a resposta ao que se considera uma boa poupança ano, é relativa, depende do ordenado de cada um.
eu e a minha esposa temos ordenados comuns, um ordenado dá para os gastos pessoais e da casa e o outro vai para o banco. Quando começarmos a construir uma casa a poupança vai baixar, mas por enquanto estamos numa de poupar dinheiro, cerca de 1000 euros por mes. Tambem não somos forretas, na semana do carnaval lá vamos a roma passear, mas no dia a dia tambem não somos estragados.
Cebolas, batatas, azeite, alhos, couves, nabiças, frangos, carne de porco, enchidos, carne de vaca, etc... vai-se buscar a casa dos meus pais... Sim morar na aldeia tem as suas vantagens, qualidade de vida e carteira mais recheada [

] vicios (tabaco, café, jornais, revistas) nem eu nem a minha esposa temos, só eu é que gasto alguma coisa em vinhos.
1. como poupamos, evitamos os créditos, se não temos dinheiro não compramos, poupa-se logo nos juros.
2. compramos produtos da marca pingo doce, são mais baratos e são bons.
3. temos a tarifa bi-horaria.
4. compramos todos os electrodomésticos da categoria A ou A+, são mais caros, mas a poupança em electricidade compensa com o passar do tempo.
5. A minha esposa vai comer a casa, pq esta perto, eu é que como trabalho a 125 km de casa é que não dá, vou almoçar fora, mas trago sempre um lanche para comer á tarde, sempre se poupa alguma coisa no lanche.
6. não temos tv cabo, o tempo que temos para ver televisão, não compensa ter mais esta despesas e eu a meio da floribela já costumo estar a dormir no sofa [

]
7. não temos telefone fixo, usamos os nossos telemoveis com tarifário UZO.
8. Não temos ADSL, pq não chega à aldeia, assim tenho que pagar a placa 3G TMN para ter internet na aldeia, aqui não se pode poupar mais.
9. Como estamos a juntar dinheiro para fazer uma casa, queria ver se fazia até ao telhado sem pedir dinheiro ao banco, estamos numa casa alugada, mas uma casa pequena, sala, cozinha, wc e 1 quarto, renda de 200€, não vale a pena estar a pagar mais por uma casa maior que não iriamos usufruir.
10. E finalmente a grande poupança, quando preciso de mais dinheiro, vou à procura de um emprego onde me paguem mais [

] . isto de ser engenheiro informático ja com 8 anos de experiencia até dá algum dinheiro na capital [

]