Tópico dos carros eléctricos

Sim, mas essa versão mais barata é plug&charge, ou seja, qualquer pessoa pode ligar-se e carregar. É claro a solução é ir ao quadro e desligar o disjuntor.
A versão com autenticação e Load Balancing já é 645€.

Nada mau para um carro de primeira geração.

4bdce22fbb80bc9c26c67fe226a0f23e.jpg

O que os dados têm dito é que as baterias duram mais do que o resto do carro. Mas devia ser obrigatório as baterias terem um indicador de SOC. Qualquer telemóvel tem.

Seja como for é obra 350.000 km. E agora se quisesse bastava comprar um pack de 25-30kw/h novo por uns 5-7mil e tinha carro para mais 300 mil. A poupança seria na mesma enorme porque nesses 30 mil não estão poupanças potenciais de manutenção e avarias que iam acontecer no ICE de certeza.

Nada mau para um carro de primeira geração.

4bdce22fbb80bc9c26c67fe226a0f23e.jpg

Assinalável e nota prévia que estou do lado de defender a mobilidade elétrica, mas estas contas parecem-me um pouco otimistas ainda assim.

Mesmo que carregues sempre em casa, e mesmo que tenhas bi-horária (e mesmo que convenienentemente quem faz estas contas ignore o gasto adicional mensal devido kWh mais caro durante o dia...) e mesmo que consigas fantásticos €1,5/100km* temos de comparar com carros comparáveis como um típico segmento C 1.6 diesel moderno.

Ora nesse sentido, e tentando também ter o melhor preço médio do gasóleo durante a última década (e tenho dados meus pessoais desta métrica, no meu caso é de ~1,28/l, mas vamos usar 1,35 visto eu ter nessa média algum poupa mais da BP, low costs e aí 15-20% de gasóleo metido em Espanha) podemos os apontar a €7,5/100km. 5,5/5,6 e gasóleo nos tais 1,35l.

Ora em 350k km com 7,5 para diesel e vamos assumir 1,5 para o EV (o que acho otimista mas ok) dá um delta de €6/100km.

Para 350k km isto dá €21k. Continua a ser uma fortuna, e a poupança em manutenção preventiva e corretiva neste horizonte é certamente na ordem dos 10k fácil (no EV isto é quase €0), e é preciso que o ICE seja fiável, outro grande se quando se tenta chegar aos 350k km.

Portanto 31k só em combustível não confere, mas ~30k entre combustível e manutenção é bem possível sim.

E o carro não sendo perfeito e mesmo com enorme degradação continua a ser utilizável para muito boa gente, nomeadamente quem não faça mais de 80km diários e tenho garagem em casa claro.

*o que real é difícil porque não pode haver carregamentos nenhuns fora de casa para ter esta média, porque há perdas no carregamento nunca contabilizadas e ainda o facto do Leaf não ser dos EVs mais eficientes e ser dificil dos 13/14 kWh/100km. Aliás nas minhas mãos estes carros não fazem menos de 16 mesmo em voltas, mas ok, não sou o melhor exemplo [:D]

Por outro lado, e isto ajuda o caso do EV, se compararmos coisas realmente comparáveis, ou seja, ter o tal C 1.6 diesel mas com caixa auto (é um elemento de conforto nos EVs que muitos ICEs não têm) as contas melhoram a favor do EV visto não só uma caixa auto acrescentar ali um extra no consumo (0,5l?) como em 350k km é suposto a cx ter manutenção.

Claro que aqui vai depender de modelo para modelo, mas na soma destes dois fatores estão pelo menos mais €3000 para o ICE, se calhar até mais para os €4000 se for preciso trocar o óleo da caixa auto várias vezes.

Um EV novo até pode desvalorizar muito, e é dos principais contras, mas para meter kms à bruta a carregado em casa vai-se recuperar e bem essa machadada.

EDIT: E para casos futuros se pegarmos num eGolf 7,5 ou Leaf II até devemos comparar com versões 2l diesel, aqui temos ainda IUC mais caro, mais consumo etc.

E essa é outra, em 10 anos esse tal C 1.6 diesel paga quase €1500 em IUC, já o EV paga €0 em IUC.

O que os dados têm dito é que as baterias duram mais do que o resto do carro. Mas devia ser obrigatório as baterias terem um indicador de SOC. Qualquer telemóvel tem.

Seja como for é obra 350.000 km. E agora se quisesse bastava comprar um pack de 25-30kw/h novo por uns 5-7mil e tinha carro para mais 300 mil. A poupança seria na mesma enorme porque nesses 30 mil não estão poupanças potenciais de manutenção e avarias que iam acontecer no ICE de certeza.

Percebo a ideia, mas se pegares num carro destes e venderes e somares o valor desse pack de baterias + MO tens dinheiro para comprar um Leaf II com bateria de 40kWh e já um carro mais moderno etc. E até te deve sobrar dinheiro.

Isto das baterias retrofit tem de ficar ainda mais barato para financeiramente fazer sentido, pelo menos na minha ótica claro.

Exceto se estimares muito o carro porque o compraste novo e não queres comprar um carro usado, ok, aí aceito a lógica.

Percebo a ideia, mas se pegares num carro destes e venderes e somares o valor desse pack de baterias + MO tens dinheiro para comprar um Leaf II com bateria de 40kWh e já um carro mais moderno etc. E até te deve sobrar dinheiro.

Isto das baterias retrofit tem de ficar ainda mais barato para financeiramente fazer sentido, pelo menos na minha ótica claro.

Exceto se estimares muito o carro porque o compraste novo e não queres comprar um carro usado, ok, aí aceito a lógica.

Ficas pior servido, devido ao problema bem conhecido dos Leaf de 40kwh. Não escapa um…

Creio que consegues um pack de substituição abaixo dos 5000€, não precisas colocar 65kwh, basta algo com 30-40kwh ficava melhor que novo. Além disso um Leaf sem bateria, ou com baixo SOH vale muito pouco.

Pois é precisamente esse valor médio do custo de combustível nos últimos 10anos que falta.
Uma poupança de 6€/100km parece-me aceitável como média dos últimos 10 anos. São 21 000€ apenas em combustíveis.

Entre 2015 e 2020 os postos públicos foram gratuitos
Este carro não fez manutenções, nem dentro da garantia.

Mas o carro ainda não morreu, continua a fazer 80-100km por carga.

No ano passado considerei vender o meu Nissan Leaf 24kwh. Estavam carros idênticos no OLX por 4000€ e por esse preço preferi ficar com ele. A utilidade que o carro continua a oferecer vale muito mais do que os 4000€. Vejo as pessoas a minha volta com constantes problemas mecânicos, com reparações por vezes próximas dos 5 000€ e este velho Nissan Leaf continua com uma fiabilidade impressionante.

Edit: quem quer um EV barato para as viagens curtas do dia a dia, um Leaf 24kwh de 2014-2015 é a melhor compra custo/beneficio

Last edited:
Siga bateria nova e mais 350 em cima. Mesmo que leve um motor ou uma bobinagem ou um módulo qualquer, o que não falta é carros dadores e peças em conta.

quanto mais quilómetros fizer mais o VE compensa, é incrível a capacidade com que bate aos milhares o custo de utilização de um ice. Esses carros estão mesmo a ficar para embelezadores de garagens, oficinas e stands.

Ficas pior servido, devido ao problema bem conhecido dos Leaf de 40kwh. Não escapa um…

Creio que consegues um pack de substituição abaixo dos 5000€, não precisas colocar 65kwh, basta algo com 30-40kwh ficava melhor que novo. Além disso um Leaf sem bateria, ou com baixo SOH vale muito pouco.

Pois é precisamente esse valor médio do custo de combustível nos últimos 10anos que falta.
Uma poupança de 6€/100km parece-me aceitável como média dos últimos 10 anos. São 21 000€ apenas em combustíveis.

Entre 2015 e 2020 os postos públicos foram gratuitos
Este carro não fez manutenções, nem dentro da garantia.

Mas o carro ainda não morreu, continua a fazer 80-100km por carga.

No ano passado considerei vender o meu Nissan Leaf 24kwh. Estavam carros idênticos no OLX por 4000€ e por esse preço preferi ficar com ele. A utilidade que o carro continua a oferecer vale muito mais do que os 4000€. Vejo as pessoas a minha volta com constantes problemas mecânicos, com reparações por vezes próximas dos 5 000€ e este velho Nissan Leaf continua com uma fiabilidade impressionante.

Edit: quem quer um EV barato para as viagens curtas do dia a dia, um Leaf 24kwh de 2014-2015 é a melhor compra custo/beneficio

Sim, já ouvi essas histórias dos II de 40kWh, tal como o Leaf I dos últimos com a bateria de 30kWh também diz-se ser menos bulletproof que os de 24kWh. Pese embora nenhum Leaf seja o ideal visto ter baterias arrefecidas a ar.

Mas não é menos verdade que pelo que custam (Leaf I) não há nada melhor no mercado... O que há é pior de segmentos inferiores.

Para mim EVs usados é Leaf I low end e depois com budgets a partir aí de 15k é considerar seriamente um Model 3. Pessoalmente acho piada ao e-Golf (sobretudo o 7,5 com 136cv e bateria de ~36kWh), mas é caro qb para o que oferece. Ganha pontos é para um público que quer um EV mas quer um carro com aspeto "normal" (vs Leaf, sobretudo o I que não agrada da todos) e/ou gosta das OEMs tradicionais (vs Tesla e seu modelo de negócio).

A soma de teres um pack que mesmo novo tinha apenas 24kWh (22 úteis) com degradações de 30-40% faz com que mesmo trocando por um pack de 40kWh usado com 10-15% de deg. seja um enorme upgrade de autonomia. Sem dúvida.

Sim, em PT com um parque auto tão velho até mesmo carros modestos vão custando boas massas por ano a manter, pior quando são mal mantidos e depois é motor ao ar... Negligência essa que num EV não tem grande stress.

Vejo que concordas +/- com as minhas contas, e até acho que fui simpático para o Leaf e dá uma diferença inferior a 30k, mas, como disse, somando tudo na equação é uma poupança de 30k em 10 anos fácil sim. Ou seja o carro acaba a pagar-se a ele próprio e um ICE também desvaloriza...

Já nem me lembrava da Mobi-E grátis, mas carregar em casa com bi-horário é tão barato e prático que é uma poupança ténue face às complicações. Além de que nos últimos anos de postos grátis nunca nada funcionava e estavam todos ao abandono...

Last edited:
Sim, já ouvi essas histórias dos II de 40kWh, tal como o Leaf I dos últimos com a bateria de 30kWh também diz-se ser menos bulletproof que os de 24kWh. Pese embora nenhum Leaf seja o ideal visto ter baterias arrefecidas a ar.

Mas não é menos verdade que pelo que custam (Leaf I) não há nada melhor no mercado... O que há é pior de segmentos inferiores.

Para mim EVs usados é Leaf I low end e depois com budgets a partir aí de 15k é considerar seriamente um Model 3. Pessoalmente acho piada ao e-Golf (sobretudo o 7,5 com 136cv e bateria de ~36kWh), mas é caro qb para o que oferece. Ganha pontos é para um público que quer um EV mas quer um carro com aspeto "normal" (vs Leaf, sobretudo o I que não agrada da todos) e/ou gosta das OEMs tradicionais (vs Tesla e seu modelo de negócio).

A soma de teres um pack que mesmo novo tinha apenas 24kWh (22 úteis) com degradações de 30-40% faz com que mesmo trocando por um pack de 40kWh usado com 10-15% de deg. seja um enorme upgrade de autonomia. Sem dúvida.

Sim, em PT com um parque auto tão velho até mesmo carros modestos vão custando boas massas por ano a manter, pior quando são mal mantidos e depois é motor ao ar... Negligência essa que num EV não tem grande stress.

Vejo que concordas +/- com as minhas contas, e até acho que fui simpático para o Leaf e dá uma diferença inferior a 30k, mas, como disse, somando tudo na equação é uma poupança de 30k em 10 anos fácil sim. Ou seja o carro acaba a pagar-se a ele próprio e um ICE também desvaloriza...

Já nem me lembrava da Mobi-E grátis, mas carregar em casa com bi-horário é tão barato e prático que é uma poupança ténue face às complicações. Além de que nos últimos anos de postos grátis nunca nada funcionava e estavam todos ao abandono...

Fui espreitar o OLX….
O Leaf 24 de 2014/15 estão a valorizar, o mais barato custa agora 5000€. 😁

Outro pormenor, alguns anúncios de oficinas que trocam baterias e alguns packs de baterias provenientes de salvados. Há uma bateria de 40kwh de um Leaf2 por 3000€. A troca não é nada complexa, podemos considerar uns 500€ de MO e acessórios, ou seja, são 3500€ para colocar um velho Leaf a fazer 300km por carga.

As baterias do Leaf 40kwh duram pouco tempo e deformam porque são usadas acima das capacidades, ou seja, o carro tem demasiada potência para o tipo de células. Como o antigo Leaf tem apenas 120cv e tem um modo económico que não ultrapassa os 67cv, é de esperar que os packs de 40kwh provenientes do Leaf2 possam durar muitos anos no Leaf de primeira geração sem qualquer problema.

Fui espreitar o OLX….
O Leaf 24 de 2014/15 estão a valorizar, o mais barato custa agora 5000€. 😁

Outro pormenor, alguns anúncios de oficinas que trocam baterias e alguns packs de baterias provenientes de salvados. Há uma bateria de 40kwh de um Leaf2 por 3000€. A troca não é nada complexa, podemos considerar uns 500€ de MO e acessórios, ou seja, são 3500€ para colocar um velho Leaf a fazer 300km por carga.

As baterias do Leaf 40kwh duram pouco tempo e deformam porque são usadas acima das capacidades, ou seja, o carro tem demasiada potência para o tipo de células. Como o antigo Leaf tem apenas 120cv e tem um modo económico que não ultrapassa os 67cv, é de esperar que os packs de 40kwh provenientes do Leaf2 possam durar muitos anos no Leaf de primeira geração sem qualquer problema.

Nujnca esquecer a velha máximo do pedir é diferente de alguém dar sequer perto disso.

Mas isso também era válido há uns anos atrás e é possível que estejam estagnados em preço sim.

O que até faz relativo sentido pois não esquecer que há uns anos atrás fora uma pequena maioria a opinião generalizada da população é que EVs usados era comprar um problema por causa das baterias que não duram e que depois para trocar são 10, 15, 20 ou 25k.

Mas acho que a cada dia que passa há mais pessoas a chegarem à conclusão que eu, tu e não só já chegámos, EVs em termos de custos é espectacular.

Eu só ainda não estou na mobilidade elétrica porque não. tenho como carregar em casa e tenho de pensar bem essa situação. Além de fazer com frequência ~350km num só dia aos fim‑de‑semana, sendo a maioria desses kms em AE porque hoje em dia já não tenho grande pachorra para nacionais. E portanto sei que mesmo a sair com 90 ou até 100% tenho sempre de dar uma pequena carga a meio da viagem de volta para casa.

Fui ao OLX e está lá um todo lixado a pedirem 2800 negociáveis. Aposto que 2k se compra. Mesmo assumindo que a bateria é lixo* somas esses 3,5k e por 5,5k tens um carro a fazer 200-250km com um carga. A mim parece-me bem [:cool:]

Não sabia disso dos 150cv serem muito para essas células, mas é como dizes, é aproveitar a retrocompatibilidade e meter nos Leaf I. BTW, os Leaf I têm 110cv se não me engano.

E depois essa é outra, até podem ser só 110cv, mas no mundo real em cidade/vias rápidas são bem mais utilizáveis que 110cv de um qlq 1.6 diesel manual.

*que não é, dá pare pegar e fazer uma powerwall de 6/7kWh que não sendo muito é suficiente para 1 a 2 dias num apagão e se combinado com paineis parece-me uma excelente forma de aproveitar algo que para muito é lixo.

Até pode ter gasto zero mesmo, basta usar paineis solares para carregar o carro.

Também posso meter para comparações que a pessoa com carro a gasóleo com Galp frota da empresa e portanto gasóleo a €0. Se faz sentido? Não me parece.

Ou posso meter aqui um Lupo 3L ou Audi A2 "3L" a fazer 3l que com média de 1,35 dá ~€4/100km. E depois posso comparar com um Taycan Turbo S a fazer 25-30kWh/100km e a carregar em tarifa simples num tarifário caro que fica mais caro que estes dois carros a combustão.

Para ser o mais justo e simplificar devemos sempre fazer comparações o mais normais possíveis. E mesmo nesses cenários um ICE fica sempre a pelo mais 4x no €/100km. Embora se metermos ao barulho mesmo que sejam só 20% de carregamentos fora de casa a coisa muda logo de figura, e aqui se não for um Tesla e se andarmos sempre nas Ionitys da vida fica até bem mais caro que um qualquer 520d da vida.

Também posso meter para comparações que a pessoa com carro a gasóleo com Galp frota da empresa e portanto gasóleo a €0. Se faz sentido? Não me parece.

Ou posso meter aqui um Lupo 3L ou Audi A2 "3L" a fazer 3l que com média de 1,35 dá ~€4/100km. E depois posso comparar com um Taycan Turbo S a fazer 25-30kWh/100km e a carregar em tarifa simples num tarifário caro que fica mais caro que estes dois carros a combustão.

Para ser o mais justo e simplificar devemos sempre fazer comparações o mais normais possíveis. E mesmo nesses cenários um ICE fica sempre a pelo mais 4x no €/100km. Embora se metermos ao barulho mesmo que sejam só 20% de carregamentos fora de casa a coisa muda logo de figura, e aqui se não for um Tesla e se andarmos sempre nas Ionitys da vida fica até bem mais caro que um qualquer 520d da vida.

Não falei das tuas contas, pois não? O outro user perguntou se não pagou carregamentos e de facto tal é possível... Até eu sem painéis andei praticamente 3 anos sem pagar quase nada no dia a dia pois carregava no trabalho, mas isso são situações pontuais, ainda assim possiveis para algumas pessoas. Em nada estava a tentar "rebaixar" ou menosprezar as tuas contas que até estão bem racionais

Não falei das tuas contas, pois não? O outro user perguntou se não pagou carregamentos e de facto tal é possível... Até eu sem painéis andei praticamente 3 anos sem pagar quase nada no dia a dia pois carregava no trabalho, mas isso são situações pontuais, ainda assim possiveis para algumas pessoas. Em nada estava a tentar "rebaixar" ou menosprezar as tuas contas que até estão bem racionais

Eu sei que não estavas a atacar as minhas contas ;) Peço desculpa se pareceu que estava a implicar contigo.

Nem era nada pessoal, só acho que devemos tentar ser sérios nas contas (no geral). Aliás os EVs não precisam sequer qlq tipo de ajuda nas contas pq contra factos não há argumentos.

Mas se comprar um EV barato usado e rodar montes de kms é o cúmulo da poupança (e ótimo para carro para filhos na faculdade por exemplo e/ou para carro de voltas secundário ou terciário), não é menos verdade que quem compra EVs novos caros a título pessoal e anda pouco (e conheço 2 casos assim) tira muito menos partido das poupanças e o carro desvaloriza fortemente na mesma. Não digo que ainda assim se perca mais dinheiro que comprando um ICE equivalente porque o que se poupa em IUC, manutenção e combustível ajuda a compensar uma desvalorização extra face ao ICE, mas provavelmente fica ali ela por ela nalguns casos que sim, já fiz as contas :) (gosto muito de fazer contas, desde puto [:D])

4x mais a cada 100kms não acredito que seja a normalidade. Diria que numa utilização média andará entre os 2 e as 3x mais, mas é preciso enquadrar caso a caso quando se quer fazer contas (já tive esta troca de posts aqui há uns dias). Há tantas variáveis que é impossivel assumir algo assim tão objectivamente. E mesmo só assumindo aqueles que não têm borlas, desde o tarifário da electricidade ao do combustível, desde a presença de painéis solares, com ou sem baterias, desde o trajecto do quotidiano (inverso em consumo de um EV vs um ICE), muitos carregamentos fora ou quase sempre em casa…não sei se me esqueço de alguma coisa. Depois se quisermos meter a manutenção ao barulho, analisar os custos previstos de cada um, o que não é fácil. A única situação que até agora podemos afirmar com exatidão é que os EVs não pagam IUC. Tudo o resto é fazer uma folha de excel para se chegar a uma conclusão.

Pessoal, não sei se este sítio é indicado pra pedir conselhos ou se apenas para discutir notícias e novidades.

Tenho um segmento B a gasolina de 2019 atmosférico com 96 mil KMS, consumos 5.5. Ainda não deu chatices, mas prevejo algumas dores de cabeça em futuras manutenções.

Não tenho garagem nem tomada própria para carregar. Mas estou a estudar em fazer uma troca por troca por um EV usado.
Seria objectivo carregar em períodos curtos nos postos públicos e usar a tomada 230v em casa dos meus pais e dos meus sogros, onde normalmente passo umas valentes horas/dias.

Será uma ideia assim tão louca?

Leaf de 2015 24 kWh conheço outro, agora com uns seus 250 mil km, que continua a carregar 140 km e a fazê-los. Praticamente sem custos de manutenção. Carro de 1ª geração sem ventilação das baterias, etc.

O problema dos elétricos é mesmo a rede de carregamento pública, que é cara, insuficiente e imprevisível. Isso e gente parva nos condomínios. A bateria não será certamente.

Back