Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

A minha Megane 1.5dci 105cv está com uma média de 5,6l/100 (calculada ao longo dos últimos quase 20kkms). Eu normalmente ando em ritmo médio/alto com pouca auto-estrada e praticamente nenhum para-arranca.
Não consigo perceber como há quem faça médias abaixo dos 5 mesmo a pastar... nunca consegui!

Last edited:
Fiz com o primeiro depósito do meu 1.5 de 105cv +/- 980km e não deixei acender a luz da reserva, destes 980 fiz fiz +/- 170 em AE e o resto em cidade. A andar sempre entre os 130/150 faz entre 5.1 e 5.4

O meu Corsa pelas últimas contas que fiz andava á volta dos 6.5l/100km de média, não está mau, faz é muita AE...:)

Corsa 1.3 CDTI.
Atestado hoje: média de 5.75 l/100 após um "desenferrujanço" em AE e algumas deslocações com o gasóleo restante (durou para 1 semana ainda) para ir levar a mulher ao trabalho e em que arranquei com o carro a frio mesmo. Não costumo fazer isso mas... as birras da filha durante esses dias não permitiram outra coisa :confused:

Acho que me precipitei.

O raciocínio foi o seguinte: vem no manual que o depósito leva 55 litros, Quando vi o ponteiro do combustível chegar a meio da escala, calculei que tinha gasto 55/2= 27,5 litros. Vi o número de Km percorridos e fiz (27,5l x 100)/ nº Kms e deu-me um consumo a rondar os 11L

Entretanto fui encher o depósito de gasóleo e aí pude então confirmar que gastei efectivamente 32 litros para percorrer 423 Km. Ora (32x100)/423 = 7,56l.

Ainda que o homem da bomba não tenha enchido mesmo até à boca do depósito, vai uma grande diferença.

No entanto, como tenho marcação na oficina, vou lá na mesma, não deve fazer mal nenhum fazer a reprogramação da centralina e também tenho uma ou duas coisas que gostava de verificar.

As médias/consumos só podem ser calculadas quando se atesta o depósito, a "olhómetro" não dá grande resultado...
Esse consumo de 7,56 l/100 km já me parece bem melhor!
Agora, já que tens a marcação na oficina aproveita.

Tendo em conta que a condução é "normal", algo está mal e até apontava para as contas ou é pelo conputador de bordo?

O "computador de bordo" só dá três valores: estimativa da distância a percorrer até voltar a necessitar de abastecer, velocidade média e tempo de condução em horas. Não se pode dizer que ajude muito em termos de consumos. [:D]

Mais uma update! 147910km

Com 51.49L de gás fiz 608.9Km, o que dá 8.46L e média!
Actualmente cada 100km custa €5,36.[:p]

GPL POWAAAAAAAAAAAAA

Um carro a diesel só íria compensar se fizesse 5.25L ou menos.
Mas atenção que não vale carros pequenos! Um octávia não é pequeno!

Vou utilizar um slogan conhecido!
"Eu é que não sou parvo!"

Não cheguei a perguntar, mas o motor 2.0HDI que tens, é o de 110cv ou o de 136cv?

Abraços

Sendo de 2003 só pode ser a de 110cv. Aliás 107cv. Na 307 este motor tem FAP sendo assim a potencia é de 79kw +- 107cv. A versão sem FAP tem 80kw +- 109cv.

O meu Corsa pelas últimas contas que fiz andava á volta dos 6.5l/100km de média, não está mau, faz é muita AE...:)

Pois...o meu com 100 % caminho Cambres-Lamego e Lamego-Cambres e a andar na cidade está em 10,0 l/100 km [:D][:D]

Com a brutal média de velocidade de 23 km/h [:)]

Começa a guardar os recibos do gaisoil, usa o Excel e faz a média só a partir aí dos 3.000 km. Antes disso estás sujeito a muitos erros.

Já me estavas a assustar com os 11 litros... julgas que isso é algum Clio 1.1 ou quê? [:D]

Começa a guardar os recibos do gaisoil, usa o Excel e faz a média só a partir aí dos 3.000 km. Antes disso estás sujeito a muitos erros.

Já me estavas a assustar com os 11 litros... julgas que isso é algum Clio 1.1 ou quê? [:D]

10 litros sff [:D][:D][:D][:D]

é assim, quem custuma andar com a carrinha é a minha esposa, e sabem como é........... apesar de eu quando pego nela, e sempre acelarador a fundo.......... mesmo assim fiz 1070km...
eu tirei foto e assim que possa, coloco-a...
ontem andei na carrinha, e pos o mostrador a 0, andei sempre de força, e os consumos foram logo para 7litros........ e a autonomia estava em 1200klm +-, passou logo para quase 800klm-+....

Acho que me precipitei.

O raciocínio foi o seguinte: vem no manual que o depósito leva 55 litros, Quando vi o ponteiro do combustível chegar a meio da escala, calculei que tinha gasto 55/2= 27,5 litros. Vi o número de Km percorridos e fiz (27,5l x 100)/ nº Kms e deu-me um consumo a rondar os 11L

Entretanto fui encher o depósito de gasóleo e aí pude então confirmar que gastei efectivamente 32 litros para percorrer 423 Km. Ora (32x100)/423 = 7,56l.

Ainda que o homem da bomba não tenha enchido mesmo até à boca do depósito, vai uma grande diferença.

No entanto, como tenho marcação na oficina, vou lá na mesma, não deve fazer mal nenhum fazer a reprogramação da centralina e também tenho uma ou duas coisas que gostava de verificar.

Já estavas a querer enganar o pessaol [;)]

Back