Tópico dos carros eléctricos

Quase de certeza que essa publicidade da vw já existe há algum tempo e é apenas válida para empresas ou ENIs com contabilidade organizada.

Podemos dizer que são boas campanhas, mas efectivamente não abrange toda a população. P.e. a Cupra tem o Born com campanha semelhante, mas é exactamente igual para empresas ou particulares.

O Ccorreia nunca escondeu isso. Por isso é que as marcas anunciam o preço sem IVA.
Não deixa de ser uma boa proposta.

A proposta é normal e está praticamente ao nível da concorrência acabada de lançar (EV4 ou Leaf). Só enganam que não sabe fazer contas. É essa a ideia dessas companhas manhosas.

E eu disse que era da Tesla? Lê melhor. Talvez na próxima encarnação do clone isso se resolva. Mas sim a malta gosta muito de se gabar que não gasta em manutenção nos Tesla e depois corre mal.

Eu não disse que tu disseste que a culpa era da Tesla. Escusas de ficar nervoso e começar com insultos.

É uma vantagem os proprietários terem a liberdade de não ficar agarrados à manutenção na marca mas se um proprietário acha que um EV não precisa de manutenção é ignorante. A Tesla não tem culpa disso.

Os Noruegueses representam o colosso de ~0.75% da população europeia. [:cool:]

A Noruega é o mercado de referência na Europa em relação aos elétricos. Além de ser um mercado imparcial porque não tem uma marca nacional.

O Model Y bateu o recorde de quota de mercado no mês passado no mercado europeu de referência nos EVs.

Calma lá, todos os noruegueses são europeus mas nem todos os europeus são noruegueses

Então vou reformular.

Os europeus que mais percebem de EVs e são imparciais por não terem uma marca nacional compram cada vez mais Tesla. Eu sei que é difícil para os haters mas o Model 3 e Y são imbatíveis para o preço para quem entende de elétricos.

Só publicidade manhosa das marcas europeias:sh)

Além de ser preço sem IVA ainda é só para empresas ou ENIs.

Para particular é preciso somar 50% a esse preço. Depois queixam-se que estão em crise. A Tesla veio mostrar como se faz as coisas com eficiência, honestidade e transparência mas nem assim aprendem.

Irra... Tudo o que a Tesla faz é o melhor... Se a Tesla meter vidros abertos por manivela, então esse é o melhor sistema!

image.png​​

O BYD Seal de 800V foi apresentado na China mas acho que ainda não chegou à Europa.
Esse não é o de 400V?

Um colega meu comprou um e diz que é 800v, agora essa versão do site é que não sei, com aqueles números faz sentido ser 400v

Irra... Tudo o que a Tesla faz é o melhor... Se a Tesla meter vidros abertos por manivela, então esse é o melhor sistema!

​​​

Nem tudo, a Internet dos carros da Tesla é miserável, a ausência de radares também acho que foi uma má ideia, o sistema Autopilot ainda tem bastantes falhas, mas no cômputo geral a Tesla foi a melhor coisa que aconteceu ao mercado automóvel europeu nas últimas décadas.

A proposta é normal e está praticamente ao nível da concorrência acabada de lançar (EV4 ou Leaf). Só enganam que não sabe fazer contas. É essa a ideia dessas companhas manhosas.

A ideia destas campanhas é direccioná-las para o público alvo: empresas que podem comprar o carro através da sua empresa com isenção de IVA em veículos até 62500€. Não é uma campanha manhosa, é uma campanha com público alvo bem definido. Basta ver o preço do Id7 nessa campanha.

Não é uma campanha manhosa, mas é adaptada ao regime fiscal vigente.

Last edited:
O Ccorreia nunca escondeu isso. Por isso é que as marcas anunciam o preço sem IVA.
Não deixa de ser uma boa proposta.

Não questão de esconder, nada disso. A questão é que o preço não é aquele para um particular e isso nem sequer está no print screen (as tais letrinhas pequenas ou asteriscos). Convém esclarecer que nem todos podem ter acesso a estes preços.

Ajudem-me a perceber isto, o Byd Seal tem arquitetura de 800v, porque é que carrega tão lento (max 150kwh) e tem uma "curva" tão estranha?

https://evkx.net/es/models/byd/seal/seal_awd/chargingcurve/

A limitação ainda não é a arquitectura da bateria mas sim a capacidade da química de absorver energia.

No caso concreto do BYD Seal, a bateria não é bem de 800v. 172 células em série X 3,2V = 550v de tensão nominal que pode chegar aos 627V no final.

Um dos poucos carros que por agora faz uso real dos 800V é o Smart #5 que chega aos 400kw.

A limitação ainda não é a arquitectura da bateria mas sim a capacidade da química de absorver energia.

No caso concreto do BYD Seal, a bateria não é bem de 800v. 172 células em série X 3,2V = 550v de tensão nominal que pode chegar aos 627V no final.

Um dos poucos carros que por agora faz uso real dos 800V é o Smart #5 que chega aos 400kw.

Acho que a principal limitação ainda está no arrefecimento do pack, como se pode comprovar na maioria dos packs a 800V, acabam quase sempre a limitar a carga por temperatura alta, até podem ter picos bem elevados mas a diferença para um 400V no final do carregamento é minima.
E pelo que vi do #5 está muito bom nos carregamentos, mas pelo que vi começam a a aprecer limitações noutros capitulos, nomeadamente nos carregadores, por enquanto os 800V ainda não fazem qualquer diferença para o dia a dia.

Acho que a principal limitação ainda está no arrefecimento do pack, como se pode comprovar na maioria dos packs a 800V, acabam quase sempre a limitar a carga por temperatura alta, até podem ter picos bem elevados mas a diferença para um 400V no final do carregamento é minima.
E pelo que vi do #5 está muito bom nos carregamentos, mas pelo que vi começam a a aprecer limitações noutros capitulos, nomeadamente nos carregadores, por enquanto os 800V ainda não fazem qualquer diferença para o dia a dia.

O Smart é uma besta a carregar, só aos 55% baixa dos 300kw e em 15 minutos faz 10-80%.

Depois perde muito na eficiência e faz médias de 25-30kwh/100km, o que faz com que em viagens longas os ganhos de tempo sejam reduzidos.

Mas a evolução tecnológica está lá. Dá gosto ver a carregar, salta para o minuto 6:30

https://youtu.be/IiBSHADBXLQ?si=gfxlmlsSRzWdXGo4

O Smart é uma besta a carregar, só aos 55% baixa dos 300kw e em 15 minutos faz 10-80%.

Depois perde muito na eficiência e faz médias de 25-30kwh/100km, o que faz com que em viagens longas os ganhos de tempo sejam reduzidos.

Mas a evolução tecnológica está lá. Dá gosto ver a carregar, salta para o minuto 6:30

https://youtu.be/IiBSHADBXLQ?si=gfxlmlsSRzWdXGo4

Já vi esses carregamentos, vê o video do Bjorn dos 1000kms, dificilmente conseguiu encontrar essas velocidades na Noruega, agora imagina no resto do mundo.[:D]
Depois, um sistema de arrefecimento em condições num carro de 800v vai roubar muita energia para o arrefecimento, é preciso encontrar um meio termo, e continuo a achar que para o dia a dia os 400V ainda são imbativeis.[;)]

Já vi esses carregamentos, vê o video do Bjorn dos 1000kms, dificilmente conseguiu encontrar essas velocidades na Noruega, agora imagina no resto do mundo.[:D]
Depois, um sistema de arrefecimento em condições num carro de 800v vai roubar muita energia para o arrefecimento, é preciso encontrar um meio termo, e continuo a achar que para o dia a dia os 400V ainda são imbativeis.[;)]
Vou acrescentar mais 2 pontos.
-Tenho observado que os carros com 800V tem consumos sempre superiores a carros com 400V idênticos. Possivelmente o sistema ainda não está afinado.

Agora algo que nunca vi ninguém falar, a maior quantidade de células em série e menor em paralelo, aumenta as consequências em caso de falha numa célula. Por exemplo o BYD Seal tem 172S. Se uma célula perde prematuramente 20% da capacidade, todo o teu pack perde 20% e a tua autonomia desce igualmente 20%. Mas imagina que a bateria estava disposta em 86S2P, a mesma célula perde 20% da capacidade, mas a tua autonomia só reduz em 10%. É apenas um exemplo com valores exagerados, mas ao fim de alguns anos, muitos kms e muitos ciclos de utilização as células nem sempre envelhecem igual.

Edit: as contas
172S
172x3.2Vx150A=82560Wh
Perda de 20% numa célula
172x3.2Vx120A=66048Wh

86S2P
86x3.2Vx300A=82560Wh
Perda de 20% numa célula
86x3.2Vx270A=74304Wh

Last edited:
Vou acrescentar mais 2 pontos.
-Tenho observado que os carros com 800V tem consumos sempre superiores a carros com 400V idênticos. Possivelmente o sistema ainda não está afinado.

Agora algo que nunca vi ninguém falar, a maior quantidade de células em série e menor em paralelo, aumenta as consequências em caso de falha numa célula. Por exemplo o BYD Seal tem 172S. Se uma célula perde prematuramente 20% da capacidade, todo o teu pack perde 20% e a tua autonomia desce igualmente 20%. Mas imagina que a bateria estava disposta em 86S2P, a mesma célula perde 20% da capacidade, mas a tua autonomia só reduz em 10%. É apenas um exemplo com valores exagerados, mas ao fim de alguns anos, muitos kms e muitos ciclos de utilização as células nem sempre envelhecem igual.

Edit: as contas
172S
172x3.2Vx150A=82560Wh
Perda de 20% numa célula
172x3.2Vx120A=66048Wh

86S2P
86x3.2Vx300A=82560Wh
Perda de 20% numa célula
86x3.2Vx270A=74304Wh

Consegues dar a volta a essas contas com packs com muitas celulas mais pequenas, como os da Tesla, engraçado que a Tesla prefere ficar nos 400V para os carros do dia a dia.
Eu por enquanto ainda não vejo qualquer vantagem nos 800V para o dia a dia, mas há pessoal acha que é a ultima coca cola do deserto, então carros que apenas suportam essa tensão de carga em DC...:sh)

Não questão de esconder, nada disso. A questão é que o preço não é aquele para um particular e isso nem sequer está no print screen (as tais letrinhas pequenas ou asteriscos). Convém esclarecer que nem todos podem ter acesso a estes preços.

A questão é que está claramente indicado que é o preço sem IVA. As pessoas podem multiplicar esse valor por 0.25 e ter o preço final.

Entretanto, SUV de segmento C con preço de arromba. O Leapmotor B10 tem uma versão com 67kWh de bateria por 31285€!
E uma versão com 56.2kWh a começar abaixo dos 30.000€.
Excelente preço.

Back