Hoje, o meu carro de aluguer é...

Um resumo de 3 alugueres distintos, em 2 RAC diferentes e com 3 carros distintos:

Em primeiro lugar um aluguer com a Centauro em meados de março para efetuar uma road trip da zona do Porto para os Picos da Europa em que foi escolhido um carro de segmento A (tendo calhado o Fiat Panda 1.0 hybrid que junto umas fotos):

Em resumo tudo correu bem com a RAC e o carro estava com cerca de 25.000 km tendo-se revelado um bom parceiro para esta viagem (considerando as naturais limitações no seu tamanho nomeadamente com a bagageira para as malas) com uma pequena nuance que tinha um pequeno furo no pneu frente esquerdo (necessitou 2x de um acerto de ar e foi reportado à RAC no momento da entrega). O Panda acabou por surpreender pela positiva naquelas estradas de montanha e com alguma neve (principalmente na zona dos lagos de Covadonga e montanhas adjacentes) mostrando sempre um comportamento muito previsível e com um motor com alguma genica no subir de regime (se não se deixar cair muito as rotações da zona ideal).
Por outro lado, aquela gestão do modo "híbrido" que vai carregando a bateria nas situações de descida acaba por ter algum efeito estranho no travão motor do carro o que implica alguma habituação.
Em relação a médias, após toda a viagem, andou pelos 5,3 - 5,5 L/100 km.

Em segundo lugar um aluguer com a Europcar em meados de abril para efetuar uma road trip da zona do Porto para o Sul de Espanha (Cádiz, Tarifa, Ronda, Valência, Barcelona e final em Llívia com posterior retorno em que foi escolhido um carro de segmento B (tendo calhado o VW Polo 1.0 TSI DSG após um upgrade efetuado pela Europcar para um automático e que também junto umas fotos):

Mais uma vez sem problemas com a RAC e o carro estava com cerca de 30.000 km no momento do levantamento. Com a caixa automática acabou por proporcionar uma viagem mais "confortável" principalmente nas zonas de montanha de Ronda e Málaga em que o carro efetua uma boa gestão do binómio velocidade/rotação do motor tendo sido utilizado algumas vezes o modo Sport principalmente para dar mais travão motor em descida.
O carro em si não tem algo de muito negativo a realçar e como já tive um Seat Leon 1.0 TSI, naturalmente, acabou por tornar mais rápida a habituação a este VW Polo.
No global da viagem a média andou entre os 5,3 e os 5,5 L/100 km (semelhante ao Panda).

Finalmente, mais um aluguer com a Europcar já em maio para efetuar uma road trip da zona do Porto pela Bélgica, leste da Alemanha (Rostock, ilha de Usedom, Berlim, Dresden e com regresso pelo Luxemburgo, Clermont-Ferrand e Toulouse) em que foi escolhido novamente um carro de segmento B (tendo calhado um Renault Clio 1.0 TCe 90 e que também junto umas fotos):

Com a RAC tudo correu impecavelmente e o carro estava com cerca de 35.000 km no levantamento. Em relação ao Clio destaco como positivo o seu conforto (em estrada mais degradada acaba por absorver bastante bem essas imperfeições) e considero que foi bastante económico mesmo tendo andando pelos 150 km/h nas autobahn (média global andou pelos 5,0/5,1 L/100 km).
Em relação ao negativo, não consegui lidar muito bem com o grafismo quer do painel de instrumentos quer da multimédia (talvez por ser uma versão básica acabam por faltar algumas informações com o Android Auto ativo como a temperatura exterior, ter que sair do Android Auto para ver qual a emissora que estava sintonizada e assim outros pequenos pormenores) e, ainda nesse campo, também não gostei da legibilidade do conta rotações. Também como negativo achei o espaço no banco traseiro em que, tendo eu 1,86 m, sobrava mesmo muito pouco espaço atrás de mim para alguém poder sentar-se confortavelmente.

Última edição:
PXL_20250517_152058382_2.jpg

PXL_20250517_152119110_2.jpg

Toyota Yaris 1.0 Confort

Durante uma semana calhou-me um Yaris base em tudo: motor e equipamento.

Mecânica/Comportamento:

Já não conduzia um tricilindrico atmosférico há muito tempo, e a impressão não foi a melhor: muito ruído e vibração, para pouco andamento.

Principalmente em primeira e segunda velocidade, a partir das 2000 rpm era brindado com uma vibração intensa qb.

A caixa de 5 velocidades é precisa, mas muito curta. A 120 km/h​ já vamos a tocar nas 4000 rpm.

Gostei da direção, muito direta. Esta unidade estava equipada com uns pneus Ecopia, que não tinham o melhor comportamento em pisos irregulares. Passava muito ruído de rolamento para o habitáculo.

Tanto quanto percebi, esta versão não tinha Start/Stop.

As ajudas à condução são rigorosas demais. Em ICs com vias mais estreitas, o sistema de manutenção na faixa insistia em puxar-me para a direita, em direção ao carro que estava a ultrapassar, mesmo sem estar a calcar as linhas.

Interior/Equipamento:

Equipamento limitado ao estritamente necessário: AC manual, VE frente, infotainment com Android Auto/Apple Car Play.

Nas ajudas ao estacionamento, tinha câmara de marcha atrás, de má qualidade e linhas fixas. Sensores de estacionamento não havia, mas também não senti falta.

A qualidade do interior não me impressionou pela positiva. Plástico duro em todo o lado como seria de esperar, mas várias peças mexiam-se mais que o esperado, como a moldura do sistema de infotainment, ou a consola central junto à caixa de velocidades. A unidade em concreto tinha 30k kms, e alguns ruídos parasitas de vários sítios.

O sistema de infotainment cumpre, mas é lento e tem aspeto antiquado. Tem botões físicos para funções não incluídas naquela unidade, sendo que os botões à direita do ecrã ficam longe demais do condutor.

A iluminação interior é insuficiente, durante a noite é difícil de encontrar alguma coisa naquele habitáculo.

Os bancos cumprem, pouco apoio lateral. As costas do banco são muito altas, o que faz com que o encosto de cabeça fique muito alto, mesmo na sua posição mais baixa.

O formato do puxador interior da porta é péssimo, faz parte de uma peça única que inclui a pega e os controlos dos vidros. Não tenho mãos gigantes, mas acabava sempre por bater com as costas da mão quando ia abrir a porta. Na foto abaixo dá para ver que a peça já tem vários riscos devido ao difícil acesso:

PXL_20250518_161325558.jpg

Conclusões:

A impressão que fiquei é que estava num carro desenhado há uns 15 anos. Acredito que melhore em alguns pontos nas versões mais equipadas.

Gostei da direção e do feeling de carro leve e ágil, que é cada vez menos comum.

Os consumos foram baixos, ficaram nos 5.8l/100km sem qualquer preocupação. Grande parte dos percursos em AE entre os 130-150km/h e ICs.

Estava à espera de ficar com uma melhor impressão do pequeno Yaris, mas ficou aquém das expectativas.

Anexos

• PXL_20250517_152119110_2.jpg
    PXL_20250517_152119110_2.jpg
    231,4KB · Visualizações: 0
Desta vez uma voltinha até S.Miguel.

O requisito era ser uma viatura capaz de acomodar 5 pax, 2 com cadeira e jump seat, e as respectivas 5 malas de cabine. A viatura alugada seria um segmento C SW. Como chegámos antes da hora prevista, e eu fui demasiado conservador no atraso que costumo meter entre voo e RaC, a viatura ainda nao estava disponível.

Assim, depois de saber que a viatura atribuída seria uma Foxus SW ou um Tipo SW, nenhuma delas com comodidade que a situaçao exigia. Decidi fazer upgrade por pouco mais de 20/30€. Assim, veio um Qashqai 1.3 "Tce" 140 cv, de caixa manual.

Cumpriu com mestria a tarefa a que lhe foi entregue. Comodidade suficiente, acesso fácil para mim (questão de saude passageira), espaço, bagageira suficiente e segurança (estabilidade e travagem). O motor faz o que pode, e "quem dá o que tem, a mais nao é obrigado". Uma caixa auto ali seria um plus, claramente.

Relativamente ao comportamento, mais composto que o X1 18d que costumava conduzir há uns tempos.

As (des)ajudas à condução são pouco intrusivas, e a Nissan ainda tem.a consideração de nao pendurar tudo no infotainment, como os comandosda climatização.

Ficam umas fotos

Última edição:
Desta vez uma voltinha até S.Miguel.

O requisito era ser uma viatura capaz de acomodar 5 pax, 2 com cadeira e jump seat, e as respectivas 5 malas de cabine. A viatura alugada seria um segmento C SW. Como chegámos antes da hora prevista, e eu fui demasiado conservador no atraso que costumo meter entre voo e RaC, a viatura ainda nao estava disponível.

Assim, depois de saber que a viatura atribuída seria uma Foxus SW ou um Tipo SW, nenhuma delas com comodidade que a situaçao exigia. Decidi fazer upgrade por pouco mais de 20/30€. Assim, veio um Qashqai 1.2 "Tce", de caixa manual.

Cumpriu com mestria a tarefa a que lhe foi entregue. Comodidade suficiente, acesso fácil para mim (questão de saude passageira), espaço, bagageira suficiente e segurança (estabilidade e travagem). O motor faz o que pode, e "quem dá o que tem, a mais nao é obrigado". Uma caixa auto ali seria um plus, claramente.

Relativamente ao comportamento, mais composto que o X1 18d que costumava conduzir há uns tempos.

As (des)ajudas à condução são pouco intrusivas, e a Nissan ainda tem.a consideração de nao pendurar tudo no infotainment, como os comandosda climatização.

Ficam umas fotos

No caso é um 1.3 "TCe" penso que o de 140 cv.

Assim, depois de saber que a viatura atribuída seria uma Foxus SW ou um Tipo SW, nenhuma delas com comodidade que a situaçao exigia. Decidi fazer upgrade por pouco mais de 20/30€. Assim, veio um Qashqai 1.3 "Tce" 140 cv, de caixa manual.

Esta parte deixou-me alguma curiosidade, a questão da comodidade tinha a ver essencialmente com a altura ? Eu também prefiro de longe um Qhasqai a uma carrinha Focus ou Tipo, mas como não é essa habitualmente a opinião predominante por aqui (fórum) fiquei curioso.

Esta parte deixou-me alguma curiosidade, a questão da comodidade tinha a ver essencialmente com a altura ? Eu também prefiro de longe um Qhasqai a uma carrinha Focus ou Tipo, mas como não é essa habitualmente a opinião predominante por aqui (fórum) fiquei curioso.

A altura é algo que por norma não valorizo, até porque não gosto de viajar numa posição mais alta. Nesse aspecto preferiria mais a Focus, que é a que tem a posição de condução mais baixa. Aqui a altura revelou-se uma vantagem porque estava a recuperar de uma cirurgia realizada há menos de 4 dias.

Nesse comentário referia-me mais aos bancos e suspensões, que são mais cómodos no Qashqai que na Focus e Tipo SW. O conjunto do Focus é excessivamente rijo para o meu gosto, e o Tipo SW é um carro inferior em comodidade, com uma posição de condução que me agrada menos que os restantes segmentos C, até porque está posicionado entre o segmento B e C.

Fiquei muito bem impressionado com o Qashqai dessa geração, e conheço o produto porque tenho cá em casa um de 2018 e já fiz várias dezenas de milhar de kms num da primeira geração.

Há meio ano na Madeira calhou-me um desses na versão ePower e fez um fit perfeito com o relevo da ilha.

E conseguiu apresentar-me uma média final de 5,9 em mais de 1000kms. Na ilha é excelente.

Da vez anterior, calhou-me um A200 com pack AMG (adorei, claro) e a média ficou nos 7,2.

Na Madeira nunca alugo carros manuais, nem pouco potentes. Qualquer Panda ou Fiat 500 gasta mais que estes, e estes têm a vantagem de descomplicar as férias ao evitar motores aos berros e pontos de embraiagem a queimar.

o meu irmão foi a espanha em trabalho na semana passada. saiu no avião em sevilha e levantou o carro e voltou em valência, deixando-o lá.

em menos de 72 horas fez 1226kms com 66,13lts. diz ele que deu uma média de 5,4lts. cerca de 70% com o cruise control e também cerca de 70% nas vias rápidas que eles lá têm. calor quase extremo de 36º, 39º. num dos sítios estavam 30º às 21h.

o carro era automático e portou-se muito bem. era um simples taigo 1.0 de 115cv. ele até pensava que devia ser um 1.5, mas pela matrícula não seria.

Já alguém alugou carro em Menorca? Se sim, o que recomendam em termos de rent a car?

Queria de preferência um Cabrio.

Sim e não recomendo a Record Go, quase 2h para levantar, uma barafunda que nunca apanhei.

É mais caro mas na minha opinião compensa alugar no terminal. Tira foto de qq coisa que não aches bem.
Por fim o seguro contra todos os riscos da Booking funciona na perfeição e ultra rápido. Aprovaram o pagamento de um dano em 30m literalmente, recomendo

Se são 2 aluga um 500 cabrito são giros e baratos

Já alguém alugou carro em Menorca? Se sim, o que recomendam em termos de rent a car?

Queria de preferência um Cabrio.

AutosMenorca.

Levantei já às 22h no parque do terminal, e deixei no mesmo local, com chave no porta-luvas.

No meu caso foi um Skoda Kamiq, que estava impecável.

PS: No site têm 500C, T-ROC Cabrio e Mini Cabrio

Última edição:
Sim e não recomendo a Record Go, quase 2h para levantar, uma barafunda que nunca apanhei.

É mais caro mas na minha opinião compensa alugar no terminal. Tira foto de qq coisa que não aches bem.
Por fim o seguro contra todos os riscos da Booking funciona na perfeição e ultra rápido. Aprovaram o pagamento de um dano em 30m literalmente, recomendo

Se são 2 aluga um 500 cabrito são giros e baratos

Por norma não alugo em empresas maiores, mas sim naquelas mais familiares e que dispensam o cartão de crédito e a franquia.

Fiat 500c há em várias, mas queria algo um bocadinho com mais de “sal” e levo uma mala de porão de 23kg e pelo menos um trolley de cabine, portanto receio da capacidade da mala do 500….

Por norma não alugo em empresas maiores, mas sim naquelas mais familiares e que dispensam o cartão de crédito e a franquia.

Fiat 500c há em várias, mas queria algo um bocadinho com mais de “sal” e levo uma mala de porão de 23kg e pelo menos um trolley de cabine, portanto receio da capacidade da mala do 500….

fonix tanta bagagem [:)]
São 2 para quantas semanas?

vê-se bastantes T- Rocs cabrio de rent-a-car a passear pela ilha.

Sal não tem nenhum, mas tem espaço.

Uma semana.

Mas já sei como é, tenho de ir com folga para caberem os souvenirs do costume [:D][:)]

já dei para esse peditório todo, há anos que cada um viaja com mochila de cabine, no máximo um trolley!
E somos 5 (4 mulheres)

Para Menorca fui em casal com outros casais, e levei mais malas que costume, mas em Maio fiz 6 dias em família em Itália e foram só mochilas!

em que zona vais ficar?

Voltar
Superior