Quanto pod€mos poupar por ano?

Eu tento juntar, todos os meses, cerca de 200€.
Já tive meses em que gastei mais 200€ do que ganhei, também já tive meses em que juntei 400€, o que acabou por compensar.

O que me lixa mais são mesmo as revisões e um ou outro imprevisto que vai surgindo no carro (às vezes penso que ando a ganhar para ele).

Penso que o ideal será conseguir poupar, no mínimo, 25% do salário líquido mensal.

yeap

yeap

Eu tento juntar, todos os meses, cerca de 200€.
Já tive meses em que gastei mais 200€ do que ganhei, também já tive meses em que juntei 400€, o que acabou por compensar.

O que me lixa mais são mesmo as revisões e um ou outro imprevisto que vai surgindo no carro (às vezes penso que ando a ganhar para ele).

Penso que o ideal será conseguir poupar, no mínimo, 25% do salário líquido mensal.
x2,é isso mesmo que eu penso!

Sou um sortudo e andei (+ a minha mulher) nos últimos 3 anos e meio a poupar, e entre a venda de um carro e de uma casa, poupei uma bela maquia na casa dos 6 dígitos :D Tenho o guito dividido em vários produtos: fundos (risco moderado), depósitos a prazo, conta poupança habitação, PPR's e acções no mercado bolsista internacional.
Não fiz grandes sacrifícios, mas mais importante não fiz loucuras.
Depois de fazer a escritura da minha casa, vou então fazer uma ligeira loucura e trocar o carro da maria!

a resposta ao que se considera uma boa poupança ano, é relativa, depende do ordenado de cada um.

eu e a minha esposa temos ordenados comuns, um ordenado dá para os gastos pessoais e da casa e o outro vai para o banco. Quando começarmos a construir uma casa a poupança vai baixar, mas por enquanto estamos numa de poupar dinheiro, cerca de 1000 euros por mes. Tambem não somos forretas, na semana do carnaval lá vamos a roma passear, mas no dia a dia tambem não somos estragados.

Cebolas, batatas, azeite, alhos, couves, nabiças, frangos, carne de porco, enchidos, carne de vaca, etc... vai-se buscar a casa dos meus pais... Sim morar na aldeia tem as suas vantagens, qualidade de vida e carteira mais recheada [;)] vicios (tabaco, café, jornais, revistas) nem eu nem a minha esposa temos, só eu é que gasto alguma coisa em vinhos.

1. como poupamos, evitamos os créditos, se não temos dinheiro não compramos, poupa-se logo nos juros.
2. compramos produtos da marca pingo doce, são mais baratos e são bons.
3. temos a tarifa bi-horaria.
4. compramos todos os electrodomésticos da categoria A ou A+, são mais caros, mas a poupança em electricidade compensa com o passar do tempo.
5. A minha esposa vai comer a casa, pq esta perto, eu é que como trabalho a 125 km de casa é que não dá, vou almoçar fora, mas trago sempre um lanche para comer á tarde, sempre se poupa alguma coisa no lanche.
6. não temos tv cabo, o tempo que temos para ver televisão, não compensa ter mais esta despesas e eu a meio da floribela já costumo estar a dormir no sofa [:D]
7. não temos telefone fixo, usamos os nossos telemoveis com tarifário UZO.
8. Não temos ADSL, pq não chega à aldeia, assim tenho que pagar a placa 3G TMN para ter internet na aldeia, aqui não se pode poupar mais.
9. Como estamos a juntar dinheiro para fazer uma casa, queria ver se fazia até ao telhado sem pedir dinheiro ao banco, estamos numa casa alugada, mas uma casa pequena, sala, cozinha, wc e 1 quarto, renda de 200€, não vale a pena estar a pagar mais por uma casa maior que não iriamos usufruir.

10. E finalmente a grande poupança, quando preciso de mais dinheiro, vou à procura de um emprego onde me paguem mais [;)] . isto de ser engenheiro informático ja com 8 anos de experiencia até dá algum dinheiro na capital [:cool:]

Então é assim:
Vivo em casa de mãe e pago 50% da casa, electricidade, gas, condominio e agua.
Tive de adquirir um carro para poder ter o emprego actual o qual estou a pagar.
Tenho de pagar os almoços durante o horario de trabalho e lanche.

Eu poupo mas é para pagar as despesas.

Não podemos ignorar o historico. Quem tiver carro dado, casa dos pais a 0 euros, alimentacao em casa gratuita nao e igual.

Tenho colegas a poupar a 800 a 1000 euros/mes

Eu meti-me agoar de cabeça nuns trabalhos e a ver se consigo ganhar algum.

No meu primeiro ano de trabalho trazia limpos para casa menos de 500€ por isso poupar não foi muito.

Agora tenho uns projectos e atirei-me a tudo... Vou investir uns 1.000€ e depois a ver se consigo sacar algum. Estou sem tempo, bules as 8h45 as 17h depois curso das 18h as 22h30. depois trabalhos em casa!
para já ainda não vi nada! A ver como corre.

mas depois devo investir uns 2.000€ no bigonline .

o meu objectivo neste momento é poupar para amortizar, apenas e só!

se possível 2500 euros ano![:cool:]

o que no ano passado foi fácil, mas agora com o aumento da taxa está cada vez mais difícil de atingir!

o meu objectivo neste momento é poupar para amortizar, apenas e só!

se possível 2500 euros ano![:cool:]

o que no ano passado foi fácil, mas agora com o aumento da taxa está cada vez mais difícil de atingir!

Da próxima vez q fores amortizar tem em conta a data de entrada em vigor do D.L. q limita a taxa a cobrar pelos bancos. Claro q isto só releva caso a tua penalização seja neste momento superior a 0.5%.

Da próxima vez q fores amortizar tem em conta a data de entrada em vigor do D.L. q limita a taxa a cobrar pelos bancos. Claro q isto só releva caso a tua penalização seja neste momento superior a 0.5%.

A penalização por antecipação do contrato vai ser de 0,5%??

E os contratos antigos? Estou a leste destas m€rdas!

Eu smp vou conseguindo juntar algum, pois ainda vivo com os pais, mas mesmo assim as despesas da internet são por minha conta e ainda tenho a mensalidade do carro.

À uma semana comprei dois fundos no bigonline(tinha conseguido juntar 3000) e até agora não está a correr mal, estou a ganhar 82€, sei que não vai ser smp assim, experiência própria, mas quanto mais subirem depressa menos chatices numa eventual correcção de preço.

Mas tb não consigo juntar mt pois os Eng. Informáticos no Alentejo não são bem pagos.

Abraços.

Vai!

A Lei vai-se aplicar a amortizações q ocorram após a entrada em vigor do D.L.. Por isso aplica-se a todos os contratos.

Verifiquei agora e o D.L. ainda não foi publicado mas já não deve demorar pq já passou várias das fases iniciais. Acho q já foi promulgado pelo P.R..

Eu deveria arranjar motivação para poupar mais... Mas não consigo resistir a umas viagens por ano [8b]

Mas pronto, pelo menos são semanas bem passadas [:cool:]

Eu como estudante e recebendo uma mesada de 100 € não posso poupar muito. Já que almoços, telemovel, fotocopias e consumiveis da universidade já levam muito dinheiro. Depois prendas pros pais e namorada é sempre desse dinheiro. Deixei de tomar café para puder ir à piscina uma vez por semana. O que é certo é que chego sempre com saldo ao fim do mês e não anda a pensar nos trocados. Se apetecer ir almoçar a um restaurante vou e sei que tenho dinheiro. Isto também porque só o faço muito raramente.

De resto desde míudo que tenho uma conta poupança em certificados de aforro. Nunca tirei de lá dinheiro e todos os anos meto algum. Mais não seja o que recebo do abono que os meus pais dão-me para o guardar. A unica coisa que gastei um pouco mais de dinheiro foi na minha BTT, mas foi com dinheiro ganho num concurso e só gastei parte..

(...)

Cebolas, batatas, azeite, alhos, couves, nabiças, frangos, carne de porco, enchidos, carne de vaca, etc... vai-se buscar a casa dos meus pais... Sim morar na aldeia tem as suas vantagens, qualidade de vida e carteira mais recheada [;)] vicios (tabaco, café, jornais, revistas) nem eu nem a minha esposa temos, só eu é que gasto alguma coisa em vinhos.

(...)

Só neste aspecto, já consegues uma poupança espetacular.

(...)

1. como poupamos, evitamos os créditos, se não temos dinheiro não compramos, poupa-se logo nos juros.

(...)

6. não temos tv cabo, o tempo que temos para ver televisão, não compensa ter mais esta despesas e eu a meio da floribela já costumo estar a dormir no sofa [:D]

(...)

Ora nem mais!!!

As penalizações por antecipação andavam na casa dos 2% ! o que era um absurdo.

Vai então sair uma lei que muda para 0,5%

Penso que já foi aprovada em conselho de ministros, falta algo 30 dias para publicação em diário da republica.

E sim vai ser para todos os contratos, novos e velhos.

Eu sou poupado por natureza principalmente fruto da educaçao. Os meus pais apesar de ganharem muito bem sempre foram poupados, e por isso eu instintivamente sempre fui assim tambem e acho que me ira ajudar ao longo da vida.

Por exemplo gosto de comprar roupa de qualidade mas so compro nos saldos, quando vou a um restaurante so peço aquilo que tenho a certeza que vou ingerir, etc..

Last edited:
Eu sou poupado por natureza principalmente fruto da educaçao. Os meus pais apesar de ganharem muito bem sempre foram poupados, e por isso eu instintivamente sempre fui assim tambem e acho que me ira ajudar ao longo da vida.

Por exemplo gosto de comprar roupa de qualidade mas so compro nos saldos, quando vou a um restaurante so peço aquilo que tenho a certeza que vou ingerir, etc..

Isso não é unicamente poupança, é também racionalidade e acho muito bem ;)

As penalizações por antecipação andavam na casa dos 2% ! o que era um absurdo.

Vai então sair uma lei que muda para 0,5%

Penso que já foi aprovada em conselho de ministros, falta algo 30 dias para publicação em diário da republica.

E sim vai ser para todos os contratos, novos e velhos.

Gracias! Excelentes notícias, num dos créditos habitação tenho 3% de penalização!

Obrigado também ao Celsius [kiss]

Essa noticia das penalizações é mt boa !! Agora é que os bancos vão começar à paulada com as transferências de CH !! hehehe

Essa noticia das penalizações é mt boa !! Agora é que os bancos vão começar à paulada com as transferências de CH !! hehehe

seu ganancioso a querer encostar à parede instituições cheias missões honrosas, como são os bancos! [:)]

Back