Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Thread starter Thread starter imported_mircao
  • Start date Start date

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votes: 115 9.4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votes: 557 45.3%
  • Vão desactivar as bombas

Votes: 129 10.5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votes: 501 40.8%

• Total voters
    1,229
Jorge s olha que não é bem assim e o comodismo é uma realidade.

Eu estudei no monte da caparica na uninova e moro ao pé do tagus park o que significava um minimo de 1h30m a 2h00m de transportes contra 20m a 30m de carro.
Era autocarro até paço de arcos ou oeiras e comboio até algés de depois autocarro até ao monte da caparica, havia também a opção de apanhar o barco em belém mas mais moroso

Sei dar o valor ao que um carro significa, no Inverno fazia-se o esforço económico para levar o carro todos os dias mas mal o tempo melhorava era mesmo de transportes e não morri por isso

Agora há muitas situações em que os transportes até são mais eficientes considerando o tempo de trajecto e devido a comodismo são preteridos em relação ao carro.

Abraço

Jorge s olha que não é bem assim e o comodismo é uma realidade.

Eu estudei no monte da caparica na uninova e moro ao pé do tagus park o que significava um minimo de 1h30m a 2h00m de transportes contra 20m a 30m de carro.
Era autocarro até paço de arcos ou oeiras e comboio até algés de depois autocarro até ao monte da caparica, havia também a opção de apanhar o barco em belém mas mais moroso

Sei dar o valor ao que um carro significa, no Inverno fazia-se o esforço económico para levar o carro todos os dias mas mal o tempo melhorava era mesmo de transportes e não morri por isso

Agora há muitas situações em que os transportes até são mais eficientes considerando o tempo de trajecto e devido a comodismo são preteridos em relação ao carro.

Abraço

Comprendo a tua situação e a minha é muito parecida. Sou de braga e estudo em barcelos(+-30 km´s). Imagina, que á dias que só tenho aulas a partir das 11h, e camioneta sai de braga ás 7h, e chega lá ás 8h-+. (para nos apiadeiros todos, e mais alguns). de carro saio ás 10:30h e chego lá antes da 11h. claro que é uma questão de comodismo, mas o carro permite-me uma flexibilidade de horário, que na camioneta é impossível. além do mais tinha que apanhar o autocarro das 6:30h para chegar á paragem da camioneta.....

Boas,

Atenção que não estou a dizer que és comodista e nem eu o era quando levava o carro (já lá vão 10 anos), infelizmente o dinheiro era pouco e para ir para a faculdade e voltar de carro (kadet 1.3 gasolina)+ponte por semana eram 4 a 5 contos enquanto que o passe nem isso custava e se dáva para estudar no comboio ou no barco nos autocarros é extremamente dificil.

Mas que existem muitas pessoas comodistas existem. A exemplo se o tempo está bom, vou buscar o meu filho ao infantário a pé, a mim custa-me mais porque tenho que fazer a ida e a volta e a ida é a subir[:D] , para o miudo a volta está á justa e ele prefere porque brinca, apanha ar, passa pelo parque, etc, para mim poupo no ginásio. Muitas pessoas que conheço para igual ou menor distancia levam os carros e dizem que os miudos deles nunca andariam essa distancia a pé, pudera nunca os habituaram ou nem sequer tentaram.

Abraço

Bem convém leres com atenção o que escrevi e como não uso abreviaturas net acho que a minha escrita é mais simples de entender, e realmente existe um erro de caligrafia entre Petrogalp e Petrogal, visto que quem vende ao publico é a Galp energia,

Errado. Quem vende ao público é a marca GALP, e se reparares nas tuas facturas, caso sejam numa Àrea de serviço nossa: Petrogal s.a. nif:500...370
Se for de um cessionário, diz o nome da empresa q detem o acordo desse posto.

1ro - Sim preenchi o formulario de declaração na bomba do qual fiquei com cópia, isto para a Galp, para a Repsol o problema está a ser tratado por telefone, email e no fim por carta registada. E não, não tive problemas com combustiveis que fosse possivel relacionar directamente com um determinado posto de revenda, foram com outros factores. Já tive por três vezes filtros entupidos em dois carros diferentes e isso antes sequer de haver barateiros, com estes nunca tive nada a assinalar, assim a culpa dos meus filtros entupidos ou foi da Galp ou da Shell que eram as duas entidades onde os carros eram abastecidos, mas como não havia fidelização não era possivel responsabilizar uma ou outra.

Então sempre tiveste resposta, e o assunto está a ser tratado.
Tiveste problemas q n era possivel relacionar directamente c um determinado posto de revenda, então cmo querias q te dessem compensações?
Apresentaste uma peritagem da oficina?
Há um historico de mais carros c o mesmo problema?
Mudaste de postos e o problema resolveu-se?

2do - A leres com atenção, em vez da desorganização e teoria da conspiração o que digo é que havendo importação esta é perfeitamente controlada e organizada e não sei quem controla a mesma, se é a Petrogal, se um organismo.

Se há um imposto a cobrar, é óbvio q n é a Petrogal/BP/Repsol q o cobra a ela mesmo. O ministerio da economia e as alfandegas são responsaveis pela importação de crude/combustiveis refinados. Se quiseres faço-te um mapa do sitio onde tão os contadores, e do gabinete dos sr.s da alfandega q fazem as contas.

3ra - Curioso, se tiver tudo em ordem, todos os recibos que ninguém guarda e logo só alguém com cartão de combustivel é que está nesta situação, estiver cheio de razão, e depois de a Galp fazer os seus testes é que em vez de ser indeminizado no valor total das reparações e por perdas devido á imobilização da viatura, custo de viatura de subsituição, etc a Galp dá-me uma contribuição, ou seja uma esmola. Não obrigado, Vou preferir continuar a amealhar os meus 3€ por tanque .

Então explica-me lá uma coisa, e vou escrever sem estenografia (há quem n se lembre disto e pensa q é só na net e sms), se tu comprares um electrodoméstico numa loja, e tiveres o azar de ele avariar, eles trocam-to sem recibo?
Quando levas lá o electrodoméstico, eles não teem que verificar que é defeito de fabrico ou se foi má utilização? (O teste de q falo é mto simples, cada combustivel tem um aditivo q é uma assinatura, por isso sabe-se se é GALP, BP, REPSOL, Óleo Vegê ou outro qualquer)
Não leste o meu post com atenção, porque digo lá "pelo menos", ou nunca tiveste um problema com o carro, em que já tinha passado a garantia mas eles pagaram por exemplo só a mão-de-obra.

4ta - Não entendo o que chamas de "asneiras de revendedores", se eu quiser, tiver capacidade de investimento e um projecto aprovado para um posto de abastecimento não irei ser um revendedor? quer tenho o logo da Galp energia ou de outros.

Resposta em duas partes.
A "asneira" é q a GALPENERGIA não é nenhum revendedor, mas sim o nome do grupo.
Repara no que perguntas agora! Então achas que a situação que apresentas é o que defines como GALPENERGIA?
Mas sim se tiveres um terreno, se até conseguires convencer a camara q precisa lá de um posto, e cumprir todas as exigências do ministério da economia. Muitos dos postos que são feitos de novo são um tipo de concurso como os das AE.
É muito mais fácil se fores um revendedor das grandes petroliferas, do q se quiseres ser "independente", se reparares, só em zonas mais escondidas do país é q abundam empresas que tÊm 2 ou 3 Áreas de Serviço. Estes tem que comprar as cargas Às grandes, e sendo pequenos "consumidores" adivinha o preço a q compram?
Devo informar-te q é extremamente dificil obter uma licença para um novo posto, c excepção dos concursos q referi acima. Aliás a própria associação de petrolíferas e de revendedores sabe que ainda há um número exagerado de postos.

5ta - Segundo as leis de mercado e concorrência não é a Petrogal uma empresa distinta da Galp energia embora esta faça parte do mesmo grupo devendo a Petrogal tratar a mesma como as outras podendo enfrentar penalizações se não o fizer. A ser assim a Galp energia é um revendedor também
Abraço

Errado.
N sei se sabes, mas a GALPENERGIA nasce da fusão entre a PETROGAL e a GDP, logo são as "donas" do grupo.
Se há uma empresa, q é o q penso q te referes, que de certa maneira funciona como um revendedor gigante, chama-se "GALPGESTE", eé a empresa responsavél por gerir todas as nossas Àreas de Serviço, se reparares numa factura diz lá q a sede é na Rua do Alecrim. Tal como existe esta para o grupo laranja, existem outras para as outras grandes, mas n lhe chamaria um revendedor pq o seu serviço é apenas degerir o posto.
A PETROGAL têm uma secção q se chama ARL responsável pelo "fabrico" dos combustiveis, esta vende o produto ao "RETALHO", e as transacções são monitorizadas por entidades. Agora tal como é de esperar, os preços para a mesma casa, n são, nem têm que ser os mesmos pelos quais se vende para fora.
Logo vai aí uma grande confusão de nomes.

E agora, mto simples.
Tenho tentado dentro do possível, e c´os parcos conhecimentos q tenho explicar cmo funciona este mercado, já respondi a mtas dúuvidas de outros users, e responderei sempre q souber a resposta, mas se é pa continuares a insistir em coisas que te digo q estão erradas, e que podes confirmar no site então esta é a minha última resposta.

Ainda bem que eles existem... é tal e qual como os telemóveis, dantes ninguém tinha, agora ninguém se dá sem eles......

Exactamente...

Vamos aumentar os preços dos telemóveis para ver se o pessoal deixa de comprar tantos telemóveis que emitem radiações que fazem mal ao cérebro.

Teodoro, no mercado dos combustíveis, a lei da oferta e da procura aplica-se e muito bem.

Sendo os combustíveis um bem de procura rígida - Bem cuja procura pouco ou nada se altera com o aumento do preço - o aumento do preço tem uma repercursão sobre a procura muito baixa porque as pessoas PRECISAM dos combustíveis para viver.

Aumentar o preço não é a solução mais viável, apesar de ser uma solução. Garanto-te que se houvesse um meio de transporte sem ser o carro que desse as mesmas vantagens que um carro, sem as suas desvantagens, as pessoas iriam usar esse método.

A partir do momento em que o pessoal gosta de andar de carro, aplica-se o mesmo que se aplica para o pessoal que gosta de andar de bicicleta... simplesmente anda quando lhe apetece e se tem disponibilidade para.

Se se podia reduzir as horas de carro conduzidas com um melhor aproveitamento? Podia-se e devia-se. Mas cada um é livre de andar o tempo que quiser desde que pague os custos inerentes a isso.

Exactamente...

Vamos aumentar os preços dos telemóveis para ver se o pessoal deixa de comprar tantos telemóveis que emitem radiações que fazem mal ao cérebro.

Teodoro, no mercado dos combustíveis, a lei da oferta e da procura aplica-se e muito bem.

Sendo os combustíveis um bem de procura rígida - Bem cuja procura pouco ou nada se altera com o aumento do preço - o aumento do preço tem uma repercursão sobre a procura muito baixa porque as pessoas PRECISAM dos combustíveis para viver.

Aumentar o preço não é a solução mais viável, apesar de ser uma solução. Garanto-te que se houvesse um meio de transporte sem ser o carro que desse as mesmas vantagens que um carro, sem as suas desvantagens, as pessoas iriam usar esse método.

A partir do momento em que o pessoal gosta de andar de carro, aplica-se o mesmo que se aplica para o pessoal que gosta de andar de bicicleta... simplesmente anda quando lhe apetece e se tem disponibilidade para.

Se se podia reduzir as horas de carro conduzidas com um melhor aproveitamento? Podia-se e devia-se. Mas cada um é livre de andar o tempo que quiser desde que pague os custos inerentes a isso.

Ora aqui está um post com o qual eu concordo, devemos ser livres de optar pelo meio que mais nos convém, no entanto isto é algo que tem vindo a ser contrariado por tudo e por todos ao longo do tempo, até parece que se esqueceram que o carro revolucionou por completo o nosso modo de vida que antes era uma porcaria e que tinhamos que andar 2, 3, 4 horas de bicicleta para ir até ao comboio ou para apanhar um autocarro qualquer para um qualquer sitio e depois nem tinhamos a certeza que parava lá perto do sitio que queriamos...
Mas seja qual for a alternativa nenhum tem a flexibilidade do carro.
Eu falo por mim, tenho o autocarro a 5 minutos de casa, podia ir nele para a escola que fica ai a 20-30 minutos a pé, mas prefiro ir de carro porque tenho gosto em conduzir e porque assim sei que quando sair das aulas posso ir seja onde for desde que tenha combustivél sem me preocupar com mais nada, chamam-lhe comodismo, eu chamo aumento de qualidade de vida, o problema é que agora os carros têm que pagar o preço todo das mortes e da poluição que o homem gera..enfim vejam o documentário " A Verdade Inconveniente" com o vice presidente All Gore e depois venham para aqui falar como alguns falam, vejam também o documentário "Quem matou o carro eléctrico" e depois pensem bem no que está a acontecer um pouco por todo o mundo.
Acreditem que se saisse um carro electrico para o mercado que ficasse economico de manter eu seria dos primeiros a comprar uma vez que adoro conduzir e preciso de conduzir porque ao fim-de-semana tenho viajens de 30kms para fazer e tenho que trabalhar num sitio que dista 5 kms da minha casa e do qual saio à 1hora da matina e que bem que sabe pegar no carro e ir até a casa e deixá-lo se possivél mesmo ao pé de casa para descansar daquele dia de trabalho.
VIVA O CARRO...ABAIXO TODOS AQUELES DE VOÇÊS QUE O QUEREM MANDAR ABAIXO, VENDAM-NO E ANDEM A PÉ OU DE TRANSPORTES PUBLICOS JÁ QUE ESTÃO SEMPRE CONTRA.

Então sempre tiveste resposta, e o assunto está a ser tratado.
Tiveste problemas q n era possivel relacionar directamente c um determinado posto de revenda, então cmo querias q te dessem compensações?
Apresentaste uma peritagem da oficina?
Há um historico de mais carros c o mesmo problema?
Mudaste de postos e o problema resolveu-se?

Errado, tenho resposta que o assunto vai ser tratado cada vez que entro em contacto, tratarem do mesmo e responderem-me de volta é que não, atenção que este problema ultimo não é relacionado com combustiveis e sim um problema administrativo

Em qualquer dos meus problemas a solução foi um filtro de combustivel novo que custa 5€. Além da reclamação simples qualquer outra atitude tem custos superiores ao valor do filtro seja custo real seja valor do meu tempo assim somente reclamação simples foi apresentada.
Eu abasteço e atesto os meus veiculos quando a reserva acende, se tenho um problema quando vou a meio desse tanque responsabilizo com reservas o meu ultimo abastecimento, mas não tenho certezas que os anteriores a esses tenham sido nesse posto ou nessa marca.
Dou-te outro exemplo, de regresso a casa de uma viagem a Londres a minha mulher aparece-me com umas calças que tira da minha mala e pergunta de quem é que são e eu fico a olhar para ela sem perceber e ainda levei sermão. Finalmente como eram do mesmo tamanho que as minhas e estavam velhas e sujas penso que um manipulador de bagagem tirou as dele e vestiu a minhas novas e limpas. Resultado enviei reclamação à British Airways e eles pediram-me para comprar umas calças identicas e que lhes enviasse a factura, não me pediram uma peritagem ás calças nem à minha mala nem que verificasse se havia histórico de desaparecimento de calças.
Acho que isso diz toda a diferença entre como se lida com a reclamação e direitos do cliente e grau de satisfação do mesmo.

Então explica-me lá uma coisa, e vou escrever sem estenografia (há quem n se lembre disto e pensa q é só na net e sms), se tu comprares um electrodoméstico numa loja, e tiveres o azar de ele avariar, eles trocam-to sem recibo?
Quando levas lá o electrodoméstico, eles não teem que verificar que é defeito de fabrico ou se foi má utilização? (O teste de q falo é mto simples, cada combustivel tem um aditivo q é uma assinatura, por isso sabe-se se é GALP, BP, REPSOL, Óleo Vegê ou outro qualquer)
Não leste o meu post com atenção, porque digo lá "pelo menos", ou nunca tiveste um problema com o carro, em que já tinha passado a garantia mas eles pagaram por exemplo só a mão-de-obra.

Não, eles trocam-me e reparam-me mediante a apresentação do recibo, mas não me pedem um historial dos recibos de todos os electrodomésticos que lá comprei, e essa é uma diferença muito grande porque aparentemente a responsabilização só existe para clientes fidelizados ou que avariem mesmo na estação de serviço

Desses ainda não tive, mas já tive um em que pagaram tudo, só pecaram mesmo por não disponibilizar um veiculo de subsituição a expensas deles

Resposta em duas partes.
A "asneira" é q a GALPENERGIA não é nenhum revendedor, mas sim o nome do grupo.
Repara no que perguntas agora! Então achas que a situação que apresentas é o que defines como GALPENERGIA?
Mas sim se tiveres um terreno, se até conseguires convencer a camara q precisa lá de um posto, e cumprir todas as exigências do ministério da economia. Muitos dos postos que são feitos de novo são um tipo de concurso como os das AE.
É muito mais fácil se fores um revendedor das grandes petroliferas, do q se quiseres ser "independente", se reparares, só em zonas mais escondidas do país é q abundam empresas que tÊm 2 ou 3 Áreas de Serviço. Estes tem que comprar as cargas Às grandes, e sendo pequenos "consumidores" adivinha o preço a q compram?
Devo informar-te q é extremamente dificil obter uma licença para um novo posto, c excepção dos concursos q referi acima. Aliás a própria associação de petrolíferas e de revendedores sabe que ainda há um número exagerado de postos.

Errado.
N sei se sabes, mas a GALPENERGIA nasce da fusão entre a PETROGAL e a GDP, logo são as "donas" do grupo.
Se há uma empresa, q é o q penso q te referes, que de certa maneira funciona como um revendedor gigante, chama-se "GALPGESTE", eé a empresa responsavél por gerir todas as nossas Àreas de Serviço, se reparares numa factura diz lá q a sede é na Rua do Alecrim. Tal como existe esta para o grupo laranja, existem outras para as outras grandes, mas n lhe chamaria um revendedor pq o seu serviço é apenas degerir o posto.
A PETROGAL têm uma secção q se chama ARL responsável pelo "fabrico" dos combustiveis, esta vende o produto ao "RETALHO", e as transacções são monitorizadas por entidades. Agora tal como é de esperar, os preços para a mesma casa, n são, nem têm que ser os mesmos pelos quais se vende para fora.
Logo vai aí uma grande confusão de nomes.

E eu tinha uma ideia muito diferente e errada relacionada da junção da Petrogal com a GDP e com o objectivo de separar a produção da distribuição
Foi-me informado que a Galpenergia seria a "disbribuidora" tanto de combustiveis como de outros produtos e a Petrogal a "fabricante" o que se revela como sendo errado.

Tenho tentado dentro do possível, e c´os parcos conhecimentos q tenho explicar cmo funciona este mercado, já respondi a mtas dúuvidas de outros users, e responderei sempre q souber a resposta, mas se é pa continuares a insistir em coisas que te digo q estão erradas, e que podes confirmar no site então esta é a minha última resposta.

Em minha opinião esta atitude final não te fica bem visto que é do estilo ou acreditam em mim ou amuo, ainda não viste qualquer falta de educação ou abertura da minha parte. se existem ideias erradas é porque me foi facultada informação errada ou desactualizada, mas de qualquer das formas esse é um direito que te assiste

Abraço

Em minha opinião esta atitude final não te fica bem visto que é do estilo ou acreditam em mim ou amuo, ainda não viste qualquer falta de educação ou abertura da minha parte. se existem ideias erradas é porque me foi facultada informação errada ou desactualizada, mas de qualquer das formas esse é um direito que te assiste

Abraço

Mais uma vez n concordo ctgo.
O q disse foi, q se n acreditasses em informação q divulgo e q está disponivel para todos verem no site oficial, então tenho o direito de de n te responder mais, n te peço para acreditares em mim, pois grande parte do q aqui explico está divulgado no site.

Volto a dizer pela enésima vez, metam onde é mais barato, quer seja as premium ou no "low cost".

Isto de facto só pode mesmo ser para rir (Não!)[8b] [8b] [8b]

"Ferreira do Oliveira mostrou-se também intrigado com o facto dos portugueses que moram perto da fronteira de Espanha se deslocarem ao país vizinho para se abastecerem e pagarem aí impostos. O presidente da petrolífera, presente também em Espanha, referiu ainda ter o caso de um operador seu que mudou as suas instalações para lá da fronteira. Tudo isto será culpa do «desequilíbrio fiscal», apontou o mesmo, num almoço/debate sobre a «Estratégia Energética em Portugal», promovido pela Associação Comercial de Lisboa."

A ler em http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=784417&div_id=1728

"Cerca de 875 milhões de euros não entram nos cofres do Estado português, anualmente, porque as nossas empresas transportadoras rodoviárias de mercadorias abastecem as respectivas frotas com combustível espanhol.

Os nossos 35 mil veículos de transporte internacional de mercadorias têm duas vantagens no abastecimento de mais ou menos 1,75 mil milhões de litros de gasóleo espanhol, cita o «Correio da Manhã».

A primeira é o preço, muito mais barato do que em Portugal. A segunda, o reembolso do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) por parte do Governo central e dos poderes autonómicos."

Em http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=784170

A solução parece ser simples para se inverter a situação.

Preço gasolina BP 98

Preço gasolina BP 98

Hoje passei na marginal perto do Estoril, onde abriu uma nova bomba gasolina da BP, e qual nao é o meu espanto ao ver a gasolina 98 a 1.45 euros +-
Eu já nao meto gasolina ha uns tempos mas qdo metia BP 100 a esses preços o barril crude nao estava a um preço muito maior do que está agora? Qual é a justificacao para esse preço?

É como beberes uma coca-cola. Se comprares no intermarché são 0,5€, se fores a um bar da praia são 2€. Neste caso foste claramente ao bar da praia! [:D]

É por ser no Estoril ou Cascais. A gasolina lá é mais cara [;)]

Meti gasolina no Domingo (Ultimate 98) a 1.412eur/l, mas como aumenta quase diáriamente já não sei a quantas anda [:D]

Mesmo assim qdo o Barril petrolio esteve no preço mais alto acho que o preço da 98 BP estava pelos 1.35 euros. Agora com o petrolio 20 dolares mais baixo, a 98 consegue custar mais?

Mesmo assim qdo o Barril petrolio esteve no preço mais alto acho que o preço da 98 BP estava pelos 1.35 euros. Agora com o petrolio 20 dolares mais baixo, a 98 consegue custar mais?

Naquela altura devias ver era o preço da 98 normal, porque eu lembro-me que cheguei a meter Ultimate 100 a 1.524 [;)] Agora deixou de existir 98 "normal", só em formato Ultimate [;)]

Não importa se o crude desce ou sobe: a gasolina aumentará sempre enquanto as pessoas não deixam de andar de carro. Há uns tempos atrás a gasolina desceu porque o pessoal começou a consumir menos (1% menos diesel, 6% menos gasolina, se bem me lembro).

É a lei da oferta e da procura. Aquela coisa que se dá no 7º ano em História, lembram-se?

Não importa se o crude desce ou sobe: a gasolina aumentará sempre enquanto as pessoas não deixam de andar de carro. Há uns tempos atrás a gasolina desceu porque o pessoal começou a consumir menos (1% menos diesel, 6% menos gasolina, se bem me lembro).

É a lei da oferta e da procura. Aquela coisa que se dá no 7º ano em História, lembram-se?

Mas achas mesmo que 1% é muito? E o pessoal só deixa de consumir porque a gasolina e o gasóleo estão mais caros e os ordenados não e portanto, toca a cortar.

Back