Senhores da Ferrari... temos aqui o novo Schumarolas, tal vidente estridente, que é bem nosso amigo, que para mudar de mudança, qual artolas, náo olha para as rotações, e mediante as várias situações vai lá pelo ouvido!citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...
Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???
Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
E só tenho 2 semanas de carta...
Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..
E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...
Que raio de condutores vocês são...![]()
tu deves ser é parvo....[|)]citação:Originalmente colocada por Invisible Man
Senhores da Ferrari... temos aqui o novo Schumarolas, tal vidente estridente, que é bem nosso amigo, que para mudar de mudança, qual artolas, náo olha para as rotações, e mediante as várias situações vai lá pelo ouvido!citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..
Agora come um kit kat e faz uma pausa!
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Pois mas também se conduz bem sem ele... pelo menos numa condução digamos normal....citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
citação:Uso frequentemente o conta-RPM , e só compro um carro que o tenha, mas tb conduzo sem ele..
Carro para se conduzir tem que ter conta-rotações. Se não fizesse assim tanta falta para guiar, os desportivos não o tinham!![]()
Agora olhar para as RPM cada vez que se muda de mudança.. bah...
Mas quem sou eu para falar né.. afinal só tenho 2 semanas de carta, e sem conta-RPM ainda sou capaz de fazer alguns 15 l /100 num 1000 c.c...[|)]
citação:Originalmente colocada por Grilo
Em carro com caixa automatica, praticamente nao tem porque olhar...
Já leste o que tu escreveste?citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Mas eu disse o contrário?citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
Txi...tanto alarido...
Vamos com calma.
A minha visão sobre este tema é que, é perfeitamente possível e nada incómodo conduzir um automóvel sem rpm, desde que, com o seu devido tempo, nos habituemos ao carro.
É tudo uma questão de prática, quer num diesel, quer num otto.
Se não fosse assim, há 15 ou 20 anos atrás estava tudo tramado.:X
Exactamente.citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
Txi...tanto alarido...
Vamos com calma.
A minha visão sobre este tema é que, é perfeitamente possível e nada incómodo conduzir um automóvel sem rpm, desde que, com o seu devido tempo, nos habituemos ao carro.
É tudo uma questão de prática, quer num diesel, quer num otto.
Se não fosse assim, há 15 ou 20 anos atrás estava tudo tramado.:X
Sim sim, tens razão, mas eu expliquei-me talvez mal :citação:Originalmente colocada por Automobilista
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Pois mas também se conduz bem sem ele... pelo menos numa condução digamos normal....citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
citação:Uso frequentemente o conta-RPM , e só compro um carro que o tenha, mas tb conduzo sem ele..
Carro para se conduzir tem que ter conta-rotações. Se não fizesse assim tanta falta para guiar, os desportivos não o tinham!![]()
Agora olhar para as RPM cada vez que se muda de mudança.. bah...
Mas quem sou eu para falar né.. afinal só tenho 2 semanas de carta, e sem conta-RPM ainda sou capaz de fazer alguns 15 l /100 num 1000 c.c...[|)]
Uma condução normal é trocar de mudança às 4000Rpm's num HDi como disseste lá atrás????
Não me parece!
Um HDi às 4000 já está perto do pior rendimento possivel, o binário já acabou há muito tempo, o desgaste torna-se acentuado e os consumos tb.
Aliás, já deves ter reparado que, às 3500/4000, se pisares a fundo o acelarador pouco ou nada acontece, comparando com aquilo que acontece se fizeres o mesmo às 2000. Pk será?
Num Type R é ao contrário, pk a essas rotações é que chega o binário, por isso às 5000 ainda se sente um Kick se pisar-mos a fundo.
Como é que se tira partido disto tudo???? olhando para o taquimetro...digi eu!
Para quê tocar de ouvido se podemos ter uma pauta??? Os grandes "musicos" do volante tocam de pauta...não tocam de ouvido!!!
Epá eu entrei tipo na boa, e nunca chamei parvos aos outros condutores por não conseguirem conduzir perfeitamente sem conta-RPM....pois também sei que quando me habituar a ele, já vai ser difícil largá.lo....citação:Originalmente colocada por Invisible Man
Já leste o que tu escreveste?citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Deixa-me por assim: - tu no primeiro post chamaste parvo a todos os outros condutores aqui do fórum. Do alto das tuas duas semanas de carta!! Ah desculpa estavas a brincar... pois a brincar a brincar.. Acho que existem comentários que deveriam e bem poderiam ser mais pensados. Espero que tenha sido o teu. Porque se foi ao contrário..