Tópico dos carros eléctricos

Tanta APP, porra, depois um tipo nem sabe o que usar.
Tenho brincado um pouco com o ABRP para ter noção dos preços, e aparece-me quase sempre o pagamento direto (acredito com cartão bancario ) como uma das opções, as vezes até a mais barata.
Duas perguntas em separado, para a malta que usa, para viagens de 500km +/-.

1 - Em termos de preço qual será a melhor, ou nenhuma é a melhor?
2 - Em termos de uso para planeamento qual a mais precisa?

1- Neste momento ainda é a atlante....

2- Eu uso a do carro. Tenho o ABRP premium e mesmo assim a do carro é 5☆ e acabo por a usar mais.

Só vão despedir 100 mil pessoas?

Acho que estamos a comprar poucos carros chineses, temos de chegar ao milhão de despedimentos.

Não tem nada de saber façam carros competitivos com os outros. estava tudo convencido que íamos andar a fumar gasoil mais um século.

Não tem nada de saber façam carros competitivos com os outros. estava tudo convencido que íamos andar a fumar gasoil mais um século.
Estás disposto a trabalhar nas mesmas condições que os chineses para podermos ser mais competitivos? 🤔

A culpa não é da VW, é da quantidade de taxas, burocracias e 1001 regulamentos que a união europeia obriga.

A VW muda a produção para a China, não se chateia tanto com essas tretas. Quem fica a perder somos nós, que qualquer dia nem dinheiro para um carro chinês temos.

• Like
Reactions: DMA
Farto me de ver crianças na tv a dizerem que o sonho delas é fazer uma carreira de sonho a meter parafusos numa fábrica automóvel 😅🤗😉

Podíamos escrever muito, imaginar aqui vários cenários, que tudo vai mudando, que a robótica e a automatização das grandes fábricas é um objectivo global, que a venda direta sem concessionários deixa as marcas menos dependentes das políticas de preços de terceiros, da imagem desses concessionários na zona, do papel de vendedor e transfere o controlo direto de tudo para a marca.

As pessoas no máximo querem fazer parte do desenvolvimento de um novo projecto automóvel, desde a criação, ao desenvolvimento técnico, implementação,… o trabalho dito repetitivo é desinteressante! A relocalização de fábricas para países com economias menores parece-me que é só uma forma de ganhar algum tempo ainda com moldes muito tradicionais, mas ao mesmo tempo vão cortando a estrutura pesada claro…
A VW cortou 15% da força humana, é um salto grande! Acredito que a BMW venha a efetuar um corte semelhante com a nova classe.

E como os carros elétricos não precisam de tanta mão de obra para a produção como podem ser ainda mais automatizadas as fábricas, tal como as dos seus concorrentes, o caminho é socialmente mau, mas diria inevitável.

Estás disposto a trabalhar nas mesmas condições que os chineses para podermos ser mais competitivos? 🤔

A culpa não é da VW, é da quantidade de taxas, burocracias e 1001 regulamentos que a união europeia obriga.

A VW muda a produção para a China, não se chateia tanto com essas tretas. Quem fica a perder somos nós, que qualquer dia nem dinheiro para um carro chinês temos.

Conversa da treta. Não me admira que tu digas as barbaridades que dizes nos tópicos de política e não me admira que defendas criminosos de guerra.

Se os construtores europeus cobram muito mais por um produto inferior então estão a fazer muita coisa errada. É pura incompetência. Nada tem a ver com regulações.

A Tesla fabrica o Model Y no país mais caro para produzir carros do Mundo (Alemanha), e consegue ter um produto melhor e mais barato que a concorrência europeia.

Isto que a Tesla faz é simples, chama-se competência.​

Conversa da treta. Não me admira que tu digas as barbaridades que dizes nos tópicos de política e não me admira que defendas criminosos de guerra.

Se os construtores europeus cobram muito mais por um produto inferior então estão a fazer muita coisa errada. É pura incompetência. Nada tem a ver com regulações.

A Tesla fabrica o Model Y no país mais caro para produzir carros do Mundo (Alemanha), e consegue ter um produto melhor e mais barato que a concorrência europeia.

Isto que a Tesla faz é simples, chama-se competência.​

Temos conceitos diferentes de competência.

Para mim tirar a manete dos piscas não é ser competente.

Retirar opções de cores, personalizações etc também não é ser competente.

Deixar de desenvolver substituto também não é ser competente.

É eficiente? Sim, sem dúvida.

Mas vê onde é que a Tesla faz dinheiro, não é nos carros, é nas taxas de carbono.

PS-queres ter uma discussão saudável, tudo bem. Começas com tretas e ataques pessoais e ficas a falar com a parede.

O problema dos construtores legacy (e isto inclui os japoneses que têm passado por entre os pingos da chuva durante muito tempo) é que nos últimos 10 anos decidiram que não precisavam de vender carros e que em vez disso iriam aumentar em muito as margens cobrando preços absurdos. Ora o nosso orçamento para carros é curto pelo que a Tesla e os Chineses aproveitaram para ocupar um espaço que antigamente era da Fiat, Citroen, Renault, Ford ou Opel. Quando se chega a pedir 41 mil euros por um e-208 (como eu vi em stand) mais equipado está tudo dito.

Enquanto consumidor que tem um orçamento muito limitado ou compro o produto que me convém dentro daquilo que defini ou simplesmente não compro pelo que a bola passa para o lado dos fabricantes seja eles de que origem forem.

O problema dos construtores legacy (e isto inclui os japoneses que têm passado por entre os pingos da chuva durante muito tempo) é que nos últimos 10 anos decidiram que não precisavam de vender carros e que em vez disso iriam aumentar em muito as margens cobrando preços absurdos. Ora o nosso orçamento para carros é curto pelo que a Tesla e os Chineses aproveitaram para ocupar um espaço que antigamente era da Fiat, Citroen, Renault, Ford ou Opel. Quando se chega a pedir 41 mil euros por um e-208 (como eu vi em stand) mais equipado está tudo dito.

Enquanto consumidor que tem um orçamento muito limitado ou compro o produto que me convém dentro daquilo que defini ou simplesmente não compro pelo que a bola passa para o lado dos fabricantes seja eles de que origem forem.

devia ser o e-208gti de 41k

mas basta escrever www.peugeot.pt e já se compra um 208 electrico por 27k (já com iva) com bateria de 50kW
ou pouco mais de 20k+iva ... para ENI

há 10 anos, o que se comparava com esse valores, com o devido acerto da inflação e dos ordenados CLARO !

image.png

Temos conceitos diferentes de competência.

Para mim tirar a manete dos piscas não é ser competente.

Retirar opções de cores, personalizações etc também não é ser competente.

Deixar de desenvolver substituto também não é ser competente.

É eficiente? Sim, sem dúvida.

Mas vê onde é que a Tesla faz dinheiro, não é nos carros, é nas taxas de carbono.

PS-queres ter uma discussão saudável, tudo bem. Começas com tretas e ataques pessoais e ficas a falar com a parede.

Um pouco mesquinho essa das "manetes" dos piscas... já deves saber que voltaram há um ano. Penso que a Ferrari ainda mantém essa opção.

São opções das marcas, na Tesla está ligada à simplificação e minimização . umas vezes funciona, outras não.

Ter linhas de produção com o minimo de alterações (apenas cores, baterias, etc) é ser ultra eficiente e competente... isso e controlar, na medida do possivel, os componentes necessários para montar um carro, como seja o software proprietário ou os próprios motores e tudo o que isso implica, gigacasting, etc.

Podem não concordar com a Marca ou sua filosofia, mas diria que a Tesla é um benchmark na eficiência e competência na sua linha de montagem; já nem há tanto o tema do controlo de qualidade, como sucedia há uns anos.

devia ser o e-208gti de 41k

mas basta escrever www.peugeot.pt e já se compra um 208 electrico por 27k (já com iva) com bateria de 50kW
ou pouco mais de 20k+iva ... para ENI

há 10 anos, o que se comparava com esse valores, com o devido acerto da inflação e dos ordenados CLARO !

e mesmo assim está caro :sh)

O Urban custa 27 mil com bateria LFP, 7 anos de garantia e 52,8 úteis, não os 46 do 208 . O Aion UT começa nos 28k com uma bateria de 60kw/h LFP e 8 anos de garantia. Nem se comparam.

Mas os 41k de que falava há bocado não são agora, foi há ano e meio. Era o Gt line. Ridículo.

alguma alternativa novo com bateria de 50kw que seja MUITO mais barato ?

(até o Mg4 urban custa quase isso e com bateria mais pequena !)

Um carro com 6 anos de mercado, bateria e conjunto não especialmente eficiente...Stelantis..., eu iria para o MG por exemplo.

portanto a conclusão ...é que não existe muito mais barato com bateria de 50kw!
existe sim, opções diferentes !

cada um tambem podia escolher um Ibiza 1.5tsi FR ou um Golf 1.0 pelo mesmo preço !
ou um Kia Xpto ou um 116d despido !
ou etc ... nem todos valorizam as mesmas coisas !

"Quando se chega a pedir 41 mil euros por um e-208 (como eu vi em stand) mais equipado está tudo dito." ...
... afinal foi há 18 meses ! E era a versão todo de gama !

portanto a conclusão ...é que não existe muito mais barato com bateria de 50kw!
existe sim, opções diferentes !

cada um tambem podia escolher um Ibiza 1.5tsi FR ou um Golf 1.0 pelo mesmo preço !
ou um Kia Xpto ou um 116d despido !
ou etc ... nem todos valorizam as mesmas coisas !

"Quando se chega a pedir 41 mil euros por um e-208 (como eu vi em stand) mais equipado está tudo dito." ...
... afinal foi há 18 meses ! E era a versão todo de gama !

A bateria é de 46 úteis. Não 50. Nesse sentido o Mg4 Urban de 43kw/h LFP é muito mais eficiente, mais espaço, mais potencia, mais garantia, e custa 24k. E pelos mesmos 27k tens mais 6 kw/h que no Peugeot

A versão do 208 não era a de "topo de gama" era a GT line dos mesmos 136 Cv e 46kw/h úteis. Tinha umas jantes e umas saias mais bling bling para justificar um preço ridículo.

Neste momento esse 208 nem dado o queria se tivesse que ficar com ele. No meu caso o mercado com o meu dinheiro real será para um MG, Leapmotor ou Aion. Isto, claro, se o fundo ambiental responder à candidatura. [:D]

Last edited:
Back