Que precauções ter na venda de um carro?

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

eu disse dgv, mas o que quero dizer é "o sítio onde se vai para mudar o titular do registo de propriedade."
se entregas o carro a alguém na esperança que ele vá um dia mudar o titular, arriscas-te a:

- receber multas da policia
- receber contas/multas da via verde
- receber impostos para pagar
- muitas outras chatices e imponderáveis.

"ah e tal mas eu tenho a declaração de venda por isso não posso ser responsabilizado" - vai dizer isso ao tribunal quando tiveres de lá ir pagar as multas. e boa sorte.

Isto pode acontecer, mas o que podes fazer é passado tipo 1 ou 2 meses verificas se o carro ainda está em teu nome ou não, e se estiver penos pena mas vais ter com o gajo que te comprou o carro e ficas com ele outra vez, pois tecnicamente se ele não mudou o carro de nome ele continua teu.Ficas com o dinheiro e com o carro.:D:D[:p]

Eu só vos digo..o seguro morreu de velho. Se o comprador for uma pessoa séria, não tem problema nenhum em ir com vocês à conservatória e mudar na hora.

Já vendi e já comprei assim. Fiz sempre questão de efectuar a troca dos registos na hora. Depois de efectuada a troca, transferência bancária no MB e pronto.

Declaração de compra e venda

Declaração de compra e venda

Já pesquisei mas não encontrei apesar de saber que anda por ai um tópico com isto, alguém me pode dizer onde se faz o download da declaração de compra e venda?

Mais uma vez, muito obrigado.

Já agora sabem-me dizer se são preciso uma ou duas declarações?Uma só para o comprador ou para mim também?

ó homem aquilo tem lá instruções é só ler...

Mas caso não seja necessário preencher 2 impressos, eu tirava cópia do doc assinado por ambas as partes.

ATENÇÃO: o documento deve ser assinado presencialmente e na altura da entrega do carro!

a aquisição/venda de uma viatura é sempre preenchida com o modelo 2 excepto os casos de crédito com reserva de propriedade em que é o modelo 3.
atenção, tem que ser impresso frente e verso na mesma folha.

o modelo 1 é apenas aplicado para casos como por exemplo, viaturas de abate (em que o carro é directamente importado pelo cliente)

mesmo vendido a um amigo é aconselhável sempre fazer um termo de responsabilidade.

Se deres retoma não te esqueças de fazer assinar o novo dono e/ou stand, um termo de responsabilidade.

Perante as autoridades isso tem pouco valor pois é um documento particular. Sei disso pq tive uma arrelia no ano passado com um carro que tinha vendido em 2005 à Nacional Car e passado 1 ano ainda se encontrava em meu nome!...
O ideal quando se vende um carro é que esse carro deixe de imediato de estar em nosso nome, poupam-se muitas chatices!
Na altura resolvi à bruta e ameacei ir à polícia e apresentar queixa que o carro tinha sido roubado... a Nacional Car rapidamente resolveu o problema!

Compra/Venda entre particulares

Compra/Venda entre particulares

Muito boa noite...

Saudações a todos!

Preciso de saber, com alguma urgência, se é necessário o reconhecimento de assinaturas no impresso modelo 2 - Documento unico, contrato de compra/venda sem reserva de propriedade, feito entre dois particulares.

Abraços

Berto

Última edição:
Muito boa noite...

Saudações a todos!

Preciso de saber, com alguma urgência, se é necessário o reconhecimento de assinaturas no impresso modelo 2 - Documento unico, contrato de compra/venda sem reserva de propriedade, feito entre dois particulares.

Abraços

Berto

não!

basta assinarem os dois o formulário, sendo que o comprador necessita de ficar com uma cópida do BI e contribuinte do vendedor de forma a passar o carro para seu nome!

[;)]

Excelente... Rápido e Eficaz....!!

Muito Obrigado Paulo.....

E Já agora.... o que dizem de um Volvo S40 1.9d Com cerca de 300.000km´s a 7500€.
O carro a nivel de interiores tá novo...
Motor... nao tem "barulhos".... Pega bem a frio e não faz fumo... à primeira vista!!!

Abraços

Voltar
Superior