Fiscais da carris não sabem inglês...

Às vezes os problemas surgem por causa do sistema 7colinas.

A minha mãe já teve problemas com os "obliteradores" que diziam que tinha um cartão inválido, sendo que momentos antes tinha sido carregado com bilhetes...

é a bela da tecnologia....

Muitas vezes as pessoas "esfregam" o cartão no aparelho...

Depois dizem que aquilo se estraga...

Já vi "n" vezes a esfregarem aquilo como se fosse uma raspadinha [:D]

Atenção não estou a dizer que é o caso da tua mãe, é apenas uma constatação que no faço no dia a dia[;)]

E no metro ainda se vê mais...

Quanto ao facto os turistas terem de falar português...

Não tenham a "mente pequena"...

Se queremos cativar os turistas , temos de lhe dar condições!

Não se esqueçam que eles vem cá "dar-nos" o dinheiro deles e possivelmente pagam salários de pessoas aqui no forum...

Eu sou da opinião de que se um pessoa está a atender ao público e especialmente numa zona de turismo tem de saber pelo menos o inglês[;)]

Se eles (turistas) não sabem falar português... porque é que os fiscais têm de falar inglês? Estamos em Portugal... eles que aprendam a falar a nossa língua!

Por acaso acho essa filosofia errada... tu precisas de recebe-los, pelo que, no mínimo, é de bom tom que a maioria dos funcionários de atendimento a público saiba o inglês... (pq é tida como a lingua "universal").

Além de ser agradável para o turista, projecta uma boa imagem do teu país..

Pois, parece-me, no mínimo, ridículo, pois sendo este um país com as potencialidades para o turismo que todos conhecem, que essa não seja uma apetência sine qua non...
Já sabemos, se aparecer um romano erudito, estilo Virgílio, mandamo-lo falar contigo. [:D]

não me choca.... eu com 29 anos, sou do tempo em que tive 5 anos de ingles na escolae 3 de frances. outros da minha idade terão o 5 anos de frances e 3 de ingles. e no entanto existe tanta gente da minha idade que não percebe nada de ingles nem de frances.... deve-se vedar essas pessoas o direito a certos empregos só por não saberem ingles. que eu saiba estamos em portugal, e aqui ainda se vale o portugues.

Passa-se o mesmo comigo. Tendo eu acabado Francês, no 11º ano, com média de 16, deveria saber falar e escrever e ainda compreender francês, mas nada disso, não pesco nada de francês e nunca fiz cabulas para ter essa média.

Já com o Inglês é o contrario. No ultimo ano em que tive inglês reprovei a esta disciplina e nos 4 anos anteriores nunca tinha tido notas muito boas e no entanto hoje em dia utilizo o inglês diariamente por necessidade uma vez que trabalho com colegas que não falam português.

Passa-se o mesmo comigo. Tendo eu acabado Francês, no 11º ano, com média de 16, deveria saber falar e escrever e ainda compreender francês, mas nada disso, não pesco nada de francês e nunca fiz cabulas para ter essa média.
....
Vais ver que no dia que arranjares uma miúda francesa aprendes a falar francês e de que maneira... [;)]

Quando vamos la para fora temos de saber falar a lingua deles... eles quando vêm cá que aprendam a falar portugues...

Quando vamos la para fora temos de saber falar a lingua deles... eles quando vêm cá que aprendam a falar portugues...

Curioso em Londres não falavam Português, em Roma não falavam português, em Viena não falavam Português, em Munique não falavam Português, em Veneza não falavam Português, em Amesterdão não falavam Português.

Que raio

não me choca.... eu com 29 anos, sou do tempo em que tive 5 anos de ingles na escolae 3 de frances. outros da minha idade terão o 5 anos de frances e 3 de ingles. e no entanto existe tanta gente da minha idade que não percebe nada de ingles nem de frances.... deve-se vedar essas pessoas o direito a certos empregos só por não saberem ingles. que eu saiba estamos em portugal, e aqui ainda se vale o portugues.

É como eu... Tive 3 anos de ingles e 5 de francês... Frances desenrasco-me bem... Inglês nunca gramei!:(... Ao ler vou percebendo mas o pior é falar, por causa do sotaque ou da rapidez com que falam...

Neste aspecto NÓS é que somos atrasados e bem neste aspecto.
Quando vamos lá fora: falamos a lingua do país onde nos encontramos.
Porque razão a estrangeirada quando cá vem não há-de falar português?
Comigo já lixei uns quantos... e então espanhóis... [:D]
Perguntam-me: onde fica isto ou aquilo? e eu em português respondo-lhes que não sei (a maior parte das vezes até sei mas... esses espanhólitos que percam lá o seu nariz empinado e façam como nós fazemos quando lá vamos á terra deles).

É como eu... Tive 3 anos de ingles e 5 de francês... Frances desenrasco-me bem... Inglês nunca gramei!:(... Ao ler vou percebendo mas o pior é falar, por causa do sotaque ou da rapidez com que falam...

Eu é mais ao contrário:sh) Eu e o francês nunca nos demos bem, agora o Inglês é uma maravilha.[:cool:]

Essa história do eléctrico da Carris também não me admira nada, pelo mesmo motivo que já explicaram aqui.

Estou a ver que a maioria do pessoal por este andar se fosse à china tinha de falar chinês [:)][:)]

Porque complicar? Por que não simplificar e falarmos todos um pouco de inglês?

Facilitava a vida a todos...

Preferem andar com estas guerras do "estás aqui tens de falar português!"...

Enfim... :sh)

pelo que sei para "pica" o minimo é o 9º ano por isso devia arranhar um ticket please sem grande dificuldade.
em converças com varios turistas por cá e lá por fora, uma coisa sempre me disseram é que em portugal há sempre quem dê um ajuda.
uma vez em sevilha em converça com um lojista que já tinha vindo a lisboa 5 vez e passava ferias no algarve com alguma frequencia e o motivo era esse mesmo, as praias são boas , comida tambem e em caso de problema era só preguntar que sempre aparecia alguem disposto a ajudar.
portanto não estraguem o que de melhor temos porque, há praias melhores há comidas melhores e cidades mais bonitas para ver mas saber receber é que não.

Alguns sabem, que eu já ouvi. Mas não me surpreende que a maioria não saiba. Parte deles já não é propriamente novo, devem ter tido francês em vez de inglês, mesmo que tenham dado, quem não pratica deixa de ter um discurso fluído, se alguma vez o teve.

Independentemente do que se passa nos outros países, (e é verdade) acho que, virados para o turismo como devemos ser, pelo menos inglês se devia saber falar.

Back