Fórmula 1 2025

A F1 bateu no fundo há muito, más opções no rumo a seguir com os monolugares, demasiadas regras/leis em pista, excesso de penalizações, escapatórias asfaltadas, etc...

Segurança sim, o avanço foi enorme, e foi bem vindo, mas tudo o resto é descartável.

Esta F1 está boa é para os influencers e treta parecida, onde durante a corrida bebem uns copos e convivem sem prestar atenção ao que está a acontecer lá dentro da pista e no final vêem o resumo das manobras e vão discutir as penalizações que cada piloto apanhou...

Bem, estive a ver agora o resto da corrida em diferido. Com duas paragens a corrida ainda foi mais ridícula, as estratégias de tampão são completamente contrárias ao espírito da F1. Não há como defender o que aconteceu hoje. Este circuito, sem alterações no traçado e com estes carros, não faz sentido.

Boa vitória do Norris, foi merecido pela pole que fez ontem. De resto não há história nesta corrida.

Quando pendem a um piloto para andar 5seg mais lento para o colega de equipa poder ganhar 20seg em 4/5 voltas para poder parar está tudo explicado.

Nisso até dou valor ao que o Russel fez, passou e disse logo que queria a penalização. Claro que tinham de ter mão firme e tiveram, mas foi um statement.

Estou a ficar com a pulga atrás da orelha com os motores Merc. Ontem o Rus passa num ressalto e aquilo kaput, hj o Alonso. O Alonso tb já teve outras situações.

A McL tem estado mto bem mas têm alguns periféricos específicos.

É um tema a acompanhar.

Quando pendem a um piloto para andar 5seg mais lento para o colega de equipa poder ganhar 20seg em 4/5 voltas para poder parar está tudo explicado.

Nisso até dou valor ao que o Russel fez, passou e disse logo que queria a penalização. Claro que tinham de ter mão firme e tiveram, mas foi um statement.

Hoje para a Mercedes tudo correu mal e sem nada que pudessem fazer... Com 2 paragens ou 1 paragem ia ser igual. Simplesmente em vez de fazerem o truque do tampão 2 vezes iam fazer só 1 vez. Percebo a frustração do Russell, mas honestamente não esteve especialmente bem, uma coisa é numa disputa achar que tem razão a quente, outra é violar flagrantemente as regras de propósito.

Quanto ao resto, acho que as autoridades do Monaco têm achado que estão imunes à poda que tem acontecido aos circuitos icónicos, mas se calhar, depois de um domingo como o de hoje, que foi totalmente ridículo e com o potencial de afastar as pessoas como aconteceu há uns anos no GP dos EUA, vão começar a pensar duas vezes. Eu sei que eles têm contrato até 2030 ou 31, mas se os próximos 5 anos forem sempre assim, acho difícil terem uma nova extensão do contrato.

Há muito que se fala e há inclusivamente propostas detalhadas e exequíveis e que poderiam ser implementadas quase de imediato, como a proposta do Gary Anderson, que aproveita as ruas existentes, e adicionaria duas retas com DRS e cerca de 1 km ao circuito.

image.png

Mas porque implicam alguns desafios logísticos, fechar mais zonas durante o GP e construir novas escapatórias, estas propostas têm sido todas rejeitadas politicamente pelo principado...

Estou a ficar com a pulga atrás da orelha com os motores Merc. Ontem o Rus passa num ressalto e aquilo kaput, hj o Alonso. O Alonso tb já teve outras situações.

A McL tem estado mto bem mas têm alguns periféricos específicos.

É um tema a acompanhar.

Uma das grandes vantagens apontadas aos McLaren de 25 é precisamente a grande eficácia do novo sistema de arrefecimento da unidade motriz, que tem permitido manter o motor na janela ideal de funcionamento e usar carenagens mais preocupadas com eficiência aerodinâmica, do que com o arrefecimento, mesmo em circuitos de grande temperatura onde algumas equipas usam tampas do motor cheias de aberturas para fluxo máximo do ar enquanto a McLaren usa aberturas maiores, mas muito menos radicais.

Ve por exemplo as usadas este fim de semana (no Mónaco há tempo relativamente quente e velocidades baixas, ou seja, pouco fluxo de ar, pelo que é um circuito exigente para o arrefecimento):

7a3faf68d9ffe69e42ee83c84fb04088.jpg

Last edited:
Está porreiro aquilo na Ferrari... O Hamilton já deve ter percebido que se meteu num ninho de cobras ...

image.png

Vi agora a corrida, e o unico aspecto que me agradou foi a performance irrepreensivel do Norris durante todo o fim de semana

De resto é cada vez mais incompreensivel que a F1 esteja tão regulada que qualquer dia temos um vencedor por decreto. Esta regra das duas paragens obrigatórias acrescentou algo de novo ao espirito de uma corrida de automóveis, ou de F1?

E este circuito acrescenta nos dias de hoje, algum interesse à F1, para alem da qualificação e do revivalismo na memória dos mais velhos?

Leclerc foi pragmático: "perdemos a corrida ontem"

A única hipótese que vejo é as paragens serem 2 e terem uma janela obrigatória e serem por sorteio. [:D]
Vão sorteando 3 a 3 cad volta quem tem obrigatóriamente de parar na volta a seguir [:D]

Sinceramente a ideia das duas paragens para mim ainda estraga mais a corrida, fazem as estratégias de se atrasarem uns aos outros a dobrar.

Acho que o Russel acabou por dar uma ideia.

Façam como ha em alguma corridas de rallyscross: uma Joker lap.
Uma vez em cada 20/30 voltas um piloto tem direito a usar uma Joker lap e nao fazer a chicane.

Assim acabam os tampoes de 5secs por volta para deixar o colega fazer o pit..

De facto a estrategia do MAX segurar o Lando para que o LEC se aproxime mostra bem a porcaria que é inventar subrefugios para tornar numa coisa má em coisa pior, arranjem maneira de mudar o traçado, pois assim a coisa não vai.
O pessoal gosta de ver corridas no braço e depois inventa-se para tudo ser tatico....

Eu sei qual é a solução para isto, é o aparecimento de uma nova F1, com outro nome obviamente, para competir directamente com esta.

Bastava convencerem a Ferrari e muitas outras faziam a mudança.

Apostarem nos circuitos mais convencionais, e fazer a adaptação do passado para o presente, com o regresso do som a sério, entre outros factores.

E deixavam esta F1 actual para os influencers…

Eu sei qual é a solução para isto, é o aparecimento de uma nova F1, com outro nome obviamente, para competir directamente com esta.

Bastava convencerem a Ferrari e muitas outras faziam a mudança.

Apostarem nos circuitos mais convencionais, e fazer a adaptação do passado para o presente, com o regresso do som a sério, entre outros factores.

E deixavam esta F1 actual para os influencers…

Mas não são as marcas que querem assim? A F1 não é o conjunto de marcas? Os influencers funcionam para todos os lados, as marcas também recebem por isso, ou estou a ver mal o flme?

Mas não são as marcas que querem assim? A F1 não é o conjunto de marcas? Os influencers funcionam para todos os lados, as marcas também recebem por isso, ou estou a ver mal o flme?

Eu penso que nem todas as marcas gostam deste rumo, haverá como em tudo opiniões diferentes.

Eu, como muitos, não gostam desta F1.

A malta mais nova certamente gosta, fotos, redes sociais, mostrar que teve acesso ou esteve llá.

Back