Problema em minha casa (esquemas pag. 1 e 3)

Bruno, queres ouvir a opinião de alguém cujo pai é técnico, entre outras coisas, de aquecimento central, e que já teve os seus verões a vergar a mola para ajudar o pai? Então é o seguinte:

Para já tiras o radiador, metes dois tampões com teflon e arrumas o quarto à tua vontade. Se daqui as uns tempos achares que o quarto realmente precisa de calor, e se tiveres umas massas disponíveis, chamas um técnico a casa, parte-se a parede e mete-se o radiador noutro local.

Se no futuro decidires mesmo avançar para o aquecimento no quarto, o local que sugeria à 1ª vista era debaixo da janela. Ao contrário do que algumas pessoas aqui disseram, não há qualquer problema em colocar o radiador debaixo da janela, aliás, é assim que se faz regra geral, havendo radiadores baixinhos específicos para as casas novas com janelas que descem mais. Os fabricantes fazem-nos, nessa Europa fora montam-se assim... e neste fórum há quem diga que é perigoso. [:D]

Mas para decidir onde colocar o radiador, bom mesmo era saber onde estão as tubagens. Se colocares um boneco com os quartos adjacentes e as localizações dos radiadores, talvez consiga perceber onde os tubos deverão passar.

Certissimo!
Bruno orienta-te por aqui!

Só uma pergunta: Se em vez de partires a parede e abrires roços ficarem junto ao rodapé alguns tubos à vista até ao local por baixo da janela fica estéticamente muito mal ?

A casa do meu pai tem cerca de 30 anos e só o ano passado é que meteram aquecimento central e são poucos os tubos que se vêem.

Só um pormenor: nunca metas um aquecedor demasiado próximo da tua cabeça.

A colocação dos radiadores debaixo das janelas tem finalidade únicamente estética... ou não? Existe alguma vantagem nesse procedimento?
Antes colocava-se os radiadores debaixo das janelas porque durante o inverno era daí (janela) que provinha o frio, não existiam janelas tipo estanque como agora é hábito já existir, e depois geralmente as ligações sempre eram mais simples e económicas de fazer junto à janela do que noutro local.
Tenta é justificar o porquê da colocação dos radiadores debaixo das janelas, não é dizer que geralmente é assim que se faz.

Mas a lógica é essa.
Agora a casa do Bruno é usada. Como são as janelas ?...

Nao sei como se pode pensar em TIRAR o aquecimento a uma casa.. Mesmo agora se tiveres restriçoes orçamentais, vais ver que mais tarde vai valer a pena poderes ter a casa toda a 22-23ºC e andares de T-shirt, roupa interior (ou mesmo sem nada :D), e aí vais compreender o quanto o aquecimento é subvalorizado por muita gente..

Amigos, as janelas são as normalíssimas de alumínio de correr. O parapeito está à altura de metade do meu torax.

Quanto á necessidade de o ter neste quarto, creio que não será necessário uma vez que no alentejo não tenho aquecimento central no meu quarto e ele é 2,5 vezes superior. O termo-ventilador que lá tenho aquece bem o quarto, mesmo no Inverno alentejano.
Neste quarto aqui, a solução seria a mesma. Posso dizer que o quarto é pequeno, bastando um termo-ventilador para o aquecer.
O restante aquecimento central da casa mantém-se![;)]

O técnico da Vulcano esteve lá e ele aconselha como solução o que o Nitro disse. Até parece que o técnico leu o teu post rapaz!![:D]
Foi tal e qual![;)]

Amigos, as janelas são as normalíssimas de alumínio de correr. O parapeito está à altura de metade do meu torax.

Quanto á necessidade de o ter neste quarto, creio que não será necessário uma vez que no alentejo não tenho aquecimento central no meu quarto e ele é 2,5 vezes superior. O termo-ventilador que lá tenho aquece bem o quarto, mesmo no Inverno alentejano.
Neste quarto aqui, a solução seria a mesma. Posso dizer que o quarto é pequeno, bastando um termo-ventilador para o aquecer.
O restante aquecimento central da casa mantém-se![;)]

O técnico da Vulcano esteve lá e ele aconselha como solução o que o Nitro disse. Até parece que o técnico leu o teu post rapaz!![:D]
Foi tal e qual![;)]

Então é exactamente como era no meu quarto, e exactamente o radiador debaixo da janela... [s)] o resultado é que ficava com os vidros e parede cheios de humidade, teve de ser tirado de lá, a partir daí nunca mais tive humidade na janela do quarto. :)

Então é exactamente como era no meu quarto, e exactamente o radiador debaixo da janela... [s)] o resultado é que ficava com os vidros e parede cheios de humidade, teve de ser tirado de lá, a partir daí nunca mais tive humidade na janela do quarto. :)

Por enquanto tou inclinado para o tirar.
Além do mais os vidros da janela são duplos o que faz com que o termo-ventilador seja mais vantajoso porque o calor não sai do quarto tão facilmente...[;)]

Como disse o Nitro será a melhor hipótese e no futuro quando vier uma criança e o respectivo berço para o quarto, verei o que faço![;)]

A colocação dos radiadores debaixo das janelas tem finalidade únicamente estética... ou não? Existe alguma vantagem nesse procedimento?
Antes colocava-se os radiadores debaixo das janelas porque durante o inverno era daí (janela) que provinha o frio, não existiam janelas tipo estanque como agora é hábito já existir, e depois geralmente as ligações sempre eram mais simples e económicas de fazer junto à janela do que noutro local.
Tenta é justificar o porquê da colocação dos radiadores debaixo das janelas, não é dizer que geralmente é assim que se faz.

Eu não tenho que justificar, quem disse que não se deviam colocar os radiadores debaixo das janelas não fui eu, tu é que devias justificar porque achas que não se devem colocar radiadores nas janelas... [;)] Mesmo assim vou tentar, que o técnico é o meu pai, não eu...

A grande razão para ter os radiadores debaixo da janela provêm do facto de que, desta forma, não se inutiliza uma parede onde se poderiam colocar uma cama ou uma cómoda. A zona por debaixo da janela, normalmente não utilizada, teria assim um propósito útil. Além disso, o calor que passa em frente à janela ascendentemente graças ao fenómeno de convecção ajuda a criar uma segunda barreira contra o frio, suplementar à janela. E como os radiadores podem ser mais largos, espalham o calor de uma forma mais uniforme pelo quarto.

Foi tal e qual![;)]
É porque é bom técnico. [;)] Se ele não falou em deslocar o radiador para o lado e trocar os termoestatos é porque provavelmente não dá (tamanho?).

Talvez a falta do vidro duplo torne mais provável de aparecer essa condensação pelo choque térmico.

Por enquanto tou inclinado para o tirar.
Além do mais os vidros da janela são duplos o que faz com que o termo-ventilador seja mais vantajoso porque o calor não sai do quarto tão facilmente...[;)]

Como disse o Nitro será a melhor hipótese e no futuro quando vier uma criança e o respectivo berço para o quarto, verei o que faço![;)]
Lembra-te também da hipótese que o Excalibur deu. Pelas dimensões do boneco é capaz de dar para trocar os térmoestatos para o lado direito e puxar o radiador para a esquerda, mas não sei se o boneco está à escala. Se tal for possível é barato de executar, mas se o técnico da Vulcano não referiu essa hipótese, muito provavelmente não há espaço para tal...

Mas se não der, a minha sugestão anterior aplica-se. Em Lisboa não faz tanto frio como isso e, com um radiador a óleo (por exemplo) podes muito bem desenrascar-te. Aqui em casa o meu pai vai desligar o aquecimento central agora em Março, e se alguém ainda tiver frio... que ligue o radiador a óleo! [:D] Em casa de ferreiro, espeto de pau.

Fazes como diz o Nitrofurano, para já tiras o radiador e depois logo se vê, sim porque nos primeiros tempos de casado o aquecimento no quarto do casal não vai fazer falta nenhuma.[;)]

Segundo o que dizes é sempre lá que se coloca os radiadores de aquecimento central... independentemente da situação que se coloca em cada casa...
Estás a esquecer de que cada casa é um caso diferente, o que serve numa pode não servir na outra...

Não digo nada disso, digo é que é a localização recomendada, mas andei a procura do site onde li isso e ainda não encontrei, segundo creio têm a ver com a termo-dinamica, sendo as janelas o local da casa por onde "entra" o frio ao criares uma massa ascendente de ar quente á sua frente fazes com o que o ar em contacto com os vidros fique isolado do resto da da casa.

Não faz sentido nenhum ter um aquecimento central sem ter janelas de vidro duplo e caixilhos atermicos.

cpts

É porque é bom técnico. [;)] Se ele não falou em deslocar o radiador para o lado e trocar os termoestatos é porque provavelmente não dá (tamanho?).

Exactamente!!! Ou fica torto ou tem de se trocar por um maior!! Foi isso mesmo que ele me disse Nitro!

Talvez a falta do vidro duplo torne mais provável de aparecer essa condensação pelo choque térmico.

Exacto, é isso mesmo que acontecia, por ser na altura vidro simples e claro está por a janela não ser estanque, resultado, colocação de vidros triplos, para evitar o som e para evitar ao máximo oscilações de temperatura. Mas se a janela não fosse estanque e bem vedada com borrachas nem que tivesse 4 vidros xpto que não ía servir de nada. [:D]

Não digo nada disso, digo é que é a localização recomendada, mas andei a procura do site onde li isso e ainda não encontrei, segundo creio têm a ver com a termo-dinamica, sendo as janelas o local da casa por onde "entra" o frio ao criares uma massa ascendente de ar quente á sua frente fazes com o que o ar em contacto com os vidros fique isolado do resto da da casa.

Não faz sentido nenhum ter um aquecimento central sem ter janelas de vidro duplo e caixilhos atermicos.

cpts

Mas isso já eu disse lá atrás, aliás eu referi várias razões para se colocar o radiador debaixo da janela. [;)]

De que lado está a ligação, os canos? Do lado da janela ou do lado da cama?

Se for do lado da cama mudas o radiador de lado, colocando a entrada de água do lado direito em vez do lado esquerdo.

Não aconselho colocar debaixo da janela porque é um desperdício térmico, é estar a aquecer o local mais frio e onde se perde mais calor.

Além do mais, os cortinados que servem para isolar o frio e calor que vem da janela, vão receber o ar quente e criar uma bolsa de ar quente - que vai arrefecer rapidamente - entre os mesmos e a janela, tirando muito eficácia ao radiador.

Last edited:
Aqui fica um desenho melhorzinho...
Na parede da direita está o guarda-fato.

untitled1pd6.jpg

A bola preta simboliza a torneira.

Mas poderá existir um pil@r do lado direito da janela, o que para passar os tubos vai ser complicado, terá de ser por fora da parede com calhas, convém veres a planta da casa antes de fazer qualquer coisa. [;)]

Edit: não dá para escrever pil@r normalmente.

Back