 da manhã, a voltar da "night" :D

A melhor estrategia seria fazer como um boicote ás grandes gasolineiras e atestar nas pequenas redes.
O grande problema do mercado nacional chama-se GALP, pois essa serve de referencia a todas as outras, por deter a mior parte da quota de mercado.
As outras petroliferas não baixam muito porque tambem tem uma estrategia de concorrencia saudavel, ou seja, mantem o preço indexado á GALP e garatem sempre a sua margem de lucro fixa.
Não lhes justifica baixar muito as margens.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

A melhor estrategia seria fazer como um boicote ás grandes gasolineiras e atestar nas pequenas redes.
O grande problema do mercado nacional chama-se GALP, pois essa serve de referencia a todas as outras, por deter a mior parte da quota de mercado.
As outras petroliferas não baixam muito porque tambem tem uma estrategia de concorrencia saudavel, ou seja, mantem o preço indexado á GALP e garatem sempre a sua margem de lucro fixa.
Não lhes justifica baixar muito as margens.

Concordo plenamente! O combate é Às 3 principais marcas! Principalmente à Galp!
Sendo a Galp lider de mercado, deixamos de abestecer nela. Qd começarem a sentir uma perda de clientes, vão baixar o preço e nós continuamos a meter na concorrencia, pois eles como resposta tambem vão baixar. Qtos menos meterem na galp no curto prazo, Mais depressa o preço baixa... A medio prazo, cada um meteria onde quisesse pois a descida dos preços seria generalizada.
Mas a culpa é sem duvida das gasolineiras mas principalmente do Estado! Que tal boicotar os impostos? :D
Como isso não é possivel, unica solução é Espanha, mas isso não compensa para todos...
Abraço

Por mim, o melhor protesto era combinarmos um dia em que toda a gente fosse de transportes públicos para o trabalho! Isso sim, era um protesto!! Todos os transportes entupidos, autocarros, metros e comboios (mais) atascados, milhares a chegarem tarde ao emprego devido à má qualidade dos transportes e o país a perder milhões durante um dia! Era um dia que funcionava contra todas as gasolineiras porque os nossos carros não saíam do sítio, funcionava de protesto contra as políticas de transportes públicos. O que acham?

citação:Originalmente colocada por AF147

Concordo!
Esse comodismo é perfeitamente compreensível. Uma pessoa leva os filhos à escola, trabalha uma data de horas, ainda tem de fazer umas compras, ir buscar os filhos à escola, e depois estar meia-hora na fila de um posto de combustível em nome de um protesto contra um cartel de petrolíferas? Não me parece que vá resultar...

As petrolíferas estão a ter um comportamento ilegal e existe uma entidade específica para o fiscalizar. Acho que o melhor a fazer é exigir que a autoridade da concorrência faça algo. Eles sim tem poder.
E no entretanto abastecer sempre no sítio mais barato.

Eu gostava de aderir, mas moro na Lourinhã, apesar de estar toda a semana na Caparica.
Abasteço sempre na Lourinhã, onde apenas há 2 postos BP e 1 Repsol. Ás vezes abasteço no caminho mas tb na Bp, e porque? Porque a Bp na região entre Torres Vedras e Peniche pelo menos, dá 7 centimos de desconto por litro para abastecimentos superiores a 20 litros. Não conheço mais postos de outras marcas que não me façam fazer grandes desvios, e de supermercado tenho a certeza que não há, por isso, enquanto oferecerem desconto (comecaram em Setembro e tem vindo sempre a prolongar a promoção, sendo o actual limite 30 de Março, mas com os cupões a serem válidos durante mais 30 dias) vou continuar a abastecer por lá.

Eu acho que já aderi a essa iniciativa, já não abatecia o meu carro num posto "de marca" (Galp, Repsol, ou BP) a mais de um ano, normalmente ia sempre ao jumbo e agora também ao carrefour...Agora em Dezembro andei a aproveitar a promoçao aqui da BP da zona de um desconto de 7 cent´s por litro, então fiz 2 tanques com Ultimate para ver se notava alguma coisa, é verdade que notei medias de consumo mais baixas em viagens de autoestrada, mas em cidade nem ponta!é a mesma coisa!por isso como faço mais cidade...ainda tenho no carro dois vales de 7cents por litro que vao pra gastar em 98normal(que no posto que fui ha, va vi). Fora esta esperiencia, continuo a ser cliente dos hipermercados aqui da zona, não tanto pelo preço mas pra fumentar maior concorrencia.
E quanto a acçoes de protesto contra a Chuliçe que somos alvo sou sempre a favor e participo!

Será uma boa ideia,mas já há anos que não gasto nas grandes marcas,como sou pobre cá em casa gastamos onde é sempre mais barato,e nunca tive problemas com isso,mas parece que cada vez há mais pessoal a fazer o mesmo pelo menos na minha área (Almada).Mas eles estão-se a ressentir pelo menos um revendedor da galp,que noutros tempos se fazia fila e agora está sempre vazio...já foi tempo,só é pena é haver pessoal ainda com alguns preconceitos...é pessoal que só compra roupa de marca...não se misturando nas outras bombas...ainda bem que apareceu alguma concorrencia mas ainda é pouco,como dizia o outro deixa os poisar.

Acho que muitos não perceberam bem o teor do protesto - independentemente da marca ou local onde actualmente abastecem, a ideia era aderir em massa durante +/- uma semana a uma marca (dentro das grandes, seja ela qual for). Essa iria ganhar durante essa semana e as outras teriam de baixar os preços para chamarem o ppl, na 2ª semana iamos para aquela que tinha os preços + baixos, logo a que tinha sido usada 1º tinha de baixar ainda mais que as outras e nessa disp.uta nós é que ficávamos a ganhar. Mas já prcebi que preferem continuar a usar os talões de desconto, a utilizarem as bombas que estão ao lado de casa e abdicar de um protesto vantajoso para todos...
Espero pelo menos que nas próximas eleições corrijam esta falha e que até lá pensem 2x antes de se queixarem dos preços elevados...

citação:Originalmente colocada por hugolini

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

o hugolini nem sequer vai à galp quando há descontos, tal o medo da pior qualidade quando o preço é mais baixo :D

:D

Ri-te, ri-te, já o meu avô dizia:

O barato sai caro...

Sendo o combustivel o mesmo, visto que são maioritariamente abastecidas pela Galp, e alguns pela BP, baseias-te em quê para fazer essa afirmação?

o combustivel não é o mesmo...vem do mesmo sitio.
Depois cada marca adiciona os respectivos aditivos, ou não, o que influencia a qualidade do produto final e o seu preço junto do consumidor.

Mas a questão que se coloca, sublinha entretanto António Saleiro, presidente da Associação Nacional dos Revendores de Combustível, é a seguinte "Se as companhias vendem o combustível mais barato às grandes superfícies, por que razão não o fazem com os seus clientes?". António Túlio, da GalpEnergia, explica: "Por um lado, os hipermercados precisam de atrair clientes e não têm quaisquer gastos com os postos que possuem; e os nossos postos têm um investimento e inerentes custos de logística".

António Saleiro, no entanto, desconfia do combustível que se vende junto dos hipermercados. E afirma mesmo que "não há milagres" "As grandes superfícies não cumprem a lei no que respeita aos contratos colectivos de trabalho, nem fazem contas de exploração a que um posto é obrigado". Ou seja, "im****m custos ao hipermercado". Além disso, acrescenta, "não sabemos onde se abastecem", muito menos "qual a qualidade do produto que vendem". Apenas "sabemos", comenta, "que vendem realmente combustível mais barato". E numa altura em que o preço do petróleo voltou, ontem mesmo, a atingir novos máximos - 68,15 dólares/barril, em Londres, e 70,90 dólares, em Nova Iorque.

in: http://jn.sapo.pt/2005/08/31/economia/ainda_e_possivel_comprar_gasoleo_a_m.html

António Saleiro diz que não sabe de onde vêm os combustiveis, mas é facil saber que vêm da Galp quase todos e alguns da BP.
A diferença de custos está explicada pelo senhor da Galp.

Mas percebo perfeitamente que quem ponha Gforce ou ultimate, que automaticamente está a aceitar pagar mais por um produto diferenciado, não esteja interessado em diferenças e preço.
Para quem usa o normalissimo gasoleo rodoviário ou gasolina 95 é igual na magueira dizer Galp ou Jumbo ou outra coisa qualquer.

"os hipermercados precisam de atrair clientes"

esta é a melhor...qd precisam de fazer as compras da semana vao aonde por instinto?

é que eu cá vou ao hipermercado.

Voltar
Superior