Eleição presidencial americana de 2024

Isto hoje esteve animado.
Só queria deixar a ressalva de que acho uma certa piada andarem a comparar PIBs per capita sem olhar ao valor de despesas ou à própria distribuição da riqueza.

Certo, mas objetivamente depende de estado para estado que era o meu ponto.

Não acho que se viva melhor nos EUA com esse valor que com 870 em PT, no entanto o custo de vida em PT nas grandes cidades está altíssimo. Aposto contigo que nas cidades onde se ganha esses valores nos EUA (que por exemplo se servires às mesas fazes pelo menos outros 1300 em gorjetas mas ok) arranjas quartos mais baratos que em Lisboa.

Agora se é verdade que em PT há muita gente a declarar SMN e ganha algum ou até bastante por fora não é menos verdade que há muita gente que recebe SMN e ponto final. E na última década isto abrange cada vez mais gente.

Mas quanto aos 1276$, na realidade "ninguém" recebe isso nos EUA. Mesmo nos estados mais pobres dificilmente alguém recebe menos de 25k limpos por ano. Ora isso (em euros) dá ~2k/mês limpos. E isto em cidades com custos de vida inferiores a Lisboa que é onde se recebem salários mais baixos nos EUA.

Olha aqui um exemplo que fui pesquisar: https://www.numbeo.com/cost-of-livi...d+States&city1=Lisbon&city2=Oklahoma+City,+OK

Salário médio limpo quase o triplo de lisboa e depois tens habitação bem mais barata que em Lisboa (quer arrendar quer comprar), gasolina a menos de metade de preço, carros mais baratos e coisas como supermercado e comer fora ligeiramente mais caro que Lisboa ok. A única coisa que encontrei aí realmente muito mais caro que Lisboa é a mensalidade de colégios pré escolar.

Por fim eu não chamei a ninguém ignorante aqui, chamei no geral ao tipo que está no café a beber bagaço e disparar postas de pescada quando a única fonte de informação que tem é a SIC.

A qualidade de vida vai depender de vários factores que não são só monetários, e isto é que muitos aqui, supostamente conhecedores de tal realidade, teimam em não falar e até ficam meio que triggers quando se toca nesses temas, visto que desmontam o "sonho americano" que alguns aqui tentam vender através de insultos e/ou fotos do Google Photos.

Mesmo a receber o dobro que o mínimo federal, há vários factores que torna a vida Americana não muito melhor que em Portugal, coisas como já falei, saúde, reparação automóvel que é bastante cara, juntamos depois as rendas altas ou viver em zonas/cidades mais problemáticas e com maior violência, os próprios USA têm níveis de criminalidade maiores que Portugal e menos segurança, para ainda juntar mais tempos a questão social com níveis altos de polaridade de discurso, neste momento instabilidade política, questões problemáticas raciais...

Não acho que quem não viva numa classe média alta, tenha uma vida mais brilhante que em Portugal mesmo, que ganhamos o triplo.

Pegando num exemplo de como a qualidade de vida não se mede só em dinheiro, os negros são percentualmente mais prováveis de serem parados num mera operação stop que um branco, independentemente do seu estatuto, e isto cria reais problemas para a vida das pessoas. Então quando se fala de negros com um carro mais topo de gama a coisa ainda consegue piorar ou então, velho, visto que os extremos tocam-se digamos assim. Normal que mesmo com dinheiro, haja uma questão de qualidade de vida mais diminuta que um branco.

Depois há toda a questão da saúde, que não é preciso bater mais no ceguinho.

Isto hoje esteve animado.
Só queria deixar a ressalva de que acho uma certa piada andarem a comparar PIBs per capita sem olhar ao valor de despesas ou à própria distribuição da riqueza.
Que tristeza nem és capaz de entender as tabelas que o Rodax colocou.
Os mais iletrados da OCDE, aqui está um belo exemplo do porquê.

Aqui fica legenda, PPP (parity purchase power)

Última edição:
Caso não saibas é assim que nos consideram por esse mundo fora.
Sabes porquê? Porque é essa a realidade.
764c1af665690bb4319ef3af50ac2774.jpg

Tristeza é a tua necessidade constante de chamar ignorantes aos outros. Só tu é que és vivido e culto.
Vê lá que nem me dei ao trabalho de ver paredes de gráficos de um Prelude II, nem sequer os mencionei...

Dados absolutamente demolidores, apenas numa aldeia no Minho é que se regozija com o facto de apenas 2 pequenos países 27 países europeus estarem acima da média dos EUA.

O Luxemburgo de longe o país mais rico da EU nem a metade do PIB per capita tem de DC 😅
f31e332b54b5562d8ffad1d6af6d5841.jpg

Estás sempre muito preocupado com o que os outros acham, já passamos essa fase...
Não, estou preocupado com ter quase 30% da população emigrada, preocupado com 70 000 jovens terem de sair do país todos os anos, preocupado com40% da população portuguesa viver abaixo do limiar da pobreza, preocupado com a grande maioria dos idosos terem de escolher entre medicamentos ou alimentação e não ter dinheiro para aquecer a casa onde moram.

Isso é que me preocupa, ainda para mais com a elevada probabilidade de em breve a Europa deixar de nos dar as esmolas que ainda aguentam o país.

Esta malta não tem a noção do ridículo, ou então têm zero auto-critica.

Não sabem ler e interpretatar uma tabela de dados, não conhecem o significado de paridade do poder de compra, e vêm expor-se numa conversa sobre economia comparativa entre paises com pessoas das ciências económicas

E ainda reclamam reconhecimento.... 😂🫣

Não sabem ler e interpretatar uma tabela de dados, não conhecem o significado de paridade do poder de compra, e vêm expor-se numa conversa sobre economia comparativa entre paises com pessoas das ciências económicas

E ainda reclamam reconhecimento.... 😂🫣

É, há gente que não tem noção do ridículo.

Não, estou preocupado com ter quase 30% da população emigrada, preocupado com 70 000 jovens terem de sair do país todos os anos, preocupado com40% da população portuguesa viver abaixo do limiar da pobreza, preocupado com a grande maioria dos idosos terem de escolher entre medicamentos ou alimentação e não ter dinheiro para aquecer a casa onde moram.

Isso é que me preocupa, ainda para mais com a elevada probabilidade de em breve a Europa deixar de nos dar as esmolas que ainda aguentam o país.

Além de chamares inculto ao povão, o que fizeste pelo teu país hoje?

[:)][:)][:)][:)][:)]

Agora estatelei-me a rir!! Muito bom, mesmo.

Os meus parabéns!! 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

O Trump e o Bukele criaram uma parceria para lidar com o lixo humano que entra todos os dias ilegalmente nos EUA através da selva civilizacional que é a América latina. Basicamente os EUA pagam para o Bukele tratar deles em prisões que estão a ser construídas para o efeito. É uma win win situation

Trump e Bukele são dois géniosapr:) Dois Políticos a sério

Screenshot-20250316-224256-Firefox-2.jpg

O Bukele em dois anos fez de El Salvador um dos países mais seguros de toda a América latina

Voltar
Superior