Olham para o conta-RPM com frequência ??

Gosto de ver o conta-rotações subir, mas não olho muito para ele.
Quando o K10 estiver arranjado, vou passar a não ter rpm e, diga-se de passagem, vai ser algo complicado porque aquele carro tem um som característico em que a baixas rpm já está a fazer algum barulho e a roncar forte pelo que a habituação vai ser muito importante.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....

E só tenho 2 semanas de carta...

Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

Que raio de condutores vocês são...:D
Senhores da Ferrari... temos aqui o novo Schumarolas, tal vidente estridente, que é bem nosso amigo, que para mudar de mudança, qual artolas, náo olha para as rotações, e mediante as várias situações vai lá pelo ouvido!
Agora come um kit kat e faz uma pausa!

Uso com alguma frequência, a Fabia tem muito pouco binário a baixa rotação, por isso de vez em quando lá tenho de dar uma olhada às RPM para saber quantas mudanças tenho de reduzir para conseguir fazer a ultrapassagem que quero, ou a subida, ou o que for! [xx(]

...considero que o conta rotações ajuda-nos a conhecer o comportamento do motor... especialmente util para quem troca de carro com regularidade, para que se possa adoptar a condução às caracteristicas de cada propulsor...

Já olhava antes, mas agora olho sempre porque não tenho velocímetro ( avariou ).
Coisas boas é no que dá.

citação:Originalmente colocada por Invisible Man

Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....

Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

Senhores da Ferrari... temos aqui o novo Schumarolas, tal vidente estridente, que é bem nosso amigo, que para mudar de mudança, qual artolas, náo olha para as rotações, e mediante as várias situações vai lá pelo ouvido!
tu deves ser é parvo....[|)]

Eu disse que num diesel dá para conduzir normalmente sem conta-RPM.

Claro que com ele conduz-se melhor e etc, mas daí a ser indispensável, e ser impossível conduzir sem ele... calma lá....

É como num filme de legendas... se me tirares as legendas, eu não percebo nada, mas com o passar do tempo, começo-me a habituar e depois já percebo... basicamente é isso.

Agora conduzir um gasolina moderno sem conta-RPM é muito difícil....

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Uso frequentemente o conta-RPM , e só compro um carro que o tenha, mas tb conduzo sem ele..

Carro para se conduzir tem que ter conta-rotações. Se não fizesse assim tanta falta para guiar, os desportivos não o tinham! ;)
Pois mas também se conduz bem sem ele... pelo menos numa condução digamos normal....
Agora olhar para as RPM cada vez que se muda de mudança.. bah...

Mas quem sou eu para falar né.. afinal só tenho 2 semanas de carta, e sem conta-RPM ainda sou capaz de fazer alguns 15 l /100 num 1000 c.c...[|)]

Uma condução normal é trocar de mudança às 4000Rpm's num HDi como disseste lá atrás????
Não me parece!
Um HDi às 4000 já está perto do pior rendimento possivel, o binário já acabou há muito tempo, o desgaste torna-se acentuado e os consumos tb.
Aliás, já deves ter reparado que, às 3500/4000, se pisares a fundo o acelarador pouco ou nada acontece, comparando com aquilo que acontece se fizeres o mesmo às 2000. Pk será?
Num Type R é ao contrário, pk a essas rotações é que chega o binário, por isso às 5000 ainda se sente um Kick se pisar-mos a fundo.

Como é que se tira partido disto tudo???? olhando para o taquimetro...digi eu!
Para quê tocar de ouvido se podemos ter uma pauta??? Os grandes "musicos" do volante tocam de pauta...não tocam de ouvido!!!

citação:Originalmente colocada por Grilo

Em carro com caixa automatica, praticamente nao tem porque olhar...

Se quiser aproveitar ao maximo o patamar optimo de binário tb deverá olhar até pk poderá escolher o programa de caixa mais adequado a cada situação.
Os carros automáticos variam o seu funcionamento com os movimentos do acelarador...se acelararmos a fundo repentinamente ele irá deixar o regime subir mais para trocar de marcha.

Em suma...olha quem quer, quem não quer não olha mas acho que todos os carros deveriam montar CRPm's de origem.

Já leste o que tu escreveste?
Deixa-me por assim: - tu no primeiro post chamaste parvo a todos os outros condutores aqui do fórum. Do alto das tuas duas semanas de carta!! Ah desculpa estavas a brincar... pois a brincar a brincar.. Acho que existem comentários que deveriam e bem poderiam ser mais pensados. Espero que tenha sido o teu. Porque se foi ao contrário..

Txi...tanto alarido...
Vamos com calma.
A minha visão sobre este tema é que, é perfeitamente possível e nada incómodo conduzir um automóvel sem rpm, desde que, com o seu devido tempo, nos habituemos ao carro.
É tudo uma questão de prática, quer num diesel, quer num otto.
Se não fosse assim, há 15 ou 20 anos atrás estava tudo tramado.:X

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Txi...tanto alarido...
Vamos com calma.
A minha visão sobre este tema é que, é perfeitamente possível e nada incómodo conduzir um automóvel sem rpm, desde que, com o seu devido tempo, nos habituemos ao carro.
Mas eu disse o contrário?
O meu 1º carro não tinha contador de rpm´s e não foi por isso que não deixei de aprender a conduzir. Só fico indignado por certos comentários colocados aqui no fórum. O comentário em questão visa todos os restantes users e não fui o único a mostrar a minha indignação. Mas não deveria ser eu a reflectir sobre o post em causa mas sim pessoas com mais responsabilidade por aqui..

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Txi...tanto alarido...
Vamos com calma.
Exactamente.

Ora, quando se aprende a conduzir logo sem conta-RPM nun determinado carro, é perfeitamente normal conseguirmos fazer uma condução boa com esse mesmo carro. O yaris que eu conduzia tinha conta-RPM mas era no meio, e não dava jeito tar a olhar...[8)]

citação:Originalmente colocada por Automobilista

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Uso frequentemente o conta-RPM , e só compro um carro que o tenha, mas tb conduzo sem ele..

Carro para se conduzir tem que ter conta-rotações. Se não fizesse assim tanta falta para guiar, os desportivos não o tinham! ;)
Pois mas também se conduz bem sem ele... pelo menos numa condução digamos normal....
Agora olhar para as RPM cada vez que se muda de mudança.. bah...

Mas quem sou eu para falar né.. afinal só tenho 2 semanas de carta, e sem conta-RPM ainda sou capaz de fazer alguns 15 l /100 num 1000 c.c...[|)]

Uma condução normal é trocar de mudança às 4000Rpm's num HDi como disseste lá atrás????
Não me parece!
Um HDi às 4000 já está perto do pior rendimento possivel, o binário já acabou há muito tempo, o desgaste torna-se acentuado e os consumos tb.
Aliás, já deves ter reparado que, às 3500/4000, se pisares a fundo o acelarador pouco ou nada acontece, comparando com aquilo que acontece se fizeres o mesmo às 2000. Pk será?
Num Type R é ao contrário, pk a essas rotações é que chega o binário, por isso às 5000 ainda se sente um Kick se pisar-mos a fundo.

Como é que se tira partido disto tudo???? olhando para o taquimetro...digi eu!
Para quê tocar de ouvido se podemos ter uma pauta??? Os grandes "musicos" do volante tocam de pauta...não tocam de ouvido!!!
Sim sim, tens razão, mas eu expliquei-me talvez mal :

Dá para perceber +/- quando o carro chega lá perto dessas RPM num HDI por ex, mas também dá para fazer trocas de mudanças lá prás 2000 rpm por exemplo...

E até digo mesmo : No yaris da escola de condução, nunca olhava para o conta-RPM e fazia sempre as trocas de caixa como deve ser.

Agora com o C5 , já não é bem assim, pois ainda não estou habituado ao carro. A lógica seria olhar para as RPM, mas nos primeiros tempos de carta, a tendência é sempre para olhar o mais possível para a estrada...
Só que com o yaris, a 50 km/h já dava para meter a 4ª por ex, mas com o C5 não, pous a caixa é mais longa ou etc...

Já leste o que tu escreveste?
Deixa-me por assim: - tu no primeiro post chamaste parvo a todos os outros condutores aqui do fórum. Do alto das tuas duas semanas de carta!! Ah desculpa estavas a brincar... pois a brincar a brincar.. Acho que existem comentários que deveriam e bem poderiam ser mais pensados. Espero que tenha sido o teu. Porque se foi ao contrário..
Epá eu entrei tipo na boa, e nunca chamei parvos aos outros condutores por não conseguirem conduzir perfeitamente sem conta-RPM....pois também sei que quando me habituar a ele, já vai ser difícil largá.lo....

Mas a intenção não era chamar estúpido a ninguém por conduzir com isto ou aquilo....mas se assim o entenderam, talvez tenha sido eu que me expressei mal... mas eu não acho....de qq forma : Sorry.

Epa é claro que se pode conduzir sem isso mas é muito melhor com o conta-RPM.É como o velocimetro,conduzir sem ele também podes, agora que faz falta faz!!!

O conta rotaçoes é necessario em condução desportiva pois serve para ver ate onde podes reduzir sem entrar a cortar rotaçao como acontece ás vezes...isso em carros a gasolina onde deves andar perto do redline para tirar proveito.

Bem fui agora ler o post da polémica, e talvez tenha dado ideia difrente daquilo que quis dizer....

Eu não quis dizer que os condutores eram maus condutores por não conduzirm perfeitamente sem conta-RPM...até pode parecer que só faltou eu chamar-lhes otários....

Mas não, não foi essa a intenção...mas também, sem smiles nem nada, é normal que o post pareça aquilo que pareçe....

Ok.. Sorry.

Back