Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Pode servir de alerta para quem ande no mercado: várias lojas de electrónica com o Macbook Air M4 por ~900 EUR. Atenção que é a versão de 13" e GPU de 8 cores.

Parece-me um portátil para durar muitos anos nas mãos dum dono cuidadoso.

Tem a concorrencia do Neo (https://www.apple.com/pt/macbook-neo/ ) a 700€. Para 90% do público serve perfeitamente.

(Se a Apple tornasse a ter ipads mini de 8" baratos também era de valor, fizeram daquilo produto de luxo mais caro que o ipad de 10")

Tem a concorrencia do Neo (https://www.apple.com/pt/macbook-neo/ ) a 700€. Para 90% do público serve perfeitamente.

(Se a Apple tornasse a ter ipads mini de 8" baratos também era de valor, fizeram daquilo produto de luxo mais caro que o ipad de 10")

Para quem tiver filhos em idade escolar, ou esteja de algum modo ligado à educação/escolas/universidades, o NEO fica a 599€ através da loja apple educação. É um preço fantástico para o que oferece e não me parece haver nenhum laptop windows que ofereça a sensação de qualidade e a experiência fluida que o NEO oferece atualmente. Tirando algumas apps mais pesadas, o NEO é um PC que aguenta bem quase tudo o que a maioria dos utilizadores comuns pedem de um laptop, e com um teclado fantático, um ecrã sólido e um trackpad muito bom, pelo menos é o que vejo descrito na grande maioria das reviews que tenho seguido.

Com a incapacidade da Microsoft em lançar um SO menos intrusivo e mais user friendly, tenho cá um feeling que vamos ter muito boa gente a migrar para macOS à conta deste NEO.

• Gosto
Reações: DMA
Jogada da Apple para depois recuperar nos serviços pagos. Cloud, "Office deles" e atrair mais pessoas para o universo apple.

Não acredito que estejam ganhar dinheiro nesse neo.

Jogada da Apple para depois recuperar nos serviços pagos. Cloud, "Office deles" e atrair mais pessoas para o universo apple.

Não acredito que estejam ganhar dinheiro nesse neo.

O office funciona no mac e o iworks é gratuito...

E o NEO é um PC bastante mais simples que o MBAir. O ecrã é pior que o do Ari, o teclado não é retroiluminado, não tem ports thunderbolt, não tem touchID, o trackpad não é haptico, não tem magsafe, tem apenas 8GB ram...

Não me parece que tenha sido lançado para perder dinheiro, mas que a cloud vai ser importante, isso não há duvidas, principalmente tendo de ser carregado na unica porta USB3, então sobra uma porta usb2.0 para ligação a um disco externo, o que vai ser claramente insuficiente para quem precise de mais espaço que os 256gb. Mas por mais 100€ pode levar o 512gb com touchID...

É claro que a ideia é transferir mais gente para o universo Apple e ganhar mais dinheiro, mas não me parece que seja à custa de perder dinheiro (ou ganhar tostões) no NEO.

O novo "Office" deles é a semi-paganços. Houve uma polémica há umas semanas porque estão a coexistir duas versões. Ainda não explorei a nova mas acho que eles vendem templates e outras funcionalidades.

Perder não digo mas uma margem baixa deverá ter.

600 paus para um portátil completo da Apple é algo nunca antes visto.

O novo "Office" deles é a semi-paganços. Houve uma polémica há umas semanas porque estão a coexistir duas versões. Ainda não explorei a nova mas acho que eles vendem templates e outras funcionalidades.

Perder não digo mas uma margem baixa deverá ter.

600 paus para um portátil completo da Apple é algo nunca antes visto.

O neo é barato porque é um portátil simples com specs mais baratas, como é exemplo usar um chip de um iphone antigo (produzido em massa).
É um portátil para um uso mais básico, para estudantes, para tarefas menos exigentes.

Parece-me que é mesmo para atrair mais gente para o mundo apple.

E só é barato quando comparado com o resto do mundo apple. Portáteis concorrentes entre 500 e 600€ ou mais baratos para o público alvo do Neo há às centenas. Mas eu penso que este será um sucesso, porque permite exatamente a entrada a pessoas que gostariam de ter um apple mas que não tinham justificação para pagar o preço apple.

escrevo para quem anda ou pensa comprar algo bom, potente, que ocupe pouco espaço

um mini-pc, não é bem um portátil mas é quase ou melhor em alguns aspetos

existem muitos e vários modelos, e alguns enganam porque deviam ser chamados de mini-desktop, ou então são pouco potentes

os meus requisitos eram estes :

- ser rápido, potente e fluido no trabalho do dia a dia, sem exigência de jogos pesados
- ter alguma expansibilidade para o futuro
- boa conectividade para 2 monitores modernos, teclado, rato, câmara, e mais algum outro dispositivo
- ocupar pouco espaço e conseguir transportar numa malinha

encontrei um que satisfazia as minhas exigências

Beelink EQR5, AMD Ryzen 5

- cabe a palma da mão, 126x126x44.2mm----------520 gramas ( sem teclado, monitor ou rato )
- tem PSU embutida, logo não tem nenhum transformador/tijolo
- processador 6 core/12 threads
- 16GB ram expansível
- 500 GB expansível

bom preço 436 euros na AMAZON.ES

cuidado porque existe uma versão SER5 que tem uma PSU à parte, e lá se vai o "tijolo free"

engraçado que não se vende em Portugal algo tão bom

o PCComponentes vende um quase igual, mas custa 579 euros, preço inflacionado

fica aqui a indicação de um excelente mini-pc, mais rápido que os meus "antigos portáteis i7"

Última edição:
acabei mesmo por comprar na AMAZON.ES

chegou ontem, 500 gramas e tem PSU embutida

mas rápido que o meu portátil com Intel Core i7-6700HQ

incrível como as coisas evoluem

Não tenho muito tempo para pesquisar, alguem pode aconselhar um portátil até 1500€ , pode passar um bocadinho se compensar, para uma empresa?.. Objetivo é trabalho normal de escritório e algum trabalho gráfico, mas nada pesado. Photoshop por exemplo.

Ecrã 16" ou perto disso se possível. Obrigado!

P.S. tinha visto este, que está por 1800€ nesta loja, acho que não se encontra mais barato. O que acham que se encontra nesta faixa de preços, com características similares?

https://darty.pt/products/computado...amd-ryzen-ai-9-465-32gb-2tb-ssd-4711636393546
  • Processador

AMD Ryzen™ AI 9 465 | AMD XDNA™ NPU - 10-core
  • Frequência

2
  • Turbo Boost / Burst

5
  • Cache Processador

24
  • Memória RAM

32 GB
  • Tipo Memória

32GB LPDDR5X
  • Placa(s) Gráfica(s)

AMD Radeon™ 880M
  • Disco SSD

2 TB
  • Dimensão Ecrã

16
  • Resolução

2880 x 1800 (5.18MA)
  • Tipo de Ecrã

OLED | 500 nits | DisplayHDR Sim Black 1000
  • Ecrã Tátil

Sim
  • Sistema Áudio

Smart Amp
  • Leitor de Cartões

SD
  • Interfaces

2x USB-C 3.2 Gen 1 | 1x USB 3.2 Gen 1 | 1x HDMI 2.1 | 1x Jack 3.5mm (combo)
  • Câmara

FHD 1080p
  • Conectividade

Wi-Fi | Bluetooth
  • Teclado Retro-Iluminado

Sim
  • Sistema Operativo

Windows 11 Home
  • Bateria

83 Wh

Não tenho muito tempo para pesquisar, alguem pode aconselhar um portátil até 1500€ , pode passar um bocadinho se compensar, para uma empresa?.. Objetivo é trabalho normal de escritório e algum trabalho gráfico, mas nada pesado. Photoshop por exemplo.

Ecrã 16" ou perto disso se possível. Obrigado!

P.S. tinha visto este, que está por 1800€ nesta loja, acho que não se encontra mais barato. O que acham que se encontra nesta faixa de preços, com características similares?

https://darty.pt/products/computado...amd-ryzen-ai-9-465-32gb-2tb-ssd-4711636393546
  • Processador

AMD Ryzen™ AI 9 465 | AMD XDNA™ NPU - 10-core
  • Frequência

2
  • Turbo Boost / Burst

5
  • Cache Processador

24
  • Memória RAM

32 GB
  • Tipo Memória

32GB LPDDR5X
  • Placa(s) Gráfica(s)

AMD Radeon™ 880M
  • Disco SSD

2 TB
  • Dimensão Ecrã

16
  • Resolução

2880 x 1800 (5.18MA)
  • Tipo de Ecrã

OLED | 500 nits | DisplayHDR Sim Black 1000
  • Ecrã Tátil

Sim
  • Sistema Áudio

Smart Amp
  • Leitor de Cartões

SD
  • Interfaces

2x USB-C 3.2 Gen 1 | 1x USB 3.2 Gen 1 | 1x HDMI 2.1 | 1x Jack 3.5mm (combo)
  • Câmara

FHD 1080p
  • Conectividade

Wi-Fi | Bluetooth
  • Teclado Retro-Iluminado

Sim
  • Sistema Operativo

Windows 11 Home
  • Bateria

83 Wh

https://www.lenovo.com/pt/pt/p/lapt...legion-pro-5i-gen-10-16-inch-intel/83f3002npg

As specs são muito boas... mas para trabalho de escritório não seria melhor um Macbook? Acho que, para esse tipo de trabalho o Mac acaba por ser mais rápido e com menos problemas, sendo mais estável, fiável e com uma vida útil superior, bem como melhor qualidade de construção... Se fosse para jogar eu teria outra ideia, mas para trabalho de escritório, um air de 13polegadas, com um monitor externo grande, acho que ficavas melhor servido. Se precisares de mais espaço, um disco externo thunderbolt 4 e nem precisas de ter preocupar a comprar mais disco, até porque as portas USB desse PC são muito mais lentas que as thunderbolt 4.

As specs são muito boas... mas para trabalho de escritório não seria melhor um Macbook? Acho que, para esse tipo de trabalho o Mac acaba por ser mais rápido e com menos problemas, sendo mais estável, fiável e com uma vida útil superior, bem como melhor qualidade de construção... Se fosse para jogar eu teria outra ideia, mas para trabalho de escritório, um air de 13polegadas, com um monitor externo grande, acho que ficavas melhor servido. Se precisares de mais espaço, um disco externo thunderbolt 4 e nem precisas de ter preocupar a comprar mais disco, até porque as portas USB desse PC são muito mais lentas que as thunderbolt 4.

se calhar não expliquei muito bem. É trabalho de escritório, mas não é para estar fixo, para isso há outros. A ideia é mesmo trabalhar 100% em movimento, daí o ecrã um pouco maior.

O trabalho "de escritório" não é word / excel, é mais trabalho gráfico, edição de imagem, criação de artigos, manutenção de sites, etc... Sei que para isso o Mac é superior. Mas para ser sincero, tenho 0 experiência com Mac, e não sei se é desta que vou mudar.

Em termos de notebooks, com ecrã de 16", o Mac seria bem mais caro, certo?

Última edição:
caro demais para as tuas necessidades

compraria este em baixo que é excelente ( procura um ecrã menos se quiseres, deverá haver )

https://www.fnac.pt/Computador-Port...utador-Portatil-Computador-Portatil/a14029511

interessante.
A questão do preço eu concordo, é claramente máquina a mais para o que eu preciso.

Mas eu já tive inúmeros portáteis ao longo do tempo, e cheguei à conclusão de que os mesmos duram em proporção às características técnicas, assim como acontece nos telemóveis. Por vezes um computador que custa mais 500€ ou 600€ pode parecer exagerado no momento da compra, mas daqui a uns anos quando houver software mais pesado, vai com certeza ser mais adequado ao mesmo, e esses 500€ podem significar não ter de comprar um modelo novo por mais algum tempo.

Não é assim tão linear como eu disse, mas tanto nos telemóveis como nos computadores, sempre que comprei um modelo acima das minhas necessidades, acabei por verificar que a compra se justificava, não na altura em que comprei, mas numa perspectiva de futuro.
Se calhar daqui a 4 anos, quando houver o "Windows 13" ou algo do género, o notebook de 1800€ vai servir perfeitamente, enquanto o outro vai pedir para ser substituído.

se calhar não expliquei muito bem. É trabalho de escritório, mas não é para estar fixo, para isso há outros. A ideia é mesmo trabalhar 100% em movimento, daí o ecrã um pouco maior.

O trabalho "de escritório" não é word / excel, é mais trabalho gráfico, edição de imagem, criação de artigos, manutenção de sites, etc... Sei que para isso o Mac é superior. Mas para ser sincero, tenho 0 experiência com Mac, e não sei se é desta que vou mudar.

Em termos de notebooks, com ecrã de 16", o Mac seria bem mais caro, certo?

SIm, tinha de ser o Air de 15"... a minha mulher tem um air de 15" (m2 de 2022, 8gb RAM) e é mais que suficiente, pelo formato ligeiramente diferente que tem em relação aos pcs 16:9 (é 16:10), acabas por não sentir a falta da polegada a menos.

Eu trabalho todos os dias com um pro de 14" e é mais que suficiente para mim em tamanho de ecrã, mas eu escolhi ser um pouco mais portátil e, como tive medo de mudar para mac, quis um com mais características técnicas (24GB RAM, 1Tb disco). Na verdade é tudo superflúo com este PC. Um disco externo rápido é muito mais barato e com as thunderbolt 4 parece que estás a trabalhar no disco do PC. e quanto á memória, o da minha mulher de 8gb faz tudo com fluides, mesmo com as 40 ou 50 abas do chrome e do safari que ela tem SEMPRE abertas...

Se trabalhas maioritariamente com o touchpad, é um mundo á parte. Eu andava com um rato para todo o lado, mas com o mac, esquece... o touchpad é muito superior a todos os outros que tive, mas léguas de distância..

Qualidade do teclado, qualidade do ecrâ, levantas o ecrã com um só dedo, sem precisares de usar as duas mãos, parece que tudo flui de forma mais natural com o macOS.

Quanto a longevidade, o meu pai comprou em 2020 um macbook pro (M1) e literalmente para uso diário não sinto diferença em relação ao meu m5... apenas em edição de video o dele demora mais tempo, de resto não trava, flui como se fosse novo, levantas o ecrã e está pronto a usar.

Não sou fanboy, não ganho dinheiro com isto, mas a minha experiência pessoal é que o mac está, hoje, a muita distância dos PCs windows, para o utilizador comum. e, para ti, um air de 15, com 16gb RAM e 1TB de disco, arrisco a dizer que é muito mais do que o que precisas. EU comprei um PRO e, depois de experimentar o NEO diversas vezes, devo dizer que me chegava, foi mesmo por medo e carolice...

Voltar
Superior