Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Basicamente o sistema é o passar um atestado de estupidez aos clientes.

Podem adorar os descontos, tudo OK, mas tecnologicamente é ridiculo, aliás já o é pelo facto deserem pelo menos 2 apps, a da galp e o continente e depois ainda terem de ter truques de tirar printacreen ou "deixar a app na fase avançada ".

Só lá vai quem quer é vdd, mas na prática é o mesmo que não ter motor de arranque e ter de ir junto ao capot com o ferrinho arrancar manualmente como no 2CV quando fica sem bateria !

Ou melhor, ter um carro de séc XIX com carburador e ter de se regular a mistura, opah, o que diriam os clientes disso....[:D]

App Continente não é necessária para nada. [;)]

Em alguns dos relatórios que vi, e como o que me interessa é o diesel, fui espreitar o teor de enxofre em alguns deles, pois é um item importante para as regenerações do FAP (quanto menos, melhor).
Apesar do limite dos 10 ppm ser cumprido, por norma o diesel normal tem teor de enxofre superior ao aditivado. Fica aqui a nota e um exemplo (7.1 vs 5.1):

filedata/fetch?id=14546159&d=1735309403

filedata/fetch?id=14546160&d=1735309440

Deve ser por isso que o diesel aditivado costuma ter menos fedor.

Mas infelizmente fica tudo sujo na mesma, o user eblase ja reportou algumas vezes, carros com 100 e tal mil KM e as EGR e afins todas sujas.

Próxima semana:

Ano Novo, preços novos? Eis as previsões para os combustíveis

Segundo as previsões do ACP, que cita a Direção Geral de Energia e Geologia, o preço do gasóleo simples deve baixar meio cêntimo por litro, enquanto a gasolina simples 95 vai manter-se ao mesmo preço.​

E já agora, na Madeira:

"Assim, a partir das 0 horas do dia 30 de Dezembro o preço da gasolina super sem chumbo IO 95 vai custar 1,561 euros por litro, em vez do 1,556 euros desta semana.
No caso do gasóleo rodoviário esta semana o preço máximo estava fixado no 1,306 euros, mas a partir de segunda-feira passará a custar 1,319 euros."

Costumo abastecer na Galp e confirmo o que os users indicam que e uma lentidão, é verdade, e não é da parte do utilizador (abrir apps) se já fores com print ou os talões impressos (continente), o próprio sistema e uma miséria uma lentidão, o operador seleciona os passos e aquilo demora 20 ou 30 segundos em cada passo (passar cartão Galp, descontar cupão e depois o último passo do cartão/cupão continente). São 2 ou 3 minutos e depois mais uns 30 ou 40 segundos para imprimir o talão.

Houve um dia em que fui para abastecer e apanhei um corte de luz geral na zona, estive imenso tempo há espera que aquilo inicia-se, depois no fim de ligar o operador teve de reiniciar, só visto, pelo que apreciei aquilo tem sistema com alguns 20 anos ou perto disso, o sistema/computador/monitor parecia ter o Windows XP ou anterior. Inacreditável para uma empresa como a Galp. Mas mesmo nos postos mais novos com equipamentos mais novos a lentidão e igual.

*Boas festas a todos.

Última edição:
Em alguns dos relatórios que vi, e como o que me interessa é o diesel, fui espreitar o teor de enxofre em alguns deles, pois é um item importante para as regenerações do FAP (quanto menos, melhor).
Apesar do limite dos 10 ppm ser cumprido, por norma o diesel normal tem teor de enxofre superior ao aditivado. Fica aqui a nota e um exemplo (7.1 vs 5.1):

filedata/fetch?id=14546159&d=1735309403

filedata/fetch?id=14546160&d=1735309440

Já deixei por este tópico esse link alguma vezes.
Se reparares, olhando também ao Indice de Cetano, nos aditivados costuma ter mais 2/3 pontos face ao simples mas entre marcas é ela por ela.

Não influencia diretamente o FAP, mas o processo de combustão em si. Deduzo que quanto maior, menos "cinzas" sejam produzidas e consequentemente mais devagar o FAP irá encher

Nada a ver...

Chiça... antigamente o "antigo" gasóleo tinha mais enxofre (S) até 5000 ppm, e foi descendo até >10ppm atualmente.

Isso ajudava a "queimar" e a lubrificar os compinentes dos diferentes orgãos da injeção.

Os aditivados simplesmentes contêm um pouco mais de cetano que ajuda a uma queima mais "eficiente", anti-emulssionante (estou a ficar trengo a escrever português,alguém me corrija sff se não se escrever assim),que se traduz por um abastecimento com menos 90% de espuma produzida pela pressão exercida no combustivel e mistura de ar no mesmo,e um modificador de odor.

Só compensa mesmo em motores ligeiros que façam praticamente percursos curtos,a longo prazo pouco ou nada será benéfico em comparação ao simples.

A própria norma EN 590 já supera e muito ao mínimo exígido pelos construtores.

Deve ser por isso que o diesel aditivado costuma ter menos fedor.

Mas infelizmente fica tudo sujo na mesma, o user eblase ja reportou algumas vezes, carros com 100 e tal mil KM e as EGR e afins todas sujas.
Motores diesel seja de que tipo forem não há hipótese.

Mais tarde ou mais cedo alguns orgãos têm que ser intervencionados diretamente para remover os depósitos de carbono.

E não é o diesel em si,são os sistemas de reciclagem de gases e injeção direta mais a atomização do combustivel a alta pressão.
1+1+1=3

Certamente não te deves recordar de em 2016 ser criado o Adicional ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (AISP), que foi introduzido PS, no âmbito da geringonça.

Este imposto foi justificado como uma medida temporária para compensar a redução do preço dos combustíveis nos mercados internacionais, com o objetivo de manter as receitas fiscais associadas. Apesar de inicialmente ser previsto como temporário, acabou por ficar até aos dias hoje....​

O ISP vem do tempo do Estado Novo e existe por toda a Europa e estão a acusar o PS de o ter criado?[:)]

Não estarão a confundir?

Se calhar não é alzheimer, é só estupidez.

Motores diesel seja de que tipo forem não há hipótese.

Mais tarde ou mais cedo alguns orgãos têm que ser intervencionados diretamente para remover os depósitos de carbono.

E não é o diesel em si,são os sistemas de reciclagem de gases e injeção direta mais a atomização do combustivel a alta pressão.
1+1+1=3

Exacto, daí que em vez de aditivos mais vale fazer uma boa limpeza a cada 100 ou 150 mil KM, digo eu...

Nos motores a gasolina ainda por cima se forem otto,injeção direta também dá direito a acumulação de depósitos de carbono em componentes chave pafa o funcionamento do motor.

E os de injecção directa, sendo assim, beneficiam com a gota aditivada? E de qq forma que componentes ficam mais afectados? eu tenho 1 de injecção directa cá em casa com 90 mil KM e se calhar daqui a uns anos mando fazer uma boa limpeza.

Ou se meter a GPL, tb vai limpar? como nos de injecção indirecta [:p]

Voltar
Superior