Bom, já por diversas vezes se falou aqui de revistas (antigas) de automóveis, e com prazer volto a falar.
A partir daí foi sempre a investir, tendo a 1º Auto Motor sido a de Outubro de 1990, em que curiosamente vinha também um comparativo com o Opel Senator, e adquirindo também a 1ª edição da Auto Magazine, devido ao mega-crash test que era tema de capa!![]()
Já para não falar do ensaio ao Bugatti EB110, Ferrari F40 e Lamborghini Diablo, Porsche 928 GTS, Audi 100 S4 e Opel Omega Evo 500 (carlton)
cumps
Hola, a todos.Viva, vou deixar aqui a tabela de preços e de modelos á venda em 1987, como já referi anteriormente a diferença é abismal para os dias de hoje.
Das várias curiosidades da lista, achei piada ao facto de haver um Volvo comercial, o 245 van, a Audi só vendia dois modelos, o 80 e o 100, ainda existiam os dois "jipes portugueses" Portaro e UMM.
![]()
Bom, já por diversas vezes se falou aqui de revistas (antigas) de automóveis, e com prazer volto a falar.
A partir daí foi sempre a investir, tendo a 1º Auto Motor sido a de Outubro de 1990, em que curiosamente vinha também um comparativo com o Opel Senator, e adquirindo também a 1ª edição da Auto Magazine, devido ao mega-crash test que era tema de capa!![]()
Já para não falar do ensaio ao Bugatti EB110, Ferrari F40 e Lamborghini Diablo, Porsche 928 GTS, Audi 100 S4 e Opel Omega Evo 500 (carlton)
cumps
Eu foi mesmo pelo crash-test, eheheheh! []
Viva Lino, consguiste com que eu ficasse com remosos ao ler o teu post, pois comecei a comprar a L´Automobile apartir de 1991/92 e deitei-as fora, agora só tenho apartir de 2002, não sei que me deu mas arrependo-me bastante. Tinha também a AutoMotor e a Automagazine desde o primeiro numero, mas dei-as a um amigo, do mal o menos, pois sempre que quiser estarão disponiveis, porque houve uma altura em que não tinha grande disponibilidade para as guardar em condições. Compro também desde 1993 a Sport.Auto que guardo religiosamente e não me desfaço delas por nada deste mundo.Bom, já por diversas vezes se falou aqui de revistas (antigas) de automóveis, e com prazer volto a falar.
A 1ª que adquiri (e com a qual começou o vício que mantenho até hoje []) foi a L'Automobile Magazine N.º 498, de Dezembro de 1987. Na altura custou uns astronómicos 600$00, pois era uma edição especial. Especulava-se já sobre o futuro Mercedes Classe S (que viria a sair em 1991), com imagens-espia e lançando o repto de existir um motor V16! Cá entre nós, aquilo pareceu-me mais uma certa dorzinha de cotovelo da imprensa francesa que outra coisa!!! [
] [
]
Vinha também um especial sobre os 4 x 4, a propósito do recente evento no Val d'Isère. Foi aí que eu soube que se vendia o UMM em França, que este derivava de um certo Cournil ([] ) e que havia um 4 x 4 chamado Rayton Fissore Magnum!!!
Outro tema de capa era um comparativo denominado "o clã dos 6 cilindros", que envolvia, por ordem de classificação final, o Rover 825Si Sterling, o Renault 25 GTX, o Mazda 929 3.0 e o Opel Senator 3.0i CD (um ilustre desconhecido em Portugal, já com suspensão pilotada electronicamente!!!).
Finalmente, dava-se também destaque a um certo Honda Prelude 4 WS (4 rodas direccionais!), no que não passou de um devaneio tecnológico de alguns (poucos) japunas da época e que rapidamente passou de moda!
Esta revista acabei por adquiri-la 2 vezes, já que emprestei o "original" que comprei em 1987 para uma exposição na escola onde estudava e fizeram o favor de me roubar as páginas centrais! [8b]
O ano passado, na Automobilia de Aveiro (ou seja, quase 20 anos depois!) acabei por adquirir um exemplar igual em estado novo!
Recentemente, com a chegada de novo vício, o ebay, tenho adquirido algumas colecções, de que o exemplo mais recente foram 300 revistas importadas directamente da Suíça, que me custaram a módica quantia de... 6,73 €!!!! [] [
] [
]
Portanto, já sabem, não deitem fora as vossas colecções, que está aqui alguém para tomar conta delas!!! []

É um prazer descobrir esta pequenas pérolas de antigamente; excelente tópico.
Tenho a sorte de ter lá em casa a colecção completa da "Turbo" ( não é minha; está a meu cuidado, simplesmente [] ); encadernada e com todos os exemplares até 1995... é um frisson reler o nr.º 1 onde na capa vinha o Opel Asc*na; lá dentro um ensaio ao Volvo 244 GL D6... o volume de 1984 é a actual leitura de mesinha de cabeceira ( comparativos "suculentos" entre o Visa GT Tonic e o Peugeot 205 GTI... que saudades...)
pessoalmente, sou um fascinado por revistas antigas; "números 1" ainda mais, pelo que vou comprando alguma coisa no eBay.
O meu contacto com as revistas, lembro-me bem, foi com uma "Turbo" de 1984 onde se ensaiava em primeira mão o então novíssimo Lancia Thema e se dava a conhecer um tal de Lotus Etna; protótipo nunca produzido...
desde aí, enquanto os miudos da escola gastavam a semanada com os cromos do "México '86" ( sou da colheita de 1978), eu comprava os Guia do Automóvel TODOS OS MESES - a Turbo era comprada pelo meu pai mas com menos regularidade...
Maiores asneiras: dizimei muitos "GA" para forrar as paredes do meu quarto e os dossiers da escola quando andava no antigo ciclo e liceu ( man, estou mesmo cota... isto agora é o 6º ano... 9º ano... [8b] ) e DEI o nrº 1 do Guia do Automóvel a uns colegas, à troca de nem sei o quê... sim sim, esse onde vinha o 2CV na capa... se eu soubesse...
Mais tarde, esta paixão pelos "papeis velhos" voltou-se para os manuais de instrucções dos automóveis dos anos 70; 80 e princípio dos 90. Adquiri há pouco tempo no "eBay" um do meu jipe de sonho - Range Rover; modelo 1990... e ando "à cata" (por bom preço e em bom estado) do manual dos primeiros; isto é, 1970...
Como diz o Lino Marques, se houver papel usado lá em casa, não deitem fora; eu guardo[]
Viva, ontem tive um problema com a net e não completei o ensaio do Rover, aqui vai o que faltava.Viva, continuando a retrospectiva pela revista Turbo de à 20 anos atrás, vou colocar o ensaio que realizaram ao Rover 825 Sterling, curiosamente uma marca desaparecida recentemente, e que na altura passava por uma renovação de produto associada á Honda. Curiosamente também o modelo ensaiado não representava minimamente o mercado na altura, nem o de hoje, pois era um modelo equipado com um motor 2.5L a gasolina e estava equipado com caixa automática. Numa altura também em que a maioria dos modelos tinha um equipamento reduzido ao minimo este Rover, que era a versão de topo, trazia um equipamento "faronico" para a época, com ABS-2, suspensão autonivelante, estofos em pele electricos (os traseiros também!), A/C automático, etc.
Há um aspecto a que se dava muita importancia nos ensaios daquele tempo, que era a aerodinamica, hoje o Cx e S.Cx dos carros está relegado para segundo plano.
![]()

Viva Lino, sim de facto a caixa manual também devia estar disponivel, aliás no final do artigo até falam que a Austin Rover disponibilizou para a imprensa o carro menos adaptado á nossa realidade, lamentando não terem podido ensaiar a versão mais interessante que seria o 820 si.Aston, é curioso, mas no comparativo que referi lá em cima, com o 825 Sterling, este mesmo carro vinha com caixa manual, pelo que deviam estar ambas disponíveis. []
não sei de que é que estás á espera [Tenho bastantes scans antigos de revistas estranjeiras, (quase todos metem Alfa Romeo's [] ), mas tenho alguns muito interessantes, por exemplo um com muitos carros (GTV6, 911, Alpine, 280Zx, Capri 2.8 entre outros).
Alguem quer que post ?
Boas, pessoal!
Quero pedir-vos uma coisa, há alguma alma caridosa que faça um scan de uma tabela de preços entre 1990 e 1992.
também gostava de ter um ensaio ao honda crx v-tec 2º modelo.
Se alguem tiver eu fico agradecido o resto da vida.
Cumps.