Alteração no Imposto Automóvel

citação:Originalmente colocada por SevenTrixx

citação:Originalmente colocada por xman

Eu acho a medida positiva. Quanto maior for a ponderação na componente ambiental presumo que vai fomentar a procura de veículos mais amigos do amiente. Há outra medida que me parece do mais elementar justiça: a eliminação da dupla tributação (IVA sobre IA).

Ó pessoal, então é só descascar no Governo? Então se não se faz nada é tal e tal; quando se faz é Tal e Tal.

E se alguns concessionários "comerem" o desconto têm bom remédio... não comprem lá.

Fim da dupla tributação ? !! ( IVA sobre IA) isso não contemplava o projecto de lei. Não acompanhei o debate ontem. Isso foi decidido?
Também não o acompanhei. Salvo erro, li alguma coisa nesse sentido na edição da semana passada na revista Autofoco (carece de confirmação).

Eu acho a medida positiva. Quanto maior for a ponderação na componente ambiental presumo que vai fomentar a procura de veículos mais amigos do amiente. Há outra medida que me parece do mais elementar justiça: a eliminação da dupla tributação (IVA sobre IA).

Ó pessoal, então é só descascar no Governo? Então se não se faz nada é tal e tal; quando se faz é Tal e Tal.

E se alguns concessionários "comerem" o desconto têm bom remédio... não comprem lá.

Fim da dupla tributação ? !! ( IVA sobre IA) isso não contemplava o projecto de lei. Não acompanhei o debate ontem. Isso foi decidido?
Também não o acompanhei. Salvo erro, li alguma coisa nesse sentido na edição da semana passada na revista Autofoco (carece de confirmação).

O que eu li, é que isso se vai manter. ou seja pagar imposto sobre outro imposto. A dupla tributação não seria abolida.

O que eu li, é que isso se vai manter. ou seja pagar imposto sobre outro imposto. A dupla tributação não seria abolida.
O que tu leste onde? Tenho a autofoco à frente nº356 na página 8 no título "CONTAS MAL FEITAS ATRASAM DIPLOMA". Não estou a defender a AUTOFOCO, aliás até detectei valores percentuais discrepantes relativamente à informação divulgada ontem pelo PM, mas no fim do artigo lê-se:
"Saliente-se que, em simultâneo com esta reforma, acabará a dupla tributação, deixando os consumidores de pagar IVA sobre este imposto."
Agora se a fonte está errada...

O que tu leste onde? Tenho a autofoco à frente nº356 na página 8 no título "CONTAS MAL FEITAS ATRASAM DIPLOMA". Não estou a defender a AUTOFOCO, aliás até detectei valores percentuais discrepantes relativamente à informação divulgada ontem pelo PM, mas no fim do artigo lê-se:
"Saliente-se que, em simultâneo com esta reforma, acabará a dupla tributação, deixando os consumidores de pagar IVA sobre este imposto."

A receita que o Estado arrecada com este imposto vai manter-se, com tendência para aumentar. É sempre assim, foi o que aconteceu com a contribuição autárquica. Agora se se chama IVA, IA ou IAIA não interessa, o que interessa é que a mama não se esgote.

citação:Originalmente colocada por pjota

A receita que o Estado arrecada com este imposto vai manter-se, com tendência para aumentar. É sempre assim, foi o que aconteceu com a contribuição autárquica. Agora se se chama IVA, IA ou IAIA não interessa, o que interessa é que a mama não se esgote.

Calma :) eu só questionei... Li, isso li, mas tambem se lê muita coisa que não corresponde a realidade...;)

Já que o IA passa a ser pago "às prestações" será que já se pode usufruir dos 40% de desconto para instalação de GPL?? E depois do GPL - eles fazem nova média às emissões de CO2 ou nem por isso???

Era bom era.........

lá por teres GPL, não quer dizer que não andes sempre a gasolina, por isso não faz sentido baixar o imposto de circulação para esses carros.
já pagas menos imposto no combustível gpl, por isso dá-te por contente.

E mais tarde ou mais cedo os carros que já pagaram IA vão também passar a pagar o novo imposto de circulação como os que não o pagaram à cabeça ou pagaram uma percentagem. Aliás não podem fazer de outra forma senão o mercado nacional vai envelhecer e abrandar muito porque a tendencia será de manter os carros isentos o maior tempo possivel (já se falou em 10 nos, já se falou em 4 anos e agora nem se fala para quando)

O que me faz confusão é a complicação que estão a criar com o imposto de circulação, como o IA a ser tranferido 10% de cada vez e a manter-se, são 10 anos de transição em que cada geração vai pagar imposto de circulação de diferente valor

Abraço

Só querem é por-nos na miséria! é imposto atrás de imposto e o contribuinte que pague!

citação:Originalmente colocada por Gonzas

Alguem que faça contas....PLEASE!!![8] que eu não percebo nada disto[8)]

Ninguem sabe fazer as contas! Ainda não deve haver dados suficientes.. Eu até investigava mais isto mas neste momento não posso dispensar esse tempo. [8)]

As contas por tudo aquilo que tenho lido e em todas as formas diferentes de migração até à data acabavam todas na mesma forma.
Um carro tem 10 anos de vida util estimada assim nesses 10 anos tem que pagar o correspondente ao IA actual mais o valor do IVA sobre o IA. Ao fim de 10 anos começa a dar "lucro em relação ao modelo actual", e os que já pagaram até à data depois de um periodo de transição passarão também a pagar o novo imposto.
E claro, a vaselina não está incluida;) :D

Outra coisa de que falaram muito mas certezas não há, é que o imposto de circulação também irá deixar de existir e o novo imposto será sobre a propriedade assim quem tem o carro registado em seu nome tem que pagar senão haverá lugar a apreenção.
A unica coisa boa que vejo disto tudo é que se essas normas se cumprirem as sucatas a ocupar lugar de estacionamento ou a reservarem lugar vão desaparecer, e que o numero de carros por agregado familiar diminuirá, de resto... [8)]

E claro quando esta trapalhada toda acabar lá para 201?... os carros irão custar à partida tanto como no resto da Europa, o que vai doer será pagar o imposto para mantê-los

Abraço

Boas,

Li hoje que as pickup's vão começar a pagar IA na totalidade depois das alterações que se esperam para o Verão.

Mais uma machadada .........

citação:Originalmente colocada por Elios

E mais tarde ou mais cedo os carros que já pagaram IA vão também passar a pagar o novo imposto de circulação como os que não o pagaram à cabeça ou pagaram uma percentagem. Aliás não podem fazer de outra forma senão o mercado nacional vai envelhecer e abrandar muito porque a tendencia será de manter os carros isentos o maior tempo possivel (já se falou em 10 nos, já se falou em 4 anos e agora nem se fala para quando)

O que me faz confusão é a complicação que estão a criar com o imposto de circulação, como o IA a ser tranferido 10% de cada vez e a manter-se, são 10 anos de transição em que cada geração vai pagar imposto de circulação de diferente valor

Abraço
O IC só pode ser aplicado aos novos carros que vão ser vendidos após o fim do IA, visto que os mais velhos já pagaram o imposto no momento da compra!
Na altura do selo, pagam como tem sido até agora!
Este sistema é bom para quem gosta de mudar o carro mais frequentemente e para as empresas de aluguer!

citação:Originalmente colocada por pedrom
«Portugal estará assim na linha da frente dos países que adoptaram a eficiência ambiental, como critério decisivo na taxação do automóvel - afirmou José Sócrates.
Hmm na linha da frente? Mas eu pensava que já estavamos! Mas afinal de contas quem é que anda a pagar mais IA que nós?
O nosso *****, perdão, primeiro ministro, esqueceu-se de dizer é que "lá fora" pagam sobre o CO2 mas não sobre a cilindrada, já para não falar do IVA de 21% sobre o IA.
Afinal parece que o desejo de sermos "iguais aos outros" não é assim tão grande.
Então vejamos o IA aumentou logo este mês em 2% devido á inflação mais 30% em julho e outros 30 no próximo mês de Janeiro, não acredito é que o aumento se revele só na parte ambiental, de certeza que a componente da cilindrada não vai baixar, foi o que aconteceu quando a primeira aparição da componente ambiental, nada mudou, apenas se acrescentou, que é como quem diz aumentou.

phant69, não me parece que saibas ler.
o que vai mudar é a RELAÇÂO entre o IA normal e a parte ambiental.
se agora temos 90% da parte cilindrada e 10% da ambiental, vai passar para 70/30 e 40/60!

lá vai o meu cota continuar mais uns anitos com a sua "sucata importada" vw golf GTD de 1990.
O que vale é que o carro é rijo como um pero!
Obrigado sr. ministro por se preocupar tanto com o nosso bem estar. Cambada de gatunos....

citação:Originalmente colocada por Elios

Abraço

epah, onde é que um carro só tem 10 anos de vida util???? devem tar a brincar... qualquer carro de segmento alto com 10 anos está em muito bom estado! (a menos que tenha mais kms que sei lá o que)

As reformas vêm mas são sempre do tipo "vira o disco e toca o mesmo"...
As alterações serão sempre para benificio do governo.
Já não era mau se repusessem o IVA para os 17%, mas milagres não há. Ou se há são poucos e quem os pratica não será este governo.

citação:Originalmente colocada por Cahib

As reformas vêm mas são sempre do tipo "vira o dico e toca o mesmo"...
As alterações serão sempre para benificio do governo.
Já não era mau se reposessem o IVA para os 17% mas milagres não há. Ou se há são poiucos e quem os pratica não será este governo.

ai espanha que tás ali tão perto...

o que eles mereciam era que o pessoal fosse todo embora do país! ficavam cá sozinhos a xularem-se uns aos outros, dasss [xx(]

Back