Adoro esses posts dos fãs de quem ia conquistar tudo em 3 dias, da grande pátria russa com economia top, que já tinha congelado a Europa no 1º inverno e que os europeus iam deixar cair a Ucrânia em meses… para não falar nos grandes avanços no terreno, todos os santos dias …. a cereja no topo, a genuína preocupação súbita com a corrupção ucraniana e os dinheiros da Europa… que comovente

…
Ora vamos lá esmiúçar toda a propaganda que este user anda constantemente a espalhar nos tópicos de política internacional.
Primeiro que tudo, eu não sei como é aí na Escócia mas em Portugal as zonas ricas do país estão cheias de ucranianos ricos e não são mulheres, são sim homens jovens em idade militar. Isto demonstra que na Ucrânia existe imensa corrupção quando esta gente com dinheiro pode viver livremente em qualquer país do Mundo mas os desgraçados que vivem na Ucrânia com a mesma idade destes ricos andam a ser literalmente raptados pelo governo ucraniano para combater na frente de guerra que tem uma taxa de sobrevivência muito baixa de apenas algumas semanas. Eu só te pergunto se tu te sentes bem a defender e a enviar do teu dinheiro directamente para o bolso destes corruptos e governo sem escrúpulos. Metam uma coisa na vossa cabeça, os ucranianos e os russos são um povo semelhante como os portugueses e os espanhóis, aquilo é a mesma gente, a mesma mentalidade, os mesmos valores, ou seja, valores muito inferiores aos que existem nos países do primeiro Mundo.
Basta recuarmos umas páginas neste tópico e lermos qual era a opinião unânime quando o putin decidiu invadir a Ucrânia para percebemos que aquilo que tu dizes é totalmente mentira. A opinião unânime era de que a invasão era uma loucura do putin e que os ucranianos iriam conseguir impedir os russos de chegar a Kiev, iria ser difícil mas com a ajuda dos europeus os russos não iriam chegar Kiev. Depois outros (que cairam na propaganda da UE) diziam que a Rússia era um país que tinha um exército decadente e miserável e que nem em sonhos os russos iriam chegar a Kiev com ou sem ajuda da Europa.
Praticamente ninguém defendeu esta guerra e muito menos disse que os russos iriam chegar a Kiev em poucos dias. Poderiam eventualmente chegar a Kiev mas nunca em poucos dias. Quem dizia isso era o putin e outros oficiais russos, o que era obviamente pura propaganda. O que estás a dizer é totalmente falso como fazes também nos outros tópicos sobre política internacional.
Tu tal como outros users neste fórum não consegues entender (ou se calhar conseguem mas preferem espalhar mentiras) que em política não existe preto e branco.
Entre estar de forma incondicional a favor do Zelensky (o que é diferente de estar a favor da Ucrânia porque neste momento o Zelensky tem pouco apoio na Ucrânia) e estar de forma incondicional a favor da Rússia há uma GRANDE área cinzenta onde é perfeitamente legítimo estar e que na minha opinião é a posição mais sensata como aliás na maioria da guerras. A verdade e a razão nas guerras por norma não está totalmente de um lado ou do outro excepto quando de um lado temos fascistas ou fanáticos de esquerda como aconteceu na WWII ou na guerra da Coreia.
Para além disto tudo tu és um user que é um grande defensor de um genocida e um criminoso de guerra chamado netanyahu, explica-me como é que tu aqui estás do lado do Zelensky de forma fanática mas na outra guerra estás do lado do netanyahu que é considerado pelo Tribunal Penal Internacional como um criminoso ao mesmo nível do putin. Explica-me por favor, gostaria honestamente de saber o que vai na tua cabeça em relação a isto.
Curiosamente ou não, são os users que se acham os donos da democracia precisamente aqueles que menos respeitam os valores Democráticos e que mais insultam constantemente os outros e que dizem mentiras e espalham propaganda demonstrando que não sabem aquilo que defendem. Democracia é defender o direito dos outros a darem a sua opinião e repeitá-los independentemente de terem uma opinião diametralmente oposta à nossa.
Entretanto, Luís Montenegro vem dizer aquilo que é óbvio.
“Parece-me que a inclusão da Rússia na avaliação das grandes questões da geopolítica e das questões económicas e comerciais o mundo não é negativa. É preciso estabelecer diálogo com a Rússia para resolver os conflitos em que a Rússia está envolvida"
Durante o dia de ontem, Macron invocava os perigos da a construção de uma aliança económica entre a China, Rússia e EUA.
"O chefe de Estado francês declarou esta sexta-feira em Atenas que a Europa está a viver um "momento único" em que "um Presidente norte-americano, um Presidente russo e um Presidente chinês" se opõem "ferozmente aos europeus".
Mais uma rodada de realpolitik num mundo de interesseiros e meretrizes.
Nota de rodapé: essa propaganda dos russos a darem as últimas vem desde a primeira semana de guerra
com o roubo da máquinas de lavar e não sei que mais. Serve para demonstrar que o dinheiro (que é desviado em parte para os bolsos dos corruptos ucranianos e fabricantes de fuscas ocidentais) se justifica. Afinal, o inimigo está quase, quase, quase, mesmo quase a cair.
Daqui a 1 ano mandamos mais 100 mil milhões porque aí é que vai ser.
Negócio fixólas mesmo.[

]
Essa barbaridade que a imbecil da von der leyen disse logo no início da guerra comprova uma de duas coisas, ou a UE é um verdadeiro antro de imbecilidade e corrupção porque é preciso ser-se muito incompetente para se poder sequer pensar que um dos exercitos mais poderosos do Mundo e a maior potência nuclear do Mundo depende dos chips das máquinas de lavar ou então a UE tem uma máquina de propaganda ao nível dos maiores regimes ditatoriais do mundo. Eu acho que foi uma mistura das duas coisas. É vergonhoso e em tempos com políticos a sério essa imbecil já não seria a presidente da UE há muito tempo mas vivemos tempos em que uma dona de casa que deveria estar a cuidar dos netos lidera um dos blocos políticos transnacionais mais importantes e poderosos a nível mundial. Vivemos tempos bizarros. Pobre UE.
Talvez tenhas uma surpresa se pesquisares qual o orçamento anual do DoD dos EUA. E não esquecer que ainda há custos que não estão na esfera do DoD.
Se estiveres com vontade podes pesquisar estimativas de quanto custaram as intervenções externas pós 11 de Setembro. Talvez fiques chocado ... mas como não é narrativa anti-Europa talvez não desperte o teu interesse. De qualquer forma vou dar uma dica: é um número com (pelo menos) 12 zeros.
O orçamento é pago com impostos/taxas ou dívida, não aparece por geração espontânea.
Sim, os EUA gastam muito mais que a UE em guerras e em material militar mas tu falas como se isso fosse um tema consensual nos EUA e tal não é verdade. Há grandes discussão nos EUA sobre o facto desse dinheiro dever ser canalizado para outras áreas como a saúde ou a educação.
Para além disso os EUA são mais ricos que a UE e têm uma economia mais dinâmica e mais forte que a economia europeia, portanto estás a comparar realidades diferentes. Para termos noção o Estado mais pobre dos EUA é mais rico qua a Alemanha.