se calhar não expliquei muito bem. É trabalho de escritório, mas não é para estar fixo, para isso há outros. A ideia é mesmo trabalhar 100% em movimento, daí o ecrã um pouco maior.
O trabalho "de escritório" não é word / excel, é mais trabalho gráfico, edição de imagem, criação de artigos, manutenção de sites, etc... Sei que para isso o Mac é superior. Mas para ser sincero, tenho 0 experiência com Mac, e não sei se é desta que vou mudar.
Em termos de notebooks, com ecrã de 16", o Mac seria bem mais caro, certo?
SIm, tinha de ser o Air de 15"... a minha mulher tem um air de 15" (m2 de 2022, 8gb RAM) e é mais que suficiente, pelo formato ligeiramente diferente que tem em relação aos pcs 16:9 (é 16:10), acabas por não sentir a falta da polegada a menos.
Eu trabalho todos os dias com um pro de 14" e é mais que suficiente para mim em tamanho de ecrã, mas eu escolhi ser um pouco mais portátil e, como tive medo de mudar para mac, quis um com mais características técnicas (24GB RAM, 1Tb disco). Na verdade é tudo superflúo com este PC. Um disco externo rápido é muito mais barato e com as thunderbolt 4 parece que estás a trabalhar no disco do PC. e quanto á memória, o da minha mulher de 8gb faz tudo com fluides, mesmo com as 40 ou 50 abas do chrome e do safari que ela tem SEMPRE abertas...
Se trabalhas maioritariamente com o touchpad, é um mundo á parte. Eu andava com um rato para todo o lado, mas com o mac, esquece... o touchpad é muito superior a todos os outros que tive, mas léguas de distância..
Qualidade do teclado, qualidade do ecrâ, levantas o ecrã com um só dedo, sem precisares de usar as duas mãos, parece que tudo flui de forma mais natural com o macOS.
Quanto a longevidade, o meu pai comprou em 2020 um macbook pro (M1) e literalmente para uso diário não sinto diferença em relação ao meu m5... apenas em edição de video o dele demora mais tempo, de resto não trava, flui como se fosse novo, levantas o ecrã e está pronto a usar.
Não sou fanboy, não ganho dinheiro com isto, mas a minha experiência pessoal é que o mac está, hoje, a muita distância dos PCs windows, para o utilizador comum. e, para ti, um air de 15, com 16gb RAM e 1TB de disco, arrisco a dizer que é muito mais do que o que precisas. EU comprei um PRO e, depois de experimentar o NEO diversas vezes, devo dizer que me chegava, foi mesmo por medo e carolice...