Invasão Russa - Aviso post #35351

Lembro-me nas últimas eleições na Rússia (ou o referendo na crimeia, posso estar a confundir) vi na televisão o pessoal a ir votar e um militar à entrada com uma AK a ir à mesa de voto ver quem tinha votado, e o meu pai até comentou que ainda é pior que na altura do Salazar.

Na época do Salazar, se desconfiassem que aquela pessoa ia votar noutro partido riscavam o nome dessa pessoa e quando fosse votar não estava inscrita, na Rússia o nível é outro 😅

Edit: encontrei o vídeo, foi no referendo https://youtu.be/NR6FE7gqCJk

A cena em específico que passou na TV foi aos 2:20

Last edited:
Lembro-me nas últimas eleições na Rússia (ou o referendo na crimeia, posso estar a confundir) vi na televisão o pessoal a ir votar e um militar à entrada com uma AK a ir à mesa de voto ver quem tinha votado, e o meu pai até comentou que ainda é pior que na altura do Salazar.

Na época do Salazar, se desconfiassem que aquela pessoa ia votar noutro partido riscavam o nome dessa pessoa e quando fosse votar não estava inscrita, na Rússia o nível é outro 😅

Ah, malandros!

https://www.publico.pt/2021/01/24/p...votar-ja-votado-cne-costuma-acontecer-1947692

Lembro-me de ver, acho que era nos territórios (temporariamente) ocupados.

Imaginem uma velhota a ter de votar (sem privacidade) com dois marmanjos armados a ver se ela "escolhia bem".

O PZP português enviou um emissário para essa eleição impoluta.

E temos alguns betos que admiram essa... gente. [:D][:D]

Não havia propriamente “outros partidos”, talvez um ou outro movimento ao longo de muitos anos… mas havia eleições, e várias.

Hoje aprendi que o estado novo era apenas um regime ligeiramente autoritário, fazendo analogia com a russia putinista 😅

• Like
Reactions: DMA
Não esquecer que no tempo da abrilada vermelha a coisa foi também engraçada.

A minha mãe contava que no pós 25 de Abril chegou a receber um boletim de voto marcado.

Ninguém no seu perfeito juízo pode dizer que na Rússia há eleições democráticas.

Mas o maior problema não é esse, o maior problema é que não existe uma figura com carisma que possa eventualmente suceder a putin numa eventual Rússia democrática.

Antes havia o Navalny mas e agora?

O problema é que os opositores conhecidos do putin são todos piores e mais extremistas do que ele. A Rússia é um país com uma mentalidade diferente da Europa ocidental, diria que o russo médio está-se a marimbar para a Democracia, o mesmo acontece na China por exemplo. Até mesmo muitos Chineses aqui na Europa são a favor da ditadura comunista. Isto são formas diferentes de ver a sociedade e por muito que nos faça confusão temos de respeitar. Nunca defenderia uma ditadura para o meu país mas eles lá saberão o que é melhor para eles, têm direito a ter a opinião deles, no seu país mandam eles.

Não podemos ter a arrogância de pensar que todos os povos do Mundo querem viver em Democracia porque isso não é verdade.

Ninguém quer saber o que os ruzzos fazem uns com os outros no pardieiro deles.

Não se metam é com os vizinhos.

Simples.

A época em que mais se aproximaram disso foi nos tempos do saudoso Gorby... [s)]

O Gorbachev é dos políticos mais odiados na Rússia. Menos de 10% dos russos tem uma opinião positiva sobre ele.

É para percebermos o quão diferentes os russos são dos europeus ocidentais.

Números esmagadores nos ataques á logística.

Parece que a intensidade das operações está a aumentar na "estrada da morte" e/ou na crimeia. Outra hipótese; os ucranianos estão a expandir os ataques com os drones Hornet a outras frentes de combate. Mais de 600 veículos destruidos (em 24h) parece ser um recorde absoluto.

O número e eficácia dos ataques de drones da Ucrânia estão a criar uma pressão enorme na rússia.

Este inverno também vai ser difícil para os russos.

A crimeia vai-se transformar numa ilha, disse um responsável ucraniano.

Não pensei que fosse tão rápido.

Preparem-se para verem o choradinho dos orcs... [s)][s)][s)]

Back