QUE TIPO DE OLEO VOCES USAM NOS VCS JIPES

Alguém tem o plano de manutenção para o Terrano II? Tipo, muda filtro(s) de quanto em quanto tempo ... valvolina(s), etc. e tal ...

Hum.... 10 em 10 mil kms mudas de oleo.. era o que eu fazia no meu.. a ver se encontro mais info, mas como o T II é carro que nao falta por aqui no forum ja ca aparecem os entendidos..

O meu vai levando 15W40 - Itolub, acho que é a marca.

Pedro, vale a pena fazer uma piada acerca da probabilidade de fazeres 10 mil na Galdéria?

:) :)

O meu vai levando 15W40 - Itolub, acho que é a marca.

Pedro, vale a pena fazer uma piada acerca da probabilidade de fazeres 10 mil na Galdéria?

:) :)

Lol...
Eu no meu RR tb uso 15W40, mudo de 5 em 5 mil, mas dependendo do uso que lhe dei, posso adiantar para os 4.000Km!

Sempre que mudo o Oleo, mudo tb o filtro de oleo e o de Gasoleo!

Para o Cheirakee meti-lhe logo ao princípio 15w40, mas depois na Jeep disseram-me que o ideal era 5w40. Meti-lhe um Repsol e uma diferença que sinto é a desligar ele já não se excita tanto, antes quando o desligava o gajo arrepiava-se por todos os lados agora fica mais calminho. Da próxima sou capaz de esperimentar 10w40.
Dá-me ideia que entre 5,10 ou 15w40, qualquer um deve dar para estes carros, agora a qualidade é que muda.

Existe alguma diferença no aquecimento do motor no tipo de óleo (sintético, semi, natural, etc...)?

Quando mudo de óleo (semi-sintético) no meu T2 a gasolina, noto que nos primeiros tempos ele anda calminho na temperatura, mas depois que acaba por subir um pouco na temperatura passado 1 mês ou dois...

Boas,
Os oleos sinteticos são melhores que os semi-sinteticos, e estes melhores que os minerais, porque lubrificam melhor, logo reduzem o atrito e por consequencia o aquecimento e o desgaste, e porque tem um podder detergente muito superior, o que reduz significativamente a acomulação de depositos de carvão no motor!

Mas é precisamente aqui que reside o problema, porque se um motor, por ex. o 300TDi do MGomes, usou até aos 150.000Km oleo mineral, acomulou muitos depositos de carvão, se agora passar a usar oleo sintetico a consequencia é uma "lavagem" do motor, retirando assim o carvão, e no lugar do carvão vai ficar um "sitio vazio" ou seja FOLGAS. O carro vai começar a gastar oleo e na pior hipotese, vai começar a perder compressão e vai precisar de segmentos. O turbo tb se vai resentir desta "lavagem"...

Por isso, na minha opinião, em carros com muitos quilometros e motores menos recentes, o melhor é mesmo usar oleo mineral (15W40) e troca-lo com maior frequencia para não perder qualidade!

Boas,
Os oleos sinteticos são melhores que os semi-sinteticos, e estes melhores que os minerais, porque lubrificam melhor, logo reduzem o atrito e por consequencia o aquecimento e o desgaste, e porque tem um podder detergente muito superior, o que reduz significativamente a acomulação de depositos de carvão no motor!

Mas é precisamente aqui que reside o problema, porque se um motor, por ex. o 300TDi do MGomes, usou até aos 150.000Km oleo mineral, acomulou muitos depositos de carvão, se agora passar a usar oleo sintetico a consequencia é uma "lavagem" do motor, retirando assim o carvão, e no lugar do carvão vai ficar um "sitio vazio" ou seja FOLGAS. O carro vai começar a gastar oleo e na pior hipotese, vai começar a perder compressão e vai precisar de segmentos. O turbo tb se vai resentir desta "lavagem"...

Por isso, na minha opinião, em carros com muitos quilometros e motores menos recentes, o melhor é mesmo usar oleo mineral (15W40) e troca-lo com maior frequencia para não perder qualidade!

Hummm, tenho que me certificar ao certo que óleo é que o meu tem usado até agora.
Uma coisa é certa, já fiz com ele mais de 2000kms, e o nível mantém-se no máximo.

No DiD: semi-sintético 15W40, mudado a cada 15.000kms, juntamente com filtros de óleo e gasóleo. Valvolinas dos diferenciais e caixas a cada 30.000kms

No 2800: mineral 15W40 a cada 5.000kms.

Tá tudo contra mim...

Tá tudo contra mim...

Boas,

Ou seja, básicamente tou fo**do... Depois de o Jeep ter andado pelo menos entre os 50000Km e os 80000Km com 10w40 e depois até aos 85000Km com 15w40, ter-lhe posto o 5w40 vai dar cabo daquilo tudo... Não me sai uma de jeito... Suponho que mudar o óleo outra vez para 10w40 agora que já fiz cerca de 2000Km com o 5w40 não vai ajudar...

Se calhar é melhor mudares quanto antes, por forma a evitar que o anterior faça mais "lavagem", não?

Se calhar é melhor mudares quanto antes, por forma a evitar que o anterior faça mais "lavagem", não?

Pois, não sei... Ainda há pouco tempo gastei mais de 100€ na mudança para o que tenho agora... Fogo, Já gastei mais dinheiro em 1 ano de manutenção normal do Jeep do que gastei em 6 anos no Opel Corsa...

vale![:)] [:)]

o que o faria diz é a maior verdade: a utilização de óleos sintéticos em motores com utilização de óleos minerais vai "lavar" os depósitos de calamina ( em português - as lamas e sedimentação provenientes dos óleos e da mistura ar/combustível). É o mesmo efeito pernicioso do "Slick 50" e outros que tais: a aplicação destes produtos à base de teflon procura a "limpoeza" das paredes da câmara de combustão para que o teflon adira convenientemente... o problema é que a "limpeza" leva essas ditas calaminas que acabam por garantir a estaquicidade da câmara.
Um bom produto, no passado, para "recuperar" a compressão dos blocos era o "Restore" - era um efeito inacreditável; os motores pareciam encamisados; segmentados / rectificados; isto sem sequer desandar uma cavilha [;)] ... só que o Restore tinha um alto teor de alumínio na sua composição e por isso foi retirado do circuito comercial ( assim me disseram, pelo menos)

Mas existe algum aditivo que se possa juntar ao óleo do motor para tapar essas folgas?

sei que há uns aditivos da Fahrer ( não sei se é assim que se escreve :sh) ) que são bons anti-fricção...
pessoalmente acho isso dos aditivos um bocado "Mambo-Jambo", mas é a minha opinião.[:blush:]

Back