Intercooler num motor atmosférico

Bem, oh otto... Vê lá se pensas melhor no que disseste...

No verão, a que velocidade tenho de ir nessa mota para que um copo de água que levo comigo se transforme em gelo?

Sabes porque é que arrefeces (tu e não o copo)? Há uma coisa que se chama transpiração e que te permite arrefecer mesmo que a temperatura ambiente seja superior à temperatura do teu corpo.

Por esta razão é que as bilhas de barro deixa a água um pouco mais fresca que as de plástico ou metal: "transpiração".

A convecção forçada faz este fenómeno ser mais notório que quando temos apenas convecção livre, claro. Mas não faz sentido nenhum que consigas, num quarto a 20ºC, arrefecer algo até, p.ex., 0ºC, apenas com corrente de ar.

É que a explicação que deste, a ser verdadeira, passa a ser a nova lei fundamental da termodinâmica... uma espécie de "lei menos um", já que a lei zero já existe...

Para o caso em questão, um intercooler num motor atmosférico vai apenas prejudicar o motor, ao impor mais uma perda de carga na admissão sem haver ganho nenhum. A não ser que esteja a ser pulverizada água a toda a hora para o exterior do intercooler de modo a ele perder calor...

cumps

Exactamente, colin.

E com isto, também se explica o porquê de os termometros indicarem sempre a mesma temperatura, seja parado, seja e andamento... Eles não transpiram! [:D]

Estava a dar uma volta num fórum da concorrência... E vi que um corsa 1.2 tinha um intercooler...:sh)

O que é que acham?

O carro anda mais ou aquilo está a mais?

olha que essa ideia não me parece assim tão má. eu já pensei nisso.. tipo arrefece o ar para admissão, pode dar aumento de potência. agora os contras é que não sei...

Viste isso onde? No TOL? Já não passo por lá há algum tempo mas lembro-me que havia lá um user, há uns tempos atrás, com um Corsa 1.2 que o ia turbinar. A confusão deve estar aí! Provavelmente esse carro agora deve estar turbinado!...e deve estar na onda de "lobo em pele de cordeiro"...

deve estar bonito o motor deve... um 1.2 turbinado...

O intercooler só se aplica em motores turbinados, pois o ar ao passar pela turbina, que é impelida pelos gases de escape, está quente e portanto, vai aquecer o ar que irá comprimir no interior dos cilindros, ficando este, menos denso.
Por isso, coloca-se um Intercooler entre a turbina e o motor, para que o ar, depois de aquecido, seja novamente arrefecido, ganhando densidade.

Num carro atmosférico, poucos ganho dará...

tens a tua razão... [:blush:]

ahahahah granda tanso ahahahaha

Leiam a explicação do gajo sobre o IC:

" karos amigos passo a explikar : alguem sabe a utilidade de um ic ? muitas pessoas disem k é para arrefecer o ar k vem do turbo , mas vamos la a ver uma koisa os motores diesel nao funcionam com ar kente ? porke teem velas inkandescentes ? a rasao d um ic nao é a d arrefecer o ar !!!!!!!! passo a explikar kuando é k nós respiramos bem , num dia de verao em ke estao 35 graus ou num dia de inverno em k estao 5 graus ? , pk é k os elikopteros
nos incendios do verao teem k fazer poukas horas d voo ? tem tudo a ver kom as molekulas d oxigenioseja kual for o motor diesel , turbo ou ate mesmo atmosferiko respirao bem kom ar fresco pk tem mais molekulas de oxigenio do k um ar kente e saturado podem krer ke noto diferencas nos konsumos e em andamento é klaro k nao é uma koisa do outro mundo mas nota se diferenca . ja agora sim sou do porto se alguam kiser ver esta makina é so markarmos uns enkontros "

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH apr:) apr:) apr:)
LOLADA [:)] [:)] [:D]

A densidade tem influência, é verdade, quanto maior a densidade do fluido refrigerador, mais calor se consegue retirar. Mas meste caso a densidade não influencia porque o ar a arrefecer tem a mesma densidade do ar refrigerante. Com a convecção forçada o ar no intercooler vai mesmo arrefecer.

Ali o amigo de cima (monicamelo) é que ainda não me explicou onde errei no exemplo da mota [;)]

isto tem alguma explicação:
O corpo perde calor atraves de convecção do ar e transpiração e irradiação de calor
Depois se queres arrefecer ar; admissão directa do filtro por baixo do carro em tubo de aluminio de perferencia.
Ai sim existem ganhos. O I:C so vai criar uma barreira a passagem de ar tornando que o carro respire pior, não admira que ele sinta diferenças o carro consume mais sem duvida.

A densidade tem influência, é verdade, quanto maior a densidade do fluido refrigerador, mais calor se consegue retirar. Mas meste caso a densidade não influencia porque o ar a arrefecer tem a mesma densidade do ar refrigerante. Com a convecção forçada o ar no intercooler vai mesmo arrefecer.

Ali o amigo de cima (monicamelo) é que ainda não me explicou onde errei no exemplo da mota [;)]

O exemplo da mota está certo.
Realmente quanto mais depressa se for, mais rápida será a troca de calor. Maior será a taxa de convecção. Maior será o rendimento da pemutação de calor.

Agora uma coisa é certa, a temperatura de arrefecimento (final) não poderá nunca ser inferior à do ar refrigerante.

Quando muito conforme já referi, a permutação pode ser mais rápida, pode ter mais rendimento (baixar a mesma massa de ar, mais graus), mas nunca irá ficar com uma temperatura inferior à temperatura do ar exterior (no exemplo referido).

deve estar bonito o motor deve... um 1.2 turbinado...

É uma antevisão do novo Twingo 1.2 turbo com 100 cavalos [:cool:]
renault-twingo-concept-paris-2.jpg

http://www.noticiasautomotivas.com.br/2006/09/paris-motor-show-renault-twingo-concept/

Tive uma dificuldade do caraças para conseguir ler o post do tipo, para chegar à conclusão de que não percebi nada.[:D]

Afinal de contas expliquem-me, ele quer montar um Intercooler num motor atmosférico, vai usar o IC para arrefecer o circuito do turbo que NÃO tem?[:)]

Tive uma dificuldade do caraças para conseguir ler o post do tipo, para chegar à conclusão de que não percebi nada.[:D]

Afinal de contas expliquem-me, ele quer montar um Intercooler num motor atmosférico, vai usar o IC para arrefecer o circuito do turbo que NÃO tem?[:)]

começar do inicio mesmo! agora kem está confuso sou eu. o intercooler arrefrece o ar ke vai ser admitido ou o turbo??? respondam pf!!!

é mais ou menos isso...

lol

do pouco que se consegue perceber do idioma que aquela personagem escreve...

No verão, a que velocidade tenho de ir nessa mota para que um copo de água que levo comigo se transforme em gelo?

Sabes porque é que arrefeces (tu e não o copo)? Há uma coisa que se chama transpiração e que te permite arrefecer mesmo que a temperatura ambiente seja superior à temperatura do teu corpo.

Por esta razão é que as bilhas de barro deixa a água um pouco mais fresca que as de plástico ou metal: "transpiração".

A convecção forçada faz este fenómeno ser mais notório que quando temos apenas convecção livre, claro. Mas não faz sentido nenhum que consigas, num quarto a 20ºC, arrefecer algo até, p.ex., 0ºC, apenas com corrente de ar.

É que a explicação que deste, a ser verdadeira, passa a ser a nova lei fundamental da termodinâmica... uma espécie de "lei menos um", já que a lei zero já existe...

Para o caso em questão, um intercooler num motor atmosférico vai apenas prejudicar o motor, ao impor mais uma perda de carga na admissão sem haver ganho nenhum. A não ser que esteja a ser pulverizada água a toda a hora para o exterior do intercooler de modo a ele perder calor...

cumps

Realmente tens razão [;)] .Estava-me a esquecer desse pormenor, só estava a pensar no calor sensível e não no calor latente.

[kiss]

Alhos com bugalhos

Alhos com bugalhos

porra!!!!

cumps
Que grande comfusão "moleculas de oxigenio" "atomos de ar " até que enfim que aparece alguem com ideias no lugar (o Colin), só um pequeno reparo: não é só nos motores turbinados, é tambem nos de compressor volumetrico Ex Mercedes OTTO, compressor G (VW) ou comprex (Opel)

o ar que entra para as cameras de combustão???

O intercooler arrefece o ar que o turbo aspira do exterior. O turbo ao comprimir o ar, faz com que este (ar) aqueça, mas como queremos ar fresco para o motor, porque o ar frio tem maior densidade (maior quantidade de oxigénio), temos de arrefecer esse ar através do intercooler antes de entrar para os cilindros.

Voltar
Superior