Excesso de velocidade - contra ordenação m grave

citação:Originalmente colocada por jcpr

Eu não disse que tinha duvidas que o limite ali fosse 50.

Disse que tinha duvidas de ser uma localidade, o que é algo totalmente diferente.

Ter o limite de 50 km/h fora de uma localidade implica infracções graves e muito graves a +30 e +60 km/h, respectivamente.

Dentro de uma localidade essas infracções acontecem a +20 e +40 km/h, respectivamente.

Mas pode dar-se o caso de apenas existir a placa 80 da 2ª circular, e não existir mais nenhuma entre essa e o lugar onde o dmsma foi apanhado. Um situação que deve ser verificada por ele para fundamentar uma argumentação.

Não havendo a placa de identificação de localidade, e sendo o último sinal de limite de velocidade o da 2ª circular, temos válido um limite de 80 para fora de uma localidade. O carro dele ao ser comercial, mantém as diferenças de 20kms-h caso seja grave ou muito grave.

Assim sendo, e por ser ligeiro de mercadorias:

até 80 --> Legal
81 a 100 --> Infracção leve
101 a 120 --> Infracção grave
mais de 120 --> Infracção muito grave

O dmsma deve verificar todas as placas que existem entre o fim da A1 e o sítio onde foi apanhado. Se não houver uma que indique a localidade, e a última de limite de velocidade que existe fôr 80, está safo. É "apenas" grave e não fica sem carta.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Isso é assunto para 3 15 dias...

O que é um bom condutor?
de certeza que não é aquele que faz 115 km/h no meio da cidade..

Paulinhuu,

A minha pergunta era o que é um bom condutor, não um mau.;)

Mas eu vou colocá-la num tópico para mais gente participar.
Em teoria, um bom condutor é aquele que cumpre o código tal como quem acaba de tirar a carta, juntamente com aquele que tem já muita experiência de ondução.

Paulinhuu, tenho carta de carro ha 6 meses e de mota ha dois anos, a forma como falas é tipica de quem acabou de tirar a carta, pelo que nao te critico, tambem eu pensei assim quando comecei a conduzir a mota, mas acredita que nao vai tardar a mudares nao so a tua opiniao como a tua atitude... o cumprimento a 100% do codigo nao evita muitos perigos... e acredita que ao fim de 1000/2000kms (no meu caso foram feitos numa semana) feitos a conduzir vais começar a ganhar uma confiança excessiva, que depressa vais perder com os primeiros sustos. isto passa-se com toda a gente e quem nega é porque nao o admite, nao atires ''tantas pedras'' ao autor do topico e a alguns excessos de velocidade.;)

by the way, parabens pela carta, tenho bem presente o que é concretizar esse sonho, espero que te proporcione grandes momentos e quer digas que sim ou quenao toma atençao aos carros parados na berma e acredita que as rotundas da tua zona em breve vao ter historias tuas pa contar [:p]. cumps

citação:Originalmente colocada por Andre18

O que é um bom condutor?

Paulinhuu,

Em teoria, um bom condutor é aquele que cumpre o código tal como quem acaba de tirar a carta, juntamente com aquele que tem já muita experiência de ondução.

Paulinhuu, tenho carta de carro ha 6 meses e de mota ha dois anos, a forma como falas é tipica de quem acabou de tirar a carta, pelo que nao te critico, tambem eu pensei assim quando comecei a conduzir a mota, mas acredita que nao vai tardar a mudares nao so a tua opiniao como a tua atitude... o cumprimento a 100% do codigo nao evita muitos perigos... e acredita que ao fim de 1000/2000kms (no meu caso foram feitos numa semana) feitos a conduzir vais começar a ganhar uma confiança excessiva, que depressa vais perder com os primeiros sustos. isto passa-se com toda a gente e quem nega é porque nao o admite, nao atires ''tantas pedras'' ao autor do topico e a alguns excessos de velocidade.;)

by the way, parabens pela carta, tenho bem presente o que é concretizar esse sonho, espero que te proporcione grandes momentos e quer digas que sim ou quenao toma atençao aos carros parados na berma e acredita que as rotundas da tua zona em breve vao ter historias tuas pa contar [:p]. cumps

Eu tenho carta há 5 anos e meio, já guiei carros de praticamente todas as marcas generalistas que há à venda em Portugal, faço imensos quilómetros, já posso opinar contra andar a 110km/h em cidade? E será que acreditam em mim quando digo que nem numa nacional deserta ando a 110km/h?

citação:Originalmente colocada por Kerosin

O bom condutor é aquele que cumpre COM BOM SENSO o código e conduz em segurança.

É possível cumprir o código e ter uma conduão de mer**, bem como o contrário.
Inteiramente de acordo.

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

paulinhu uma coisa são as aulas de condução e exame, e outra coisa é cá fora. Ou tu és dakeles que julgam que aprendem a conduzir na escola de condução? tu aprendes a conduzir é "cá fora".
Aprendo e desapendo também... não te esqueças que quem acaba de tirar a carta sabe muito mais regras e técnicas que muitos condutores ditos experientes..

Olha o exemplo dos taxistas... sabem conduzir mas não sabem conduzir em segurança...

nao é por uma pessoa saber o código (as tais regras e técnicas de que falaS) que vai saber conduzir.
Claro que não, ás vezes faz falta.

citação:Originalmente colocada por Andre18

O que é um bom condutor?

Paulinhuu,

Pois eu sei que daqui a uns tempos não vou cumprir o código á risca... é mesmo assim com todos os condutores... mas daí a andar a 120 km/h numa avenida.... lool

eu mando pedras porque o autor do tópico dá a entender que a 120km/h não haveria qq risco...e isso não é verdade..

concordo que existe risco e acho exagerado, mas nao critico porque facilmente me imagino na mesma situaçao... so me parece exageradoa forma como se critica (não so tu, mas talvez me tenha ditigido a ti por me 'identificar'' com a tua situaçao) o condutor, alem de que em minha opiniao ha contraordenaçoes graves bem mais perigosas do que andar a 115 na gago coutinho. volto a repetir que acho o acto condenavel, mas tambem nao é nenhum ''fim do mundo''. cumps

Só quem nunca passou na Gago Coutinho, é que acha 115 uma velocidade tão extraordinária.

Existem ruas de Lisboa, em que andar a 50 é mais perigoso de os 115 da Gago Coutinho, e é legal.

O homem exagerou, já pagou por isso, e possivelmente ainda vai pagar mais, por isso para proxima, vai andar com mais cuidado

citação:Originalmente colocada por Tomahawk

Só quem nunca passou na Gago Coutinho, é que acha 115 uma velocidade tão extraordinária.

Existem ruas de Lisboa, em que andar a 50 é mais perigoso de os 115 da Gago Coutinho, e é legal.

O homem exagerou, já pagou por isso, e possivelmente ainda vai pagar mais, por isso para proxima, vai andar com mais cuidado

Eu passo lá quase todos os dias e acho que 115km/h é uma velocidade absurda para a via em questão.

Luis, e até quanto é que não seria absurdo?

Pá, eu recomendo 50km/h... No máximo dos máximos 60~70km/h. Raramente a faço a mais de 50km/h, às vezes a 60km/h quando me distraio.

Pá, eu tb acho que se deve ir a 50, mas admito que já o fiz a mais.

Curioso é q aqui toda a gente cumpre o código, cumpre os limites de velocidade, etc, mas depois na estrada não é isso que se vê.

Mas tb nem toda a gente é membro do fórum......

Se sabes o código, e sabias que o limite era 50 km/h, só tens que te aguentar a bronca!

E agora para os "se calhar nunca fizeste o mesmo": Eu se estiver a andar fora dos limites por lei, sujeito-me a levar nas orelhas. É claro que já andei mais depressa do que o imposto por lei, só que a diferença é que se fosse apanhado, comia e calava! E não tentava dar a volta a situação dizendo que não bebi e bla bla bla, sou inocente, o código é que está mal feito!
O código está disponível para toda a gente, só cai quem quer! Ao menos sejam homens e reconheçam o vosso erro! Pode ser que assim o corrijam!!

citação:Originalmente colocada por sempreabrir

Já agora uma pergunta:a probabilidade de uma sanção de inibição de conduzir ficar suspensa devido a uma contra-ordenação muito grave relacionada com velocidade é a mesma quando se trata de excesso de alcool ou é maior?

Saludos
não é possivel haver suspensão da sanção acessória de inibição de conduzir, se tiveres praticado CO muito grave;)

citação:E agora para os "se calhar nunca fizeste o mesmo": Eu se estiver a andar fora dos limites por lei, sujeito-me a levar nas orelhas. É claro que já andei mais depressa do que o imposto por lei, só que a diferença é que se fosse apanhado, comia e calava! E não tentava dar a volta a situação dizendo que não bebi e bla bla bla, sou inocente, o código é que está mal feito!
O código está disponível para toda a gente, só cai quem quer! Ao menos sejam homens e reconheçam o vosso erro! Pode ser que assim o corrijam!!

Não percebi, esta parte, pq a maior parte dos comentarios foram feitos por pessoas que respeitam tudo, e os poucos q disseram q já se excederam em determinadas situações, não disseram a seguir q se tivessem sido apanhados, era o código q estava mal.

Eu mais uma vez por mim falo, tenho uma multa por excesso de velocidade, uma por excesso de alcool, e uma por não parar numa passadeira, e nunca chiei

Se não te mandaram parar e não foste identificado... Vais receber uma carta em casa do dono do carro para identificar o condutor! Dás o nome de um amigo ou familiar (depois de avisar a pessoa), que não tenha nenhum problema no "cadastro" e safas-te! A pessoa leva pena-suspensa e tu pagas a multa.:p
Até já estou a ouvir aquele pessoal a dizer: "olha um chico-esperto!" :)

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Eu passo lá quase todos os dias e acho que 115km/h é uma velocidade absurda para a via em questão.
Claro que é absurda. A avenida tem moradias e prédios dos dois lados com acessos a garagens, tem cruzamentos, tem passeios, tem piões e tem também um histórico rico em atropelamentos mortais.

Isto é a Avenida Gago Coutinho:

2007119164039_gc_1.jpg

2007119165953_gc_4.jpg

2007119164425_gc_2.jpg

2007119164517_gc_3.jpg

E isto é a 2ª circular:

2007119164557_2c.jpg

Acho que por estas imgens dá para perceber a diferença entre uma circular e uma avenida que embora grande e larga não deixa de ser uma avenida.

paulinhu uma coisa são as aulas de condução e exame, e outra coisa é cá fora. Ou tu és dakeles que julgam que aprendem a conduzir na escola de condução? tu aprendes a conduzir é "cá fora".
Aprendo e desapendo também... não te esqueças que quem acaba de tirar a carta sabe muito mais regras e técnicas que muitos condutores ditos experientes..

Olha o exemplo dos taxistas... sabem conduzir mas não sabem conduzir em segurança...

Sim, só é pena as estatísticas dizerem o contrário do que tu dizes [8)]

Regras podes saber, mas daqui a 20 anos continuas a saber as regras... a técnica é que não sei do que falas, a única técnica que aprendi foi a contornar passeios de marcha-atrás e estacionar seguindo uns pontos de referençia nos vidros... muito útil sem duvida...

citação:Originalmente colocada por MrAnderson

Sim, só é pena as estatísticas dizerem o contrário do que tu dizes [8)]

Regras podes saber, mas daqui a 20 anos continuas a saber as regras... a técnica é que não sei do que falas, a única técnica que aprendi foi a contornar passeios de marcha-atrás e estacionar seguindo uns pontos de referençia nos vidros... muito útil sem duvida...
Um condutor que já conduz há 20 anos , está constantemente a cometer contra-ordenações graves e muito graves, e eu sei do que falo...

Um recém-encartado cumpre o código á risca.

Claro que o grupo que tem mais acidentes é o de 18-22 anos de idade com carta há menos de 2 anos.

Mas também ainda não sabem controlar um carro durante os excessos....

Back