Scenic 2004 - Avaria Cruise Control - Urgente

ebay

New member
Um amigo meu teve um acidente com um Renault Scenic, de DEZ2004. Ao que conta, o cruise control não desligou, pelo que "entrou" pelas cabines da portagem da A8 sem conseguir parar, levando uma outra viatura à frente. Tendo em conta que vai ser complicado gerir o assunto com a Renault portuguesa sobre eventuais responsabilidades no que respeita a defeitos de fabrico, agradecia a vossa ajuda para o seguinte:

Já alguém teve uma situação semelhante com Renault Scenic e que esteja disposto a trocar impressões ?

Conhecem casos, ainda que no estrangeiro, de situaçõe semelhantes e que estejam reportados ?

Obrigado.

O cruise control nao desligou e a Scenic nao tem travoes?
Passava a caixa para ponto morto e travava, ou entao trava mesmo sem ser em ponto morto que o motor acaba por ir abaixo, acho a historia um bocado mal contada.

O cruise control nao desligou e a Scenic nao tem travoes?
Passava a caixa para ponto morto e travava, ou entao trava mesmo sem ser em ponto morto que o motor acaba por ir abaixo, acho a historia um bocado mal contada.
E no momento conseguias ter sangue frio para te lembrares disso tudo? [;)]

Convém lembrar que numa situação destas, por vezes, bloqueamos... :(

E no momento conseguias ter sangue frio para te lembrares disso tudo? [;)]

Convém lembrar que numa situação destas, por vezes, bloqueamos... :(

Bloquear ao ponto de não travar a fundo??!!! :confused:
Então a culpa não é do cruise control!!!! Acho que não é sequer preciso pensar para travar num caso destes... fazer mais qualquer coisa, admito que haja quem não se lembre...mas travar??!! é o minimo... e com isso o carro acabava por ir abaixo e parar.

Não sou advogado da pessoa em causa, por isso não me compete defendê-lo. apenas alertei para as várias hipóteses que o Manuel Barbosa falou.

No entanto, experimenta travar a fundo e acelerar ao mesmo tempo. Depois experimenta travar apenas, a fundo. As distâncias de travagem serão, como é perfeitamente lógico e óbvio, bem diferentes... :rolleyes:

Não sou advogado da pessoa em causa, por isso não me compete defendê-lo. apenas alertei para as várias hipóteses que o Manuel Barbosa falou.

No entanto, experimenta travar a fundo e acelerar ao mesmo tempo. Depois experimenta travar apenas, a fundo. As distâncias de travagem serão, como é perfeitamente lógico e óbvio, bem diferentes... :rolleyes:

Exactamente! Supostamente o cruise desligaria ao mais pequeno toq do travão ou do botão. Ora se não desligou a reacção natural é travar a fundo. O q não deixa de implicar q entre travar e não travar se perderam alguns segundos q podem ser essenciais.

É tb evidente q qdo se trava a fundo se carrega a fundo na embraigem senão o motor vai abaixo...

Mais pormenores precisam-se!

Acho q houve qq coisa com um Vel Satis em França mas parece q dps se soube alguma coisa esquesita relativamente ao condutor.

De facto é uma situação algo rocambolesca, não pela avaria do CC mas pelo acidente que se seguiu, principalmente se tivermos em conta que se trata de uma portagem onde antecipadamente toda a gente sabe que tem que parar, se não tiver VV claro.

Por estas e por outras é que desligo o CC a, no mínimo, 300/400 metros das portagens e vou "á vela" até ter que parar.

Quanto a problemas idênticos relatados, não tenho conhecimento.

É por isso que eu acho que o CC é muito bom, mas facilitando também dá para ter grandes problemas!

Um amigo meu teve um acidente com um Renault Scenic, de DEZ2004. Ao que conta, o cruise control não desligou, pelo que "entrou" pelas cabines da portagem da A8 sem conseguir parar, levando uma outra viatura à frente. Tendo em conta que vai ser complicado gerir o assunto com a Renault portuguesa sobre eventuais responsabilidades no que respeita a defeitos de fabrico, agradecia a vossa ajuda para o seguinte:

Já alguém teve uma situação semelhante com Renault Scenic e que esteja disposto a trocar impressões ?

Conhecem casos, ainda que no estrangeiro, de situaçõe semelhantes e que estejam reportados ?

Obrigado.

ja li na net um historia semelhante, mas com um renault velsatis na franca

http://www.pistonheads.com/gassing/topic.asp?f=57&t=172863

http://groups.google.pt/group/rec.a...678ccf3307c/5580f9f480c982d2#5580f9f480c982d2

Last edited:
Já há uns anos (ou há muitos meses) andou para aqui e pela net uma história de um Renault qualquer (não me lembro qual era o modelo) que consta ter feito o mesmo, mas continua a ser estranho o sistema de travagem não ter força suficiente para se sobrepôr ao motor nem que este vá na sua potência máxima...

Se não travar é que nunca mais pára!!!! [;)]

Bloquear ao ponto de não travar a fundo??!!! :confused:
Então a culpa não é do cruise control!!!! Acho que não é sequer preciso pensar para travar num caso destes... fazer mais qualquer coisa, admito que haja quem não se lembre...mas travar??!! é o minimo... e com isso o carro acabava por ir abaixo e parar.

Não podia concordar mais....

Porque é que estas coisas nunca acontecem com BMW ou Mercedes e Audi's!!!!

É sempre com marcas de medio peso, onde muitos dos componentes electronicos até são iguais, fornecidos pelas mesmas fabricas...!!!!

Lembro-me de algures por aqui ter lido que a gama Megane/Scenic inicialmente teria tido alguns bugs complicados ou pelo menos estranhos, a saber, problemas nos motores dos espelhos retrovisores e no cruise control...se mais alguém recordar ou souber de situações semelhantes, agradeço a atenção.

De facto... é tudo muito esquisito.

Há uns anos um primo meu espetou-se com um AX comercial numa portagem mas, aí, compreende-se bem a falta de discernimento ou sangue frio para reagir.

Ìa a 100 km/h e, face a aproximação da portagem começou a travar. Ou melhor... a carregar no travão mas tinha-se vertido o óleo todo dos travões. Ou seja estava sem travões.

A aproximar-se rapidamente e sem que conseguisse travar começou a reduzir na caixa de velocidades, de 5ª para 3ª, para 2ª, ao menos para travar um pouco a velocidade... só que, com o nervosismo, esqueceu-se de tirar o pé da embraigem [:D] pelo que reduziu "em seco" (na altura tinha carta há pouco) Mas ao menos fez qualquer coisa.
E fez mais ! Como estava um carro parado na portagem (e na altura não havia via verde) atravessou o carro todo e foi bater lateralmente no inicio do rail da portagem. AX para sucata mas não bateu em ninguém.

O teu amigo não conduziria sem os pés nos pedais e carregou no acelerador por engano ao invés de travar ?

Last edited:
Por muito estranho que pareça, tudo indica que tenha sido mesmo o CC e não qualquer "atrapalhanço" com os pés..aliás, horas depois e com a ajuda do pessoal da portagem, estivemos a fotografar as marcas de travagem no piso, que se originavam antes e se prolongavam para além das cabines da portagem. Já agora, estamos a falar de uma pessoa de 40 anos e cerca de 20 de carta...não é exactamente um iniciado.

numa situação de emergencia, trava-se e mete-se o pé na embraiagem - isto é o básico.
se carregas no travão o carro abranda/vai abaixo.
se carregas na embraiagem, é impossível o carro manter a velocidade, por muito avariado que estivesse o CC.
se o carro é de caixa automática, bastava novamente travar/meter em N.
essas histórias do CC avariar e impedir os carros de parar são MENTIRA.
as pessoas é que aproveitaram o mito criado pelo gajo do velsatis em frança (que disse que o CC avariou porque foi apanhado pela polícia), gajo esse que entretanto foi processado pela renault por difamação.

O teu amigo que contacte imediatamente a revista francesa L'auto Journal. eles andam em conflito com a Renault pois em França há varios casos de problemas com carros dessa marca a não desligarem o sistema e a embaterem.

Um deles era um Clio II e outro um Laguna II.

A Renault acredita que é erro humano e pânico a causar o acidente.

Selon Louis Schweitzer, les problèmes récents rencontrés par des conducteurs de Renault ne sont pas dus à l’électronique mais à une défaillance humaine. Les conducteurs s’étant retrouvés au volant de véhicules Renault emballés et ne répondant apparemment plus à leurs ordres (freinage, boîte de vitesses, système de coupure du moteur bloqués) seraient encore selon un communiqué de Renault, certainement eux-mêmes la cause de leurs malheurs, ayant probablement confondus pédale d’embrayage et pédale de frein. Pire, une explication de Jean Pierre Beltoise, pilote émérite et référence en la matière semble corroborer cette version des faits lors d’une interview télévisée!

La dernière victime en date ayant effectué une quarantaine de km en se trompant de pédale et en n’ayant pas la présence d’esprit de couper le moteur ou de le mettre au point mort, on peut en conclure qu’il n’était pas particulièrement doué ou simplement doté d’un coefficient intellectuel inférieur à la température de son corps. Pour couronner le tout, Renault encourage ses clients à se rendre dans un des points de son réseau pour un rappel des informations sur le bon usage de ce système, tout en réaffirmant sa confiance dans sa "qualité technique". Vous y apprendrez sans aucun doute la différence entre ces 2 pédales de gauche qui nous chiffonne depuis des années. Une excellente initiative, si l’on occulte l’improbable possibilité que Renault nous prenne tous pour des demeurés.

http://www.leblogauto.com/2005/03/rgulateurs_de_v.html

Back