Trocar carro: Que achas desta proposta renting?

Uma coisa que eu não percebi. Tu vais comprar um SLK 200 novo certo?

A opinião do Peugeot_Sales de facto aplica-se. No entanto, não há nada como tentar nas várias empresas de renting. No caso da empresa do meu pai, por exemplo, temos 3 empresas para 5 carros, sendo elas a MasterLease, LeasePlan e LocaRent (CGD acho). Isto porque fomos negociando com as várias e após muitas insistências, os melhores preços para cada carro específico foram as ditas cujas empresas de renting.

citação:Originalmente colocada por AndreF

Uma coisa que eu não percebi. Tu vais comprar um SLK 200 novo certo?

Sim vou. Acredito que a nivel de renting para um carro nao da para espermer muito, mas sempre deve dar para espermer alguma coisa como em todo lado em tudo que se vende neste mundo!! Agora a questao está em saber qual a melhor locadora!!!!

citação:Originalmente colocada por golfV1.9tdi

Eu deduzi o IVA que foram uns 4000 euros... Ou seja na pratica ficou-me por 18.000 agora vou tentar vender a um partiular que nao precise de deduzir IVA, senao tenho que o devolver todo!! [8]

A partir do momento em que afectaste o carro á actividade, deduzindo o IVA da compra, neste caso na totalidade, tens que esperar 4 anos para o vender sem devolveres IVA ao estado pois 4 anos é o periodo legal de amortização de um automóvel.

Dado que o carro tem 1 ano e pouco, és obrigado a devolver o IVA da venda independentemente de quem to comprar poder ou não vir a deduzi-lo. Assim, se venderes por 18.000, teoricamente estás a vender por 14.876 + IVA, sendo que o valor do IVA tem que ser devolvido.

Resumindo, se fizeres as coisas legalmente, penso que dificilmente consegues ficar com mais de 15.000€ quando venderes o Golf.

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Eu deduzi o IVA que foram uns 4000 euros... Ou seja na pratica ficou-me por 18.000 agora vou tentar vender a um partiular que nao precise de deduzir IVA, senao tenho que o devolver todo!! [8]

A partir do momento em que afectaste o carro á actividade, deduzindo o IVA da compra, neste caso na totalidade, tens que esperar 4 anos para o vender sem devolveres IVA ao estado pois 4 anos é o periodo legal de amortização de um automóvel.

Dado que o carro tem 1 ano e pouco, és obrigado a devolver o IVA da venda independentemente de quem to comprar poder ou não vir a deduzi-lo. Assim, se venderes por 18.000, teoricamente estás a vender por 14.876 + IVA, sendo que o valor do IVA tem que ser devolvido.

Resumindo, se fizeres as coisas legalmente, penso que dificilmente consegues ficar com mais de 15.000€ quando venderes o Golf.

Não foi isso que me disseram nas finanças...Lá disseram-me que se a pessoa nao precisar de deduzir IVA nao é necessaria a devolução. Foi informar melhor mas tambem vendendo a um particular para é igual com ou sem factura pois a questao do IVA para ele é indiferente. De qq forma vou informar-me novamente noutra repartição de finanças

Não foi isso que me disseram nas finanças...Lá disseram-me que se a pessoa nao precisar de deduzir IVA nao é necessaria a devolução. Foi informar melhor mas tambem vendendo a um particular para é igual com ou sem factura pois a questao do IVA para ele é indiferente. De qq forma vou informar-me novamente noutra repartição de finanças

Eu troquei há 3 meses o meu comercial (tinha 2 anos) e foi o que um TOC amigo me disse. E tem lógica, se não não faltaria malta a ganhar dinheiro á custa disso. Aliás, tu podes não devolver o IVA, mas estás a incorrer numa situação ilegal e passivel de vir a dar problemas. No entanto vou ver se um user nos dá aqui uma ajuda.

Eu troquei há 3 meses o meu comercial (tinha 2 anos) e foi o que um TOC amigo me disse. E tem lógica, se não não faltaria malta a ganhar dinheiro á custa disso. Aliás, tu podes não devolver o IVA, mas estás a incorrer numa situação ilegal e passivel de vir a dar problemas. No entanto vou ver se um user nos dá aqui uma ajuda.

Yep!!! Entao como é que fizes-te para devolver o IVA?? Nesse caso tives-te que passar uma factura certo??

Yep!!! Entao como é que fizes-te para devolver o IVA?? Nesse caso tives-te que passar uma factura certo??

Tive que passar um recibo verde e vai entrar na declaração de IVA deste do trimestre passado, a que se entrega até 15/02.

Tive que passar um recibo verde e vai entrar na declaração de IVA deste do trimestre passado, a que se entrega até 15/02.

Huummm....Quanto vai ser o tombo?? Consegues confirmar a questao de ter de ser mesmo obrigatorio mesmoa se a pessoa nao precisar de deduzir IVA???

Segundo me disse esse amigo meu, é assim e tem lógica. Se assim não fosse, eu comprava hoje a pronto um comercial por 24.200€ e deduzia logo 4.200€ ficando-me o carro por 20.000€. Punha-o de imediato á venda por 21.500/22.000, novinho e mais barato 2.200 que no stand. Vendia-o a um particular e ganhava 1.500/2.000 sem me chatear nada, pois o estado é que pagou o IVA.

No fundo tu compras o carro e afectas á actividade, pelo que deduzes o IVA. Legalmente o tempo de vida util do carro é de 4 anos. Se o venderes depois, não tens que devolver nada. Tudo o que seja antes dos 4 anos, tens que devolver ao estado parte do beneficio que tiveste na compra.

Esta foi a informação que me foi dada e parece-me ter toda a lógica.

O raciocionio do Vanquish está correcto.
Golfv1.9tdi vê se consegues ir a uma Direcção de Finanças em vez de ires a uma repartição.... Pede para falares com alguém da inspecção ou do SAC (Serviço de apoio ao Contribuinte).

E atenção que a factura/recibo da venda tens que acrescer IVA ao valor de venda quer vendas a um particular, quer vendas a um sujeito passivo.
Além de eventualmente estares sujeito à tal regularização relativamente ao valor de compra.

São duas situações distintas ...

citação:Originalmente colocada por Omega

O raciocionio do Vanquish está correcto.
Golfv1.9tdi vê se consegues ir a uma Direcção de Finanças em vez de ires a uma repartição.... Pede para falares com alguém da inspecção ou do SAC (Serviço de apoio ao Contribuinte).

E atenção que a factura/recibo da venda tens que acrescer IVA ao valor de venda quer vendas a um particular, quer vendas a um sujeito passivo.
Além de eventualmente estares sujeito à tal regularização relativamente ao valor de compra.

São duas situações distintas ...

Hummmm...Vou certificar-me disso até junto de mais que uma entidade...

Entao das duas uma:

Não vendo o carro e fico com os dois ate porque o SLK consome bem e fico com um carro (GOLF) para outras necessidades. E quando ele tiver 4 anos vendo.

Ou então vendo a alguem de confiança e arrisco...:)

Acham um risco grande??? Sendo assim há pessoas que fazem isso e agora percebo o porque...

citação:Originalmente colocada por Suarez

Podes sempre vender e guardar o que podes ter de pagar de iva.

Pois... :)

E há alguma multa extra?? Assim o risco ate valia a pena...Quando puderes da uma olhadela no 1º post na proposta de renting para o SLK. abraço

citação:Originalmente colocada por mraposo_76

Em relação a empresas de renting, sou cliente da classis a 6 anos sem problemas. sempre que troco de carro consulto varias empresas que atraves de contra proposta chegam a baixar os preços incrivelmente em relação as 1º ofertas, pede o maximo de propostas que conseguires. www.classis.pt * www.ald.pt * www.leaseplan.pt * www.gefleetservices.com.pt * www.bpnauto.com

Achas que mande mesmo esta proposta pro mail deles a dizer para eles enviarem uma se tiverem melhor????

Eu faço isso sempre, simplesmente digo a verdade. Gosto muito da vossa empresa, mas tenho uma proposta melhor, se quiserem eu mando. Assim que mandas, devolvem com outra melhor, entre 3 ou 4 empresas com este ping pong vais ver que consegues grandes reduções, eles ganham sempre, e tu ficas a pagar muito menos. É a mesma ideia de ires a vários stands ver quem tem melhor preço, só queres o mais barato nada mais. Vai chegar uma altura em que começam a desistir dizendo que não conseguem acompanhar, e ficas com quem apresentar menos. Atenção pede sempre propostas para os mesmo KM, serviços e tempo. Neste momento o melhor e pedires uma 1º proposta a cada, e depois é que começas a ver as diferenças de preços, para não entrares logo a matar.

Relativamente ao IVA do Golf, caso vendas a um particular realmente não tens que justificar a saída do carro do imobilizado, o que para todos os efeitos significa que a viatura continua contigo. Mas caso tenhas o azar de ter uma inspecção as tuas contas o que não é assim tão raro, acontece bastante vezes. Eles ao verificarem que tens um carro no imobilizado que não esta fisicamente contigo, tens um grave problema. A multa chega a ser 10x o valor do IVA retido indevidamente, alem dos juros de 20% correspondentes ao período da ilegalidade. Resumindo a multa pode facilmente ser superior aos 10000 euros.

Estive a ler um pouco sobre os novos cruzamentos de dados, e repara nisto assim que o novo proprietario do veiculo comprar Selo automaticamente as finanças são informadas que tu já não tens carro. Basta ires ao site da DGCI www.e-financas.gov.pt e podes ver tens lá usando o teu NIF a viatura que tens. Como podes ver no maximo aguentas o segredo até junho, altura da compra do Selo. Julgo que não deves arriscar. É a minha opinião, atenção.

Back