Hoje eu vi ''Acidentes''!

Tem o sinal B1 de cedência de prioridade mais atrás, esse sinal aplica-se a todo o trânsito que venha daquele acesso, não apenas a quem muda de via.

Pois esse é que é um grande engano. O veículo da faixa vermelha perde a prioridade não apenas para mudar de faixa (ou melhor, via), mas também em relação ao veículos que mudem para a sua via a fim de sair da AE. Se assim não fosse, os veículos da AE poderiam ter de parar a fim de dar passagem a um veículo (ou vários veículos) na via vermelha. Se isso se aplica no ponto do embate, dada a distância da sinalização, não sei, mas admito que sim.

Não sei como fazem isso, quer dizer até imagino, mas nas últimas semanas já é o 2º ou 3º acidente no mesmo sítio...

Nesta altura do ano há uma zona da A2 em Palmela, direção a Lisboa, em que vais uns km para poente e estás a levar com o sol direto nos olhos por volta das 20 horas, é muito mau. A pala do sol não serve de nada pois o sol está na horizontal mesmo ao nível dos olhos. Óculos de sol e velocidade reduzida é o melhor que se pode fazer.

Nesta altura do ano há uma zona da A2 em Palmela, direção a Lisboa, em que vais uns km para poente e estás a levar com o sol direto nos olhos por volta das 20 horas, é muito mau. A pala do sol não serve de nada pois o sol está na horizontal mesmo ao nível dos olhos. Óculos de sol e velocidade reduzida é o melhor que se pode fazer.

Este fim de semana vi um despiste na variante Guimarães-Fafe que, de certeza, também foi causado por encandeamento.

no local das portagens isso não acontece, seja em que sentido fôr.

O que raspou a lateral toda nas portagens da VDG estava a mandar uma mensagem de voz no whatsapp. Era de tal forma importante que continuou a gravar (dedo no ecrã) quando bateu.
Outra hipotese cada vez mais comum é ter sido "pressionado" por alguém a mudar de via para a via verde.
Já tive o prazer de ver um a bater assim na A12. Abrandou para os 60, apontou para todas as vias que tinham semaforo vermelho, atravessou algumas abertas e parou logo ao lado da via verde. Quando vinha um camião, mudou de faixa. Atrapalhou-se com a alta velocidade do pesado, desviou-se e deu um toque no separador metalico enorme que estava poucos metros à sua frente. Como se não o tivesse visto [:D]
O gajo do camião nem reparou que o carro lhe passou a 5cm da roda. O condutor dum carro talvez se tente desviar...

A aposta nos radares está a dar frutos.

Iam a 200 a cumprir a distância de segurança.

Se fossem colados ao da frente a 110, isso não acontecia
Isso de distância de segurança não existe.

Ontem no final da A3 no Porto, seguia com distância de segurança para o da frente, que foi aproveitada por um BMW que se espremeu para caber entre o meu carro e o da frente.

Mas isto não foi o pior, praticamente em simultâneo fizeram o mesmo ao carro que seguia inicialmente à minha frente.

Resultado: travagem em cadeia dos 2 carros à minha frente sem qualquer distância de segurança, e eu a passar para a via à minha direita de forma preventiva, que estava livre...

Parece-me praticamente impossível o código prever todo o tipo situações que podem exisitir, mas o bom senso deve estar sempre presente. Estee tipo de situações só acontece quando 2 idiotas se encontram no mesmo sítio.

Como o próprio nome indica o Código é da Estrada, não é para se aplicar, geralmente, a viaturas que circulam em "todo o tipo de situações" que a natureza criou.

Quer isto dizer que as estradas devem ser planeadas, construídas e sinalizadas tendo sempre presente aquilo que o Código da Estrada estipula, sem lugar a criatividade.

Infelizmente, desde rotundas enxertadas completamente ao lado de estradas já existentes, a vias de aceleração que parece que existem mas acabam mal acabam de começar, até esta aberração que se repete ao longo da VCI, não faltam exemplos de estradas que não cumprem o Código, mas ninguém multa o seu dono ...

Quanto ao bom senso, concordo, deve estar sempre presente, é ele que nos vai safando ...

Back