fumo branco peugeot 106 rally

crazyclau

New member
caros amigos,

o meu rally anda a comer muito oleo e até não faço muitos kilometros e nem ando sempre a abrir.Penso que gaste 1,5 litro aos 1000 e de vez em quando faz muito fumo branco com um cheiro a queimado.Ja me disseram que é normal nestes carros, o certo é que nao existe falta de potencia, continua sempre a puxar bem e a temperatura sobe normalmente.Será segmentos?nao sei, agradecia ajuda
abraço a todos

A confirmar-se esse litro e meio já é um bocado de óleo.

Não sei se esse motor tem afinação fácil de válvulas ou se terá tuches hidráulicas. Se for de afinação vê primeiro como ela está e depois faz um teste de compressão que poderá dizer-te como estão esses segmentos e as sedes das válvulas.

Não tens perdas de água/anticongelante? Não tens que atestar o reservatório de expansão de vez em quando? Se não tens, então é muito natural que esse fumo seja óleo queimado.

Um dia que possas combina com um amigo teu para ele ir no carro dele atrás do teu e para verificar se o fumo é mesmo branco ou mais azulado. É que a nós, que vamos a conduzir o nosso carro, o fumo parece quase branco porque já o vemos um bocado disperso no ar, enquanto que quem vem atrás consegue vê-lo mais azulinho logo a sair do escape.

citação:Originalmente colocada por Tartaranhão

Não sei se esse motor tem afinação fácil de válvulas ou se terá tuches hidráulicas. Se for de afinação vê primeiro como ela está e depois faz um teste de compressão que poderá dizer-te como estão esses segmentos e as sedes das válvulas.

Não tens perdas de água/anticongelante? Não tens que atestar o reservatório de expansão de vez em quando? Se não tens, então é muito natural que esse fumo seja óleo queimado.

Um dia que possas combina com um amigo teu para ele ir no carro dele atrás do teu e para verificar se o fumo é mesmo branco ou mais azulado. É que a nós, que vamos a conduzir o nosso carro, o fumo parece quase branco porque já o vemos um bocado disperso no ar, enquanto que quem vem atrás consegue vê-lo mais azulinho logo a sair do escape.

com toda a certeza que é óleo a ser queimado.
e a causa disso de certeza que é os segmentos nas coves.

O fumo branco é falta de compressão k pode ser gerada por fuga nas vávulas ou os segmentos k já foram. Para teres a certeza k o carro tá a keimar óleo o fumo também tem de ser meia azulado mas se tiver ainda numa fase inicial pode não se notar muito, contudo se andar a keimar óleo também é dos segmentos. Já agora k óleo utilizas no teu carro?

o oleo que ando a usar é o esso ultra 10W40, mas tambem ja exprimentei com outros tipos de oleo (mineral e semi-sintetico) e o resultado foi o mesmo. Vou fazer o teste que indicanram. obrigado pela ajuda e abraços

normal ou nao, o meu em 10mil kms nunca gastou mais de 1l de oleo, por mais "m€rda" que eu fizesse.

tu puseste mineral nisso?:(:(:(
so espero que não tenhas usado mais de 1/4 de acelerador (e ja nem falo do uso de rotaçoes)

vai ja abrindo a cova para enterrares esse motor...

citação:Originalmente colocada por crazyclau

caros amigos,

o meu rally anda a comer muito oleo e até não faço muitos kilometros e nem ando sempre a abrir.Penso que gaste 1,5 litro aos 1000 e de vez em quando faz muito fumo branco com um cheiro a queimado.Ja me disseram que é normal nestes carros, o certo é que nao existe falta de potencia, continua sempre a puxar bem e a temperatura sobe normalmente.Será segmentos?nao sei, agradecia ajuda
abraço a todos

"Penso que gaste 1,5 litro aos 1000"
A gastar óleo dessa maneira e é normal? Quem lhe disse isso ou é carpinteiro ou trolha que anda de ZUNDAPP e de motores nada percebe.
Não tenha duvidas que esse motor gasta mesmo óleo. Para se saber se é dos segmentos ou das válvulas, qualquer mecânico que não seja charlatão diz-lhe isso com um pequeno teste.
Dizer no fórum que é daqui, de lá ou de cá é pura suposição.

citação:Originalmente colocada por terminator

com toda a certeza que é óleo a ser queimado.
e a causa disso de certeza que é os segmentos nas coves.

"a causa disso de certeza que é os segmentos"
E porque motivo não poderá das valvulas?

(...)
(...)

Sim, é fácil de afinar as válvulas naquele motor. O meu também tava a consumir, eram os segmentos a ir à vida...

Faço esta sugestão: ver se gasta agua do radiador, ver se a agua tem gordura escura (oleo queimado), ver se gasta oleo, ver se o oleo apresenta cor escura (deverá ser praticamente transparente). Se verificar estes sintomas é quase certo que seja a junta da cebeça queimada. Por outro lado se tiver o ar frio e com bastante humidade, os gases de escape apresentam um fumo branco que não é fumo mas sim vapor de agua em condensação por causo do tempo frio e humido. É muito importante todas as semanas verificar o nivel de oleo e de agua do radiador. Oleo sintetico 5w-40w ou 10w-40w ou 10w-50w conforme o tempo seja frio, temperado ou muito quente.

Back