Mudar de vida - Perseguir um sonho - ser piloto!

jcpr

New member
Ois pessoal,

Este fim-de-semana estive a reflectir e tomei uma decisão que, se tudo correr bem, vai mudar a minha vida.

Desde que me lembro, o meu sonho é ser piloto de aviões comerciais. Isto também influenciado pelo meu pai, que durante quase 40 anos foi mecânico de aviões.

Infelizmente, existe um historial de miopia na família, e eu não consegui fugir dele. No 11º ano tomei a decisão de abandonar a hipótese de pilotar, porque nunca seria aceite na força aérea pela miopia, e o curso no privado era impossível de suportar pelos meus pais.

Assim, optei por tirar um curso superior "normal", Engª Informática no IST. Tirei o curso, mestrado, e estou a trabalhar há 5 anos numa empresa, mas o bichinho da aviação nunca passou.

Eu gosto do que faço, mas sinceramente, não me estou a ver a fazer isto para sempre.

Então este fim-de-semana, andei a navegar nums sites e deparei com os requisitos médicos para ser piloto.

O grau de miopia que tenho é inferior ao limite, pelo que vou tentar a minha sorte.[kiss]

Gostaria de saber se há por aqui pilotos, ou pessoal a tirar o curso, para encontrar referências de escolas (já me falaram bem da aerocondor)e trocar impressões sobre a vida de piloto.

Um abraço

Acho que fazes muito bem, tenho um colega que aos 35 anos começou o curso de PLA na Aerocondor e já tem o certificado de PPA, já só falta o resto.[;)]

Como deves calcular não é fácil nem barato (cerca de €50000 :eek: ) mas para quem depois consegue trabalho numa linha aérea há-de compensar. Depois do curso e dos euros gastos vais ter ainda de fazer umas centenas de horas em Cessnas e Mooneys para poderes concorrer a alguma coisa de jeito e tudo isso vai-te sair do bolso. Mas se tens o graveto, força de vontade e o bichinho dos aviões (eu só tenho as duas últimas :() força com isso e boa sorte.[kiss]

Vai em frente e tenta, eu tambêm estou a espera de ganhar coragem e ir atras dos meus sonhos.

Engraçado k tambem sempre foi o meu sonho, e tenho o mesmo problema ( miopia), só k com 30 anos..............[s)][s)][s)][s)]

Há ainda a escola no aeródromo de Évora. Tenta saber na TAP e PGA quais as condições normais de ingresso, nomeadamente idade e horas de voo em carteira.

Ois pessoal,

Este fim-de-semana estive a reflectir e tomei uma decisão que, se tudo correr bem, vai mudar a minha vida.

Desde que me lembro, o meu sonho é ser piloto de aviões comerciais. Isto também influenciado pelo meu pai, que durante quase 40 anos foi mecânico de aviões.

Infelizmente, existe um historial de miopia na família, e eu não consegui fugir dele. No 11º ano tomei a decisão de abandonar a hipótese de pilotar, porque nunca seria aceite na força aérea pela miopia, e o curso no privado era impossível de suportar pelos meus pais.

Assim, optei por tirar um curso superior "normal", Engª Informática no IST. Tirei o curso, mestrado, e estou a trabalhar há 5 anos numa empresa, mas o bichinho da aviação nunca passou.

Eu gosto do que faço, mas sinceramente, não me estou a ver a fazer isto para sempre.

Então este fim-de-semana, andei a navegar nums sites e deparei com os requisitos médicos para ser piloto.

O grau de miopia que tenho é inferior ao limite, pelo que vou tentar a minha sorte.[kiss]

Gostaria de saber se há por aqui pilotos, ou pessoal a tirar o curso, para encontrar referências de escolas (já me falaram bem da aerocondor)e trocar impressões sobre a vida de piloto.

Um abraço

Boas

Olha que estamos na mesma situação +/-....

Sempre tive aquele bixinho pela aviação, até que no ano passado inscrevi-me para a força aérea, para o curso de oficiais piloto aviador...

Fui chamado após pré selecção ao Centro de Recrutamento da Força Aérea na
Azinhaga dos Ulmeiros em Lisboa.

Fiz os psicotécnicos e os fisicos, sendo que quando cheguei aos médicos, acabou-se tudo....

Tenho uma pequena miopia, que foi o suficiente para me mandarem para casa. Recomendaram-me fazer a operação aos olhos para corriguir a miopia, sendo que seria admitido na segunda entrevista...

Ainda estou tentado a fazer a operação e voltar, mas vou acabar primeiro o meu curso em eng electrónica....

EDIT: Já agora podias-me dar uma ideia de quanto custaria este curso no privado? Fico-te muito agradecido;)

Boas

Olha que estamos na mesma situação +/-....

Sempre tive aquele bixinho pela aviação, até que no ano passado inscrevi-me para a força aérea, para o curso de oficiais piloto aviador...

Fui chamado após pré selecção ao Centro de Recrutamento da Força Aérea na
Azinhaga dos Ulmeiros em Lisboa.

Fiz os psicotécnicos e os fisicos, sendo que quando cheguei aos médicos, acabou-se tudo....

Tenho uma pequena miopia, que foi o suficiente para me mandarem para casa. Recomendaram-me fazer a operação aos olhos para corriguir a miopia, sendo que seria admitido na segunda entrevista...

Ainda estou tentado a fazer a operação e voltar, mas vou acabar primeiro o meu curso em eng electrónica....

EDIT: Já agora podias-me dar uma ideia de quanto custaria este curso no privado? Fico-te muito agradecido;)

Há escolas para todos os gostos e preços, sendo que a qualidade normalmente é reflectida no preço.

Penso que os preços na aerocondor rondam o que o Raistaparta indicou, mas ainda não tenho valores concretos (já mandei para lá um mail).

Um primo meu que mora comigo também está a tirar o curso de aviação, na
omni.

Se é o teu sonho força com isso.

Vai em frente e tenta, eu tambêm estou a espera de ganhar coragem e ir atras dos meus sonhos.

x2

Boa sorte, um amigo meu também está a tentar seguir o mesmo sonho, falou-me em 60mil euros se não me engano. Não me lembro aonde iria tirar o curso

Mais uma coisa o meu primo estuda na Omni, e o pai dele também é piloto
de aviões comerciais, portanto deve saber quais as boas escolas.
Importante também são as horas de voo necessárias.

Não esquecer que n é só tirar o curso e começar a voar, mts companhias exigem o TYPE RATING que pode custar mais uns milhares valentes(40-50.000) .

Quando tinha 18 anos fui aos testes da FA. Mas não era bem o que queria. Fiz os psicotécnicos e os médicos, mas desisti e vim para casa. Bem.. Ficaram todos a olhar para mim por já ter feito o pior, mas é mesmo assim. Cada um no que gosta e ser militar não era para mim!

Back