Batida no Polo numa rotunda - Decisão Final

as x tbm me enervo com alguns condutores k fazem as rotundas de forma agressiva, mas tbm ha que ser modesto na estrada e n e so abrir alas. n tou a falar de bmw nem polo, tou a falar no geral e n digam k e mentira pq a verdade ve-se no alcatrao

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

O codigo da razão a quem faz correctamente a rotunda quando há a marcação da rotunda como neste topico: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=97430
Nas outras o codigo vai dar razão a quem circula por fora, porque a alinea que o Luis Miguel colocou (e bem! :)) é muito vaga e dificilmente terá mais peso que a da mudança de faixa.

Enquanto o Governo n mandar umas latitas de tinta para pintar o resto das rotundas...certos "tonos" a fazer rotundas...continuaram ainda a sair beneficiados destas situações...e a serem considerados os coitadinhos...e as vitimas do sistema...lololo
[8][8]

;)

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

Ah

Quanto eu tirei o Código as vias da esquerda nas rotundas serviam para ULTRAPASSAR!

E para mim era o que fazia mais sentido...
entao caso kisesses sair na primeira saida e o condutor atras de ti tbm e te ultrapassasse pra dp sair a direita e tu dp batesses na traseira dele eras culpado. axas bem?

hc80...

Abstrai-te de ser uma rotunda porque é indiferente.
Vais numa recta, o condutor que vai atrás de ti ultrapassa-te e depois fecha-te e bates-lhe na traseira.
Achas bem?

Não... a questão nas rotundas era:
1-se ias atrás de alguém e não querias ultrapassar, ias e saídas na tua saía
2-senão querias ir atrás, ultrapassavas respeitando as regras do código

Tão simples quanto isso...

claro ate ai td bem, mas nem todos pensam isso e e prego a fundo e desenrasca-te tu k eu ja me desenrasquei.

citação:Originalmente colocada por blindness2005

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais

CAPÍTULO I
Disposições comuns

SECÇÃO I
Regras gerais

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito

1#8211;Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2#8211;Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3#8211;Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4#8211;Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de #8364; 60 a #8364; 300.
[}:)] Essa teve piada! Repara:

Uma rotunda só tem saídas para direita e nenhuma à esquerda, certo? Segundo o que diz esse artigo os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino que se for num cruzamento para a esquerda, deve ser usada a faixa da esquerda e se for para direita deve ser a faixa da direita. Numa rotundo como só existem saídas para a direita será sempre... á direita! [:p]

A policia rege-se só única e exclusivamente pelo C.E.. O resto é conversa de café. Se perguntares qual a forma de conduzir pela rotunda todos os agentes de autoridade afirmam que é sempre pela direita. Nada há no C.E. que diga o contrário, seja em que artigo for e por mais específico que seja para as rotundas-

Queres a razão? Ja sabes q mto provavelmente a iras ter...
Quanto ao BMW do papa...so ajuda a traçar o perfil da tua pessoa...ou se n corresponde...ve se tens mais cuidado a julgar as pessoas...
Pq para uma pessoa obter razão, n precisa de entrar por ai...
Quanto ao q dizes...se os carros ficaram em sitios mto opostos...e se n ha testemunhas...Acho mto bem que o rapaz do BMW faça um desenho mto giro a seu favor...na sua declaração...o q possivelmente...perante as seguradoras...2 relatos mto diferentes...podera dar um 50 50...
Era o justo pelo q vejo...e ambos mereciam isso...
Cumps

Assim de repente a tua esposa é loira e tem mais ou menos 1,70m? É que houve um Polo dessa cor que me bateu no meu carro à tempos numa rotunda e foi-se embora :D

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Assim de repente a tua esposa é loira e tem mais ou menos 1,70m? É que houve um Polo dessa cor que me bateu no meu carro à tempos numa rotunda e foi-se embora :D
Não! Está descansado! O carro é um Polo, mas o resto da descrição não bate certo! :D

citação:
Originalmente colocado por hc80:

claro ate ai td bem, mas nem todos pensam isso e e prego a fundo e desenrasca-te tu k eu ja me desenrasquei
Ves porque é que as ideias nunca funcionam bem por melhores que sejam em Portugal?

Porque anda meio mundo a enganar a outra metade e no fundo acabam todos lixados... é a condução agressiva a teoria do, eu já me safei agora 'assa' tu, ou eu conduzo melhor, etc...
Não há código nem leis que nos valham...

citação:Originalmente colocada por blindness2005

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Não! Está descansado! O carro é um Polo, mas o resto da descrição não bate certo! :D

Pronto, era só para confirmar :D;)

Caro blindness2005 , a minha ideia nao era "assaltar" o teu topico com a dgv vs CE, e por isso peço desculpas.
Nao vejo é porque existindo uma recomendaçao da dgv que ate facilita a circulacao em rotundas, as pessoas continuam a ignora-la.
Voltando ao topico,
reitero no entanto que as seguradoras nao se vao querer chatear com situacoes em rotundas e o mais provavel é os 50-50.

cumps e boa sorte com a resolucao do caso.

TÍTULO II

CAPÍTULO I
Disposições comuns

SECÇÃO I
Regras gerais

Artigo 14.º

1#8211;Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2#8211;Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3#8211;Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4#8211;Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de #8364; 60 a #8364; 300.

Vamos então ver o que se aplica nas rotundas e neste caso especificamente.

- Os condutores devem utilizar a fila de trânsito mais adequada ao seu destino. Certo!
- No entanto, parafraseando o código da estrada, "só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções". Certo!
- A condutora do Polo manteve-se SEMPRE na mesma fila de trânsito. Essa fila não seria teoricamente a mais adequada ao sentido que pretendia seguir. Certo! No entanto, ninguem garante que o teve que fazer por condicionalismos do tráfego no local. Aqui é relativo.
- O condutor do BMW não circulava na fila mais adequada ao sentido em que pretendia seguir.
- Não o fazendo, mudou de fila de trânsito sem tomar as devidas precauções, dando-se o embate com o Polo. Certo!

FACTOS PROVADOS:
- Ambos os condutores não circulavam nas filas de trânsito mais adequadas aos sentidos que pretendiam seguir.
- No entanto, o Polo manteve-se na mesma fila de trânsito e o BMW invadiu essa fila de trânsito, cortando a linha de trânsito do Polo e dando origem ao acidente.

RESPONSABILIDADES: BMW-100% POLO-0%

Quem quiser ver a situação pelo lado técnico, tem aqui a resposta, quem quiser continuar a debater o sexo dos anjos, força!;)

Concordo com o Vanquish!!!

citação:
Nao vejo é porque existindo uma recomendaçao da dgv que ate facilita a circulacao em rotundas, as pessoas continuam a ignora-la.
E o pisca para sair das rotundas... ninguém faz também, porquê?
Aliás, eu aqui vejo é pessoal a fazer pisca para a esquerda para dar a entender que não vai sair e que vai contornar a rotunda...

citação:Originalmente colocada por Vanquish

TÍTULO II

CAPÍTULO I
Disposições comuns

SECÇÃO I
Regras gerais

Artigo 14.º

- Os condutores devem utilizar a fila de trânsito mais adequada ao seu destino. Certo!
- No entanto, parafraseando o código da estrada, "só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções". Certo!
- A condutora do Polo manteve-se SEMPRE na mesma fila de trânsito. Essa fila não seria teoricamente a mais adequada ao sentido que pretendia seguir. Certo! No entanto, ninguem garante que o teve que fazer por condicionalismos do tráfego no local. Aqui é relativo.
- O condutor do BMW não circulava na fila mais adequada ao sentido em que pretendia seguir.
- Não o fazendo, mudou de fila de trânsito sem tomar as devidas precauções, dando-se o embate com o Polo. Certo!

FACTOS PROVADOS:
- Ambos os condutores não circulavam nas filas de trânsito mais adequadas aos sentidos que pretendiam seguir.
- No entanto, o Polo manteve-se na mesma fila de trânsito e o BMW invadiu essa fila de trânsito, cortando a linha de trânsito do Polo e dando origem ao acidente.

Quem quiser ver a situação pelo lado técnico, tem aqui a resposta, quem quiser continuar a debater o sexo dos anjos, força!;)

Bravo!!!1 [^][^][^][^][^][^]

Até que enfim que alguem partilha a mesma ideia que eu!!!! (ver pag 2 deste tópico)

Muito bem!!! [^][^] Está tudo dito, palavras pra que?

Cmpts

Concordo com o Vanquish!!!

citação:
E o pisca para sair das rotundas... ninguém faz também, porquê?
Aliás, eu aqui vejo é pessoal a fazer pisca para a esquerda para dar a entender que não vai sair e que vai contornar a rotunda...

Errr... Eu faço pisca para a esquerda quando estou a contornar a rotunda e só faço pisca para a direita quando passar a última saida antes da que quero tomar, é assim que se deve fazer.

Claro que em muitos carros os piscas estão fundidos ou então era extra e não meteram.

citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

citação:Originalmente colocada por Vanquish

TÍTULO II

CAPÍTULO I
Disposições comuns

SECÇÃO I
Regras gerais

Artigo 14.º

FACTOS PROVADOS:

Bravo!!!1 [^][^][^][^][^][^]

Até que enfim que alguem partilha a mesma ideia que eu!!!! (ver pag 2 deste tópico)

Muito bem!!! [^][^] Está tudo dito, palavras pra que?

Cmpts

Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

Também já me desgastei noutro tópico a tentar demonstrar isto mesmo mas são todos casmurros ou insensíveis para não quererem ver o seguinte:

(numa rotunda)
"so lhes sendo permitida a mudança para outra (via entenda-se)...a fim de":
- mudar de direcção - sim é permitido, quer para sair, quer para mudar de via dentro da rotunda;

- ultrapassar - também é permitido;

- parar - não é permitido a não ser por condicionantes do prórpio trânsito;

- estacionar - nem pensar!

OU SEJA, é apenas permitido mudar de faixa para ultrapassar ou virar à direita.

A expressão "via de trânsito mais conviniente" aplica-se por exemplo, quando numa localidade eu quero virar à esquerda e então, encosto-me à via mais à esquerda e só nessa situação. Claro que nas rotundas ninguém vira à esquerda, logo, devemos seguir pela mais à direita como manda o outro artigo, e só quando ultrapassamos é que usamos as outras faixas.

A única faixa de uma rotunda que é adequada para qualquer saída é a faixa da direita.

O código diz que:

"Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção"

E aplica a mesma teoria às rotundas, só que nestas, as possibilidades e destino limitam-se a continuar a contornar ou virar à direita.

Assim quem tiver de sair à direita seja em que saída for a sua faixa correcta é a da direita. Pode-se utilizar qualquer as outras, mas como implica mudança de faixa tem de tomar as precauções devidas.

Finalmente alguem com sensatez e isenção.. muito bem!!! [^][^]

LM e To ZE, vejo que tambem partilham esse espirito.[^][^]

Parabens e bons Km

citação:
Finalmente alguem com sensatez e isenção.. muito bem!!!

LM e To ZE, vejo que tambem partilham esse espirito.

Parabens e bons Km

Make it 'three' ;)

[^][^][^]

Blindness, como vês tens aqui todos os ingredientes para a declaração na companhia de seguros, bem como para organizar a tua defesa..

Cmpts

Back