Penso que não é isso que está em causa.
O BE está reduzir os seus quadros (isto é, os trabalhadores do partido, que podem ser ou não militantes) nas suas delegações em todo o país, fruto dos péssimos resultados eleitorais.
Considerando que perderam uma grande parte da sua subvenção, e que o partido não tem capacidade monetária para indemnizar devidamente os seus quadros em caso de despedimento, estão a aplicar medidas a roçar o ilegal, algo que é contra a génese do partido (Quem não se lembra de ouvir a Catarina Martins, as Mortáguas, e outros altos dirigentes do partido a gritar em alta voz que nenhuma empresa devia ser permitido despedir).
Os militantes ao saberem disto, não concordam com a direcção do partido, e desvincularam-se do BE.
Basicamente está a acontecer ao BE o que acontece a todos estes partidos: Chocam com a realidade, e são obrigados a tomar medidas contrárias ao que defendem. No caso do BE, é particularmente grave porque vociferaram durante vários anos exactamente o contrário, como se tivessem alguma superioridade moral ou intelectual.
Pessoalmente, estou a adorar ver as Mortáguas a serem "abalroadas" pela realidade, e por mostrarem toda a falta de capacidade e destreza para lidarem com situações mais complicadas.
Seguindo este rumo, este BE irá desaparecer nos próximos anos (o que não é assim tão mau...)
Karma is a bitch...