[Test-drive] Porsche 718 Boxster GTS 4.0 - O Dogma

Somente para deixar aqui um agradecimento pela tua partilha dessa bela experiência 😁👌!

Até que enfim que se fala de carros neste fórum!! apr:)apr:)apr:)
Bela descrição.apr:)

Há por aqui malta com baba nos teclados. Eu sou um deles![br:)]

Obrigado!​

Acho que já fazia falta. [:D]​​

Esteticamente eu gosto é do Z4, não há uma fotozinha de comparação, a bem da ciência?

Em condução não sei, nunca tive a sorte de tocar em máquinas desse calibre… E embora já tenha lido algures que tinhas esse TT, ainda me lembro de acompanhar o Mini ou o A3 carregado de kms 😉

Acho o Z4 um carro lindo (mais que o TT), em termos de condução também dizem muito bem da dinâmica, mas nunca conduzi. Agora em termos de motor o RS é diferente...

1ASekFPzbT39lbLNVTFLq4JJuK_a3PNkJ

O Z4, a nível estético, é um carro que não agrada a toda a gente, porque é carro mais ousado do ponto de vista estético; é o projecto mais recente dos 3 em questão e isso nota-se em muitas coisas.

Mas é o mais GT de todos, é um grande automóvel. Gostei imenso do carro, mas achei que lhe faltava um bocadinho de drama. É uma grande compra para quem procura uma toada mais calma, mas com um motor a sério.

Aliás, isto é relativamente fácil de classificar (relembro que são as minhas impressões, vale o que vale):

Enquanto carro de uso/friendly/daily/GT:
Z4 > TT > 718

Enquanto Sports car
718 > TT > Z4

Em termos de dinâmica, o Z4 é excelente para quem gosta de um carro mais solto, mas eu não sou aquela pessoa que considera um carro divertido só e apenas pelo facto de um carro ser solto. É giro para arruaça, burns, drifts e coisas do estilo, mas não adorava a sensação do carro a curvar depressa em auto-estrada.
Outra coisa muito boa no Z4 é aquele binómio de caixa e motor, mas um bocado como o Porsche, é um motor bastante plano, com uma bancada enorme de binário e que anda imenso, o carro andava que se fartava para um carro de 340cv, mas era um bocado sintético.

E um Maserati GranTurismo, Alpine A110 ou mesmo um Lotus Emira? Não tens curiosidade?

Para mim o Lotus Emira manual com o V6 da Toyota é o carro mais perto da perfeição abaixo de 100k€. Infelizmente a Lotus não tem a agressividade das marcas alemãs mas já há alguns à venda a bons preços com 2 anos.
Desses, só andei no Alpine A110 e é um grande carro, ia com as expectativas baixas (porque sou fã de carros alemães lol) e gostei muito muito do carro, muito divertido e diferenciado.
Tem como ponto negativo não ter a versão Cabrio.
O Emira desconheço o modelo e creio que tampouco existe um Roadster puro, existe algo do género Targa não é?
Caixa manual por agora dispenso.

Maserati GranCabrio, brutal... [br:)] mas isso é too much.. [:D]​

Esses carros a mim geram-me curiosidade, interesse e medo [:D]

Parecem-me ter uma estrutura de assistência e manutenção mais escassa e menos experiente e acredito que em Espanha não seja muito diferente.

O Audi TT RS parece-me uma excelente opção e muito bem adaptado ao utilizador. Motor muuuiito vigoroso, carro muito robusto e certinho em termos dinâmicos.

Um de que gostaria de ler a opinião era de um Mustang GT, que em Espanha se vê muito mais do que em Portugal. Não é tão sporty, nem tão rápido, mas é um excelente GT confortável e cheio de personalidade.
Concordo com as primeiras duas linhas.

Mustang GT se falas do V8 é um carro relativamente comum. Fiz há pouco tempo uns kms atrás de um em AE (tinha o Z4) e o carro andava muito bem.

Gmigas, mas essa sensibilidade algo inerte do acelerador na fase inicial do seu curso só acontece quando estás a utilizar o modo "D/Drive" da caixa de velocidades, ou em todos os modos (mesmo no Sport/Manual Sequencial) ?
Em modo Dynamic esbate-se um pouco.

Aliás, tenho o modo Individual do carro configurado para meter o motor em Dynamic e a suspensão em normal precisamente por esse motivo. [;)]

O GranCabrio, até pelo peso e dimensões, deve ser um grande GT mas um fraco desportivo, não?

É um excelente desportivo:

Maserati-Gran-Turismo-Trofeo-1X7A0827.jpg

[br:)]

Marcas destas não podem morrer como aconteceu com a Jaguar mas infelizmente o mercado só tem olhos para os alemães.

Mustang GT se falas do V8 é um carro relativamente comum. Fiz há pouco tempo uns kms atrás de um em AE (tinha o Z4) e o carro andava muito bem.

O GT é V8 [;)]

Se tiveres oportunidade experimenta e diz o que achas.

Eu já aluguei um 2 semanas, mas o Ecoboost, que não deixa de ser um carro fantástico, mas claro não é a mesma coisa. Só o start-up dos V8 já são qualquer coisa.

Corrige-me se tiver errado, mas acredito que nunca tenhas conduzido um V8 ? Ou pelo menos um atmosférico ? tem os defeitos e virtudes de outros atmosféricos, mas é tudo em grande [:D] Muita personalidade sou grande fã [:cool:]

O GT é V8 [;)]

Se tiveres oportunidade experimenta e diz o que achas.

Eu já aluguei um 2 semanas, mas o Ecoboost, que não deixa de ser um carro fantástico, mas claro não é a mesma coisa. Só o start-up dos V8 já são qualquer coisa.

Corrige-me se tiver errado, mas acredito que nunca tenhas conduzido um V8 ? Ou pelo menos um atmosférico ? tem os defeitos e virtudes de outros atmosféricos, mas é tudo em grande [:D] Muita personalidade sou grande fã [:cool:]

V8 penso que nunca conduzi nem andei.

Um dos carros que já andei a namorar foi o C63 S AMG Cabrio, o 4.0 V8 Bi-Turbo, mas dizem que é salgado de manter, tanto por manutenção como por consumo de combustível. Além disso, dizem que esse carro é propício a espreitar a morte quando se esmaga, não sei se me apetece [:D]

É um excelente desportivo:

Maserati-Gran-Turismo-Trofeo-1X7A0827.jpg

[br:)]

Marcas destas não podem morrer como aconteceu com a Jaguar mas infelizmente o mercado só tem olhos para os alemães.

Um excelente desportivo, uma banheira com quase 5 metros e 2 toneladas??

H-A-T-E-R!! [:p] Vá, vai lá brincar com os bonecos do Tio Trombas e deixa os adultos conversar, ok?

V8 penso que nunca conduzi nem andei.

Um dos carros que já andei a namorar foi o C63 S AMG Cabrio, o 4.0 V8 Bi-Turbo, mas dizem que é salgado de manter, tanto por manutenção como por consumo de combustível. Além disso, dizem que esse carro é propício a espreitar a morte quando se esmaga, não sei se me apetece [:D]

Em Espanha e ao preço dos Mustang V8 aí, seria uma coisa que eu consideraria.

É claro chegado a onde estás, passar de um TTRS para um Mustang GT nalguns aspectos já poderia ser passar de cavalo para burro, mas eu gosto mesmo muito de V8s.

O ano passado nos EUA aluguei um grande SUV durante quase 2 semanas e mesmo sendo um carro sem qualquer pretenção desportiva, qualquer interacção com o carro, como ir ao supermercado ou outra qualquer banalidade para mim era delicioso, adoro o trabalhar dos grandes V8 (mas tem seguramente mais a ver comigo do que com o carro).

De qualquer forma também vou utilizando com alguma frequência um S560 cabrio, aí com um motor muito mais sofisticado e um carro muito mais rápido, mas curiosamente não tem um ralenti tão encantador [:cool:]

Last edited:
Um excelente desportivo, uma banheira com quase 5 metros e 2 toneladas??

H-A-T-E-R!! [:p] Vá, vai lá brincar com os bonecos do Tio Trombas e deixa os adultos conversar, ok?

O GranTurismo pesa 1800kg. Só as versões híbridas é que são mais pesadas.

Primeiro que tudo, sou fã confesso tanto do TT e do Boxster, mas considero-os bastante diferentes no que toca ao seu carácter desportivo, o TT é para mim um GT low cost enquanto o Boxster é um desportivo de raiz, com tudo o que isto acarreta no comportamento de ambos.

Assim se o que queres é um desportivo para o dia-a-dia com um mínimo de espaço e conforto, o teu TT é a malhor escolha, quem previlegiar o comportamento e emoções ao volante, o Boxster é a melhor solução.

Quanto aos valores financeiros de ambos, claro que o Porsche será sempre mais caro por motivos técnicos e pela imagem de marca, claro.

Last edited:
Primeiro que tudo, sou fã confesso tnato do TT e do Boxster, mas considero-os bastante diferentes no que toca ao seu carácter desportivo, o TT é para mim um GT low cost enquanto o Boxster é um desportivo de raiz, com tudo o que isto acarreta no comportamento de ambos.

Assim se o que queres é um desportivo para o dia-a-dia com um mínimo de espaço e conforto, o teu TT é a malhor escolha, quem previlegiar o comportamento e emoções ao volante, o Boxster é a melhor solução. Quanto aos valores financeiros de ambos, claro que o Porsche será sempre mais caro por motivos técnicos e pela imagem de marca, claro.

Ele já escreveu isso tudo.

Temos que ter a humildade de perceber que ele já sabe mais sobre esse tema do que 99,9%

Ele já escreveu isso tudo.

Temos que ter a humildade de perceber que ele já sabe mais sobre esse tema do que 99,9%

Claro que sim, não há muito mais à dizer.

O único problema é que eu não tenho dinheiro para nenhum dos dois...:(

Se calhar vou começar aqui um peditório para ver se tenho sorte, queres ser o primeiro?[:D]

Obrigado pela review, sem mencionar electrões e/ou consumos.[:D]

Não conhecendo de perto nenhum dos modelos, pelo relatado, o TT parece mesmo adequar-se mais a ti e ao teu tipo de utilização. Numa óptica de ter 2 carros, 1 para o dia a dia e outro mais especial, o Porsche nessa versão, ou outra mais apimentada, já faria mais sentido.

Quanto à Maserati, é das minhas marcas de eleição, mas a manutenção e fiabilidade assustam, claramente.

Como me dizia um antigo responsavel de SPV da marca, há uns anos, sabia que 50% dos carros vendidos novos, iria voltar com problemas.

Obrigado pela review, sem mencionar electrões e/ou consumos.[:D]

Não conhecendo de perto nenhum dos modelos, pelo relatado, o TT parece mesmo adequar-se mais a ti e ao teu tipo de utilização. Numa óptica de ter 2 carros, 1 para o dia a dia e outro mais especial, o Porsche nessa versão, ou outra mais apimentada, já faria mais sentido.

Quanto à Maserati, é das minhas marcas de eleição, mas a manutenção e fiabilidade assustam, claramente.

Como me dizia um antigo responsavel de SPV da marca, há uns anos, sabia que 50% dos carros vendidos novos, iria voltar com problemas.

Diria que com a Porsche, Audi ou Mercedes acontece o mesmo, nem que sejam problemas menores mas estas marcas dão quase sempre problemas. O Macan do fórum por exemplo, já deu várias problemas em apenas 2 anos.

Diria que com a Porsche, Audi ou Mercedes acontece o mesmo, nem que sejam problemas menores mas estas marcas dão quase sempre problemas. O Macan do fórum por exemplo, já deu várias problemas em apenas 2 anos.

Porra, comprar carros caríssimos e ter logo problemas não é muito animador...

Uau! O Macan do fórum! Só esse sozinho deve representar 99% de todos os Porsche vendidos em Portugal, não?? Ou no mundo inteiro, quem sabe?

Este GTS Boxster ainda está dentro do que é aceitável para daily drive.

Os Spyder e os Spyder RS é que já são mais hardcore.

Eu interpretei que ele trocaria pesando vantagens e desvantagens se o que tivesse que pagar a mais fosse em vez de 40 mil, algo do tipo 15/20 mil.

Este GTS Boxster ainda está dentro do que é aceitável para daily drive.

Os Spyder e os Spyder RS é que já são mais hardcore.

Eu interpretei que ele trocaria pesando vantagens e desvantagens se o que tivesse que pagar a mais fosse em vez de 40 mil, algo do tipo 15/20 mil.

15/20 mil € deixava-o logo lá. [:cool:] Passava de um carro de Dezembro de 2019 para um de Dezembro de 2023, com garantia Approved.

Aliás, até uns 25 mil € considerava.

Uma coisa curiosa e agora vou meter aqui uma moeda para a polémica é que comparando os 3 motores (a minha parte preferida [:cool:]) 40i 3.0 BMW vs 2.5 TFSI VAG vs 4.0 Porsche, continuo a achar que o 2.5 TFSI de 5 cilindros é uma obra de arte.

Acho que é o que tem mais drama e uma personalidade vincada. Tem aquele turbo-lag mais à antiga, depois vem a descarga para nos afundar no banco. Vai com vigor até às 7000 rpm, que, num motor turbo, é de assinalar. Anda MUITO (3,7 segundos nos 0-100).
A nível de barulho (importantíssimo), é o mais rafeiro, sujo e azeiteiro dos 3; os outros dois são muito melodiosos​​​​​​. Com o escape desportivo RS, tem montes de efeitos marados que se notam com a capota aberta, rugidos e mudanças de tom, fora que a programação do carro tem ali tweaks malucos, como por exemplo: Ao contrário das outras mudanças todas, ao chegar a um semáforo/rotunda/passadeira e reduzir para 1ª com a patilha o carro faz um "ROAR" muito alto, abre as valvulas de escape a 100% e faz uma espécie de ponta tacao, precisamente para que as pessoas no passeio notem que vai ali o carro dos infernos. [:)] Nas outras mudanças já não faz!

Uma pergunta simples Gmigas: Se tivesses por cá a residir, trabalhar, etc equacionavas na mesma este tipo de carros com os preços que eles cá têm, impostos, etc e o preço da gasolina por cá vs Espanha?

Back