Nada mau para um carro de primeira geração.
Assinalável e nota prévia que estou do lado de defender a mobilidade elétrica, mas estas contas parecem-me um pouco otimistas ainda assim.
Mesmo que carregues sempre em casa, e mesmo que tenhas bi-horária (e mesmo que convenienentemente quem faz estas contas ignore o gasto adicional mensal devido kWh mais caro durante o dia...) e mesmo que consigas fantásticos €1,5/100km* temos de comparar com carros comparáveis como um típico segmento C 1.6 diesel moderno.
Ora nesse sentido, e tentando também ter o melhor preço médio do gasóleo durante a última década (e tenho dados meus pessoais desta métrica, no meu caso é de ~1,28/l, mas vamos usar 1,35 visto eu ter nessa média algum poupa mais da BP, low costs e aí 15-20% de gasóleo metido em Espanha) podemos os apontar a €7,5/100km. 5,5/5,6 e gasóleo nos tais 1,35l.
Ora em 350k km com 7,5 para diesel e vamos assumir 1,5 para o EV (o que acho otimista mas ok) dá um delta de €6/100km.
Para 350k km isto dá €21k. Continua a ser uma fortuna, e a poupança em manutenção preventiva e corretiva neste horizonte é certamente na ordem dos 10k fácil (no EV isto é quase €0), e é preciso que o ICE seja fiável, outro grande se quando se tenta chegar aos 350k km.
Portanto 31k só em combustível não confere, mas ~30k entre combustível e manutenção é bem possível sim.
E o carro não sendo perfeito e mesmo com enorme degradação continua a ser utilizável para muito boa gente, nomeadamente quem não faça mais de 80km diários e tenho garagem em casa claro.
*o que real é difícil porque não pode haver carregamentos nenhuns fora de casa para ter esta média, porque há perdas no carregamento nunca contabilizadas e ainda o facto do Leaf não ser dos EVs mais eficientes e ser dificil dos 13/14 kWh/100km. Aliás nas minhas mãos estes carros não fazem menos de 16 mesmo em voltas, mas ok, não sou o melhor exemplo [

]