Problema em minha casa (esquemas pag. 1 e 3)

Mas poderá existir um pil@r do lado direito da janela, o que para passar os tubos vai ser complicado, terá de ser por fora da parede com calhas, convém veres a planta da casa antes de fazer qualquer coisa. [;)]

Edit: não dá para escrever pil@r normalmente.

Pois...já tava aqui há 10 minutos a tentar perceber os asteriscos...[:D]

Quanto aos pil.a.res não faço ideia...terei de consultar a planta...[;)]

6 centímetros amigo.[;)]

Á parede da janela, suponho. E desse canto até à janela? Podes colocar na parede da janela, parece ter espaço.

Atenção que esses módulos podem ser alterados, podes tirar ou acrescentar.

Edit: até para teres mais espaço para mesinha de cabeceira, espelho para veres malandrices, etc.

Á parede da janela, suponho. E desse canto até à janela? Podes colocar na parede da janela, parece ter espaço.

Atenção que esses módulos podem ser alterados, podes tirar ou acrescentar.

Edit: até para teres mais espaço para mesinha de cabeceira, espelho para veres malandrices, etc.

Epá do canto à janela é que já não sei...mas segundo o técnico, para trocar para essa parede implica ou um radiador maior ou mantendo aquele, ficará torto...

Quanto ás malandrices, um dia haverá espelho no tecto... LOL ;)

Epá do canto à janela é que já não sei...mas segundo o técnico, para trocar para essa parede implica ou um radiador maior ou mantendo aquele, ficará torto...

Quanto ás malandrices, um dia haverá espelho no tecto... LOL ;)

Mas entendes o que quero dizer? A única diferença é que a água entrava e saía do lado direito do radiador onde ficaria a torneira e em vez de teres o cano da parede paralelo à torneira teria que fazer uma curva de 90 graus a acompanhar o canto. Como é muito perto não seria grande distância (os tais 6 cms mais outros 6).

Quanto a radiador torto, só se ele aparafusar mal os suportes... [:D] (aquilo fica preso nuns ganchos, não fica assente pelos canos de entrada e saída). Depois até podes pintar os canos de branco (embora eu goste quando são de bronze).

Mandas o gajo soldar os canos com a tal curva - aquilo é relativamente fácil porque também se solda o cano da torneira à parede quando se instala - e "inverter" a torneira de lado.

Last edited:
Bruno

Eu tenho a mesma ideia do PDCouto, acho que dá para rodar o radiador e colocar o dito na parede da janela. [;)]

Quanto a ficar torto estou deveras intrigado com essa afirmação do "ténico".
[:D]

Bruno

Eu tenho a mesma ideia do PDCouto, acho que dá para rodar o radiador e colocar o dito na parede da janela. [;)]

Quanto a ficar torto estou deveras intrigado com essa afirmação do "ténico".
[:D]

Pois e o problema é que também não me recordo bem da explicação para o "ficar torto"...[8b]

Bem mas em princípio, tanto eu como ela estamos mais inclinados para o tirar em vez de o trocar de sítio...

Pois e o problema é que também não me recordo bem da explicação para o "ficar torto"...[8b]

Bem mas em princípio, tanto eu como ela estamos mais inclinados para o tirar em vez de o trocar de sítio...

Por experiência própria... não tires que te vai fazer falta! [;)]

Porque é que não colocas tubagens por fora da parede... Bem arrumadino, um trabalho bem feito. Em muitas casas já se vêm as tubagens por fora e assim poderias passar o dito para debaixo da janela...

Além disso, o calor que passa em frente à janela ascendentemente graças ao fenómeno de convecção ajuda a criar uma segunda barreira contra o frio, suplementar à janela. E como os radiadores podem ser mais largos, espalham o calor de uma forma mais uniforme pelo quarto.

A justificação é só e apenas essa.
Correntes de convecção.
Criam-se correntes de convecção que aquecem toda a divisão num instante.
O aquecimento coloca-se debaixo da janela por esta ser a zona mais fria.
Caso tal não seja possível por esta vir até ao chão, por exemplo, deverá ser colocado numa parede exteriror, mais fria tb que uma parede interior.

E tb não cria hunmidades nehumas nem infiltrações, antes pelo contrário.

Vou ter de pensar melhor a ver o que se faz...irra que isto de se ter casa é só chatices...[8b]

Nah....!!! Se tentares fazer tu as coisas e logo aprendes uns quantos "métiers" diferentes... [:D]

Eu, desde que tenho casa minha (há pouco mais de um ano) já aprendi desde pedreiro até costureira, passando por carpinteiro, electricista, canalizador... [:D] [:)]

A justificação é só e apenas essa.
Correntes de convecção.
Criam-se correntes de convecção que aquecem toda a divisão num instante.
O aquecimento coloca-se debaixo da janela por esta ser a zona mais fria.
Caso tal não seja possível por esta vir até ao chão, por exemplo, deverá ser colocado numa parede exteriror, mais fria tb que uma parede interior.

E tb não cria hunmidades nehumas nem infiltrações, antes pelo contrário.
Não é só e apenas essa a razão. Como já tinha dito, serve para evitar inutilizar paredes, e acontecer o que aconteceu ao colega Grilo.

Isso de o meter na parede da janela, perto do canto do quarto, implica ter os tubos por fora. Ficar torto? Não sei a que se refer o técnico, mas pode-se soldar um tubo e curvá-lo para chegar
à outra parede. Só que os tubos ficam por fora da parede...

Eu pessoalmente não o fazia, e remediava com um radiador a óleo. Tens coisas mais importantes para resolver agora.

Back