O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Sinceramente gostava de ver o caixote do lixo de muitos utilizadores que aqui já postaram neste tópico...

Já agora posso saber pq?

Relembro mais uma vez que não estamos a falar de viver uma vida normal

Estamos a falar de um bom salário para viver bem e sem preocupações.

São coisas bem diferentes.

(E tendo em conta que não há património para trás, heranças, casas, carros etc)

Se os casais que tem verdadeiramente ordenados miseráveis, vissem o que já se escreveu aqui, a esta hora tinham-se suicidado todos.

Com prestações de casa, com filhos, com escolas, com ATL, com alimentação, etc, existe quem faça verdadeiros milagres.

E muitos dos que já escreveram aqui, felizmente não tem nada disso, senão nem o Euromilhões, os satisfazia.

O que me parece muito importante em cada fase da nossa vida é tentarmos viver um bocadinho abaixo do que realmente podemos.

Apesar de hoje em dia, todos nós acharmos normal comprar um monte de coisas e ficar a paga-las, a mim parece-me que o ideal é só comprarmos as coisas quando tivermos dinheiro para tal. Com excepção de casa.

Eu por exemplo tenho dois carros e ambos estão pagos e a única prestação que tenho é a da casa (além dos colégios das miúdas, empregada, ginásio, .... ) e o meu grande objectivo a médio prazo é diminuir a divida. Até porque me irrita estas constantes variações da tx de juro.

Junta as despesas do JCSPOWER dois ou três filhos e uma renda de casa para veres que não.

Para haver gestão de recursos tens de os ter (recursos) se o vencimento é até 700€/1000€ e com o valor do custo de vida actual, é difícil gerir o que não se tem.

Caro Nthor,

Eu não estou aqui a falar em casos partculares...até porque só tem filhos quem quer e muitas vezes assistimos a familias com fracos recursos a ter 3, 4 e 5 filhos e depois a queixarem que o dinheiro não dá!

Isso é um mau exemplo de gestão familiar assim como o constante recurso ao crédito é um péssimo exemplo para a gestão de recursos!

Eu sei que ganho X, que pago X pela casa mais X pelo carro e ainda tenho mais X para outras despesas.
Sei que ao final do mês me sobra tanto e é com isso que eu tenho que saber viver.

O mal de muitas pessoas é quererem viver acima das possibilidades e depois andam a queixar constantemente que tudo está mal....

Enfim....

Isto derrapou um bocadinho....

Tentando recuperar o tema. Como já disse " é bom ter o dinheiro suficiente para não nos preocuparmos com ele."

Mas também acrescento o seguinte: se por um lado é verdade que muitas das pessoas mais esforçadas acabam por conseguir uma vida razoavel, pelo menos digna. A realidade é que há pessoas que têm muitas dificuldades mesmo esforçando-se. Não somos todos iguais, somos uns mais bafejados pela sorte do que outros.

O Mundo não se divide entre os que trabalham e conseguem e os que se lamentam, não se esforçam e não vão longe. Há todas as cambiantes possiveis entre um e o outro estado.

Já conheci pessoas que trabalhavam de sol a sol e nunca tiveram grande coisa. O meu avô por exemplo, nunca conheci ninguém que trabalhasse mais e no entanto quando, já com uma idade mais avançada, tinha condições razoaveis para disfrutar um bocadinho, acabou por não durar muito...

Acho que devemos encarar estas questões com optimismo e algum inconformismo. Mas a vida está muito para além do que o dinheiro pode comprar. [;)]

Haja saúde.

Grande post [:cool:] [:cool:] [:cool:]

O Mundo não se divide entre os que trabalham e conseguem e os que se lamentam, não se esforçam e não vão longe. Há todas as cambiantes possiveis entre um e o outro estado.

É verdade que não se divide assim, mas para mt gente é mt mais fácil, o lamento, o mandar-abaixo, do que batalhar por uma situação melhor

Caro Nthor,

Eu não estou aqui a falar em casos partculares...até porque só tem filhos quem quer e muitas vezes assistimos a familias com fracos recursos a ter 3, 4 e 5 filhos e depois a queixarem que o dinheiro não dá!

Isso é um mau exemplo de gestão familiar assim como o constante recurso ao crédito é um péssimo exemplo para a gestão de recursos!

Eu sei que ganho X, que pago X pela casa mais X pelo carro e ainda tenho mais X para outras despesas.
Sei que ao final do mês me sobra tanto e é com isso que eu tenho que saber viver.

O mal de muitas pessoas é quererem viver acima das possibilidades e depois andam a queixar constantemente que tudo está mal....

Enfim....
Ter filhos é um má gestão familiar?

Pode ser, principalmente quando te pagam menos de 1/3 pelo teu trabalho.

Por essa óptica ter carro, roupa, casa, comida entre outras coisas é sempre má gestão.

Essa é a grande diferença entre a mentalidade Portuguesa e a dos países ricos da Europa, onde o acesso a tudo isso é considerado natural, assim como é natural ser bem recompensado pelo trabalho efectuado.

Se tu fazes por exemplo canetas que são vendidas a 100€ e só te pagam 25€ por unidade estas a ser mal pago por mais canetas que faças serás sempre roubado.

.

Se os casais que tem verdadeiramente ordenados miseráveis, vissem o que já se escreveu aqui, a esta hora tinham-se suicidado todos.

Com prestações de casa, com filhos, com escolas, com ATL, com alimentação, etc, existe quem faça verdadeiros milagres.

E muitos dos que já escreveram aqui, felizmente não tem nada disso, senão nem o Euromilhões, os satisfazia.
Ninguém aqui está a dizer mal, ou a gozar com quem tem ordenados miseráveis.

Pq já ficou provado que há pessoas que levam para casa 600€, vivem assim e até há casos de sucesso, bem geridos.

Não está em causa o dinheiro suficiente paar VIVER...

Está em causa o dinheiro necessário para se ter UM BOA VIDA!

E isso depende dos objectivos de cada um.

Ter filhos é um má gestão familiar?

Pode ser, principalmente quando te pagam menos de 1/3 pelo teu trabalho.

Por essa óptica ter carro, roupa, casa, comida entre outras coisas é sempre má gestão.

Essa é a grande diferença entre a mentalidade Portuguesa e a dos países ricos da Europa, onde o acesso a tudo isso é considerado natural, assim como é natural ser bem recompensado pelo trabalho efectuado.

Se tu fazes por exemplo canetas que são vendidas a 100€ e só te pagam 25€ por unidade estas a ser mal pago por mais canetas que faças serás sempre roubado.

.

E quem paga a venda/distribuição, intermediários, máquinas de produção, electricidade, etc, etc?

E quem paga a venda/distribuição, intermediários, máquinas de produção, electricidade, etc, etc?
Podes pagar isso tudo e ainda assim pagar 40€ por unidade, não dá é para andares a comprar BMW e casa de férias no Algarve.

Mas como ter filhos é má gestão e fazer gastos destes não é, o país fica na mer*a e queixam-se da fraca produtividade.

.

penso eu que depois de pago os gastos básicos, tipo, agua,luz,cabo,contribuções,gas,escolas,(carro,casa si naõ estiver pago) medicos/medicamento,telefone,condominio,etc, ficar uns 500€ ao mes limpos já naõ é mau.

Podes pagar isso tudo e ainda assim pagar 40€ por unidade, não dá é para andares a comprar BMW e casa de férias no Algarve.

Mas como ter filhos é má gestão e fazer gastos destes não é, o país fica na mer*a e queixam-se da fraca produtividade.

.

Falar assim no ar é muito pouco "construtivo" ninguém com uma fábrica de canetas paga 40 Euros por caneta aos seus empregados se puder pagar 25.

Se houver um benemérito que o faça, há um concorente que não o faz, vende as canetas 10 Euros mais baratas e adeus fábrica do benemérito.

.

Ainda bem que é só em Portugal que alguns empresários enriquecem... Afinal somos melhores que os outros, porque noutros pontos do mundo isso não acontece..

Ninguém aqui está a dizer mal, ou a gozar com quem tem ordenados miseráveis.

Pq já ficou provado que há pessoas que levam para casa 600€, vivem assim e até há casos de sucesso, bem geridos.

Não está em causa o dinheiro suficiente paar VIVER...

Está em causa o dinheiro necessário para se ter UM BOA VIDA!

E isso depende dos objectivos de cada um.

Não disse que estavam a gozar.
O que me faz confusão, é os valores que se atiraram como bons salários.
Eu falo por mim, tenho uma moradia, nos arredores de Lisboa, comprada em junho do ano passado, sobre a qual pago uma prestação á CGD, tenho 3 carros com as despesas inerentes aos mesmos. Todos eles pagos a pronto.
Tenho uma filha com 9 anos, numa escola particular, sobre a qual pago uma mensalidade. Tenho todas as despesas normais, agua, luz, gasoleo, seguros, etc. E os nossos rendimentos não chegam aos 2500 euros.
Tentamos é ser racionais na forma de os gastar.
Tb é possivel, que para muitos, isto não é uma boa vida, para mim é bastante razoavel.
E a proposito, o papá, a mamã, a madrinha, a sogra, nunca puseram lá um tostão. Mas tb não me lamento, tento é fazer com q amanhã seja melhor que hoje.

A Hays todos os anos faz um estudo salarial muito interessante que seria muito útil neste tópico. Infelizmente todos os anteriores estudos parece que foram retirados do ar e o de 2006 parece que ainda não está pronto.

http://www.hays.basecriativa.pt/

De qualquer forma, sobre o bom salário, há que não esquecer a localização. A vida nas grandes cidades é muito cara, principalmente pelo custo do imobiliário e do que se perde/gasta em deslocações. 1000€ são muito diferentes em Lisboa, em Viseu ou Elvas.

A questão está no facto de que tendencialmente adaptamos a nossa vida ao que ganhamos!

Daí quanto mais ganhamos, mais gastamos!

É um ciclo vicioso e mais de 90% da população "cai" nele![;)]

.
Eu PMCT abria uma empresa concorrente vendia as cnetas a 26€ e arrasava a concorrencia[:p]

Voltar
Superior