Cães. Quais as Raças Perigosas ? Nova Legislação Pág. 3

citação:Originalmente colocada por bbaixo

Viva,

Qualquer lei que considere qualquer raça de cães de perigosa não tem crédito para mim...

Perigosos são os donos que de alguma forma incutem atitudes agressivas para os seus animais...

Claro que é óbvio que como em todos os seres vivos existem os índividuos que de alguma forma fogem ao esperado, neste caso, existirão sempre individuos de qualquer raça que apresentarão atitudes agressivas e que podem ser rotulados como perigosos, mas fazer de 1 caso o todo não é assim tão linear...

Já assisti numa aula de treino um Golden Retrivier (cães adoráveis) a atacar, ferozmente, a respectiva dona, e apartir desse momento, foi treinado açaime e penso que chegou a usar coleira eléctrica e mesmo assim era um cão que nunca vergou nem desistiu das intenções de atacar quem lhe aparecia pela frente quando era incomodado...

eu acho que não é bem assim, ainda a pouco tempo uma menina de 5 anos foi morta por um pitbull, queres comparar o numero de mortes provocadas por pitbulls com por exemplo canichesou lavradores??? eu gosto muito de cães mas há certas raças que tem de ter cuidados redobrados e apoio isso, um bom seguro de responsabilidade, alçaime na rua e caes sempre bem presos é pedir muito???

se formos a vert isso por esse prisma até os pequinoix ou lá como se escreve( aqueles rateirinhos de nariz achatado e peludinhos) serão considerados raças perigosas!!!
Os meus pais tiveram um que mordeu toda a gente,´uma vez mordeu o braço ao meu tio,ele levantou o braço e o cão continuou agarrado!!!!!!...

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

os caniches são do caraças... A mioleira de um caniche num porte de um serra ou de um S. bernardo era do piorio mesmo. Ainda bem que são pequenitos

nao digas disparates!!;)

os caniches há pequenos e grandes(do tamanho de um pastor alemao)
sao a 2ª raça mais inteligente do mundo.

Um caniche tem tudo menos de cão estupido.

e nos cá em portugal temos o nosso caniche que é o cao de agua portugues que é um topo de inteligencia mundial mto apreciado nos EUA.

http://www.youtube.com/watch?v=P-Dm22gcLP4

(neste do video tem o corte normal usado no EUA que eu nao gosto mto)

Rafeiro alentejano????? Perigoso????
Mas estes mafiosos rabicholas (sim...porque está cientificamente provado de 57% dos homens italianos são bichas...mas pronto) sabem o que é um rafeiro alentejano???

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Só se fôr perigoso para as raposas e gatunos que tentam entrar nos quintais......[}:)]

Daquele país da treta tb já nada me espanta...começando no 1º Ministro e terminando.....no 1º Ministro......[}:)]

O serra da estrela , o rafeiro alentejano, o mastin espanhol e o napolitano sao caes de guarda se um estranho entrar numa propriedade onde eles estejam a guardar são bastante perigosos.[xx(]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

O serra da estrela , o rafeiro alentejano, o mastin espanhol e o napolitano sao caes de guarda se um estranho entrar numa propriedade onde eles estejam a guardar são bastante perigosos.[xx(]

Qualquer cão que seja desse género é assim. Isso é ser perigoso???
Suponho que um Pitbull e um Rottweiler em Itália sejam permitidos não?[xx(]
Isso é ser cão de guarda. A diferença reside na obediência que eles têm perante o dono. O rafeiro alentejano da minha tia é cão de guarda, mas está preso (apesar de com uma grande corrente que lhe dá liberdade suficiente no quintal) e se a dona diz que o estranho que entra no quintal "é amigo" ele nem pia e trata o estranho como da família!:)

Nephilim, já agora, se um estranho entrar em tua casa, tu proteges a tua família a todo o custo. Significa que és um tipo perigoso? Não pois não?:)

Perigoso é uma coisa. Protector é outra.;)

"Perigoso é uma coisa. Protector é outra."

exacto sao duas coisas completamente distintas. o facto de ser protector n o torna perigoso.

Eu tenho um castro laboreiro! Diaem que é mau, mas até agora nunca foi mau! A nao ser que entrem sem autorizaçao e nao esteja ninguem em casa. Aí rosna e encosta a pessoa à parede ate vir alguem ou morde a perna, levezinho sem magoar, pra ela parar.
Fora de casa nao faz mal se andar sozinho. Se eu tiver a passear com ele já ladra a quem passa se nao gostar da cara. As vezes ladra outras nao. Deve depender do ar da pessoa para ele. Mas atacar mesmo...isso não. Senao apanha logo, e já apanhou e nao é palmadinhas. Estes cães tem sempre d saber que quem manda neles nao lhes tem medo. Ja me mordeu e sangrei na mao, mas vi perfeitamente que nao mordeu com força, foi só um chega pra lá. Mas eu nao larguei a mao dele até ele tirar os dentes. Nunca mais experimentou e nem precisei d lhe tocar. Assim nao pensa que lhe tenho medo e a coisa corre bem!
Até ao dia...!!

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Isso é ser cão de guarda. A diferença reside na obediência que eles têm perante o dono. O rafeiro alentejano da minha tia é cão de guarda, mas está preso (apesar de com uma grande corrente que lhe dá liberdade suficiente no quintal) e se a dona diz que o estranho que entra no quintal "é amigo" ele nem pia e trata o estranho como da família!:)

Nephilim, já agora, se um estranho entrar em tua casa, tu proteges a tua família a todo o custo. Significa que és um tipo perigoso? Não pois não?:)

sim tens razao eu disse isso como afirmação mas nem era a dizer mal...

o unicos que digo mal é de alguns donos que se esquecem que os cães podem ser uma feras para estranhos ou alguem que entre no seu quintal.
Eu gosto de cães e tenho pena de não poder ter nenhum.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

sim tens razao eu disse isso como afirmação mas nem era a dizer mal...

o unicos que digo mal é de alguns donos que se esquecem que os cães podem ser uma feras para estranhos ou alguem que entre no seu quintal.
Eu gosto de cães e tenho pena de não poder ter nenhum.

Eu percebi que era afirmação caro amigo!:)

Quanto aos donos...os cães são o espelho deles mesmos.:)

È claro que o dono é que "faz" o cao, mas acredito que existe raças com linhagens umas mais agressivas que outras. Mas nao compreendo esta de o Rafeiro ser considerado perigoso:(

Tanto o rafeiro do alentejo como o serra da estrela são cães históricamente utilizados como cães pastor e de guarda.

São cães de grande porte, coragem e auto-confiança. O seu comportamento não é eminentemente agressivo, mas também não são particularmente amistosos para quem não conhecem.

O castro laboreiro tem bastantes semelhanças com o serra da estrela, embora seja ligeiramente mais pequeno. O fila de são miguel é utilizado também como cão de guarda e pastor de vacas, é o mais pequeno dos quatro mas muito vigoroso e talvez o mais agressivo.

Isto das raças perigosas é muito relativo e de facto tem muito a ver com a forma como os cães são educados. Um aspecto importante é que nem toda a gente tem condições de ter um destes cães devido ao seu porte e força.

Pessoalmente nao acredito em cães perigosos, pois acredito na "personalidade"ou "animalidade" dos animais . Cada cão , como cada humano pode ou nao ter a tendencia a ser mais ou menos agressivo.
Tenho um exemplo muito pratico em casa desse fenomeno.

Sou dono de 3 american pitbulls 3 machos , o Pai e 2 irmãos(filhos) e apenas 1 (filho) é tendencialmente muito agressivo e por ex nao pode ser passeado sem trela e açaime .
Já o seu irmão e o Pai sao cães muito dóceis e calmos nem de noite se tornam mais vigilantes as minhas sobrinhas andam a cavalo em cima deles sem qualquer preocupação.

os 3 sao tratados da mesma maneira , comem igual , dormem no mesmo local e foram sujeitos ao mesmo treino de obdiencia e ainda por cima irmãos, logo nao encontro razao para 1 ser agressivo e outros nao serem. A unica explicação é a "personalidade" e daí é um erro estar a condenar uma raça logo á sua nascença .

Será que os Caucasianos sao mais agressivos que os Africanos ?? Os brancos já mataram muito mais gente e habitualmente os Serial Killers sao brancos...

No exemplo que referes há diferenças de personalidade que são normais nos cães e outros animais.

Mas de facto há raças mais agressivas umas que outras. Há também alguma confusão com isso porque há raças muito agressivas com outros cães (nomeadamente entre machos) e que habitualmente são pacificas para os seres humanos como os pitt-bull que referistes ou outros cães que ancestralmente eram utilizados como cães de luta e há cães tradicionalmente utilizados como de guarda que podem ser mais agressivos para as pessoas.

Uma curiosidade que deves saber, os pitt-bull apesar do seu vigor fisico (que é muuuuiiito) não são bons cães de guarda ;)

tudo depende da personalidade do cão (sim, sou adepto de que os cães têm personalidade). tenho vários Serras da Estrela e praí 2 em 6 são realmente agressivos (muito meigos para os donos), mas depois muito agressivos para as pessoas de fora, julgo inclusivé, que se alguém entrasse na propriedade que não saía de lá. Os Serras da Estrela têm também outro problema, que é a afeição demasiada aos donos, cria ciumes entre eles, o que provoca lutas, e lutas entre cães daquele tamanho não é propriamente bonito de se ver, então se forem lutas por causa duma cadela (luta para ser macho dominante) ou por causa de comida, consegue ainda ser pior.

enfim, acho uma estupidez ser considerado raça perigosa, pois em qualquer raça existem uns cães mais agressivos e outros menos, porque há Serras que são muito meigos para todas as pessoas, e são cães bestiais de se terem.

em termos legais se te assaltem a casa e o cão mata o assaltante como fica a coisa em portugal?nos eua já houve casos em que foi considerada defesa do animal ao espaço privado do dono...:confused:

nao digas disparates!!;)

os caniches há pequenos e grandes(do tamanho de um pastor alemao)
sao a 2ª raça mais inteligente do mundo.

Um caniche tem tudo menos de cão estupido.

e nos cá em portugal temos o nosso caniche que é o cao de agua portugues que é um topo de inteligencia mundial mto apreciado nos EUA.

http://www.youtube.com/watch?v=P-Dm22gcLP4

(neste do video tem o corte normal usado no EUA que eu nao gosto mto)
a raça mais inteligente do mundo é o border collie! o melhor de guarda o pastor alemão e o rotweiler(estes tambem no topo das raças mais inteligentes).
a inteligencia num cão é muito importante além da educação para destinguirem situações de perigo ou não.o pitt bull é pessimo nesse aspecto ao contário do que se pinta,um cão muito ciumento e nada inteligente.

Back