Ajuda sobre rede doméstica sem fios

Sepeca99

New member
Viva,

Já consultei outros posts a falar deste assunto, mas nenhum esclarece os meus problemas.

Eu tenho o seguinte equipamento cá em casa:

-PC central
-Modem Alcatel Speedtouch ADSL da SAPO
-Router Wireless Asus WL-500g Premium
-PC periférico
-Receptor Belkin Wireless G+ USB Adapter

A forma como o equipamento está ligado está patente na imagem:

2007121171730_WLAN.JPG

Agora os problemas e as dúvidas:

-Não consigo ter os 2 PC's ligados ao mesmo tempo à net. A prioridade é dada ao PC central.

-Posso usar este sistema para trocar ficheiros entre os 2 PC's? Como?

Obrigado desde já.
Sepeca

Humm, talvez alguma incompatibilidade entre IP's, verifica se os obtêm automaticamente.

Quanto ao partilhar ficheiros, pressupondo windows xp, basta dares o mesmo nome de grupo de trabalho a ambos os computadores, reiniciares para isso ficar efectivo, e depois definires num e noutro umas quantas pastas partilhadas. Para veres as pastas partilhadas remotamente, basta-te escreveres num explorador do windows ou IE, \\nomedocomputador

andmiguel: sim, está ligado à porta WAN.

jts: as ligações estão configuradas para obter IP's automaticamente.

Mais idéias?

Deve ser mesmo um conflito entre IP's, pois apareceu-me uma mensagem de erro no PC central a dizer isso agora mesmo.

Como faço isso, GJP?

citação:Originalmente colocada por Sepeca99

Deve ser mesmo um conflito entre IP's, pois apareceu-me uma mensagem de erro no PC central a dizer isso agora mesmo.

Como faço isso, GJP?

liga o dhcp nas opções do router e em cada pc poe a atribuir ip automaticamente.

Estava a tentar fazer isso via online, que é o método usado pela Asus para este router, e pediu-me um username e password, coisa que não me lembro de ter pedido aquando da configuração inicial. Secalhar vou ter de instalar outra vez, o que só acontecerá no próximo fim de semana. Obrigado pela ajuda.

Estava a tentar fazer isso via online, que é o método usado pela Asus para este router, e pediu-me um username e password, coisa que não me lembro de ter pedido aquando da configuração inicial. Secalhar vou ter de instalar outra vez, o que só acontecerá no próximo fim de semana. Obrigado pela ajuda.

user: admin
password: admin

aconselho-te a mudar a password :D

Já lá entrei. O DHCP está enabled e os PC´s estão a atribuir IP's automaticamente. Que me sugerem? Atribuir manualmente?

Já lá entrei. O DHCP está enabled e os PC´s estão a atribuir IP's automaticamente. Que me sugerem? Atribuir manualmente?

sim atribui um ip diferente a cada computador.

sim, é sempre a melhor solução... eu tenho a rede toda com IP's fixos.

Aqui em casa tenho um D link 54g a cerca de 1ano e meio e o maximo k acontece é mtas vezes as unidades de redes nos portateis n darem... por exemplo ter uma unidade de rede no grupo de trabalho num pc "fixo" e n dar smp nos portateis.
No teu caso precisas de ver bem as funçoes de atribuiçao de IPs... no meu router o 1o pc a ligar se ker por Wifi ker por lan é lhe atribuido o ip 192.168.0.100... dps 192.168.0.101... etc e tem um determinado lease time.
Ja agora , liga pelo menos o WEP e muda a pass do router.

Cumps

Pessoal, fui ao site de configuração do router e encontri isto:

2007128185744_1.GIF

2007128185833_2.GIF

ou seja, para cada IP que quero autorizar a aceder ao router tenho que adicionar um MAC Adress, que segundo a mensagem de erro diz que deve ter 12 hexadecimal letters. Já tentei inventar colocando 192168200, tendo ele aceite, mas depois não consigo colocar o PC periférico a aceder à rede.
O PC central não tem problemas, senão nem conseguia colocar este post. A este atribuí o IP 192.168.1.2 e dá, mesmo sem ter a lista de IP's preenchida na página de config. do router.

Como acham que vou conseguir ligar o periférico?

Obrigado
Sepeca

Alguns router tem lá para colocar um limite de PC's ligados, e/ou, uma gama de IPs..

Vê se esse tem... e se estão varios IP's disponiveis, e coloca a atribuição automatica..

citação:Originalmente colocada por jmpub

Alguns router tem lá para colocar um limite de PC's ligados, e/ou, uma gama de IPs..

Vê se esse tem... e se estão varios IP's disponiveis, e coloca a atribuição automatica..

É precisamente isso que estas imagens mostram. Há um limite de IP's atribuíveis, e já tentei a atribuição automatica, como foi referido mais acima. Obrigado na mesma.

Mais ajuda?

Boas,

O MAC address não é o mesmo que o IP.
Para ver a MAC address podes sempre ir a Iniciar -> Executar -> cmd -> ipconfig /all
O campo physical address (blocos de 2 caracteres, letras e/ou numeros) é a mac que tens que colocar.
Outra coisa que dei conta foi o DNS server 2 estar definido como sendo um ip da rede.
Geralmente isso não acontece, é o proprio ISP que envia os IPs de dns e o router automaticamente usa-os

XO,

Muito obrigado desde já pela colaboração.

O MAC Adress vou tentar ver no decorrer da semana.
Em relação ao DNS server 2, dá-me idéia que aquele valor estava predefinido, logo deve funcionar. Eu não tenho nenhum IP de DNS que tenha sido enviado pelo meu ISP.

Cumps,
Sepeca

Back