Batida no Polo numa rotunda - Decisão Final

Um pequeno desenvolvimento da situação.

Ela foi há pouco com o carro à Tecnitagus (VW da Margem Sul) a pedir um orçamento do arranjo do carro. O arranjo fica por uns 800€.

Outra coisa... no próprio dia do acidente, ela falou com o mediador de seguros dela (conhecido dela e da família há já bastantes anos). Aconselharam não comunicar ainda à seguradora, pois não existe declaração amigável (o outro preencheu à vontade dele e ela não aceitou não assinando e chamando a polícia) e ainda não se tem acesso ao auto da polícia. Não sei se será o mais conveniente assim, pois também temo pela forma menos própria como será dada a versão dos factos da outra parte...

citação:Originalmente colocada por AutoFan

citação:Originalmente colocada por 605-Forte

Mesmo sendo culpa dos dois, considero mais grave a condução do Polo do que do BM.

Eu considero grave, é não teres tomado ainda 605-Forte para ver se aprendes o codigo [}:)]

Espera ai que vou tomar agora de tanto rir com essa piada!![xx(]

Para ti o código é tudo tá visto, não há situações que deveriam de ser revistas nem nada pois não, (nomeadamente de como circular numa rotunda)?Nunca ouviste dizer acima de qualquer lei impera o bom senso?

Atenção nunca disse que o condutor do BMW fez bem em cortar a rotunda toda daquela maneira, nada disso mesmo, mas para mim andar a passear por uma rotunda inteira por fora, ainda mais pelo que já disseram é uma rotunda com bastante transito, acho que é uma forma de fazer as rotundas que dá bastante maior origem a haver acidentes.

citação:Um pequeno desenvolvimento da situação.

Ela foi há pouco com o carro à Tecnitagus (VW da Margem Sul) a pedir um orçamento do arranjo do carro. O arranjo fica por uns 800€.

Outra coisa... no próprio dia do acidente, ela falou com o mediador de seguros dela (conhecido dela e da família há já bastantes anos). Optaram por não comunicar ainda à seguradora, pois não existe declaração amigável (o outro preencheu à vontade dele e ela não aceitou não assinando e chamando a polícia) e ainda não se tem acesso ao auto da polícia. Não sei se será o mais conveniente assim, pois também temo pela forma menos própria como será dada a versão dos factos da outra parte...

bem, se ele te aconselhou...
mas cmg há bem pouco tempo aconteceu-me uma situação dessas e o conselho da minha companhia foi enviar uma declaração amigável escrita com todos os dados a que eu tivesses acesso(o outro bacano tb não quis preencher a declaração e foi necessário chamar a polícia), iniciar o processo.
Já até se iniciar o processo o prazo de resposta não é iniciado.
Após a recepção do auto, enviar às 2 companhias!;)

está aqui o tópico!;)

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=92374&SearchTerms=acidente

Eu acho que isto é daqueles acidentes que surgem por má-vontade/distracção de ambas as partes![8] Um corta a rotunda a direito, outro fá-la por fora. Quando se "encontram", ninguém dá o "braço a torcer" com vista a deixar o outro passar e o resultado está à vista![8] Enfim, todos os acidentes de viação fossem coisas tão graves como este!!!;)

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

citação:Originalmente colocada por LMH

Experimentem ir a essa rotunda de manha à hora de ponta... e depois digam o que aconteciria se tds circularem pela direita... quem kisesse ir para a Cova da Piedade ou para o Feijó tava bem FOD$%#
Acho ridiculo contornar uma rotunda inteira sempre por fora...
E nessa rotunda ta tudo bem explicado com se deve circular... se todos seguissem as indicações so batia quem queria.
Nenhum dos dois intervenientes seguiu essas indicações...
Já agora expliquem para que servem saidas de duas ou 3 faixas?
Imaginem no marques de pombal tds a circularem pela direita... era bonito LOL :D :D :D [^]

Não leste o meu último post pois não?
Li mas não concordo e tenho todo o direito de dar a minha opinião!
Não deves conhecer a rotunda pois não????
Seguindo o teu exemplo de ultrapassar pela faixas mais a esquerda.. teria que dar umas 50 voltas á rotunda... sim porque a saida para Lisboa é como se fosses para a Costa de Caparica e se todos respeitassem a regra da direita iriam entupir todoas as outras saidas... para que serviria ultrapassa-los? para depois ter que forçar a entrada na faixa mais a direita para sair? não deves mesmo conhecer a rotunda em questão...

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Mesmo sendo culpa dos dois, considero mais grave a condução do Polo do que do BM.

Eu considero grave, é não teres tomado ainda 605-Forte para ver se aprendes o codigo [}:)]

Espera ai que vou tomar agora de tanto rir com essa piada!![xx(]

Para ti o código é tudo tá visto, não há situações que deveriam de ser revistas nem nada pois não, (nomeadamente de como circular numa rotunda)?Nunca ouviste dizer acima de qualquer lei impera o bom senso?
Atenção nunca disse que o condutor do BMW fez bem em cortar a rotunda toda daquela maneira, nada disso mesmo, mas para mim andar a passear por uma rotunda inteira por fora, ainda mais pelo que já disseram é uma rotunda com bastante transito, acho que é uma forma de fazer as rotundas que dá bastante maior origem a haver acidentes.

Sim sim!! Tal como está escrito na Constituição e no Código Penal!!![:o)]

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Um pequeno desenvolvimento da situação.

Outra coisa... no próprio dia do acidente, ela falou com o mediador de seguros dela (conhecido dela e da família há já bastantes anos). Aconselharam não comunicar ainda à seguradora, pois não existe declaração amigável (o outro preencheu à vontade dele e ela não aceitou não assinando e chamando a polícia) e ainda não se tem acesso ao auto da polícia. Não sei se será o mais conveniente assim, pois também temo pela forma menos própria como será dada a versão dos factos da outra parte...

Não sei se o que esse mediador te disse é o correcto.

Deves segundo a Lei geral dar conhecimento á tua companhia no prazo de oito dias a partir da data do acidente.

Preenches uma declaração amigavel, com os dados que (supostamente) foram fornecidos e trocados no local do acidente (obrigatório por Lei) e a tua companhia dá inicio ao processo e entra em contacto com a outra.

Obviamente que ficará tudo pendente á entrega da Participação da Policia por parte dos intervenientes a cada uma das companhias.

Salvo erro se não deres essa comunicação no prazo dos tais 8 dias, sofres uma penalização no prémio anual, é melhor informares-te melhor sobre isso

Cmpts

Boas! Já tive um acidente do género na rotunda da Boavista no Porto, à uns 2 anos atrás, e foi culpa total do outro condutor... mas no meu caso os carros ficaram imobilizados no local do embate. Está mais que visto que, se foi assim como o descreveste, a culpa é totalmente desse azelha! Cometem os erros, e depois dão desculpas esfarrapadas para se elibarem, enterrando-se cada vez mais como foi o caso.:D:D:D
Espero que pague bem pelo que fez!!! :D
Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por MAN35

Boas! Já tive um acidente do género na rotunda da Boavista no Porto, à uns 2 anos atrás, e foi culpa total do outro condutor... mas no meu caso os carros ficaram imobilizados no local do embate. Está mais que visto que, se foi assim como o descreveste, a culpa é totalmente desse azelha! Cometem os erros, e depois dão desculpas esfarrapadas para se elibarem, enterrando-se cada vez mais como foi o caso.:D:D:D
Espero que pague bem pelo que fez!!! :D
Cumprimentos
Pois... mas a questão é que os carros foram parar bem fora do local de embate. Outra coisa que aconteceu, e que o desenho no meu post inicial não é exacto, é que o embate não foi bem exactamente naquele ponto. A minha mulher depois de ver esse desenho disse-me que o embate seria mesmo nesse ponto se ela não tivesse guinado o carro para a direita como manobra de recurso para evitar o acidente. Assim, os carros acabaram por bater já praticamente dentro da saída e imobilizaram-se ainda mais fora da rotunda. Com isto, eu só disse a ela que só tem de relatar a verdade e cinjir-se (estará bem escrito? ;)) a estas premissas:

- ela não ia sair nessa saída

- ela não ia a fazer pisca nenhum devido ao ponto acima

- ela foi cuidadosa a ponto de tentar evitar o acidente e como não foi possivel evitá-lo, acabou por embater e imobilizar já fora da rotunda. É que ela viu-o e ele mal a viu!

- o outro refere que ela ia saír naquela saída, o que é mentira e só revela a falta de atenção dele em não perceber que aquilo é uma manobra de evasão ao acidente, não sendo esse o caminho pretendido por ela.

- o outro não teve o mínimo de cuidado ao saír da rotunda, desrespeitando a regra de prioridade ao mudar de faixa

- o outro relatou à policia que circulava a 60km/h na rotunda [:0] :(

- ela limitou-se a cumprir o código que manda circular à direita nas rotundas. Para mim não vale apena discutir isto, está consagrado no C.E. e este é soberano a regular o trânsito (ao mesmo tempo o outro "levou nas orelhas" da polícia por isso mesmo).

- ele diz que ela bateu por trás, o que não é verdade porque qualquer pessoa no seu perfeito juízo vê os estragos do carro e percebe que não só foi de lado como de raspão. Ainda por cima se ela não tivesse tentado evitar o acidente, ele batia de frente com o carro dele na lateral (porta do condutor) do carro dela.

Atenção: não vale apena estar a discutir se condução foi ou não bem feita por quem quer que seja. Isto para mim agora é outra batalha: a das seguradoras! O que me interessa é a resolução do caso, reparar os danos e mais nada!

Já vi que para ti a lei deve de ser como a bíblia para os cristãos por isso nem vale a pena entrarmos em discussões, só espero que não respondas só para arrematar a dizer que eu disse que temos de ignorar a lei e blá blá blá pois eu não disse nada disso, apenas disse que certas e determinadas situações nem a lei as resolve e ai sim deveria de imperar o bom senso, mas se existem pessoas que em vez de quererem por vezes pensar um pouco por elas próprias preferem que lhes digam sempre o que fazer ok e como deve de ser feito...

Estava aqui a ler algumas respostas que alegam responsabilidade no acidente por parte da esposa do blindness2005 e surgiu uma questão engraçada que vos queria colocar:

Olhem para o croquis que está no 1º post, analisem-no, mas vamos mudar um pequeno pormenor. Imaginemos que a esposa do blindness até ia sair nessa saida, pela via da direita das duas existentes naturalmente, e o BMW executava a mesma manobra. Neste pressuposto;

- O acidente acontecia ou não?
- Se sim, de quem era a responsabilidade?

;)

Amigo, espero que a resolução ocorra de uma forma breve e sem mais danos. Não posso contudo deixar de apontar que este seu caso, assim como muitos outros, acontecem porque não há (con)senso quanto ao melhor modo de circular nas rotundas.

Sem querer fazer juízo de valor, pergunto-me se este desfecho não seria de todo mais provável pelo facto da sinistrada, ao fazer toda a rotunda por fora, obrigatoriamente ter bloqueado todas as possíveis saídas (nas quais não queria sair) até vir a encontrar a sua escolhida. Ora, sem desconsiderar o incauto do outro condutor, acho que aqui teria de haver uma qualquer ciência de advinhação para acertar se a saída do embate, seria ou não a saída por ela escolhida. Tanto mais que me parece, pelas posições descritas, que teria sido suposto pelo outro condutor que ela iria sair (note-se que do modo em que se dá o embate ele não teria possibilidade de ver uma pretensa sinalização para a direita).

Na minha opinião, as rotundas não se fazem por fora. Se assim não fosse não entenderia a razão de haver rotundas com duas ou mais faixas. Na prevenção extrema circularíamos todos pela mais exterior. E assim acontecendo, as outras poderiam bem servir para canteiros.

Desculpe a audácia da minha sincera opinião.
Cumps

Para tentar tirar algumas dúvidas fui ao site da DGV... E encontrei isto:
www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Circulacao_em_rotundas_novo_esclarecimento_tipo.pdf

Onde diz:

<center>Circulação em rotundas</center>

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
  • Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
    antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
  • Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
    função da saída que vai utilizar;
  • Aproximar-se progressivamente da via da direita;
  • Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
    anterior à que pretende utilizar;
  • Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
    antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
  • Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
    decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
    devem ser previamente sinalizadas.

Ou seja o BMW terá feito a rotunda de forma correcta para a direcção que queria seguir. O Polo não terá respeitado estas indicações tendo descrito a rotunda sempre pela faixa exterior. Da mesma forma o Polo ao ter entrado na rotunda na entrada seguinte à do BMW também não cedeu a prioridade como descrito no CE. A uníca falha possivel no comportamento do BMW poderá ter sido a mudança de faixa para a saida. Mas é impossível quantificar se ele fez de forma suave ou se cortou a direito. Apenas com testemunhas. O polo terá a meu ver mais hipoteses de se safar se fosse mesmo sair naquela saida. E assim sendo o BMW não teria cedido a prioridade a quem circula na faixa para onde pretende mudar.

É a minha visão, não pretendo estar aqui a "dizer" mal de ng.

- A questão da prioridade aqui não se coloca porquanto ambos os condutores já circulavam no interior da rotunda, independentemente de quem entrou primeiro.

- A condutora do Polo não circulava na via adequada pois devia circular numa mais interior, mas o condutor do BMW também não circulava na fila mais indicada pois deveria ter tomado a fila da direita com a devida precaução e antecedência.

- Não o fez e invadiu a fila de trânsito do Polo, cortando a sua trajectória e dando origem ao acidente.

- Atenção que estamos a falar de uma recomendação geral de circulação da DGV, não estamos a falar de uma regra imperativa do Código da Estrada pois este apenas nos dá artigos avulsos que se podem aplicar ao caso e, fazendo-o, a responsabilidade é 100% do BMW.

- The-Prophecy, no seguimento deste teu post, gostava de saber a tua opinião ao exercicio que fiz dois posts atrás do teu.;)

citação:Originalmente colocada por The-Prophecy

Para tentar tirar algumas dúvidas fui ao site da DGV... E encontrei isto:
www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Circulacao_em_rotundas_novo_esclarecimento_tipo.pdf

Onde diz:

<center>Circulação em rotundas</center>

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
  • Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
    antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
  • Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
    função da saída que vai utilizar;
  • Aproximar-se progressivamente da via da direita;
  • Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
    anterior à que pretende utilizar;
  • Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
    antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
  • Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
    decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
    devem ser previamente sinalizadas.

Foi assim que me ensinaram no código...

Já vi que para ti a lei deve de ser como a bíblia para os cristãos por isso nem vale a pena entrarmos em discussões, só espero que não respondas só para arrematar a dizer que eu disse que temos de ignorar a lei e blá blá blá pois eu não disse nada disso, apenas disse que certas e determinadas situações nem a lei as resolve e ai sim deveria de imperar o bom senso, mas se existem pessoas que em vez de quererem por vezes pensar um pouco por elas próprias preferem que lhes digam sempre o que fazer ok e como deve de ser feito...

Não é nada disso. Só que em situações destas, de acidentes e danos, tem que haver objectividade, coisa que enm sempre é conferida pelo bom senso. A objectividade aqui só existe se nos regermos pela Lei. Não me interpretes mal, ok?;)

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Estava aqui a ler algumas respostas que alegam responsabilidade no acidente por parte da esposa do blindness2005 e surgiu uma questão engraçada que vos queria colocar:

Olhem para o croquis que está no 1º post, analisem-no, mas vamos mudar um pequeno pormenor. Imaginemos que a esposa do blindness até ia sair nessa saida, pela via da direita das duas existentes naturalmente, e o BMW executava a mesma manobra. Neste pressuposto;

- O acidente acontecia ou não?
- Se sim, de quem era a responsabilidade?

;)

Nessa situação acho que o acidente nem teria acontecido pois iriam os dois para o mesmo sitio.

Voltar
Superior