Lisboa, capital mais segura da Europa

Sim, dizer que Lisboa é realmente insegura é dificil, quando comparada com outras cidades mais movimentadas.

Como todas as grandes cidades tem os seus problemas, zonas melhores (Baixa, Telheiras, Belém) e zonas piores (Chelas, Olaias, etc).

Mas a ideia que "lá fora é que é"...

Quando a União Europeia disse que fomos os piores na implementação do Euro toda a gente disse que tinham razão. Agora que dizem que, afinal, ate temos algo de positivo, deve ser mentira e o estudo deve estar mal feito.

as estatísticas penso eu tem a ver com o numero de crimes por habitante logo... se lisboa tem perdido habitantes os crimes baixam de certeza...

por exemplo sair à noite em Lisboa ou em Setúbal onde moro... sinto-me mais seguro em Lisboa porque se vê mais Policia...

OneLife, tocaste num ponto muitissimo importante e que revela parte da nossa mentalidade fatalista.Quando sai um estudo negativo a nosso respeito aceitamos sem questionar , quando é positivo colocamos logo em causa, esquisito não é?
É que mesmo descontanto a porcaria das guerrinhas regionais, não dá para entender...

Mas aquin já alguém foi a outras Capitais Europeias??

Paris, Londres e Roma por exemplo, um gajo tem de ir de olhos bem abertos no Metro ou no Autocarro. Pq carteiristas não faltam!!
Aliás em Roma quando la fui fiquei estúpido! Miudos e miudas de 10-15 anos (normalmente indianos ou ciganos) aos grupos de 10 ou mais em cada estação de metro, a roubar o pessoal... A cada comboio que vem roubam 3/4 carteiras!!! X umas 100 vezes por dia!

Lisboa e Portugal são ainda (e ainda bem) "paraisos" no que respeita a criminalidade!

Eu ca estou contente de viver no meu canto (Viana) é raro ouvir falar de alguma coisa.
:)

Lisboa pode ser uma cidade com bastantes roubos, mao acho que a questao deste estudo se foca na violencia dos mesmos. E acho que todos concordam que em Portugal os criminosos sao em geral pouco violentos. Raramente se ouve falar em mortes num assalto, e quando se ouve normalmente sao praticados por estrangeiros.

Nesse estudo tambem ouvi que Lisboa era uma das cidades onde se roubavam mais carros. Mas tambem deve ser a cidade onde existem mais chasos por metro quadrado, logo é normal.

Nao tenho dúvidas que Lisboa é a capital mais segura ou não seja o povo portugues de brandos costumes.

enfim..

deixem-nos pensar isso k nós agradecemos...

desde k n passeemos esses "senhores" pós arredores da Cova da Moura ou outros diversos sítios "parecidos"..:sh)

ou a Europa em si anda mesmo muito mal e eu não sei..ou temos "ceguinhos" na Uniaõ Europeia..e guess what?!..

em terra de cegos..kem tem olho é....[:blush:]

Este estudo foi feito com base num inquerito aos habitantes de cada cidade referenciada. Os Lisboetas é que disseram que se sentem seguros, nao veio ca ninguem da UE.

Pois é, a Estatística é uma ciência maravilhosa.

Nesse estudo consta em que valores se basearam?

Será o número de crimes? Não admira que Londres seja a mais violenta, pois tem mais pessoas que Portugal inteiro!

Será o número de queixas que deram entrada? Também não admira, pois cá em Portugal já nos deixámos disso de ir à Polícia. Afinal de contas, o que é que os deixam fazer? Tomar nota das ocorrências até os criminosos se envergonharem? Levarem-nos para a esquadra e ficar com o nome deles numa ficha? Pois...

Depois de ter sentido bem na pele o que são as notícias encomendadas pelos nossos queridíssimos governantes, aprendi rapidamente a ler nas entrelinhas destas bujardas, que tão depressa nos entram no ouvido como logo a seguir nos dão vómitos por nada podermos fazer contra tanta hipocrisia a mascarar o estado a que tudo isto chegou.

Estes senhores, juntamente com as agências noticiosas, souberam montar uma belo esquema de compra e venda de notícias para encher os jornais e semanários. Basta estar com atenção e percebe-se rapidamente quem está a soldo de quem, pois a coisa está-lhes a correr tão de feição que nem se dão ao trabalho de disfarçar.

Eu tenho medo de passear por Paris ou Londres á noite, mesmo no centro. Em Lisboa ando mais ou menos descansado (claro não falando de Chelas, Intendente, etc).

Mas acho por exemplo Budapeste muito mais segura.

Pois é, a Estatística é uma ciência maravilhosa.

Nesse estudo consta em que valores se basearam?

Será o número de crimes? Não admira que Londres seja a mais violenta, pois tem mais pessoas que Portugal inteiro!

Será o número de queixas que deram entrada? Também não admira, pois cá em Portugal já nos deixámos disso de ir à Polícia. Afinal de contas, o que é que os deixam fazer? Tomar nota das ocorrências até os criminosos se envergonharem? Levarem-nos para a esquadra e ficar com o nome deles numa ficha? Pois...

Depois de ter sentido bem na pele o que são as notícias encomendadas pelos nossos queridíssimos governantes, aprendi rapidamente a ler nas entrelinhas destas bujardas, que tão depressa nos entram no ouvido como logo a seguir nos dão vómitos por nada podermos fazer contra tanta hipocrisia a mascarar o estado a que tudo isto chegou.

Estes senhores, juntamente com as agências noticiosas, souberam montar uma belo esquema de compra e venda de notícias para encher os jornais e semanários. Basta estar com atenção e percebe-se rapidamente quem está a soldo de quem, pois a coisa está-lhes a correr tão de feição que nem se dão ao trabalho de disfarçar.

A ignorancia é uma coisa maravilhosa!!

Achas mesmo que é um numero absoluto de crimes, que se baseia a estatistica? sabes o que é uma relação ou um ratio?!?!?

e numeros de crime por habitante quer dizer alguma coisa???

para alem de que sinto me menos seguro em Badajoz do que em Lisboa, isso é obvio

Essa até me fez rir.... eu sou estudante, e a minha turma tem 20 pessoas. apenas 13 foram assaltadas á mão armada o ano passado. eu fui uma delas, fui assaltado 4 vezes em lisboa... devo ter mel. Lisboa só é segura para quem anda de carro de portas trancadas, e só faz percursos de casa-trabalho... sei que estou a exagerar, mas lisboa não é assim tao segura como dizem... experiência própria

Há dias estive a falar com um casal Inglês de meia idade, tinham sido assaltados quatro vezes em dez dias, só na baixa de Lisboa, durante o dia, da primeira vez, segundos depois de terem sido assaltados foram falar com um agente da psp que lhes disse que o melhor era fazerem queixa, ficaram muito espantados, "então ele estava ali a fazer o quê?".

Expliquei-lhes que um homem sozinho pouco podia fazer e que na eventualidade de ele precisar de apoio para fazer um cerco o mais natural era o radio não funcionar, bem como a arma, das inúmeras vezes em que criminosos eram soltos e sujeitos apenas a termo de identidade, contei-lhes tb a historia do psp de Évora que foi preso pq usou a arma para deter um suspeito em fuga e das circunstancias em que foi preso, como foi tratado na prisão ao ser colocado junto da população geral, da autopsia mal feita e da irresponsabilidade de quem devia defender a mais elementar justiça e não o fez.

Ficaram abismados e disseram-me que assim era natural serem assaltados tanta vez, em Londres nunca tinham sido assaltados, mas sabiam que se o fossem a policia podia agir sem estar "condicionada" pela incompetência politica e jurídica.

Tb não percebiam pq a justiça demorava tanto a funcionar, tinham amigos que já cá tinham estado e ou que viviam cá e que se queixavam disso mesmo, até lhes falaram da quantidade enorme de juízes por habitante do "estatuto" que tinham e de como eram conhecidos por se meterem em problemas em bares e discotecas chamando depois a policia.

Ainda lhes disse que nunca tinha ouvido falar disso, mas eles disseram que o familiar que lhes contou historias destas prefere o sul de Espanha e até comprou lá casa (depois de vender a que tinha em Lisboa).

A ignorancia é uma coisa maravilhosa!!

Achas mesmo que é um numero absoluto de crimes, que se baseia a estatistica? sabes o que é uma relação ou um ratio?!?!?

e numeros de crime por habitante quer dizer alguma coisa???

para alem de que sinto me menos seguro em Badajoz do que em Lisboa, isso é obvio

Se calhar até sei o suficiente para te ensinar...

Mas "bocas" à parte, efectivamente não me dei ao trabalho de ler a notícia (ou melhor dizendo, recuso gastar dois minutos da minha vida com uma notícia destas).

O que deves guardar do meu post é que a notícia assenta certamente em falsas premissas para se poder chegar à maravilhosa conclusão de que Lisboa é a Capital mais segura da Europa (Badajoz NÃO É capital). Ou os dados foram falseados, ou mal recolhidos ou tratados de uma forma muito conveniente para poderem produzir esse resultado, restando ainda o facto que eu aponto na segunda hipótese, que é o de num país descrente do seu sistema de combate ao crime, como o nosso, ser legítimo achar-se que não vale a pena fazer queixa às autoridades quando o resultado dessa queixa é nulo ou perfeitamente fora de tempo.

Pelo contrário, em países em que os cidadãos acreditam na intervenção policial e na aplicação da Justiça em tempo útil, é de esperar que os cidadãos se sintam confiantes em recorrer as estas instituições quando necessitam, havendo, consequentemente, um rácio queixa/assalto muito maior.

Assim, além de te ter mostrado saber bem o que é um rácio ou razão (e não "ratio", que não é uma palavra portuguesa), mostrei-te também como um traço muito negativo da nossa sociedade pode ser mascarado e manipulado de modo a poder parecer algo de maravilhoso e um excelente cartão de visita para os turistas.

E nem precisas agradecer!

certamente nunca foram à cova da moura ou à azinhaga dos besouros, senão nem em cuecas saiam de lá:)

certamente nunca foram à cova da moura ou à azinhaga dos besouros, senão nem em cuecas saiam de lá:)
Vocês também não estavam em Londres ou em Madrid nos atentados, pois não?

Será que estavam em Paris quando andaram, há bem pouco tempo, a incendiar carros?

Já alguma vez foram a Roma? (Viram as noticias de suspensão do futebol em itália, por exemplo?)

Claro que temos zonas inseguras. Eu já estive na cova da moura algumas vezes e já passei, mais do que uma vez, na azinhaga dos besouros a pé ou de carro(aliás, até vou muitas vezes lá à noite, porque é uma das farmácias que tipicamente está aberta até mais tarde)... São zonas muito más, sem dúvida! Mas nunca me aconteceu nada.

Em relação a assaltos... só quem nunca esteve numa grandes cidades é que não percebe que isso há por todo o lado... a violência dos mesmos é que é diferente. E, acreditem, raramente é excessivamente violento em Lisboa, pelo menos quando comparado com outros lados.

Não é perfeito, claro que não, mas isso nenhuma capital europeia algum dia será.

Deves pensar que só em portugal é que há bairros desse tipo ...

E mais uma vez o Nthor recorre ao truque do costume, conta o caso particular mais o diz que disse ... as estatísticas não interessam.

Last edited:
Deves pensar que só em portugal é que há bairros desse tipo ...

E mais uma vez o Nthor recorre ao truque do costume, conta o caso particular mais o diz que disse ... as estatísticas não interessam.
Sim foi mesmo um caso particular...
...a juntar a dezenas de todos os dias, antes desse casal Inglês tinha falado com um casal de velhotes franceses, umas duas horas antes com dois putos do Canadá, falei desse caso, por causa de terem sido assaltados quatro vezes em dez dias (é pouco estatisticamente falando), mas vejo casos destes quase todos os dias curiosamente, ou talvez não, são mais os estrangeiros que se queixam do que os Portugueses.

Mas é bem verdade que ainda não temos terrorismo.

Pusillum pusillo si addas, fiet ingens acervus

Si vis pacem, para bellum

Sim foi mesmo um caso particular...
...a juntar a dezenas de todos os dias, antes desse casal Inglês tinha falado com um casal de velhotes franceses, umas duas horas antes com dois putos do Canadá, falei desse caso, por causa de terem sido assaltados quatro vezes em dez dias (é pouco estatisticamente falando), mas vejo casos destes quase todos os dias curiosamente, ou talvez não, são mais os estrangeiros que se queixam do que os Portugueses.

Mas é bem verdade que ainda não temos terrorismo.

Pusillum pusillo si addas, fiet ingens acervus

Si vis pacem, para bellum

OFFTOPIC

Nthor
"Se pouco a pouco juntares............ mto obtens" ?

Tenho o meu latim enferrujado... é?

Back