Tópico dos carros eléctricos

As melhorias são bem vindas!

Mas penso que no SR 18'' a autonomia já era de 554km, no de 19'' subiu de 513 para 520km.

A mudança é bem mais expressiva nos LR com bateria NMC.

Link com mais detalhes: https://teslamag.de/news/tesla-model-y-model-3-mehr-reichweite-weitere-neuerungen-65708

Tradução automática:

Atual: Tesla atualiza o Model Y e o Model 3 com mais alcance e outras inovações

3 de outubro de 2025 | 0 comentários
tesla-model-3-konfigurator-aug2025-740x425.jpg

Aqueles que tiveram a sorte de receber um Tesla Model 3 ou Model Y com autonomia maior do que a informada no site no momento da compra, algumas semanas atrás, e agora essa inovação é oficial para a Europa: ambos os modelos agora podem ser encomendados com a atualização da bateria, anunciou a empresa na sexta-feira, e atualizou seu configurador de acordo. O Model 3 adiciona uma câmera frontal e o retorno da alavanca de seta no volante, anteriormente descontinuada; os preços permanecem inalterados, de acordo com a Tesla. Até 750 km com Tesla Model 3

O aumento da autonomia em diversas versões do Tesla Model 3 e Model Y é possível graças a uma bateria ligeiramente maior, cuja informação vazou na homologação da UE em julho. A capacidade líquida aumentou quase 5%, para 82-84 quilowatts-hora. Isso se aplica à maior das duas baterias que a Tesla oferece atualmente para o Model 3 e o Model Y. As células NMC nessas baterias são da LG Energy Solutions. Como alternativa, existe o conjunto de baterias menor com células LFP da CATL.
No entanto, o Model 3 na versão "Maximum Range Rear-Wheel Drive" com a bateria LG, também conhecida como LR RWD, agora tem uma autonomia de 750 quilômetros com uma única carga, de acordo com o teste WLTP, conforme anunciado pela Tesla na sexta-feira e mostrado no configurador (veja a foto acima). São 48 quilômetros, ou cerca de 7%, a mais do que antes. Com tração integral, a autonomia aumentou na mesma proporção, para 716 quilômetros; no Model 3 Performance, subiu para 571 quilômetros WLTP.

A Tesla também anunciou oficialmente mais duas inovações para o Model 3, que haviam sido antecipadas por insiders após o registro na China e, posteriormente, na UE. Assim como o Model Y com seu facelift no início deste ano, ele terá uma câmera no para-choque dianteiro. A Tesla também está reintroduzindo a haste do pisca-pisca no Model 3 , que havia sido gradualmente eliminada em todos os facelifts e no Cybertruck a partir de 2021, em favor de botões no volante. No entanto, a Tesla decidiu não eliminar esse recurso na atualização do Model Y. Menos mudanças no Modelo Y

Em relação a este carro elétrico, a Tesla anunciou apenas na sexta-feira que a versão "Alcance Máximo com Tração Integral" (Model Y LR AWD) agora oferece uma autonomia maior – 629 quilômetros em vez dos 586 quilômetros anteriores, de acordo com o WLTP. O Model Y Performance, lançado no mercado europeu em setembro como a última versão do best-seller atualizado da Tesla, foi o único registrado com a nova bateria. Portanto, ela já está incluída no configurador aqui também . No entanto, até a tarde de sexta-feira, isso ainda não se aplicava ao Model Y com bateria maior e tração traseira, que ainda estava listado em 622 quilômetros.
A mudança no configurador provavelmente ocorrerá em breve, já que a Tesla já aprovou o Model Y LR RWD na UE com a bateria LG maior. No entanto, quem o encomendar ocasionalmente e receber a bateria anterior provavelmente não terá reclamações. Também houve especulações de que outras versões do carro elétrico poderiam receber a tela maior de 16 polegadas, que a nova versão de desempenho do Tesla Model Y já possui.

É uma apreciação subjectiva, não é um facto mas com certos users não vale a pena.

Claro que é subjetiva. Mas mesmo que houvesse uma lista de parâmetros mensuráveis continuaria a valer zero o tesla ou outro carro qualquer ser o melhor, o que conta é o que as pessoas querem.

Called Model Y Standard
✅ $39,990 starting price
✅ Redesigned front fascia
✅ Single-part headlights
✅ Front bumper camera
✅ No front light bar
✅ No glass roof (“closed glass roof”)
✅ New 18” Aperture wheels
✅ Basic interior
✅ Manually adjustable steering wheel
✅ Textile décor
✅ 15.4” front touchscreen
✅ No second-row touchscreen
✅ Manually adjustable second-row air vents
✅ Particulate filter (no HEPA filter)
✅ 75 cu. ft. cargo space (-1 cu. ft.)

https://x.com/TeslaNewswire/status/1973396027156644300?t=KG3OHH-oHj6jiDfRfOVn9A&s=19

Desde 72900, mais barato que o anterior.

Arquitetura de 800v, bateria de 108kWh, carregamento até 400kW, 469cv, AWD, Display de 43".

Junta o facto de ser uma marca conhecida pela sua qualidade de construção e um modelo acabado de sair.

Falta aí muita honestidade em comparar um carro pelo tablier

O Model 3 e Y têm ambos também uma qualidade excelente e uma fiabilidade excelente.

Acrescento isto porque sei que há gente que pensa que os Teslas têm fraca qualidade ou fiabilidade o que é baseado nos primeiros anos da marca que realmente era fracos mas hoje em dia são dos melhores do mercado em fiabilidade e qualidade de materiais.

estas VERDADES ABSOLUTAS é que acho que estragam tudo ! Mas ok, não quero alimentar mais discussão - depois do texto completo anterior que já dizia tudo ! (e que me parece consensual)

Se não concordas com o que eu disse poderias dar exemplos.

Exemplos sem aquelas alíneas manhosas das marcas europeias, preço chave na mão para um particular, total transparência como na Tesla.

Independentemente dessa apreciação, e até mesmo que fosse feita pelo mais competente car reviewer do mundo. Vamos até supor que é inequívoca para a análise, a realidade é que manda e as pessoas não querem "o melhor automóvel do mercado (EV ou não) abaixo de 40 mil Euros".

Não adianta ser o "melhor" se depois as pessoas preferem outros. O que quer dizer que a tua apreciação e melhor não é a mesma da maioria dos consumidores.

Mas a Tesla é uma marca que sofre de ódio e preconceito por razões não racionais como o facto de ser Norte-Americana, o facto de ter um dono controverso, o facto de ser uma marca muito recente, etc., coisas que nada têm a ver com questões objectivas do produto em si.

Mesmo assim, o Model 3 é o terceiro EV mais vendido da Europa.

Isto é como um carro Chinês ser objectivamente o melhor do mercado por determinado preço mas muitas pessoas se recusarem a comprar simplesmente por ser Chinês.

O que também acontece.

Quando falo no Travel assist e que gostaria que o meu tivesse é por isto:
https://youtu.be/vJxjJDlTqW8?si=w9Cdw9hPOMAp5f2v

Neste vídeo ele testa várias situações e apesar de no caso do Elroq não mudar de faixa nesse vídeo, os ID com o SW mais recentes fazem-no(tal como o Explorer que ele fala já que usa a mesma base) o sistema funciona de forma impecável. O meu tem só a parte do ACC mas tirando o mudar de faixa e centrar na faixa porta-se basicamente igual(e infelizmente a parte da emergência também não é assim que funciona).

Mas a Tesla é uma marca que sofre de ódio e preconceito por razões não racionais como o facto de ser Norte-Americana, o facto de ter um dono controverso, o facto de ser uma marca muito recente, etc., coisas que nada têm a ver com questões objectivas do produto em si.

Mesmo assim, o Model 3 é o terceiro EV mais vendido da Europa.

Isto é como um carro Chinês ser objectivamente o melhor do mercado por determinado preço mas muitas pessoas se recusarem a comprar simplesmente por ser Chinês.

O que também acontece.

Tens de meter na tua cabeça.

Os aspectos que tu valorizas e a que chamas de objetivos são diferentes dos aspetos que a maioria dos consumidores europeus valorizam e que chamam de objetivos.
Não comprar um tesla porque não concordam ou não gostam do Musk é uma razão tão válida como qualquer outra, e tão objetiva como nº de cv, porque afinal, quem paga é que define o que é melhor e quais são as características que definem "melhor", e no final isso traduz-se em vendas.

E efetivamente, hoje em dia, 94% dos consumidores europeus preferem outras coisas que não um tesla. E não acrescenta nada dizeres que tem mais autonomia e mais cv e que custa mais barato.

Tens de meter na tua cabeça.

Os aspectos que tu valorizas e a que chamas de objetivos são diferentes dos aspetos que a maioria dos consumidores europeus valorizam e que chamam de objetivos.
Não comprar um tesla porque não concordam ou não gostam do Musk é uma razão tão válida como qualquer outra, e tão objetiva como nº de cv, porque afinal, quem paga é que define o que é melhor e quais são as características que definem "melhor", e no final isso traduz-se em vendas.

E efetivamente, hoje em dia, 94% dos consumidores europeus preferem outras coisas que não um tesla. E não acrescenta nada dizeres que tem mais autonomia e mais cv e que custa mais barato.

Não, há fatores objectivos/quantificáveis, e factores subjectivos.

Tu não percebes é o conceito de objectividade e subjectividade.

Factores objectivos: Performance, fiabilidade, segurança, equipamento, preço, qualidade de materiais, tecnologia, baterias, autonomia, espaço, travagem, insonorização, etc., são factores quantificáveis e objectivos.

Factores subjectivos: Nacionalidade da marca, posições políticas do CEO, estética, imagem de marca, etc., são factores subjectivos.

Depois cada um dá mais valor aos factores que mais bem entende. É isto que tu confundes.

Uma coisa é eu dizer, eu quero este carro porque é mais bonito. Tudo bem, cada um é que sabe do que gosta.

Outra coisa é dizer, este carro é lento ou tem pouca autonomia, dependendo do carro isto pode ser verdade ou mentira.

Depois a tua última frase tem piada porque basicamente se pode aplicar a tudo, 90% das pessoas na Europa não compra VW portanto pela tua ordem de ideias os europeus não querem comprar VW.

Claro que isto é totalmente falso e das ideias mais absurdas que já li.

Nunca tinha lido na minha vida alguém a dizer que o modelo mais vendido do mercado é o modelo que o mercado não quer.

Mas é para isto que servem os fóruns, para perceber o que vai na cabeça de certas pessoas por mais absurdo que isso possa ser.

Não, há fatores objectivos/quantificáveis, e factores subjectivos.

Tu não percebes é o conceito de objectividade e subjectividade.

Factores objectivos: Performance, fiabilidade, segurança, equipamento, preço, qualidade de materiais, tecnologia, baterias, autonomia, espaço, travagem, insonorização, etc., são factores quantificáveis e objectivos.

Factores subjectivos: Nacionalidade da marca, posições políticas do CEO, estética, imagem de marca, etc., são factores subjectivos.

Depois cada um dá mais valor aos factores que mais bem entende. É isto que tu confundes.

Uma coisa é eu dizer,
eu quero este carro porque é mais bonito. Tudo bem, cada um é que sabe do que gosta.

Outra coisa é dizer, este carro é lento ou tem pouca autonomia, dependendo do carro isto pode ser verdade ou mentira.

Depois a tua última frase tem piada porque basicamente se pode aplicar a tudo, 90% das pessoas na Europa não compra VW portanto pela tua ordem de ideias os europeus não querem comprar VW.

Claro que isto é totalmente falso e das ideias mais absurdas que já li.

Nunca tinha lido na minha vida alguém a dizer que o modelo mais vendido do mercado é o modelo que o mercado não quer.

Mas é para isto que servem os fóruns, para perceber o que vai na cabeça de certas pessoas por mais absurdo que isso possa ser
.

Deixei só a parte que interessa para avaliar objetivamente o que é que as pessoas querem. [;)]
E as pessoas não querem tesla.

nota: Correção, o grupo VW tem 28% de quota de mercado.

É tudo subjectivo.

Por exemplo o Model Y é mais caro, mais lento, mais pesado e tem menor autonomia que o model 3. Se olharmos apenas aos números então o Y é uma escolha irracional, no entanto vende mais que o 3...

Se considerarmos coisas que não são mesuráveis, como perceção de segurança, conforto, prazer de condução, imagem de marca, estética, feeling da estrada, conecção emocional, carisma, tudo isso influencia na altura de escolha de um carro que à partida, qualquer compra de um carro é genéricamente uma compra irracional (aposto que todos nós, temos um carro melhor do que aquilo que realmente precisamos).

Um coleta meu comprou um carro novo (nem vou dizer a marca para não alimentar mais discussões), é hibrido, tem 3xx cv, é tãooo amorfo conduzir aquilo, que grande seca, já conduzi carros mais emotivos com 100cv...

Um dos problemas da Tesla é esse, não desperta emoção nenhuma, não tem história... Eu lembro-me de ver putos nos anos 90 a sonhar com um Ibiza GT TDi, um Honda Civic, vejo hoje em dia putos a comprar um BMW com 10 anos e a dizer que cumpriram um sonho e a Tesla não tem isso. Por isso é que, apesar de ter excelentes números, do melhor que se pode comprar pelo valor que custam, na ideia de muitos devia ter 95% de quota de mercado mas tem uma quota de mercado de 3 ou 4%, só para efeito de comparação, MB tem +/-7% e BMW +/- 6% (https://acap.pt/pt/estatisticas/dados, contas feitas à mão das vendas de 2025 em Portugal).

É tudo subjectivo.

Por exemplo o Model Y é mais caro, mais lento, mais pesado e tem menor autonomia que o model 3. Se olharmos apenas aos números então o Y é uma escolha irracional, no entanto vende mais que o 3...

Se considerarmos coisas que não são mesuráveis, como perceção de segurança, conforto, prazer de condução, imagem de marca, estética, feeling da estrada, conecção emocional, carisma, tudo isso influencia na altura de escolha de um carro que à partida, qualquer compra de um carro é genéricamente uma compra irracional (aposto que todos nós, temos um carro melhor do que aquilo que realmente precisamos).

Um coleta meu comprou um carro novo (nem vou dizer a marca para não alimentar mais discussões), é hibrido, tem 3xx cv, é tãooo amorfo conduzir aquilo, que grande seca, já conduzi carros mais emotivos com 100cv...

Um dos problemas da Tesla é esse, não desperta emoção nenhuma, não tem história... Eu lembro-me de ver putos nos anos 90 a sonhar com um Ibiza GT TDi, um Honda Civic, vejo hoje em dia putos a comprar um BMW com 10 anos e a dizer que cumpriram um sonho e a Tesla não tem isso. Por isso é que, apesar de ter excelentes números, do melhor que se pode comprar pelo valor que custam, na ideia de muitos devia ter 95% de quota de mercado mas tem uma quota de mercado de 3 ou 4%, só para efeito de comparação, MB tem +/-7% e BMW +/- 6% (https://acap.pt/pt/estatisticas/dados, contas feitas à mão das vendas de 2025 em Portugal).

Agora o plot twist.

Tudo o que é subjetivo é na verdade objetivo.

É subjetivo porque o valor que cada pessoa atribui aos diferentes aspectos é diferente de pessoa para pessoa.

Mas cada pessoa individualmente, tem um unidade de medida para cada um destes aspectos e portanto objetivamente, cada um, define o valor da beleza, da nacionalidade do carro, do conforto, do dono da marca, ou da percepção de imagem e marca. No final tudo somada, escolhe o carro que quer. Objetivamente para uma pessoa, o carro ser americano ou não pode ser o factor mais importante. O dinheiro é dele, a métrica é dele, a escolha certa é a que ele faz.

Transportando isto para uma visão macro do mercado europeu, percebemos uma tendência de mercado e de preferencia do consumidor e por mais que custe aos fan boys da tesla, esta marca não é a escolha objetiva do mercado europeu.

Quota de que?

Se não havia mercado de carros elétricos quase nenhum antes da Tesla entrar, claro que com mais players a entrarem a percentagem baixa.

🥱🥱🥱🥱

A força da Tesla vê-se nas ações! Agora vai entrar o model y Lowcost que vai ser o carro mais vendido da Tesla facilmente… por cerca de 35mil euros um carro com aquele tamanho e tudo de bom que chega e sobra para a maioria das famílias… é top++++!!!!

A força da Tesla vê-se onde serve para o argumento de cada um. [:D]
Mas podemos dizer o mesmo de outros construtores automóveis.

Quota de que?

Se não havia mercado de carros elétricos quase nenhum antes da Tesla entrar, claro que com mais players a entrarem a percentagem baixa.

🥱🥱🥱🥱

A força da Tesla vê-se nas ações! Agora vai entrar o model y Lowcost que vai ser o carro mais vendido da Tesla facilmente… por cerca de 35mil euros um carro com aquele tamanho e tudo de bom que chega e sobra para a maioria das famílias… é top++++!!!!

Engraçado eu achava que se via nas vendas... As acções são uma "bolha" que para o bem de muita gente espero que nunca rebente ou vai haver muita gente a passar mal, se acham que o valor real da marca é aquele.
35mil? Onde? É que nos states tudo indica que será 39900$, será mais barato cá? Duvido muito. Realmente uma bateria de 50kWh é mesmo tudo de bom, nem sei como não se vendem mais 208 e companhia com baterias do mesmo tamanho(sensivelmente).

Last edited:
O site já está com o "encomendar" atualizado, pelo que já consegue adquirir as novas versões (por isso é que as entregas até são mais para o final do ano).
Se comprar de inventário é que ainda poderá vir as versões anteriores (convém estar atento à autonomia, porque há modelos brancos que já surgem como sendo dos novos).

Entretanto no Model Y desapareceu a cor azul, que por acaso cheguei a ver ao vivo, e era das que ficava melhor. 🤦‍♂️ Será que vai virar unicórnio?
Parece que sim, já aparecem as autonomias atualizadas no site.

Percebo. A desilusão foi grande para mim quando não colocaram o cherry red no highland (ainda esperei o mais que pude).

E foi pena não terem mantido essa cor no juniper.

Back