Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

A Baviera não é o importador nacional. A BMW está representada em Portugal através do BMW group Portugal.

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Tem sempre de ser o fabricante a dizer se podem ser alterados os pneumáticos, ou eu posso tratar disto directamente com a DGV?

Nem sempre será precisa a declaração da marca. Basta que te dirijas à DGV e peças informação sobre as medidas de pneumáticos já homologadas pela DGV para esse veículo em concreto (marca, modelo, motorização e ano).

Pessoal, parece que me safei. Contactei a www.autoinforma.pt e de lá informaram-me de que efectivamente posso colocar a medida nova que quero, e outras. São cerca de 30 euros para me passarem uma declaração, que suponho que terei depois de ser eu levar à DGV para fazer um novo livrete.

Mas claro, já podia ter o assunto resolvido não fosse a má vontade da BMW. Nota negativa ao atendimento da BMW. O cliente não gosta e isso pode-se repercutir no futuro...

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Pessoal, parece que me safei. Contactei a www.autoinforma.pt e de lá informaram-me de que efectivamente posso colocar a medida nova que quero, e outras. São cerca de 30 euros para me passarem uma declaração, que suponho que terei depois de ser eu levar à DGV para fazer um novo livrete.

Mas claro, já podia ter o assunto resolvido não fosse a má vontade da BMW. Nota negativa ao atendimento da BMW. O cliente não gosta e isso pode-se repercutir no futuro...

Por vezes, o que acontece é que pura e simplesmente não se querem chatear com algo que não lhes dá dinheiro e apenas trabalho. Se fizesses questões no sentido de adquirir um 535D logo vias se não recebias outro tratamento VIP.
Cá em casa, há uns anos, tb penamos com uma situação semelhante. Um Peugeot 205 comercial vinha com pneus de origem 155, e no livrete apenas referia 145. Após termos apanhado uma "pincelada" na primeira inspecção, a marca pura e simplesmente recusou-se a resolver a situação. Felizmente num outro centro de inspecções começaram a averbar no certificado de inspecção que o carro podia circular com os pneus daquelas dimensões.
Mas enfim eles é que perderam pois, foi o último carro comercial que a firma do meu pai adquiriu à peugeot!
Um cliente satisfeito volta sempre à casa! É pena nem sempre que está do outro lado pensa na perspectiva do cliente.

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

recebi o meu ontem,será que se pode plastificar,é que aquilo é mesmo frágil,sei que antigamente não se podia ás cartas decondução antigas,será que se pode?se ninguem souber,voutelf mais tarde (9h e tal) para a dgv...[:I]

citação:Originalmente colocada por Karbono

citação:Originalmente colocada por bralmeidapt

Antes romperes o DUA que o DIO....

queres tu dizer o "DIU" :D
pois... [}:)][}:)]

O meu DUA tambem já nao está nas melhores condições.. e só o tenho de desde Novembro...

O meu está todo desbotado e anda na carteira numa bolsa de plástico. Outro DUA cá de casa está no meio dos papeis do seguro e anda sempre numa mala (coisas de gajas) e no entanto encontra-se no mesmo estado que o meu, por isso o factor "transpiração" fica logo fora da equação.

Eu quando ouvi falar no DUA fiquei todo contente, um documento tipo cartão MB como a carta de condução, era mesmo porreiro. Depois foi a tanga que foi :(

O meu já está ilegivel, vou para o segundo mas porque tive que alterar uma informação no DUA, caso contrário não me iria preocupar, é que são 30 Euros! No antigo livrete e registo de propriedade isto nunca me aconteceu.

citação:Originalmente colocada por LM

Se "perder" o carro os documentos pouco importam. Já me assaltaram quatro carros e nunca me levaram os documentos.
Vamos a ver, assaltar para levar rádio, casacos, etc, é uma coisa. Outra coisa completamente diferente é os ladrões levarem o carro, serem mandados parar pela polícia, apresentarem os documentos com um sorriso na cara e seguirem viagem quando podiam ter sido parados e o carro recuperado.

Que história é essa do DUA em formato MB?

Dúvida sobra DUA e medida de Pneus

Dúvida sobra DUA e medida de Pneus

Ora vamos lá resumir as minhas dúvidas. Espero que possam usar 5mins do vosso precioso tempo para poupar o meu tempo, também precioso ;)

Tenho um Renault Safrane com os pneus a precisarem de ser mudados. Os da frente( Dunlop SP SPORT 01) estão dentro do limite legal mas já é hora.. e atrás( um é dunlop outro é um michelin primacy) tenho um igual ao da frente e outro de outra marca [8)]. Por isso é de todo a minha intenção mudar os 4pneus. Aí surge a dúvida, no livrete tenho 195/65R15 e 195/60R15 logo posso ter alguma escolha. Mas, acontece que na medida 195/50/R15, tenho os F1 GoodYear, os NRVi e os predilectos Federal. Posso usar? Legal? Mesmo sendo de tamanho menor? Que custos me traz a mudança? 30€ para a Renault? Basicamente é isto, visto ter que mudar em Fevereiro/Março. Durabilidade e aderência, é o que peço. Limite de preço? 65€ o máximo!

Tenho em mente os seguintes modelos:
GoodYear F1 - 59,50 EUR - 195/50/R15 V
Federal SS-595 - 65,00 EUR - 195/50/R15 V
Federal SS-595 - 60,90 EUR - 195/55/R15 ZR

Boa aposta? :)

Eu sei que há o tópico dos pneus, que serve para o caso, o importante é a dúvida nos documentos que me prende em relação à escolha os pneus. Fiz-me entender? Até já

[:X]

Se não tens a medida pretendida no DUA, logo é ilegal e se apanhares a polícia, são €120 de multa.
O melhor a fazeres é telefonares à renault a saber se eles legalizam a medida.
Se sim, é só esperar que venha o novo DUA. Hoje em dia é uma semana, ou menos!
Se não, tens que aguentar-te com as medidas que já tens!

Para ires para uns 195/50R15, quando tens de origem uns 195/65R15 , torma-se impossivel, visto que essas medidas não são compativeis. Quanto muito poderias ir para uns 195/60R16 (que deve ser o que tens no livrete e não 195/60R15).

Vê aqui as conversões:

http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

;)

citação:Originalmente colocada por PSerra

Para ires para uns 195/50R15, quando tens de origem uns 195/65R15 , torma-se impossivel, visto que essas medidas não são compativeis. Quanto muito poderias ir para uns 195/60R16 (que deve ser o que tens no livrete e não 195/60R15).

Vê aqui as conversões:

;)

Isso é bater no ceguinho com uma vara de 2 metros. Depois dizem que as marcas são más e não legalizam nada [|)]

Vê aqui as conversões:

;)
O que tenho no livrete é 195/60R15 e 195/65/R15... [8)] O desejo de poder ter 195/50/R15 é pelo preço e mais pneus disponiveis. Mudar de jantes não é de todo a minha int€nção.

citação:Originalmente colocada por e-bLaSe

Vê aqui as conversões:

;)
O que tenho no livrete é 195/60R15 e 195/65/R15... [8)] O desejo de poder ter 195/50/R15 é pelo preço e mais pneus disponiveis. Mudar de jantes não é de todo a minha int€nção.

Só não percebo como é que tens averbado no livrete duas medidas de penus tão dispares (um perfil 65 e um 60 na mesma medida de jante, visto que representa uma diferença de mais de 3%).

Mas os de perfil 50 vão ficar mais dispares ainda, representando uma diferença decerca de 10%, ou seja, vais ficar com consumos 10%, com melhor arranque, terás que fazer mais 10% de rotação do motor para andares às mesmas velocidades, etc.

;)

Back