Tópico dos carros eléctricos

Acho que uma das melhores coisas em relação aos elétricos é precisamente o facto de terem velocidades máximas mais baixas.
Nunca se viu tanta gente a circular nas AE a velocidades mais "civilizadas".
Há 15 anos atrás era impensável comprar um carro de 35 ou 40k que tivesse velocidade máxima de 160 por exemplo.
Espero que se poupem algumas vidas na estrada.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Ainda hoje morreram 4 adolescentes de Tesla, devem ter varrido uma curva que se devia fazer a 80 a uns 200, foram parar ao rio.
Qualquer VE com o mínimo de potência embala muito bem, é preciso chamar à atenção dos filhos que não faz sentido estar a mostrar aos amigos quando não se domina a condução do carro em si… não mostres o que não sabes fazer!

conduzir rápido requer ir explorando o carro com muita margem e só depois ir aumentando a intensidade… este, um porsche gt3, ou um crx, sempre foi assim, sempre assim será, é preciso consciência na condução, não adianta ficar parvo porque é que um carro recente não consegue evitar um acidente destes!

Ando a ver EV’s e com isso deparo-me com as avarias mais frequentes dos modelos em contenda.

A questão da bateria é mto comum.

A boa notícia é que é fácil de resolver.

A má é que deixa a malta apeada sem aviso.[:D]
O processo foi exactamente o mesmo que teria sido num carro a combustão sem bateria.

O tipo da assistência chegou lá com um carregador tipo jump starter e mal ligou os cabos o carro renasceu logo. Deixamos estar 1 ou 2 minutos a dar carga à bateria e liguei o carro. Depois foi só uma questão de não desligar o carro de imediato e dar uns 10 ou 15 minutos para a bateria carregar. Fui dar uma volta e ponto.

Presumo que se tivesse alguém que me pudesse ter dado bateria com uns cabos seria igual.

O processo foi exactamente o mesmo que teria sido num carro a combustão sem bateria.

O tipo da assistência chegou lá com um carregador tipo jump starter e mal ligou os cabos o carro renasceu logo. Deixamos estar 1 ou 2 minutos a dar carga à bateria e liguei o carro. Depois foi só uma questão de não desligar o carro de imediato e dar uns 10 ou 15 minutos para a bateria carregar. Fui dar uma volta e ponto.

Presumo que se tivesse alguém que me pudesse ter dado bateria com uns cabos seria igual.

Não há necessidade nenhuma de um carro moderno ficar apeado por causa da bateria.

O meu ice quase decano avisa quando a carga é baixa.

Na altura da pandemia comprei um carregador precisamente pq o carro avisou e ainda deu para prolongar a respectiva vida bastante tempo.

Ate o meu clássico me avisa nas luzes.

Tenho sabido de mtos ev’s cuja bateria dá o berro sem aviso. Tanta electrónica que estes carros têm e depois acontece uma coisa tão básica.

Os carros elétricos pedem muito pouco a bateria de 12v, se essa falhou um check é porque já não vai aguentar muito tempo, mesmo que a carregues(aconteceu me o mesmo...)

Ainda hoje morreram 4 adolescentes de Tesla, devem ter varrido uma curva que se devia fazer a 80 a uns 200, foram parar ao rio.
Qualquer VE com o mínimo de potência embala muito bem, é preciso chamar à atenção dos filhos que não faz sentido estar a mostrar aos amigos quando não se domina a condução do carro em si… não mostres o que não sabes fazer!

conduzir rápido requer ir explorando o carro com muita margem e só depois ir aumentando a intensidade… este, um porsche gt3, ou um crx, sempre foi assim, sempre assim será, é preciso consciência na condução, não adianta ficar parvo porque é que um carro recente não consegue evitar um acidente destes!

Que notícia…

Pelo que li, apesar da baixa profundidade, o carro ficou submerso e virado ao contrário.

Donos de Tesla com filhos em idade de tirar a carta de condução, vale sempre a pena lembrar desta função

ce6f1ae6bc4cd32153211a34c2d336f1.png

Em relação às baterias de 12v elas podem morrer de um momento para o outro, já tive uma (no Jazz) que saiu de casa e colocou o carro a trabalhar, esteve parado numas compras e morreu completamente, 1 hora no maximo entre estar boa para colocar o carro a trabalhar e completamente inutil para esse serviço, tinha apenas 6volts, ou seja, alguns elementos ficaram off de um momento para o outro, nem sempre vão morrendo aos poucos.[;)]

Não há necessidade nenhuma de um carro moderno ficar apeado por causa da bateria.

O meu ice quase decano avisa quando a carga é baixa.

Na altura da pandemia comprei um carregador precisamente pq o carro avisou e ainda deu para prolongar a respectiva vida bastante tempo.

Ate o meu clássico me avisa nas luzes.

Tenho sabido de mtos ev’s cuja bateria dá o berro sem aviso. Tanta electrónica que estes carros têm e depois acontece uma coisa tão básica.

Não estou a perceber muito bem a tua insistência... Se não te sentes tranquilo com um carro elétrico, não compres. É simples.

O teu avisa quando a bateria está com pouca carga? Repara que o meu também... Até me manda para a app avisos de qualquer anomalia que encontre. Só que acontece que ontem quando andei com ele a bateria não estava fraca, esta bateria não está velha e não se foi desgastando, a bateria tem dois anos e pouco, ainda não teve tempo para estar velha.

Ou a bateria está com algum problema e está a dar sinais da morte eminente, como o sat já sugeriu, ou alguma coisa ficou ligada e a descarregar a bateria.

Se isto te acontecer num outro carro qualquer ficas apeado da mesma maneira. Até porque contrariamente ao que dizes, nem todas as baterias dão avisos, já vi muitas que um dia parece que estão boas e no dia seguinte já não funcionam.

Pois, amanhã vou falar com a Mazda para ver o que dizem.

Se bem que o tipo da assistência que cá veio comentou que com os carros modernos este tipo de assistências é o prato do dia, segundo a opinião que ele foi comentando provavelmente a bateria estaria boa e só deve ter sido algum bug de software que fez com que algum sistema elétrico não tenha ficado completamente desligado e tenha ficado a gastar durante a noite.

Mas, amanhã vejo o que me dizem. Também não me apetece andar a arriscar ficar outra vez empanado com uma coisa destas.

Esse problema é o pão nosso de cada dia nos Kia/Hyundai , é um problema bastante conhecido.

Esse problema é o pão nosso de cada dia nos Kia/Hyundai , é um problema bastante conhecido.

Nos BMW i3 tb é mto frequente. Os donos ficam mto preocupados pq o dash do carro parece que se está a passar mas depois basta trocar a bateria 12v.

Boas, é estranho mas é possivel pois o pessoal relata as medias sempre em modo "ECO".

Se fizer sempre AE 130km.h, tambem faço 15/16/17 kwh no Ioniq 28.
É diferente de fazer um mix AE/nacional

também depende um pouco da temperatura exterior.. a 25 ºC baixa 1-2 kWh/100.

o kauai é relativamente eficiente até aos 90-100 km/h. A partir daí não é nada de especial
já a 70-80 km/h consegue-se médias de 11-12 sem grandes problemas

também depende um pouco da temperatura exterior.. a 25 ºC baixa 1-2 kWh/100.

o kauai é relativamente eficiente até aos 90-100 km/h. A partir daí não é nada de especial
já a 70-80 km/h consegue-se médias de 11-12 sem grandes problemas

Em cidade faz tb os 11/12?

Pois, amanhã vou falar com a Mazda para ver o que dizem.

Se bem que o tipo da assistência que cá veio comentou que com os carros modernos este tipo de assistências é o prato do dia, segundo a opinião que ele foi comentando provavelmente a bateria estaria boa e só deve ter sido algum bug de software que fez com que algum sistema elétrico não tenha ficado completamente desligado e tenha ficado a gastar durante a noite.

Mas, amanhã vejo o que me dizem. Também não me apetece andar a arriscar ficar outra vez empanado com uma coisa destas.

Às vezes está mal dimensionada para paragens maiores.

Eu tive dois carros japoneses que me comeram 4 baterias (2 cada um), porque não podiam estar mais que 4 dias parados.

Entretanto, não tive mais problemas com outras marcas, que curiosamente têm baterias de maior capacidade.

E num ICE sem caixa automática sempre se pode dar uma ajuda para arrancar, desde que não se esteja numa subida. [:p]

Às vezes está mal dimensionada para paragens maiores.

Eu tive dois carros japoneses que me comeram 4 baterias (2 cada um), porque não podiam estar mais que 4 dias parados.

Entretanto, não tive mais problemas com outras marcas, que curiosamente têm baterias de maior capacidade.

E num ICE sem caixa automática sempre se pode dar uma ajuda para arrancar, desde que não se esteja numa subida. [:p]

Não terá sido isso porque eu ontem fiz duas viagens de cerca de 40kms com ele. E frequentemente quando vou de viagem levo sempre o carro a gasóleo e este chega a estar 15 dias na garagem sem ninguém lhe mexer.

Honestamente num primeiro impacto, sendo um carro elétrico e sendo a primeira vez fiquei mais preocupado, mas depois de ver como se resolve também estou mais tranquilo. Ao longo de quase 3 décadas a conduzir já muitas vezes fiquei sem bateria, ou ajudei outras pessoas sem bateria e por isso, depois de perceber que é exatamente a mesma coisa já não é nada que me preocupe em excesso. Tenho um par de cabos na garagem, se houver azar é só dar-lhes uso.

De qualquer forma durante a semana vou falar com a Mazda para ver o que eles dizem. Até porque a própria bateria de 12V ainda tem menos de 3 anos tem de ter garantia, caso seja esse o problema.

Last edited:
Os 4 dias parados não era logo após 4 dias depois da compra.

A bateria vai descarregando várias vezes até ao dia em que não aguenta mais que 4 dias parada.

Infelizmente aconteceu-me muito com os Honda e não era caso único.

Acrescentando, também podes ver a possível causa em fóruns internacionais.

Sem dúvida algo que já não devia ser assim. E de que valores estamos a falar por revisão?

A maioria sao abaixo dos 100€. Preferia pagar o dobro e ir lá metade das vezes. Aos multiplos dos 4 anos, em Portugal, muda o liquido das baterias. Encarece a revisão em cerca de 300€. A maioria terá tido a primeira troca ao abrigo de um recall (a custo zero).

Back