O que esta a acontecer em Portugal agora ja acontece em Espanha ha varios anos. Nao e por acaso que aldeamentos turisticos por todo o sul de Espanha tem grades nas janelas todas. Grades estas que tambem se veem em muitas vivendas isoladas. Tem sido um problema enorme sendo que ha edificios enormes tanto em Barcelona como em Madrid que estao ocupados quase na sua totalidade por esta gentalha.
Okupación masiva en un edificio del barrio de Salamanca: "Amenazaron a operarios del Canal cuando les cortaron sus enganches de agua... Hasta les pincharon las ruedas" | Madrid
Entretanto, visto que ja esta numa fase muito mais avancada que em Portugal, ja ha de facto empresas especializadas em lidar com infestacoes desta natureza. Reza a lenda que cobram 3, 4 ou ate 5 mil euros para desocuparem a casa numa questao de segundos:
Desokupa Daniel Esteve - Desokupa Ja estou aqui a dar ideias de negocio ao Macaco e companhia dos Super Dragoes... [

]
Tendo vivido em Espanha posso confirmar que e uma preocupacao real e constante de quem tem casas de ferias (aldeia, praia, etc.)...
Ha videos engracados de malta comum a juntar-se para correr com estes parasitas:
Desokupa Murcia | Así desalojan los dueños de una casa a los okupas que se colaron en su ausencia en Murcia. E possivel acompanhar esta malta no instagram. fazem um trabalho fantastico com autenticos animais das artes marciais de forma a garantir que "recuperam as propriedades de uma forma mais agil" [

]
Quero acreditar que acontecendo isto pelas aldeias e vilas em Portugal, o numero de entradas no hospital ou no cemiterio vai aumentar significativamente. Veremos como isto se desenrola nos proximos anos