O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Atenção que se tem falado em 4000€ sendo 2000+2000€

Mas sim 2.000€ limpos por mês por cabeça é um bom ordenado.

Mas isso já eu tinha dito. Aliás tinha apontado para os 2.500€ por cabeça, como sendo um bom ordenado.

Apenas estava a referir a quem diz que um casal que ganhe 4.000€ são ricos e vivem a grande. Pq não vivem! Vivem desafogados, vivem.

Eu gostava de estar nessa situação, mas com 24 anos não posso pedir mais do que já ganho. hehehe. Mas mais uns 2 ou 3 anos e gostava de estar nessa situação. 2.000€ limpos por mês.

Agora não vou ficar rico. Vou conseguir viver com algum desafogo, e tentar poupar (que para mim é o mais importante).

Então ajudem-me lá a tirar uma duvida:

Um profissional admnistrativo como eu (pouco mais de 30 anos) com a experiencia profissional que coloquei num post anterior e que colei em baixo, fora da minha zona do vale do Sousa (Paredes, P.Ferreira, Lousada) que ordenado poderia receber ??? Por exemplo na zona de LX?

Tenho 16 anos de experiência como funcionário administrativo já trabalhei nos ramos automóvel, transportes públicos e comércio, tenho o 12ªano, um curso profissional de administrativo de secretariado(de 2 anos e meio + estágio), frequentei e conclui alguns cursos de informática em áreas ligadas á minha actividade profissional .

Tenho experiencia no campo de Contabilidade Geral, Gestão de Stocks, Facturação, etc. etc. enfim são 16 anos sempre a dar-lhe.

Last edited:

Um profissional admnistrativo como eu (pouco mais de 30 anos) com a experiencia profissional que coloquei num post anterior e que colei em baixo, fora da minha zona do vale do Sousa (Paredes, P.Ferreira, Lousada) que ordenado poderia receber ??? Por exemplo na zona de LX?

Tenho 16 anos de experiência como funcionário administrativo já trabalhei nos ramos automóvel, transportes públicos e comércio, tenho o 12ªano, um curso profissional de administrativo de secretariado, frequentei e conclui alguns cursos de informática em áreas ligadas á minha actividade profissional .

Tenho experiencia no campo de Contabilidade Geral, Gestão de Stocks, Facturação, etc. etc. enfim são 16 anos sempre a dar-lhe.
Por acaso não sei, pq não estou dentro dessa área. Mas por piada ainda a pouco vi um anuncio de um atelier de arquitectura que precisava de alguém para administrativo e secretariado.

Davam 750€ limpos + refeições. + prémios.

Por acaso não sei, pq não estou dentro dessa área. Mas por piada ainda a pouco vi um anuncio de um atelier de arquitectura que precisava de alguém para administrativo e secretariado.

Davam 750€ limpos + refeições. + prémios.
Mas por exemplo a Camara Municipal de Mesão Frio procura um Chefe Divisao com Licenciatura em Gestão de Empresas e o ordenado são:

Remuneração:2487.93 EUR
Suplemento Mensal:185.42 EUR

Tenho 16 anos de experiência como funcionário administrativo já trabalhei nos ramos automóvel, transportes públicos e comércio, tenho o 12ªano, um curso profissional de administrativo de secretariado(de 2 anos e meio + estágio), frequentei e conclui alguns cursos de informática em áreas ligadas á minha actividade profissional .

Na zona de Lx deveria andar pelos 800€ limpos, se a função incluir tratamento contabilistico. Se for só factura e controlo de cobranças e atendimento telefonico, será pelos 550-600€.

Tudo depende da região onde vivemos... está comprovado que a habitação e o nível de vida na zona de Lisboa é + caro. Mesmo a nível de despesas p/ deslocações e alimentação.
Quem tiver um redimento de 4000 (2000+2000), poderá considerar pouco, se ambos tiverem as tais despesas de deslocação e almoço (diárias); basta terem que se deslocar da margem sul p/ a norte, por exemplo...
No meu caso, felizmente trabalho a 2 Km de casa, enqueanto q a minha esposa trabalha a 1 Km. Aproveitamos p/ almoçar em casa... tudo isto conta p/ a despesas pelo que... 3.000 (1500+1500) já seria p/ nós um rendimento bastante agradável.

Na zona de Lx deveria andar pelos 800€ limpos, se a função incluir tratamento contabilistico. Se for só factura e controlo de cobranças e atendimento telefonico, será pelos 550-600€.

Actualmente é bem mais que isso, não sou propriamente secretário/telefonista, exerço funções de responsabilidade e cruciais para o funcionamento da empresa sobretudo no que toca á gestão financeira e bancária, questões juridicas e recursos humanos.
O problema é que as empresas actualmente não podem pagar mais aos funcionários (e tenho consciencia disso), a responsabilidade e o aumento de trabalho não é proporcional ao aumento do salário.

Pintox, assim já estas a falar de outra forma, pois na mesma empresa só tu deves ter essas funções todas, agora numa multinacional em que es um no meio de tantos não pagam nada de especial. Tens razão que as empresas em Portugal estão a passar um mau bocado... excepto os bancos...

Pintox, assim já estas a falar de outra forma, pois na mesma empresa só tu deves ter essas funções todas, agora numa multinacional em que es um no meio de tantos não pagam nada de especial. Tens razão que as empresas em Portugal estão a passar um mau bocado... excepto os bancos...

... E as gasolineiras, LOL

Tudo depende da região onde vivemos... está comprovado que a habitação e o nível de vida na zona de Lisboa é + caro. Mesmo a nível de despesas p/ deslocações e alimentação.
Quem tiver um redimento de 4000 (2000+2000), poderá considerar pouco, se ambos tiverem as tais despesas de deslocação e almoço (diárias); basta terem que se deslocar da margem sul p/ a norte, por exemplo...
No meu caso, felizmente trabalho a 2 Km de casa, enqueanto q a minha esposa trabalha a 1 Km. Aproveitamos p/ almoçar em casa... tudo isto conta p/ a despesas pelo que... 3.000 (1500+1500) já seria p/ nós um rendimento bastante agradável.
Por isso mesmo. 4.000€ está longe de ser rico. Pq ser rico é viver onde um gajo quer, como quer.

Pq eu posso ganhar 4.000€, mas viver num T1 em Roi de Mouro com 20 anos que me custou 70.000€ e ter um carro com 10 anos que me custou 1.500€

E depois digo que sou rico e que o dinheiro sobra todos os meses!

Eu recebo nem 1/4 disso e vivo ainda com os pais, e tb consigo poupar, será que isso faz de mim rico? Só pq sobra?

Eu entrei para uma seguradora em lisboa, para a qual ja tinha trabalhado desde os 16 anos a fazer trabalhos de arquivo nas ferias, com 18 anos e a fazer trabalho identico ao que mencionas, ganhava 650 brutos + 9€ de subsidio de refeição, andei nisso ate aos 20, altura em que felizmente tive umas das melhores ideias da minha vida, começar a tirar à noite Gestão de Empresas, neste momento tenho 23 anos estou na mesma empresa, no 3 ano do curso, e o meu ordenado e funções nada tem a ver com o de à 3 anos atras.

Por isso mesmo. 4.000€ está longe de ser rico. Pq ser rico é viver onde um gajo quer, como quer.

Pq eu posso ganhar 4.000€, mas viver num T1 em Roi de Mouro com 20 anos que me custou 70.000€ e ter um carro com 10 anos que me custou 1.500€

E depois digo que sou rico e que o dinheiro sobra todos os meses!

Eu recebo nem 1/4 disso e vivo ainda com os pais, e tb consigo poupar, será que isso faz de mim rico? Só pq sobra?

Uma coisa importante a ter em conta é que o homem é um animal naturalmente insatisfeito.

Outra é que quem hoje tem 1.000 acha que se tivesse 1.500 era muito bom. Quem já tem 1.500 acha que com mais de 2.000 é que era e assim sucessivamente.

Outra ainda é que para quem vive num meio pequeno há muito menos gastos do que para quem vive numa cidade maior, com mais custos de deslocação, maisacesso a lazer, maiorcusto de imobiliário, etc.

Agora perante esta variedade de condicionantes eu diria que é bom ter o dinheiro suficiente para não nos preocuparmos com ele. [;)]

O que me aborrece é que andei cerca de de 15 anos a estudar, além disso ainda me apliquei em formação pós laboral a queimar pestanas e vejo tipos que mal sabem escrever o nome a ganhar o dobro de mim...é a lei da vida!
Não optei pelo ensino superior quando acabei o 12º e segui o mundo do trabalho, no entanto preocupei-me em estar devidamente preparado e habilitado para as funções que iria desempenhar talvez tenha escolhido mal...ou não!!
Provavelmente não estive na hora certa no sitio certo e as opurtunidades escaparam-se!

Se por um lado as habilitações contam e muito. Por outro lado as profissões de serviço é que estão a ficar valorizadas!

Uma empregada doméstica chega a passar os 7,5€/h em lisboa.
Um canalizador, serralheiro, electricista. Só a 1h + deslocação são logo 100€
Há pessoal em obras a receber 10€ a hora sem recibo!!

Depois se virmos um licenciado em gestão ou qq do género, numa consultora, a ganhar 1.500€ brutos, mas a trabalhar uma média de 12h por dia. São 5,6€ por hora...

Ou na minha área, há quem ganhe 0€ e há quem ganhe 2,5€ / 5€ / 6,5€ não muito mais que isso! Pessoas com licenciatura e por vezes mestrados.

Com o aumento do custo de vida e com as condições actuais acho que o ordenado mínimo deve ser de pelo menos 1500€, qql valor abaixo disso deveria dar origem a uma inspecção pormenorizada por parte das finanças as empresas, multas pesadas e a obrigação de serviço cívico por parte dos gestores e empresários dessas empresas em horário pós-laboral.

Um bom salário começa nos 4500€ até aos 6500€, acima disso depende, mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha.

......................

O que conta é a atitude das pessoas. Uma boa atitude, vale mais que as habilitações académicas.

Conheço pessoas com bons cursos e não passam da cepa torta.

Conheço um casal em que ele é Economista numa Seguradora e conheceu a mulher que era administrativa no Depto. Jurídico.

Ele, apesar de licenciado, não tirava mais de 1,000€ e ela andava nuns 700/800.

Ela começou a estudar à noite e passados 5 anos era Advogada. Foi logo promovida, o ordenado passou para mais de 3,000€, mais carro e outras regalias e passado uns tempos, já ganhava mais de 5,000€.

O marido ficou na mesma.

Conclusão, passado uns anos ela divorciou-se e arranjou um gajo com a mesma pedalada. [:cool:]

Nthor, depois dessa tirada, como é que queres que as pessoas te levem a sério?

Não deveria haver ordenado mínimo. Isso é nivelar por baixo.

Quanto a "mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha." vê lá se tens um pouco de tento na língua. Porque eu recebo mais do que isso e a vergonha está em pessoas do teu género. Se trabalhasses tanto como eu, eras capaz de chegar lá - não me considero excepcional - mas assim, com a atitude que demonstras, que advém das tuas convicções, vais ter muita, mas muita dificuldade.

Nthor, depois dessa tirada, como é que queres que as pessoas te levem a sério?
Para quem não lê os meus posts ficaste preocupado que me levem a sério?

É sinal de que há essa possibilidade, certamente é isso que te preocupa.

Não deveria haver ordenado mínimo. Isso é nivelar por baixo.
Nivelar por baixo pagar um vencimento mínimo de 1500€? Ora bem nivelemos por baixo.

Quanto a "mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha." vê lá se tens um pouco de tento na língua.
Porquê, vais deixar de pagar impostos?

Porreiro, ainda nos vamos encontrar....

Porque eu recebo mais do que isso e a vergonha está em pessoas do teu género. Se trabalhasses tanto como eu, eras capaz de chegar lá - não me considero excepcional - mas assim, com a atitude que demonstras, que advém das tuas convicções, vais ter muita, mas muita dificuldade.
Mas por acaso sabes quanto eu trabalho e de que maneira o faço, ou julgas toda a gente que trabalha pela mesma bitola?

Típico.

Diz lá qual foi o botão que te fez saltar a tampa, for por ter escrito que "Um bom salário começa nos 4500€ até aos 6500€, acima disso depende, mas na maioria dos casos é uma afronta e uma vergonha para quem trabalha.".

Será que te incluis no grupo que afronta quem trabalha ou no grupo dos "depende" (como em, "há quem de facto mereça o que recebe")?

.

Back